6

Roma Hostel de Curitiba

Renata Campos | 10.4.13 |

* A hospedagem no Roma Hostel foi patrocinada pela HI - Hostelling International em parceria com a RBBV - Rede Brasileira de Blogs de Viagem.


No feriado de páscoa desse ano, eu a Érika Marques do blog Outros Ares viajamos para Curitiba graças à uma super promoção de passagens aéreas. Aproveitamos também para participar do Curitiblogando (saiba mais sobre o evento aqui) e ficamos hospedadas no Roma Hostel, graças à parceria da RBBV com a Hostelling International.

Como já é de praxe, antes de viajar, pesquisamos sobre o hostel e lemos muitas críticas, boas e ruins.
Entre as principais reclamações, destacam-se as reservas, ou a falta delas. Realmente, quando chegamos lá, a atendente não encontrou nossa reserva, mas isso foi rapidamente contornado. De toda forma, é um ponto que merece uma atenção maior por parte do estabelecimento. E pra quem for se hospedar lá, não custa dar uma ligada ou mandar um e-mail antes de viajar pra confirmar, não é mesmo?

Alguns também falaram a respeito do staff não ser muito amigável. Mas acho que é o jeitão curitibano mesmo, geralmente são mais na deles. Conosco, todos os funcionários foram simpáticos e cordiais, especialmente os meninos que trabalham à noite. Sem falar que, no sábado quando chegamos ao quarto, fomos surpreendidas com um bombom em cima das nossas camas. Um mimo super fofo de páscoa para todos que estavam hospedados no hostel!
Outras reclamações são referentes ao horário de check out (10hs da manhã) e ao fato de não aceitarem cartões de crédito, nem débito. Itens que, na minha opinião, merecem ser melhorados. De toda forma, ninguém chega lá enganado, pois está tudo detalhado no site deles. 

Resolvemos pagar pra ver, afinal de contas, praticamente todos os lugares têm pontos negativos. E não nos arrependemos. Pelo contrário, ficamos agradavelmente surpresas. O hostel é bem bacana! Acabei constatando que os muitos pontos positivos superam os poucos negativos! Que ver só?

O Roma Hostel funciona num prédio antigo onde, antes, ficava o Hotel Roma (inclusive a placa antiga ainda permanece lá em cima, na fachada). O prédio foi reformado para receber o hostel. Ainda conserva o estilo original na fachada e nas dependências externas, mas os quartos foram reformulados e têm aparência moderna. Pelo menos, o quarto 21, no qual ficamos.

Fachada do Roma Hostel
Foto: Divulgação
Entrada do hostel

O quarto é grande, bem arejado e equipado. Possui uma cama de casal e uma de solteiro, ambas confortáveis, com roupa de cama limpa, incluindo edredom. O banheiro também é bacana e o chuveiro é incrível, com muita água e quentinha, essencial pro frio de Curitiba. Nosso quarto ainda tinha TV de tela plana, armário com cabides e, até mesmo, amenidades de banho. Melhor do que muito hotel por aí, viu?

Quarto grande, arejado e confortável. Nota 10.
O banheiro também é bacana. E esse chuveirão aí é uma delícia! 
Difícil mesmo é sair debaixo do edredom pra encarar o frio curitibano.

O hostel tem uma área de convivência com sofás e computadores que podem ser usados pelos hóspedes por um preço adicional (se não me engano, 3 reais a hora). O WiFi é liberado, funciona super bem, mas parece ser restrito às áreas comuns. Mas como nosso quarto era logo o primeiro do 2º andar, o sinal de internet chegava lá também! :)


De uma forma geral, os quartos estão dispostos ao redor de um grande pátio aberto. As janelas dos quartos são voltadas para esse pátio, o que, no caso de as pessoas resolverem ficar por ali conversando, pode gerar um pouco de barulho pra quem pretende dormir até mais tarde! Mas nada demais também.

Áreas externas 

No período que estivemos hospedadas lá, estava acontecendo o Festival de Teatro de Curitiba, e havia muitos atores hospedados no hostel também. A todo momento cruzávamos com atores usando seus figurinos e maquiados. Bem bacana. Eles usavam o pátio pra ensaiar, bater papo, confraternizar e até mesmo pra dar entrevistas.

Alguns dos grupos teatrais que estavam hospedados no hostel no mesmo período nosso.
Fotos: facebook.com/hostelromacuritiba

Além disso, há uma sala de TV ao lado do refeitório. Parece que também tem uma cozinha de uso comunitário, mas não chegamos a usá-la e nem mesmo a vê-la. Também há estacionamento disponível, mas a um custo adicional.

O café da manhã é bem gostoso e variado. Tem frutas, sucos, café, chocolate quente, chás, pães, presunto, manteiga e geleia. Mas, pra mim, o ponto alto são os bolos!! Humm..  são uns 4 ou 5 bolos diferentes, mas o de coco é disparado o melhor. Perfeito!

