8

Conheça Niterói e se apaixone ainda mais pelo Rio de Janeiro!

Renata Campos | 21.11.13 |

Depois de muitas idas ao Rio de Janeiro, esse ano, finalmente, cruzei a ponte Rio-Niterói pra conhecer "Nikiti".

Há quem diga que o melhor de Niterói é a vista que se tem do Rio. Que a cidade oferece vistas belíssimas da sua vizinha famosa é inegável, mas não é somente isso! Niterói tem muito mais a oferecer.
Ainda não conheci as praias de Niterói (taí um bom motivo pra voltar), mas tive a oportunidade de visitar 3 dos principais atrativos da cidade: o MAC, o Parque da Cidade e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Pra conhecer tudo isso, fiz um tour privado com a Rio Cultural Secrets. O Fábio, um dos sócios da empresa e guia formado, nos buscou no hostel que estávamos, em Botafogo. Após cruzarmos a ponte Rio-Niterói de carro, nossa primeira parada foi, ainda na estrada, pra apreciarmos a bela vista da Cidade Maravilhosa.

Trajeto do nosso tour privado. Saímos do Rio, atravessamos a ponte Rio-Niterói (A), vistamos o MAC (B), o Parque da Cidade (C) e a Fortaleza de Santa Cruz (D).
Ponte Rio-Niterói
Vista Panorâmica do Rio de Janeiro
Em destaque, o Pão de Açúcar e o Corcovado com o Cristo Redentor


MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI


Começamos o tour no MAC, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que foi projetado por Oscar Niemeyer. O museu foi construído num lugar com uma vista privilegiadíssima do Rio, o mirante da Boa Viagem. O prédio do museu é lindíssimo e, pra mim, a vista é seu principal atrativo. Agora, as exposições do museu em si são bacanas mas, assim, nada de mais, pelo menos não na época que fui. Mas as belas paisagens, vistas da enormes janelas de vidro do museu, fazem a visita valer a pena!

O museu funciona de terça a domingo de 10hs às 18hs. Mas quem não quiser visitar as exposições, somente o pátio, o horário é de segunda a domingo de 9hs às 18hs. Quando eu fui, em abril desse ano (2013), paguei 6 reais mas, desde novembro, o ingresso custa 10 reais (5 reais meia-entrada) e, nas quartas-feiras, a entrada é franca. 

Pátio do MAC
E o prédio do museu ainda foi planejado para se "encaixar" no Pão de Açúcar. Olha que beleza!
Dentro do museu, os janelões oferecem listas lindíssimas.
Exposições do museu

Demos também uma passadinha pela orla de Niterói que, apesar de ter praias bem arrumadinhas e com belas vistas, são poluídas... nem tudo é perfeito, né? Mas Niterói tem outras praias super bacanas que não estão voltadas pra Baía de Guanabara e, portanto, não são poluídas!

Orla de Niterói, apesar de linda, poluída. 


PARQUE DA CIDADE DE NITERÓI


Fomos então até o Parque da Cidade que é, na verdade, uma APA (área de proteção ambiental). Localizado no alto do morro da Viração, tem uma altitude de 270m e vistas panorâmicas de Niterói e do Rio de Janeiro. São dois mirantes que oferecem diferenciadas lá de cima. Pros mais radicais, que não quiserem ficar apenas apreciando a vista, o Parque tem também rampas para a prática de voo livre. A visitação acontece todos os dias de 9hs às 18hs e a entrada é gratuita. Como a subida é bem inclinada e cheia de curvas, o acesso é somente para carros e vans. 

Parque da Cidade - Niterói
Vistas Panorâmicas do Rio de Janeiro
Vista de Niterói do 2° mirante


FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA


Seguimos então para nosso último destino do dia, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Ela fica um pouco mais afastada da cidade, no final da estrada General Eurico Gaspar Dutra, no bairro de Jurujuba. O horário de funcionamento é de terça a domingo de 10hs às 17hs e a entrada custa 6 reais. Existem visitas guiadas por um militar da própria fortaleza, e gratuitas, que duram cerca de 45 minutos e saem a cada meia hora. Vale a pena fazer a visita pra saber um pouco mais da história do lugar!

 

O primeiro ponto a ser visitado é a Capela de Santa Bárbara. A capela, uma das mais antigas do Rio de Janeiro, é recheada de histórias e lendas. Uma delas é referente à expressão "um olho no padre e outro na missa" que, dizem, é devido ao fato de que o padre costumava ficar de vigília em uma janelinha, com vista pro mar, para dar o alerta de possíveis invasores. Outra, diz que a jovem Iracema, filha do capitão Potyguara, após ter sido impedida de viver seu amor com um cabo pelo qual se apaixonou, se suicidou, atirando-se ao amor. Dizem que o corpo dela está sepulcrado na parede da capela, desde 1906. 

Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Capela de Santa Bárbara
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Janelinha com vista para o mar e de onde surgiu a expressão "um olho no padre, um olho na missa"

Seguimos visita e passamos pela bateria de canhões, voltados à Baía da Guanabara e que, consequentemente, oferecem ótimas vistas do Rio de Janeiro. Passamos também pelas antigas celas, onde já ficaram prisioneiros famosos como Giuseppe Garibaldi, Bento Gonçalves, José Bonifácio, Euclides da Cunha, entre outros. Passear pela Fortaleza de Santa Cruz, conhecendo parte de sua história e apreciando as belas paisagens ao redor é, sem dúvida, um dos melhores programas de Niterói.

Niterói
Vista a partir da Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Na foto, a Érika do blog Outros Ares, o guia Fábio da Rio Cultural Secrets e eu.

Enfim, adorei passar o dia em Niterói! A cidade é lindíssima e nosso passeio com a Rio Cultural Secrets foi maravilhoso! Taí um programa que vale muito a pena ser feito e que eu recomendo fortemente! 


Para saber mais detalhes, preços e reservar esse tour, acesse: 
Para conhecer os outros tours oferecidos pela empresa é só clicar em: 

Agradeço à Rio Cultural Secrets pela oportunidade de fazer o tour e conhecer melhor a linda Niterói.




--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

8 comentários :

  1. Na minha programação da ida ao Rio no último dia 02/11, Niterói estava no roteiro, mas houve contratempos que não deu para conhecer, que belo #Post Renata, muito bacana!!Abçs... =:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dudu!! :
      Mas se programe pra ir lá na próxima vez então!
      Vale muitíssimo a pena, viu!? ;-)

      Excluir
  2. Renata, esse forte é aquele que deu pra ver do passeio de barco? Fiquei super curiosa pra saber que forte era aquele mas como tem dois naquela ponte de Niterói fiquei na dúvida. rs
    E que visual do Parque da Cidade, heim! Fiquei de cara! Mandou muito bem nas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Debora, obrigada! :-)
      O Parque da Cidade é lindíssimo mesmo! Vale a pena demais!
      E é a fortaleza mesmo que vimos do barco, Débora! Ela fica bem de frente, e super pertinho, do Pão de Açúcar! A vista de lá é lindíssima também! :-)

      Excluir
  3. Anônimo22.11.13

    Muito legal a matéria. Parabéns Renata. Recomendo a todos visitarem a Cidade Sorriso. abs.

    ResponderExcluir
  4. Amei a matéria, afinal moro em Niterói!
    Suas fotos ficaram ótimas, tudo muito bem explicado...apareça sempre!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vanessa!
      Niterói é linda! Adorei!! Voltarei sim, com certeza! Ainda quero conhecer as praias daí! :-)

      Excluir

Comente aqui