3

Um ano Rêvivendo viagens...

Renata Campos | 28.1.13 |
RêVivendo Viagens 1 ano

Hoje é dia de festa!!! Dia de comemorar o primeiro aniversário do RêVivendo Viagens!!! :-)
A ideia de fazer um blog de viagens era antiga, mas só comecei a pensar seriamente nisso,  depois que participei do curso de Travel Writter do Zizo Asnis do O Viajante que escreve os "Guias do Viajante Independente", como eu contei no 1º post desse blog!

Comecei o ano empolgada super empolgada com a ideia, mas acabei não conseguindo cumprir a maioria das coisas que eu tinha me proposto a fazer. Confesso que achei que fosse mais fácil ter um blog, viu? rs

Mas o ano foi passando voando, as viagens foram se acumulando e eu não consegui dar a atenção que eu queria ao blog. Se planejar uma viagem dá trabalho, imagina 12? Sem falar que passei 123 dias fora de casa, ou seja, fiquei mais de um terço do ano, viajando! Foram 52 vôos... de avião, porque também teve voo de helicóptero e balão (dois pontos altos de 2012, literalmente falando!). Sem falar nos outros tantos meios de transporte, quase todos que você imaginar: carro, ônibus, metrô, trem, barco, canoa, navio, balsa, bicicleta, carroça e até camelo, entre outros! 

Com tudo isso, não consegui escrever sobre nem a metade dos lugares que visitei esse ano! E ainda tem muitas viagens dos anos anteriores, sem falar nas que ainda virão. Ou seja, serão muitas viagens a serem Rêvividas ainda!

Aniversário de 1 ano RêVivendo Viagens



E pra comemorar esse 1º aniversário, temos algumas novidades!!
A primeira delas é que agora o blog tem domínio próprio, o que quer dizer que nosso novo endereço é www.revivendoviagens.com. Anotem aí!

E temos 1 nova sessão no blog:

RêVivendo Fotografias
Onde, todas as segundas-feiras, será Rêvivida alguma de nossas viagens através de uma foto. Portanto, fiquem de olho aqui e na nossa página do facebook. Já curtiram?

E pra começar esse ano, o 1º post de 2013 será para Rêviver as viagens de 2012.

Iniciei o ano na Colômbia que é um país lindo, surpreendente e encantador!! Vale muito a pena conhecê-lo!! Esse post aqui Guia prático da Colômbia tem todas as informações de lá!! 
Viajei com 3 amigas, Taciana, Lívia e Graciana, minhas maiores e melhores companhias de viagem!! Mas durante a viagem conhecemos vários brasileiros e nosso grupo cresceu bastante. Viramos o ano em Cartagena num réveillon tipicamente brasileiro!
Ao todo, passamos quase 20 dias na Colômbia e percorremos 5 cidades colombianas: Santa MartaCartagena, as ilhas de San Andrés e Providencia e a capital Bogotá.


Reveillon 2011/2012 Cartagena Colombia


Janeiro Colombia


Um final de semana antes do Carnaval, eu a Graciana, uma das minhas (quase) fiéis companheiras de viagem, aproveitamos uma dessas promoções de passagem e fomos pra São Paulo curtir. Ficamos hospedadas na casa da Meire, uma paulista que conhecemos na viagem à Colômbia. Aproveitamos para curtir algumas festas de pré-carnaval e reencontrar outras amigas paulistas. Paulicéia Pré Carnavalesca e desvairada.

São Paulo fevereiro

Mas no carnaval mesmo, eu não viajei! Fiquei em BH que, diga-se de passagem, teve uma festa maravilhosa, com blocos de rua, gente fantasiada e muitas marchinhas!! Esse ano, vou ficar por aqui de novo. Dá uma olhada aqui como foi a festa do ano passado: E quem disse que BH não tem carnaval?

