23

Top of the Rock ou Empire State Building: qual a melhor vista de NY?

Renata Campos | 24.10.12 |



Qual a melhor vista?
Resposta difícil!! Os dois têm lá suas particularidades, suas histórias, seus admiradores, suas diferenças, mas muita coisa em comum também. Ambos são arranha-céus famosos com vistas de 360º a partir de seus decks de observação. Ambos estão localizados em Manhattan, mais especificamente em Midtown, entre a 5ª e a 6ª Avenidas, mas distantes 15 quadras entre si. O preço dos ingressos também é, basicamente, o mesmo.


Mas então se é tudo tão parecido, tanto faz visitar um ou outro? 

Não é bem assim. As semelhanças são muitas, mas as diferenças também!
Há quem defenda com unhas e dentes um, há quem morra de amores pelo outro, há quem goste dos dois igualmente!

Eu visitei os dois e, confesso que, um deles conquistou meu coração. Mas eu também gostei do outro, ok? Para não influenciar ninguém, vou deixar isso pro final. Antes, vou falar aqui sobre os dois! Aí você tira a prova e escolher um deles... ou não!

Empire State Building

O Empire State Building é muito mais que uma atração turística, é parte da história de Nova York e um de seus maiores ícones. Presença marcante no skyline da cidade, pode ser visto de quase qualquer lugar das redondezas (dá pra vê-lo até lá de Nova Jersey também!). Depois da queda do World Trade Center, o Empire State retomou o posto que ostentava, desde a década de 30, de maior prédio de Nova York – e 3º maior do país. Além disso, veja só, ainda é galã de cinema. Já estrelou vários filmes, entre eles, claro, King Kong, que o lançou à fama internacional!

Por onde você olhar, tá lá o Empire State gigante!
Taí uma das grandes disputas de Nova York: Empire State Building X Top of The Rock

Tudo isso, faz com que todos queiram ver de perto o Empire State Building. Se você também faz parte dessa lista, saiba que precisará de paciência e disposição para ficar em pé por horas.

As filas são enoooormes! Há uma fila pra entrar no prédio. Uma fila pra comprar o ingresso. Uma fila para passar pelo detector de metais. Uma fila pra o elevador. E outra fila para um segundo elevador que dá acesso ao deck de observação. Ufa...

Uma pequena amostra de uma parte de uma das filas do Empire State!

Eu comprei meu ingresso antecipadamente (veja aqui como) e foi a melhor coisa que poderia ter feito, pois ganhei muito tempo e eliminei parte das filas. Mesmo assim eu achei as filas enormes e demoradas. Eu cheguei pela lateral do prédio (na 34 th street), mostrei meu ingresso pra um dos vários seguranças e ele me conduziu direto para a fila dos elevadores. Só quando eu desci e passei em frente à entrada principal (na 5ª Avenida) é que me dei conta de que a coisa era bem pior, havia uma fila do lado de fora do prédio!! Eu tinha ouvido falar a respeito das filas do Empire State, mas juro que as subestimei!!

Depois de toda a maratona das filas, quando você finalmente consegue chegar ao deck de observação, outra surpresa: uma multidão se acotovelando em busca da melhor vista. Eu imaginava algo bem diferente, mais tranquilo e sem aquele tanto de grades. Ilusão a minha, né? rs



É preciso travar uma verdadeira luta corporal com as pessoas pra conseguir chegar perto da grade, que aliás, atrapalha bem a vista! Mas com ou sem multidão, com ou sem grade, a vista é realmente linda!!! E, sim, eu achei que valeu a pena!

Quando você finalmente consegue chegar perto das fotos, a grade atrapalha bastante as fotos.
Eu cheguei lá em cima no fim do dia, por volta das 19:30. Assim pude ver a vista durante o dia e durante à noite, e ainda com direito a um pôr do sol maravilhoso! Lembrando que, no verão, o sol se põe depois das 20hs, em Nova York. Fiquei lá um tempão observando a cidade se transformar, apreciando o sol se pôr e as luzes da cidade se acenderem. Se serve de consolo, com o passar do tempo, você acaba se acostumando com a  multidão te empurrando, pisando no seu pé e se enfiando na frente da sua foto.