Roma hostel
roma hostel

A vista das janelas do refeitório é bem bacana. Pena que a praça em frente ao hostel seja meio abandonada e mal frequentada. Dizem ser um local de venda e consumo de drogas. Não chegamos a ver nada demais, mas de toda forma é bom ficar atento.
Fora isso, o hostel é super bem localizado. Fica na área central e perto de tudo. E bem ao lado do Shopping Estação que, entre outras coisas, tem várias opções de comida que vão desde fast foods a restaurantes mais bacaninhas.
Roma Hostel
Mapa de localização do Roma Hostel
Vista da porta do hostel: o museu ferroviário, o shopping Estação e a Estação-tubo de ônibus
Shopping da Estação

Em frente ao shopping está um dos pontos do ônibus turístico que roda toda a cidade, passando pelos principais pontos turísticos. Você pode comprar o ingresso na hora, no próprio ônibus (R$29,00), e tem direito a descer em quatro lugares diferentes (Para saber mais detalhes, leia o post Linha de turismo: a melhor forma de conhecer Curitiba).  Ao lado do ponto de ônibus turístico, fica também uma das estações-tubo de ônibus comum.

Ônibus turístico e estação-tubo de ônibus comum, em Curitiba.

E ainda, há um ponto de táxi quase em frente ao hostel, o que faz toda a diferença, já que ao pedir um táxi por telefone, a média de espera gira em torno de 30 minutos!!! Mas pra quem precisar pedir, existe o 0800414141. Ou caso não consiga falar, tem também o 3333-3333 (impossível esquecer esse, né? rs).

Além disso, o hostel também está bem próximo a dois pontos do ônibus executivo do aeroporto (R$12,00). Quem pegar o ônibus no aeroporto pode descer no 1º ponto que é a Rodoferroviária e ir caminhando uns 4 ou 5 quarteirões. Depois de passar por lá, o ônibus dará uma volta por toda a área central, como vocês podem ver no mapa. Mas, quem não estiver com pressa e/ou não quiser andar tanto, é só descer no último ponto, o Shopping da Estação e andar só uns 100 metros. Já na volta, esse ponto é o último e a viagem até o aeroporto é de menos de meia-hora. Em todos os pontos há os horários de partida e o tempo da corrida até o aeroporto.

Mapa do trajeto do ônibus do aeroporto, no centro de Curitiba.


Enfim, eu fiquei super satisfeita com os 4 dias que passei no Roma Hostel. Não tenho absolutamente nada a reclamar, correu tudo muitíssimo bem durante nossa estadia.
Acredito que Roma Hostel seja uma ótima opção pra quem está indo à Curitiba e procura um lugar bacana, limpo, confortável, com preço acessível e muito bem localizado. E precisa de algo mais que isso?


Mais informações:



EndereçoRua Barão do Rio Branco, 805 - Centro. Curitiba - Paraná.
Telefone: (0xx41)3224-2117 / 3322-2838 
E-mail: info@hostelroma.com.br
Facebook: www.facebook.com/hostelromacuritiba
Twitter: @romahostelcwb



Para valor das diárias, consulte o tarifário.
Lembrando que sócios da HI têm desconto no valor das diárias. É possível fazer a carteirinha de sócio no próprio hostel ou pela internet. Pra saber mais, leia:  Hi Card.

*Agradeço a todos do Roma Hostel pela ótima estadia e à rede HI, em parceria com a RBBV, pela hospedagem! 




Use o link abaixo para reservar sua hospedagem em Curitiba. Você não precisa pagar nada agora (o pagamento é feito diretamente no hotel ao chegar a seu destino)! E, caso mude de ideia, você pode cancelar a reserva gratuitamente!
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda esse blog a se manter!! ;-)


6 comentários :

  1. Oi, Rê!
    Como na nossa cidade a gente não precisa de hospedagem, só conhecia o Roma por fora e por comentários de alguns amigos que vieram para cá e se hospedaram lá. Porém, nunca tinha visto fotos. E me surpreendi, hein? Achei super bacana.
    Não gostei dessa história de eles não aceitarem cartão. Complica a vida dos turistas, né? Mas de resto, tudo muito bacana. Vou recomendar e indicar seu post pra quem me pedir dicas. ;)
    Seja sempre muito bem-vinda aqui.
    Bjão,
    Nah.
    (Pra Ver em Londres)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nah,
      Pois é, a gente acaba não conhecendo as opções de hospedagem da nossa cidade, não é mesmo?
      Também me surpreendi com o hostel. Ele é super bacana!
      Obrigada!!! :-)
      bjos

      Excluir
  2. Legal conhecer um hostel aqui de Curitiba, pois afinal quem mora na cidade não conhece pois não precisa se hospedar! Agora já sei qual indicar se perguntarem, curti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Simone!
      Lá é bem legal! Pode indicar sim! :-)

      Excluir
  3. Olá Renata Campos,parabens por essa bela pincelada a respeito de sua estadia em Curitiba,muito bem esplicado,estou pretendendo ir a Curitiba tambem de forma economica,e adorei esse realto seu,parabens mesmo
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Osvaldo, tudo bem?
      Obrigada!
      Fico feliz em ter ajudado! :-)
      Boa viagem pra você!

      Excluir

Comente aqui