Em Março, graças a uma promoção da Gol que tinha passagens de volta por R$1,00 em comemoração ao aniversário de várias cidades brasileiras, eu voltei ao Rio depois de mais de 10 anos!!!!
Viajei com uma amiga, a Mairá, que é nutricionista e tem um blog também, que não é de viagens, mas é bem legal, o Cozinhando com saúde.
A viagem foi ótima pra matar as saudades de amigos cariocas queridos e da cidade maravilhosa também!! A Jana, carioquíssima da gema, fez um roteiro super bacana com a gente. Ela nos levou na Prainha e na praia de Grumari, que fica na zona oeste da cidade, há uns 20km depois da Barra da Tijuca!! O lugar é uma delícia, super tranquilo, sem toda aquela confusão das praias da zona sul. Também conhecemos a Feira de Rio Antigo, que acontece todo 1º sábado de cada mês, na rua do Lavradio, na Lapa, e a famosa escadaria de azulejos do recém falecido artista chileno, Jorge Selarón, além do charmoso bairro de Santa Tereza. Lógico que também rolou a clássica caminhada pelos calçadões de Copacabana e Ipanema, com direito a pôr-do-sol no Arpoador e um passeio pelo Forte de Copacabana, com lanchinho na filial da deliciosa Confeitaria Colombo. Sem falar nas noites nos barzinhos da Lapa e os shows no Circo Voador e na Fundição Progresso. 

Rio Março

E adivinha pra onde foi a viagem de abril? Rio, de novo!! Rs. Fiquei tanto tempo sem ir ao Rio que um final de semana só não foi suficiente pra matar toda a saudade. Dessa vez fui com as mesmas 3 amigas da viagem à Colômbia com a “desculpa” de tirar o visto americano. Essa já foi uma viagem mais turistona, visitamos os principais atrativos da cidade: o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico. Aproveitamos também pra provar a famosa feijoada e os bolinhos de feijão do Bar do Mineiro em Santa Tereza e o café da manhã do Parque Lage. Como nossa entrevista para o visto estava marcada pra 2ª feira, no domingo à noite fomos à Casa Rosa, em Laranjeiras. Lugar show! Muita gente bonita, música boa e cerveja gelada, quer coisa melhor? Virei fã e, desde então, faço de tudo pra ficar domingo a noite no Rio e só voltar na segunda.. direto pro trabalho!

Rio Abril


No feriado de 1º de maio, eu e minhas amigas Taciana e Graciana, fomos pro Uruguai! Aproveitamos uma super promoção da, agora falida, Pluna e compramos passagens de ida e volta por 75 dólares. A viagem foi curtinha, 5 dias só. Mas deu pra conhecer praticamente tudo de Montevidéu e ainda passamos um dia na charmosa cidadezinha de Colonia del Sacramento, que é uma delícia de lugar.

Uruguai feriado de 1 de maio

Pouco mais de uma semana depois, fui pra Cuba! Um amigo, dono de uma agência de viagens, apareceu com um pacote de viagens pra lá.
Apesar de eu não curtir esse esquema de pacote, os preços estavam ótimos e fique super tentada. Comentei com a Maira, uma amiga paulista que também tem um blog de viagens, o Galera do mar, e ela topou na hora! Arrumei folga no trabalho e encaramos o pacote! Mas, claro, dei uma mudadinha no roteiro inicial que era só Havana e Varadero. Alteramos a data de retorno e incluímos, por conta própria, a ilhota de Cayo Largo e um dia a mais em Havana. Dessa vez, ao invés de ficar no luxuoso (e decadente) Habana Libre, ficamos hospedadas numa das várias casas de família que disponibilizam quartos para turistas como forma de complementar a renda! Contei tudo isso aqui: Como ir à Cuba: Pacote Turístico x Viagem Independente? e Onde e como se hospedar em Havana

Para saber mais sobre esse país encantador e único e ler todos os posts que escrevi até então (porque ainda tem mais) dê uma lida aqui no Guia prático de Cuba.

