6

Uma declaração de amor à Nova York!

Renata Campos | 21.12.12 |

EU AMO NOVA YORK!!
Frase mais clichê essa, né? Mas não tem jeito!! É a mais pura verdade!! Eu amo Nova York!!! 

Mas o engraçado é que nunca imaginei que faria essa declaração de amor à Nova York um dia!
Apesar de sempre ter tido certa curiosidade pra conhecer a cidade que tanta gente diz amar, essa curiosidade nunca tinha se concretizar numa vontade de verdade.

Sabe o que é? Eu não sou lá muito fã de cidades grandes. Adoro cidadezinhas, vilazinhas, lugarzinhos pequenos e no meio do mato! As cidades grandes nunca foram o foco principal das minhas viagens. Não que eu não tenha gostado de várias, mas o objetivo – e, pra mim, a melhor parte – da viagem era/é sempre uma cidadezinha ou algum lugar menor. (Com exceção do Rio que está fora – e acima – disso tudo!! É destino único e é pra ser repetido várias e várias vezes. Porque o Rio.. ah, o Rio é o Rio, né gente? AMO!)

Seguro viagem america do norte 468x60

Além disso, eu não só lá muito fã da cultura americana... do american way of life! Esse ar de superioridade de muitos deles, esse “tô nem aí pro resto do mundo”, esse consumismo mega exagerado... e tantas outras coisas que poderia ficar aqui um tempão falando sobre. Mas esse post não é pra isso!

Bom, mas foi por essas e outras, que Nova York nunca esteve nos meus planos de viagem. E olha que tenho uma amigona que mora lá há mais de 13 anos e sempre me cobrou uma visita.
Mas, enfim, esse ano, uma série de fatores me levou a, finalmente, conhecer Nova York. E depois de conhecer, e me apaixonar pela cidade, vim embora sofrendo e fazendo planos pra voltar logo!!



Mas se eu não gosto de cidades grandes, o que me fez gostar de Nova York? Pois é... não sei!! rsrs

Talvez pela minha total falta de expectativas, o meu encantamento tenha sido maior!!! ! Eu me surpreendi positivamente, pois eu realmente não esperava nada de Nova York O engraçado é que, como nunca me interessei por Nova York, eu nem prestava muita atenção a nada que se referia à cidade. Eu não sabia coisas básicas sobre a Big Apple! Por exemplo, nunca tinha ouvido falar da Macy’s, a maior loja do mundo (!?!) haha. E foi uma delícia descobrir tudo por conta própria, ao vivo e a cores e de um jeito único!

Mas de uma coisa eu tenho certeza, não foram as lojas e seus precinhos irresistíveis! Pra terem uma ideia, eu não fui em nenhum outlet e comprei relativamente pouca coisa. Evita entrar nas lojas, "o que os olhos não veem... ". Porque é realmente difícil resistir às tentações dos baixos preços. Mas eu não fui pra Nova York pra fazer comprar, eu fui pra conhecer a cidade!! E como eu ainda iria viajar outras duas semanas pelos Estados Unidos, eu não poderia ficar torrando meus suados dólares!

Difícil resistir, não? 
A gigantesca Macy's que ocupa um quarteirão e 8 andares no coração de Nova York.
Ao contrário da maioria que chega pelo JFK e já vai descobrindo Nova York no caminho do aeroporto até Manhattan, onde geralmente ficam hospedadas, eu conheci Nova York de uma forma totalmente diferente!! Pra começar, eu cheguei pelo aeroporto de Newark e fiquei hospedada lá (em Nova Jersey), na casa da Giselle, minha amiga que comentei que mora lá.

                                 

Nova Jersey é um estado vizinho à Nova York, mas várias de suas cidades – incluindo Kearny, a cidade que a Giselle mora – são tão próximas à cidade de Nova York, que fazem parte da região metropolitana de NY. Eu ia e voltava todos os dias de metrô e gastava menos de 1 hora nesse percurso, de carro era mais rápido ainda!! Mas perto até do que Betim (onde eu moro) e BH.

A primeira vez que vi Nova York foi de longe, do outro lado do Rio Hudson, em Hobboken, uma cidadezinha em NJ super charmosa que tem uma vista liiiiiiiiiinda de Manhattan!! E vale a visita!

