8

E quem disse que BH não tem carnaval???

Renata Campos | 27.2.12 |

SURPREENDENTE!!!
Essa é a palavra que melhor define o carnaval de Belo Horizonte!!



Um autêntico Carnaval, com C maiúsculo, como não se via há tempos, esse foi o carnaval de 2012 em BH!!!!

E olha que eu não sou (ou não era) lá muito fã de carnaval. Na verdade, não é bem do carnaval que eu não gosto! Não gosto é de axé, funk, multidão, de ser puxada e empurrada pra lá e pra cá e de gente ultra bêbada sem noção. Como associo tudo isso a Carnaval, eu acabo simplificando e dizendo que não gosto de carnaval, mas que fique claro: eu não gosto é desse tipo carnaval!!! 

Na adolescência, eu até me enveredei pelo carnaval das cidades históricas mais “lights” de Minas, porque Diamantina e Ouro Preto sempre foram um tanto demais pra mim. Mas nos últimos anos, ou eu fujo pro mato - pra alguma cidadezinha com cachoeira, aqui por perto mesmo - ou pra Caraíva/BA - pra ficar curtindo a praia, o rio, o samba, o chorinho e até mesmo o forró de lá. Às poucas vezes que fiquei por aqui foram entediantes! Mas a coisa mudou, e muito! 

No ano passado, alguns amigos falaram maravilhas do carnaval de rua de BH!! E, esse ano, optaram por não viajar pra curtir novamente o carnaval aqui. Confesso que apesar de curiosa pra ver como era, não me empolguei!!! Mas, como esse ano, nenhum dos meus planos de viagem deram certo, resolvi pagar pra ver qual era a do carnaval de BH.

O carnaval de rua foi EXCELENTE!!! Superou todas as minhas expectativas!! 
Foi super bem organizado, sem brigas, confusão, muvuca, nem nada do gênero! Pelo contrário, o que teve foi muita folia, alegria, descontração, gente bonita, feliz e querendo “simplesmente” curtir a festa numa boa!

Um carnaval à moda antiga, com direito à muita marchinha e gente fantasiada! Fantasias de todos os tipos coloriram as ruas de BH! Tinha desde os mais tímidos e discretos, que se limitaram a usar um colar havaiano e/ou um desses arquinhos na cabeça; até os mais  empolgados, que levaram a coisa realmente a sério e usaram toda a criatividade pra fazer fantasias impagáveis. Já pros desavisados e praqueles que não botavam muita fé nesse carnaval, havia ambulantes vendendo adereços e penduricalhos de todos os tipos, assim ninguém tinha desculpa pra não aderir à moda carnavalesca.

Mas apesar de todos os (muitos) pontos positivos, algo que, definitivamente, deixou a desejar foram os banheiros públicos. As filas, nos poucos banheiros químicos disponíveis, eram enormes. Quem acabou lucrando com isso, foram os bares que cobraram até 2 reais pelo banheiro. Mas a maioria acabou mesmo optando pelas ruas, o que desagradou aos moradores das redondezas, obviamente. Para tentar evitar esses transtornos, seria necessário um número muito maior de banheiros e, ainda, que eles ficassem melhor espalhados ao longo dos trajetos percorridos pelos blocos. Fica a dica pro próximo ano! Pois ao que tudo indica, o carnaval em BH está chegando pra ficar!!! E tem tudo pra emplacar e se constituir numa excelente opção pra população que não precisa mais “fugir” da capital pra curtir um bom carnaval! Mas todo cuidado é pouco para que o, inevitável, crescimento do carnaval de rua de BH, não saia do controle nos próximos anos. Portanto, o máximo de cautela e bom senso serão necessários pra evitar que o carnaval cresça demais, se descaracterize e se transforme naqueeele tipo de carnaval que eu tanto abomino! 

Então, pra vocês terem uma ideia de como foi o carnaval de rua de BH, vou contar um pouco como foi o MEU carnaval. Eu me joguei todos os dias em, pelo menos um, dos vários blocos de rua que rolaram pela cidade, especialmente os dos tradicionais bairros de Santa Tereza e Santa Efigênia. 

Apesar do carnaval em BH ter começado com uma semana de antecedência, o meu só começou mesmo no sábado dia 18/02. No final de semana anterior, rolaram vários blocos e shows, mas eu estava curtindo o pré carnaval em São Paulo – o que, aliás, deu um gás a mais na minha empolgação carnavalesca! E durante a semana, como dou aula à noite, também fiquei de fora da festa!!


Sábado de carnaval

A folia pra mim começou no sábado à tarde, no Bloco do Approach, no bar Brasil 41 (Av. Brasil, 41, Santa Efigênia). A folia durou a tarde e a noite toda! Como era o meu 1º dia, coloquei só uma máscara pra sentir o clima da galera. Mas eu vi que o pessoal tava investindo mesmo nas fantasias, então me animei a ousar mais nos outros dias! hehe


Bloco do Approach - Bar Brasil 41
E ninguém tinha desculpa pra não "entrar na dança" também




E a festa durou até tarde da noite

Domingo de carnaval

O domingo foi marcado por pelo “Grande Encontro” dos blocos Cacete de Agulha, Bloco da Simone e a ala da MISSes. A concentração começou por volta das 11hs da manhã, na Av. Brasil (próximo ao Brasil 41) e depois de "unidos" e aquecidos, os blocos seguiram a Avenida Brasil até a Praça da Liberdade.