Enfim, é programão turistão mesmo. É cansativo, é super lotado, chega a ser até meio irritante, maaas a vista lá em cima é linda... e compensa todo o resto!
Se eu faria tudo de novo?

Huummm.... acho que não! Já fui, já fiquei babando na vista, já tirei milhões de fotos. Tá bom, né? Talvez eu voltasse para visitar o Top Deck, no 102º andar... não sei. 
Mas tem gente que ama e é capaz de enfrentar, feliz, toda essa maratona a cada vez que vai à Nova York. Assim como tem gente que nunca foi e não quer ir...

Mais informações:

Site oficial: www.esbnyc.com/

Endereço: 350 5th Ave, entre 34th e 35th street

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias do ano, inclusive aos finais de semana e feriados de 8hs às 2hs (último elevador sai à 01:15).

Ingressos:  Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do prédio ou pela internet. Recomendo que compre antecipadamente para fugir das filas gigantes. Nossa parceira Tiqets vende ingressos online e com tudo em português. Garanta o seu aqui: Ingressos para o Empire State Building.
Existem 2 decks de observação no Empire State: o Main Deck, que é o principal, e também o mais visitado, fica no 86º andar e o Top Deck, no 102º.
* Quem tiver grana e quiser pular todas as filas, vale a pena comprar o Ticket Express.
** Menores de 5 anos não pagam ingresso
*** Outra opção é comprar passes de atrações que dão direito a várias opções com desconto, como o New York Pass.

Curiosidade: Uma coisa legal é que, durante a noite, o topo do Empire State Building é iluminado por cores diversas, em comemoração a feriados e outros eventos importantes. Confira aqui a programação. 




Top of the Rock


O Top of the Rock é o deck de observação do Rockfeller Center, localizado no topo do GE Building e é outra super opção para se observar Manhattan do alto.

O arranha-céu da década de 30, em estilo Art Deco (Empire State é da mesma década e tem o mesmo estilo – deu empate), sofreu uma reforma milionária e foi reaberto ao público em 2005, quando ganhou um maravilhoso lustre feito de 14.000 cristais Swarovisck, logo na entrada.


Embora não seja tão alto, famoso e imediatamente reconhecível como seu “concorrente”, o Top of the Rock oferece aos visitantes uma vista tão ou até mais bonita. E melhor, filas infinitamente menores!!

Eu cheguei ao Rockfeller Center por volta das 11:30 da manhã e, dessa vez, não tinha comprado ingresso antecipadamente. Mas ao contrário do Empire State – onde eu já cheguei com ingresso na mão e, mesmo assim, demorei mais de meia hora só para subir os elevadores e passar pela revista – no Top of the Rock eu não demorei 15 minutos pra fazer tudo: comprar ingresso, passar pela revista, pegar o elevador e chegar lá em cima! Ponto pro Top of the Rock!

Ah.. e o elevador ainda é uma atração à parte. Tido como o mais rápido de Nova York, ainda tem um teto transparente onde é exibido um videozinho bacana. Mais um ponto pro Top of the Rock. 


Antes de chegar ao deck propriamente dito, há uma exposição contando a história da construção do prédio, além de vários vídeos, todos de 4 minutos, que mostram a história do Rockfeller Center e também da sua árvore de natal.




O deck de observação é dividido em três andares que são ligados entre si através de escadas rolantes e você pode circular livremente entre eles, subir e descer quantas vezes quiser. Com isso, as pessoas se dividem entre os 3 andares e não tem aquela mesma “muvuca” do Empire State.

No dia minha visita havia muito espaço livre! Não sei se por causa do horário (fui na hora do almoço no Top of the Rock e no fim do dia - o horário, acredito eu, mais disputado devido ao ver o pôr do sol - no Empire State Building), mas a quantidade de pessoas é infinitamente menor. Mais um ponto pro Top of the Rock!  Pra quem quase precisou estapear as pessoas para conseguir chegar próximo à grade no Empire State, poder andar despreocupadamente sem trombar nas pessoas, conseguir tirar fotos sem ter nada nem ninguém pra te atrapalhar é simplesmente maravilhoso!