Mapinha pra dar uma idéia de quão perto Nova Jersey é de Nova York e ficam os aeroportos. 
Vista de Nova York a partir de Hoboken, em Nova Jersey
Ó o Empire State Building lá no fundo!
Só fui conhecer Nova York, de perto, 3 dias depois que cheguei aos EUA. Cheguei lá de metrô, bem no meio da confusão, na 5ª Avenida com a 33th Street. Fui vendo Nova York aos poucos, à medida que ia subindo a escadaria do metrô!!! E que visão sensacional foi aquela!! A cada degrau que eu subia, a cidade ia se revelando, cada vez maior e mais barulhenta! Chegando lá em cima, fiquei um tempo parada, olhando ao meu redor. Era preciso esticar todo o pescoço pra conseguir ver o topo dos prédios, lembro de me sentir tão pequena no meio daquilo tudo! Acho que posso falar que foi amor à primeira vista!! rs

E no meio de tanta informação, vi uma silhueta que me pareceu familiar, e lá estava ele, o Empire State Building, enorme, imponente e lindo!! Esse foi o primeiro ponto turístico que visitei, como contei aqui Top of the Rock ou Empire State Building: qual a melhor vista de NY?. Mas isso foi no dia seguinte, porque nesse primeiro dia eu fiquei apenas batendo perna, andando pra lá e pra cá, sem objetivo e sem rumo.

Eis que surge o Empire State Building no meio de tudo mais

E o engraçado foi ver muitos dos meus (pré) sobre Nova York caindo por terra!! Só pra citar alguns:

Nova York NÃO é uma cidade cinza, impessoal, sem graça e sem vida! 
Pelo contrário, Nova York tem muito verde e muita vida sim!! Além do famoso e gigantesco Central Park, a cidade tem vários outros parques, de todos os tipos e tamanhos e pra todos os gostos. Parques super arborizados; parques com vistas lindas da cidade; parques com brinquedos pra crianças; parques com áreas pra apresentações de música e teatro; parques com áreas pra caminhada e/ou bicicleta; parques com quadras esportivas; ou simplesmente parques com bancos e/ ou mesas onde as pessoas descansam, leem, namoram, tiram um cochilo, batendo papo, almoçam, ou ficam só sentadas olhando o movimento! Tem até um parque suspenso, o inovador High Line Park, que foi construído sobre uma antiga linha férrea e do qual falei com mais detalhes aqui: The High Line Park: o parque suspenso de Nova York.

Central Park
Bryant Park
Chelsea Park
The High Line Park
Madison Square Park
Aproveitando o verão novaiorquino!! 

Não bastassem tantos parques, a cidade ainda é cheia de praças ou até mesmo passeios mais largos, com muitas flores. Fiquei impressionada com o tanto que Nova York é florida, são vasos de flores, canteiros, jardins por todos os lugares! Ah.. e os banheiros públicos? Nada de “pipimóvel” nojento! Os banheiros são enormes e super limpos!!



Banheiro público no centro de Nova York

E com tanta oferta, os novaiorquinos aproveitam, e muito, a vida ao ar livre. Os banquinhos e mesas dos Parques e das Praças da cidade sempre disputadíssimas durante todo o dia! Seja pra descansar, bater um papo, fazer um lanche ou dar uma conferida nos e-mails e redes sociais, já que a maioria tem wifi grátis. Mas é na hora do almoço que os lugares fervem! É bem bacana ver todo mundo almoçando ao ar livre!!  Depois de um tempo eu deixei de congelar com o ar condicionado polar dos restaurantes e comecei a só responder “to go” quando o caixa me perguntava: “to stay or to go?”. Adorei almoçar ao ar livre, nas praças e nos parques da cidade.

Rockfeller Plaza
 
Almoço ao ar livre!! Delícia!

E por falar em comida, esse também é um item que me fez pagar língua. Eu achava que iria voltar de lá enjoada de tanto comer porcaria! E foi exatamente o contrário, nunca comi tanta salada na vida!! Nova York tem muuuuitos lugares ótimos de saladas e sanduíches naturais, como eu falei nesse post Fast (healthy) food em Nova York.

Outra coisa que me enganei: o trânsito! Tudo bem que eu praticamente não andava de ônibus e nem de táxi (só metrô e a pé), mas pelo que vi na rua, o trânsito de Nova York, especificamente, o de Manhattan, era complicadinho. Mas só isso!! Lógico, que a coisa ali perto da Times Square é sempre mais complicada, mas fora isso, eu achei o trânsito de Nova York melhor que o de BH (que está cada dia mais infernal!) O que dirá de São Paulo!!! E por falar em São Paulo... eu discordo total e veementemente dos que falam que Nova York é igual a São Paulo, só que maior! Nada a ver! Mesmo!

O trânsito de Nova York não é dos melhores, mas o metrô eficiente ajuda, e muito, a  melhorar o trânsito!