Cuba Maio

Em junho, eu tive a grata oportunidade de conhecer vários blogueiros no EIBTUR – o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, como eu contei aqui: #EIBTUR 2012: Eu fui! 
O evento aconteceu na deliciosa cidade de Foz do Iguaçu, que eu já havia conhecido em outra oportunidade, mas tive o prazer de visitar mais uma vez RêVivendo Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu


Julho = férias! E aí sim deu pra fazer uma grande viagem! Depois de muito protelar, eu finalmente fui pros Estados Unidos!!! O engraçado é que eu, que tanto gosto de viajar, custei a considerar a possibilidade de visitar Nova York, e olha que tenho uma grande amiga, a Giselle, que já mora lá há 13 anos!!! Mas finalmente eu fui e amei! Amei tanto que já estou doida pra voltar logo, pra tentar recuperar o tempo perdido!! rs
Fiquei 15 dias em NYC e conheci muuuuita coisa, mas ainda assim vim embora com a sensação de não ter conhecido quase nada. Preciso mesmo voltar logo pra lá...hehe. Aqui, nesse Guia prático de Nova de York, tem todas as informações sobre a cidade e todos os posts que escrevi sobre a Big Apple! 

Nova York julho

E já que eu tinha um mês de férias e estava por ali mesmo, resolvi dar uma passeada pela Terra do Tio Sam!! Minha primeira viagem totalmente sozinha! Rolou um certo frio na barriga de fazer minha estreia solo num lugar onde eu não dominava a língua, passei uns apertos, é verdade. Mas foi mais tranquilo do que eu imaginava!!!
Assim, fui de uma costa a outra, meu primeiro destino: Califórnia, onde eu conheci Santa Monica, Venice e Los Angeles. Fiquei hospedada em hostels e conheci uma galera bem bacana. De lá, eu fui pra Las Vegas.

Calif'ornia Las Vegas julho

Conheci também o Grand Canyon, que estava no topo da minha lista e não decepcionou!! O lugar é sensacional! Incrível!! Dá vontade de ficar lá, parada, hooooras só contemplando toda aquela beleza e grandiosidade! E o passeio de helicóptero, e de barco também, tá maravilhoso!! Vale cada centavo!

Grand Canyon julho

E ainda realizei outro desejo antigo que era conhecer o Parque Nacional Yellowstone, coisa de biólogo!! Já estudei tanto sobre a toda a história do Yellowstone, que sonhava muita em ver tudo ao vivo e a cores! E foi realmente emocionante!!! Apesar dos pesares...
A logística pra visitar o Parque é meio complicada, que dizer, é complicada pra quem está viajando sozinho, como eu. O lugar é enoooorme e você precisa, obrigatoriamente, de um carro pra se locomover lá dentro. Alugar um carro sozinha ficaria bem caro e, sinceramente, não sei se teria a manha (lembram que foi a minha primeira viagem solo?). Então, eu contratei um tour de 4 dias, saindo de Salt Lake City, para o Grand Teton e o Yellowstone. E excursão já viu como é, né? Aquela coisa chata, tumultuada e corrida!! Não bastasse tudo isso, eu fui parar num tour só de chineses!!!!! E eles me olhavam como se eu fosse um E.T. invadindo o território deles, me ignoravam e me excluíam. Mas quer saber? Eu tava tão feliz de estar ali e conhecer o Yellowstone que nem liguei! rs

Grand Teton Yellowstone


Depois dessa super viagem de julho, e de gastar todos os meus reais e dólares nessa brincadeira, eu passei o mês todo de agosto e quase o de setembro inteiro sem viajar! Mas no finalzinho do mês, rolou o 1º Seminário Internacional de Blogs de Viagem - Seminário Viajosfera.

no Rio pra salvar a pátria!! O evento foi ótimo e serviu para rever alguns blogueiros que conheci no EIBTUR e para conhecer outros tantos que só tinha contato virtual!! Além disso, ainda tem pra curtir um pouco mais da sempre maravilhosa cidade do Rio de janeiro!  #SeminárioViajosfera: eu fui!

Rio setembro


Em outubro, apareceu na net uma super promoção de passagem para o Peru! Ahhh esses promoções... 
Consegui passagens super em conta pra Cusco, mas com uma paradinha básica em Lima pra conhecer a capital peruana também!! Aproveitei a semana de feriado e fui conhecer mais um dos lugares que estava no topo da minha lista: Machu Picchu!! Fiz essa viagem com a Aline, uma menina que conheci através do blog, olha que legal! A viagem foi ótima!! Não preciso nem dizer que Machu Picchu é sensacional, né? Não é a toa que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Amei Cusco também, a cidade é uma gracinha! Também gostei Lima! Enfim, o Peru é show!