No Top of the Rock não existe as grandes e nem aquela mureta enorme do Empire State, na qual crianças só conseguem ver algo no colo (e, sei lá, mas acho que pessoas muito baixinhas devem ter certa dificuldade pra enxergar a paisagem também). As grades são, na verdade, placas de vidro desde o chão, assim ninguém precisa debruçar no parapeito para ver algo lá embaixo. E o 3º andar nem placas de vidro tem! Toda aquela vista linda está lá, inteirinha, à sua disposição para ser plenamente apreciada. Ponto, ponto e ponto pro Top of the Rock!

 

Agora sim, fotos sem as grades pra atrapalhar, ao fundo só a bela paisagem: Empire State de um lado e Central Park do outro! Quer vista melhor?
Um ponto a mais pro Top of the Rock: no meio do terraço, há algo como uma sala (também toda de vidro) com sofás pra descansar e wifi pra fazer um check in básico, postar fotos nas redes sociais em tempo real, ou fazer qualquer outra coisa!

Cansou? Dá uma descansadinha aí!
Ahh... mais uma coisinha! Particularmente, gostei mais das lojinhas (são várias, mas praticamente iguais) do Top of the Rock, tanto em relação aos preços quanto aos produtos. Apesar de a loja do Empire State ser bem maior e mais bonita também. Não resisti e, claro, tive que fazer umas comprinhas...hehe

Loja do Top of the Rock à esquerda e do Empire State à direita.

Mas e a vista em si?
Convenhamos que o Empire State Building é bem mais alto (ponto pra ele!). Mas, sinceramente? Eu gostei mais do que vi no Top of the Rock! Primeiro, porque não deixa a desejar, em nada, ao Empire State, nos dois é possível observar o Chrysler Building, o Hudson e o East Rivers, além da Brooklyn Bridge e, até mesmo, a Estátua da Liberdade (com uma puxadinha no zoom da máquina!). Segundo, pela maravilhosa vista do Central Park que, por si só, já vale a visita! Ponto pra ele! Terceiro, porque tem uma vista incrível do Empire State Building!! Pooonnnnto (mas essa é covardia, né? hehe).
E por fim, você ainda terá lindas fotos suas com as paisagens ao fundo. Coisa totalmente impossível no Empire State! Ponto final! Nocaute!







Se eu faria tudo de novo?
Com certeza! Quero muito voltar o Top of the Rock para ver o pôr do sol e a noite lá de cima!!
Ver o pôr do sol do alto do Empire State e presenciar a cidade se transformando à medida que ia escurecendo e as luzes tomando conta de tudo foi, verdadeiramente, emocionante! Mas acredito que o pôr do sol do Top of the Rock deve ser igualmente lindo! Eu o visitei de manhã, pois queria ver a cidade sob outra perspectiva e outra luz. Mas, se tivesse tempo, eu poderia ter adquirido o ingresso Sunrise Sunset que dá direito a duas visitas. Vai ficar, então, pra próxima mesmo!  

Mais informações:

Site oficial: www.topoftherocknyc.com
Endereço: 30 Rockefeller Plaza Entrada pela 50th street entre 5a e 6a Avenidas.
Horário de funcionamento: Aberto diariamente de 8hs à 0hs (último elevador sai à 23hs).
Ingressos Podem ser adquiridos no saguão do prédio do Rockefeller Center ou pela internet. Recomendo que compre antecipadamente para fugir das filas. Nossa parceira Tiqets vende ingressos com desconto. Garanta o seu aqui: Ingresso para o Top of the Rock. 
Existe também a possibilidade de comprar o ingresso Sunrise Sunset que dá direito a 2 visitas no mesmo dia.
Outra opção é comprar cartões de desconto que incluem várias atrações, como o New York Pass.

Bom, acho que deu pra perceber  minha predileção pelo Top of the Rock, né? Maaas, ainda assim, acho que vale a pena visitar o Empire State Building também.
Faz o seguinte: visite o dois e depois me diga o que achou, se gostou mais de um ou outro, ou dos dois igualmente!

Seguro viagem america do norte 468x60

Agora, e se você não tiver tempo e/ou dinheiro suficiente para visitar os dois? E aí, qual escolher?