Ah e os americanos!! Sempre fiz uma imagem que grande parte dos americanos eram.. hummm, meio bobos, antipáticos e arrogantes. Mas todos os que pude conhecer um pouquinho mais foram muito simpáticos comigo, super atenciosos, educados e solícitos. Mas o que me chamou a atenção foi a tamanha falta de educação e de paciência dos latinos que moram em Nova York. Eu até entendo que eles se matam de trabalhar e, geralmente, são mal remunerados, maaaas não precisa ser grosseiro e nem tratar mal aos clientes, né?

Depois de tirar as más impressões que eu tinha da cidade, sem ao menos conhecê-la, foi fácil me apaixonar pelas coisas boas da cidade!! Se eu fosse falar de todas elas, esse post não teria fim!! Lógico que nem tudo são flores, mas Nova York tem muito mais coisas legais do que pensei!! E não tem muito o que explicar, tem que sentir. Porque tem coisas que.. só em Nova York mesmo!!



Durante as 2 semanas que estive em NY/NJ, deu pra fazer muita coisa, conhecer muitos lugares,  mas ficou muita coisa pra trás, muito lugar sem conhecer. Taí um ótimo motivo pra eu voltar, não é mesmo? rs

E olha que eu não gosto de repetir lugares. (Exceção feita apenas para as praias da Bahia, as cachoeiras de Minas, o Rio de Janeiro e, agora, Nova York!). Mas é que tem tanto lugar nesse mundo pra conhecer que acho um desperdício ficar repetindo lugares! Mas, pra Nova York eu quero voltar, não um dia, mas em breve! Pra começar, no que vem, quem sabe? Pois, com certeza, ainda serão muitas idas, agora que:



Saiba mais sobre Nova York. Leia também:

Guia Prático de Nova York


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!





✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

6 comentários :

  1. Pelo nome do post, eu já sabia que iria me identificar com ele :)
    Amei!!!Eu também amo NYC, já fui pra lá várias vezes e não me canso de voltar e descobrir algo novo! Hoboken é realmente bem legal, tinha uma amiga que morava lá e adorei o skyline da cidade vista daquela praça em frente ao rio.
    Show... espero que vc volte mais umas 20 vezes pra lá eheheh
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mirella.. eu não entendia bem porque tanta gente amava aquela cidade!! rs. E hoje eu só mais uma fã de carteirinha de NYC.
      Deus te ouça... 20x mais!!! :-)
      Tenho que recuperar o tempo perdido, né? hehe
      bjs

      Excluir
  2. Mariana de Viveiros19.8.13

    Re, adorei o seu post, porque também sou APAIXONADA por NYC! E detesto me apaixonar assim por um lugar, porque daí quero voltar sempre, mas infelizmente não tenho nem dinheiro nem tempo para isso :(( mas para NYC abro uma exceção (pretendo voltar MUITAS vezes!).
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Mari, você falou mesmo uma verdade! Com tanto lugar legal pra conhecer, é meio um desperdício se apaixonar por um lugar e querer voltar sempre nele, né? Ainda mais quando tempo e dinheiro não estão sobrando!! rsrs
      Eu mesmo não sosseguei enquanto não voltei lá! Agora vou dar um tempinho até a próxima vez!! hehe

      Excluir
  3. Oi Renata,
    Aqui é Eliene de Malta.
    Gostei muito do seu post pq. vc. assume os "preconceitos" que mta. gente tem contra os USA e o american way of life, como se uma cultura/ povo tão diverso fosse único e estereotipado. Na realidade mta. gente pensa assim. Já fui várias vezes a NY e este ano fui passar uma semana em New Orleans, viajei pela Louisiânia e pelo Mississipi. Tudo muito original, gastronomia fantástica que não se encontra em qq. outro lugar. Assim é o mundo de quem viaja: um constante despedir-se de pré-concepções. Ah ! Voltei a Malta por mais 2 semanas no ano passado para intensificar o inglês e conhecer o tanto que havia faltado. Bj e parabéns pelo blog. Eliene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliene, tudo bem?
      Que delícia, vc voltou em Malta? Morro de vontade de voltar, mas é tanto lugar pra conhecer nesse mundo, né? Mas ainda volto um dia, coooom certeza!

      Pois é, tinha preconceito com Nova York (e os EUA, em geral) mas me apaixonei pela cidade!! Visitei outros lugares no país que amei, os Parques Nacionais são maravilhosos!! Fui no Grand Canyon, Grand Teton e Yellowstone e ainda tenho planos de conhecer outros. Já outras cidades achei meio fake e consumismo total, maaaas faz parte! Ainda quero voltar muitas vezes ao país pois tem muita coisa bacana por lá! E voltar sempre pra Nova York pq já estou morrendo de saudades!! hehe
      Bjos pra vc

      Excluir

Comente aqui