Peru Machu Picchu outubro
Adicionar legenda


Em novembro, eu estava louca pra viajar! Tinha 2 feriados que se emendavam (15 e 20/11) e eu tinha alguns dias de folga no trabalho! Pesquisei, pesquisei e cheguei num destino que nunca tinha passado pela minha cabeça, mas pelo qual me apaixonei assim que comecei a planejar a viagem: Egito! 
Claro que eu tinha vontade de conhecer as pirâmides, mas achava aquilo tão surreal (e continuo achando) e distante da realidade que nunca tinha pensado seriamente em visitá-las. Mas, de repente, eu já estava sonhando muito com o Egito. Fiquei tão enlouquecida que comprei passagens de supetão, pra ir sozinha mesmo. Mas 2 dias depois, a Vivi, que é amiga de outra amiga, me chamou no chat do facebook pra pedir dica de algum lugar pra viajar nas férias dela que, coincidentemente, eram em novembro. Nem precisei falar muito pra convencê-la a ir pro Egito. E nisso, o Ricardinho, um amigo dela que também estava de férias, resolveu ir conosco. :-) 
A maioria das pessoas tem a idéia de que o Egito se resume às pirâmides!! Ledo engano!! O Egito é um lugar sensacional e cheio de possibilidades turísticas! E é tudo encantador, a cultura, as pessoas, o caos, a riqueza, a pobreza, a grandiosidade de tudo, a história milenar, as comidas, o deserto, o Rio Nilo, o Mar Vermelho... cada paisagem de tirar o fôlego!! Voltei encantada! E não há palavras e fotos que descrevam o que é o Egito! Enfim... TEM que ir! 

Egito novembro

Viajamos com a Emirates, assim tivemos a oportunidade de fazer um stop over em Dubai. Dubai é uma cidade muito bonita, organizada, grande, planejada, rica, tudo com muita ostentação! Não que eu não tenha gostado, a cidade é legal e tal, mas não faz meu estilo, muito artificial pro meu gosto! Mas também, com pouco mais de 24 não dá pra conhecer de verdade lugar algum! 

Dubai novembro


E pra fechar bem o ano, fui curtir uma prainha no meu estado brasileiro preferido (depois de Minas, claaaro!): Bahia!!! Passei o natal com duas amigas em Arraial d’Ajuda. Pegamos a cidade relativamente vazia e super tranquila, sem toda aquela confusão infanto-juvenil que costuma tomar conta da cidade na época de réveillon e carnaval! 

De Arraial fomos pra Caraíva, onde encontramos com outros amigos e ficamos mais 10 dias. Pra quem não conhece, Caraíva é uma vilazinha minúscula, que ainda faz parte de Porto Seguro (assim como Arraial e Trancoso), mas que fica há cerca de 2 horas de lá por uma estradinha de terra que não é das melhores. Lá não entra carro, todas as ruas são de areia e a luz chegou há cerca de 5 anos apenas. A vila é banhada pelo rio de um lado e pelo mar de outro, que se encontram na ponta do “triângulo”, a barra! Enfim, é o paraíso pra quem gosta de coisas do gênero!. Eu já tinha ido 5 vezes pra Caraíva, mas sempre em janeiro e no carnaval. Essa foi minha 1ª experiência lá no réveillon.

Reveillon 2012/2013 Caraíva Bahia

E depois de Caraíva, ainda fomos pra Trancoso, onde tivemos o prazer de ver vários shows da Elba!! Sem esquecer de falar das lindas praias e do Quadrado super charmoso e delicioso!

Enfim, voltei com a alma lavada pra começar 2013 com força total!  

Bahia



3 comentários :

  1. Puxa, que legal, Renata!

    Parabéns pelo blog e pelas belas viagens desse ano que passou. Ficamos contentes por estar presente no post de comemoração :)

    Abraços, e esperamos que venham várias outras comemorações com muitas fotos e viagens!

    Helder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helder!!!
      Deus te ouça!
      Foi um prazer ter conhecido vocês e isso foi graças ao blog, né?
      E que assim seja por muitos anos ainda! :-)

      Excluir

Comente aqui