Eu tinha lido algumas pessoas falarem que a vista do Top of the Rock era melhor e que nem compensava ir ao Empire State. Eu preferi pagar pra ver, conferir com meus próprios olhos e tirar minhas próprias conclusões.

Confesso que a vista do topo do Empire State foi mais emocionante. Mas, como eu já disse, credito isso ao horário (preciso voltar logo ao Top of the Rock no fim do dia pra tirar a prova..hehe). Mas fico com o Top of the Rock pelo conjunto da obra, pela tranquilidade e paz que senti lá em cima (ao contrário de toda a confusão do Empire State), pela diversidade da vista, pelo deck em si e por outras tantas coisas.

É o seguinte, se você quer dizer que esteve no mais famoso arranha-céu do mundo, então vá ao Empire State Building. Mas se você prefere apreciar a linda vista de Manhattan – com direito a Central Park e ao próprio Empire State – sem stress, então vá ao Top of the Rock.
De toda forma, escolhendo um, o outro ou os dois, você não irá se arrepender!

Dá uma olhadinha nesses vídeos, quem sabe você não consegue se decidir.. ou se confundir ainda mais!! rs

No topo do Top of the Rock

Empire State Building de dia

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

23 comentários :

  1. Oi Renata, gostei muito do post, muita gente tem a mesma dúvida. Minha opinião é que vale a pena subir nos dois se tiver a oportunidade. Mas se tivesse que escolher um eu iria ao Top of the Rock principalmente por incluir o Empire State na vista :). Eu fui uma vez pela manhã e outra no fim de tarde. A vista é fantástica.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ter voltado no Top of the Rock no fim do dia também, mas não tive tempo!! Vai ficar pra próxima visita!! ;-)

      Excluir
  2. Anônimo25.10.12

    Oi, Renata, tudo bem?

    Pois é... Quando eu finalmente realizar meu sonho de conhecer NY, vou ter que subir nos dois, não tem jeito! O problema do tempo eu, muito provavelmente, não terei, pois semrpe viajo com bastante tempo para aproveitar as cidades... Bate e volta não é muito meu estilo, ainda mais em uma megalópole!

    Aproveito o comentário para elogiar e agradecer seus posts sobre a Colômbia. Meu marido está indo pra lá mês que vem, ele vai a Bogotá e a Cartagena. Mostrei seus posts pra ele e ele gostou muito! :)

    Abraços,
    Lidia Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lidia, realmente acho que vale a pena visitar os dois, nem que seja pra tirar a prova!! Apesar de ter gostado bem mais do Top of the Rock, eu não ficaria em paz se não fosse no Empire State.. hehe
      E Nova York é mesmo um desperdício fazer correndo. Eu fiquei quase 15 dias e vim embora com a sensação de que não conheci nada!! rs

      Que bom que gostaram dos posts da Colômbia, é um país encantador!!

      Abraços

      Excluir
  3. Boa dica, Renata! Ja inclui o Top of the Rock no roteiro da minha proxima visita a NY. Pelas fotos e informaçoes, ele parece mesmo mais bacana que o famoso Empire State. Em Chicago (onde moro) tambem tem essa disputa entre Willis Tower (antigo Sears Tower) e John Hancock. Vale um post como o seu, vou fazer! ;) Obrigada por compartilhar sua experiencia! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Tatiana, que bom que gostou!!!
      Tenho certeza que gostará do Top of the Rock também!!! Volte aqui depois que visitá-lo pra contar o que achou!!
      Escreva sim! Eu ainda não conheço Chicago, mas quando for, verei suas dicas!! ;-)

      Excluir
  4. Muito legal e esclarecedor o post!! Vou ler seus outros reviews!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hugo!
      Precisando de algo é só falar! :-)

      Excluir
  5. Anônimo20.5.13

    OLA TUDO BEM??? AMEI SEU POST MUITO BOM!!!! QUAL FOI O PREÇO DO INGRESSO NO Top of the Rock ??? BJS ATE MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi.. obrigada!!
      O preço atual é de 55 reais.. e pra economizar 10% é só comprar antencipadamente pro esse link http://revivendoviagens.newyork.ticketbar.eu/pt/atraoes/deque-de-observacao-top-of-the-rock-/

      Excluir
    2. Anônimo21.5.13

      hum muito obrigada !! bjs

      Excluir
  6. Anônimo17.6.13

    Olá Renata, gostei muito do post. Mas ainda tenho uma dúvida, quando se compra ingresso antecipado pela internet pro top of the rock é retirado o ingresso la na hora? Como funciona?
    Obrigadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Obrigada!
      Então, ao comprar o ingresso, você o receberá por e-mail em até 24 horas. Aí é só imprimir e apresentá-lo na portaria do local.