O "grande encontro" - Praça da Liberdade
Bloco das MISSes
Criatividade não falta pras MISSes

À noite, as marchinhas deram lugar para o ótimo “rock carnavalesco” do Bloco Alcova Libertina, que tocou no coreto da Praça Duque de Caxias em Santa Tereza. Clique aqui pra ouvir um pouco do show que levou a galera à loucura!
Depois de meia-noite, a festa continuou no Mercado das Borboletas. E teve até ônibus grátis pros foliões mais empolgados. Estávamos super animadas a prosseguir na folia, mas depois de comer um mega sanduíche, a empolgação foi toda embora...rs.

Nesse dia já investimos mais nas fantasias.. rs
Alcova Libertina - Praça Duque de Caxias, Santa Tereza
O rock do Alcova Libertina incendiando o carnaval

Segunda de Carnaval

Na segunda-feira foi o dia do bloco filhos de Tcha Tcha. A concentração do bloco foi em frente à casa do próprio “Tcha Tcha”, que acabou se transformando num bar também! O bloco saiu às 16:30 e após passar pelas principais ruas do bairro Santa Tereza, por onde foi ganhando novos adeptos e crescendo, chegou, por volta das 8hs da noite na praça em frente ao bar do seu Orlando, onde a festa continuou até tarde.

Confira aquiaqui e aqui um pouco do bloco Filhos de Tcha Tcha que tocou, entre uma marchinha e outra,  de Xuxa a Vando! Muito bom!



E tem "Brancas de Neve" pra todos os gostos.. hehe

Bloco Filhos de Tcha Tcha

Tcha Tcha "homenageando" o "digníssimo" presidente  da  câmara de vereadores de BH que gastou R$1.500,00 mensais de verba em salgadinhos no buffet de sua madrasta e ganhou até uma polêmica marchinha que foi o hit desse carnaval.
Para ouvir a marchinha "O lanche do Burguês - na coxinha da madrasta", clique aqui.
Chegada do bloco no bar do Seu Orlando

Terça de carnaval

Na terça-feira foi a vez do Bloco do Peixoto, que saiu da praça do Colégio Arnaldo por volta das 15hs, andou por várias ruas do bairro Santa Efigênia até a praça Floriano Peixoto. A essa altura, o vizinho bar Brasil 41 já estava lotado de pessoas que não seguiram o bloco e foram direto pra lá e ficaram até tarde da noite!
Confira e aqui e aqui vídeos do Bloco do Peixoto!

Bloco Peixoto - Santa Efigênia

                                       ♥
Usando a criatividade pro improviso.. haha
Substituídos a "casa".... haha
Banheiro particular no meio do bloco.. hahaha
Quarta-feira de cinzas

Por fim, o bloco Manjericão coloriu de verde a quarta-feira de cinzas em Belo Horizonte!! O bloco atraiu muita gente vestida de verde e/ou carregando um raminho de manjericão, o que deixou as ruas de Santa Tereza com um cheirinho delicioso!! Ficou “concentrado” por mais ou menos 2 horas, novamente na rua Dores do Indaiá, em Santa Tereza. Por volta das 17hs, o Manjericão, que foi o único bloco do dia, começou seu “desfile”, que durou até as 21hs, terminando na praça Duque de Caxias.
Confira aquiaqui e aqui os vídeos do bloco do Manjericão no último dia de carnaval.

Bloco do Manjericão - Santa Tereza









Mas se você pensa que o carnaval terminou aqui, está enganado!

No sábado após o carnaval, a folia ainda continuou. Vários blocos se reuniram na Praça da Rodoviária para o Encontro de todos os blocos, e seguiram, juntos até a praça da Estação para, aí sim, fechar com chave de ouro o belíssimo carnaval de Belo Horizonte! 


Carta-convite para o encontro dos blocos no sábado pós-carnaval que circulou pelos blocos
durante todos os dias de carnaval

Infelizmente, não pude participar do encerramento do carnaval de Belo Horizonte. Mas contei com a assessoria da Mairá, minha amiga mais carnavalesca de todas, que me passou algumas fotos do evento!



Por fim, esse vídeo resume muitíssimo bem o que foi o carnaval de Belo Horizonte em 2012!! Sensacional!!!

E que venha 2013... 2014...

8 comentários :

  1. Anônimo27.2.12

    Que show, Rê!!!
    Amei viver e reviver esse carnaval com você!!!

    Nathalia Castilho

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28.2.12

    Aaahhh, que lindo!!! Eu tb amei esse carnaval! Deu para aproveitar o maridinho em casa e alguns blocos na rua! rsrsrsrs
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carnaval na "porta de casa" é bom d+, né não? rs
      E que vem 2013!!
      bjs

      Excluir
  3. Anônimo29.2.12

    que bacana!!! esse seu blog

    ResponderExcluir
  4. Juliana3.3.12

    Olá, Renata!
    Também passei o carnaval aqui e curti a Alcova Libertina!

    Na verdade, fiquei sabendo do seu blog pelo site mochileiros, quando li sobre sua estada na Costa Rica, estou indo daqui exatamente 2 semanas em circunstâncias parecidas com as suas... Também li sobre o Río Celeste e vi fotos e quero muito ir, gostaria de trocar informações com você sobre o país e sua experiência lá. Se puder, por favor, me fale seu e-mail ou me mande sugestões para o meu jumafia@hotmail.com. Pelo mesmo e-mail, pode me encontrar no face.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Juliana, que bom que gostou do carnaval e do relato no mochileiros. Ainda escreverei sobre a Costa Rica aqui no blog, mas tá faltando tempo! Vou te mandar um e-mail agora, ok?

      Excluir

Comente aqui