      Excluir
  7. Paula21.6.13

    Oii Renata, ótimo post!
    Queria te perguntar uma coisa..
    Tem um limite de horario que se pode ficar la no top of the rock?
    Porque vou no verão, e como você, quero ver o pôr do sol e a noite la de cima, então chegando la em cima umas 19:30, o ingresso que eu comprar tem que ser das 19:30? Ou demora até pegar ingresso e subir?
    Um pouco complicado de entender minha pergunta, se não entenderes me fala.. hehe
    Se puderes ajudar, eu agradeceria muito!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paula,
      Não sei se entendi direito sua pergunta mesmo não.. rs
      Bom, mas lá fica aberto até meia-noite!
      Você pode comprar o ingresso lá na hora, na portaria mesmo, aí geralmente tem fila. Ou pode comprar antecipadamente (através desse link, por exemplo http://revivendoviagens.newyork.ticketbar.eu/pt/atraoes/deque-de-observacao-top-of-the-rock-/) aí você vai direto pra fila pra subir o elevador.
      Eu não lembro exatamente quanto tempo eu gastei pra subir, mas como fui de manhã tava bem tranquilo. Como você vai no fim do dia, as filas devem ser maiores. No Empire State eu demorei muito pra subir, mas fui no fim da tarde, bem na hora do pôr-do-sol.
      Não sei se tirei sua dúvida, mas qualquer coisa é só falar! ;-)

      Excluir
  8. Visitei os 2 prédios em 2011 e também preferi o Top of the Rock. Estou indo semana que vem a NYC, mas agora com o meu namorado e essa é a primeira vez dele na big apple. Como estamos com um orçamento mais apertado, temos que escolher 1 dos dois. Estava realmente na dúvida por causa da história que o empire State representa. Mas depois de ler o seu post, decidi: Top of the rock é melhor mesmo! Agora só falta convencê-lo rsrs Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lu,
      O ideal é mesmo visitar os 2, né? Maaaas... já que tem escolher, Top of the Rock sem dúvidas!! ;-)
      Boa sorte aí com seu namorado!! hehe

      Excluir
  9. Anônimo24.1.15

    Adorei o blog! estou montando meu roteiro pra ir a NY em fevereiro e seu post ajudou mto.. adorei as dica, fotos e videos! =) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!
      Obrigada pelo retorno!
      Boa viagem! bjos

      Excluir
  10. Anônimo3.6.15

    Qual é o melhor horário para subir e ver o pôr do Sol? O ingresso permite ficar lá em cima por um tempo determinado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende da época do ano que você for. No inverno escurece cedo, já no verão é bem mais tarde por volta das 9hs da noite. Sim, nos 2 lugares você pode ficar o tempo que quiser, sem problemas!

      Excluir
  11. Anônimo31.7.17

    oiii,adr seu posttt, fui pra lá no ano passado e realmente preferi o top of the rockk,fui ao 102nd floor e eu recomendo, pelo menos quando fui lá no 102nd n estava tanta muvuca.
    eu fui também ao 1WTC e foi o q eu mais gostei de todos os lugares q eu fui lá em NYC!
    o elevador é simplesmente INCRÍVEL e a vista também. Lá n é tão cheio quando o empire states e dá pra ver a estátua da liberdade bem de pertinho, além da vista pra manhattan ser linda! recomendo mt, espero q tenha ajudado alguémmm... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii.. blza?
      Que bom que voltou pra dar um feedback!
      Eu estive no WTC no ano passado e a vista é realmente linda, não? O elevador é mesmo a melhor boas vindas! Preciso atualizar esse post!
      Mas obrigada pelas dicas!
      Bjs

      Excluir

Comente aqui