41

Viajando de ônibus entre Uyuni e La Paz

Renata Campos | 2.1.14 |
Uyuni é a cidade base para quem quer conhecer o Salar de mesmo nome e as belas paisagens do altiplano boliviano. Mas não é nada fácil chegar (ou sair) lá. Opções existem várias: ônibus, trem, avião, mas nenhuma delas é, digamos, ótima! Nesse post, vou contar como foi minha viagem de Uyuni pra La Paz com o ônibus noturno da Todo Turismo

Trajeto de ônibus de Uyuni para La Paz. 
Os ônibus saem, diariamente, de La Paz para Uyuni às 21hs e de Uyuni para La Paz às 20hs. São cerca de 550 km de distância percorridos, em sua maioria, por uma estrada de terra em péssimo estado. Por isso, são aproximadamente 10 horas de viagem. Mas esse tempo pode ser bem maior dependendo das condições da estrada. Li relatos sobre atrasos por várias razões diferentes: ônibus estragados e atolados, desvios por causa de alagamentos e, até mesmo, protestos dos mineiros que costumam fechar as estradas para reivindicar por melhores condições de trabalho. Nesse caso, as estradas podem ficar dias fechadas impedindo completamente o tráfego de veículos.

Seguro viagem america do sul 468x60

Mas, caso sua viagem dure o tempo previsto, dá pra se virar bem com a comida que é servida no ônibus: um "jantar" no começo da viagem e um "café da manhã" no final. De toda forma, como não há paradas durante o caminho, é bom se prevenir e levar alguma coisinha pra comer até porque, como eu disse antes, nunca se sabe quanto tempo a viagem vai durar realmente. Eu nem cheguei a comer nada. Primeiro, porque tínhamos comido uma pizza pouco antes da viagem. Segundo, porque era quase impossível comer algo com o ônibus pulando tanto. Aí, lá no meio da madrugada, quando a estrada melhorou, comemos alguns lanchinhos que tinham sobrado do Salar. 

De ônibus de Uyuni para La Paz
Jantar servido no início da viagem: arroz temperado e legumes, com chocolate de sobremesa e uma garrafa de água.
De ônibus de Uyuni para La Paz
Café da manhã servido ao final da viagem: biscoito doce e salgado e iogurte. 

A passagem custa 230 bolivianos (± 79 reais) e pode ser reservada pelo site da Todo Turismo ou comprada nos guichês da empresa, tanto em La Paz quanto em Uyuni, com até um mês de antecedência. E é bom comprar com antecedência mesmo, nem que seja de um dia ou algumas horas, pois como só há um ônibus por dia, melhor não arriscar, né? Nós compramos a passagem na agência Oasis, com a qual fizemos o tour de 3 dias no Salar do Uyuni. Chegamos de volta do tour pouco depois das 6hs da tarde. Foi só o tempo de pegar os tíckets na agência e comer alguma coisa. Se tivéssemos deixado pra comprar na hora, talvez não tivéssemos achado passagem, pois nosso ônibus foi lotado!

A agência da Todo Turismo em Uyuni é bem arrumadinha, tem espaço bacana pra ficar esperando o ônibus, banheiro, lojinha de souvenir, wifi e até chá de coca, pra ajudar a enfrentar os males da altitude.

De ônibus de Uyuni para La Paz
Agência da Todo Turismo em Uyuni

Os ônibus são relativamente novos, limpos e confortáveis. O banheiro, na medida do possível, é até limpinho, durante a viagem tem uma pessoa que faz a limpeza. As poltronas reclinam bem, têm encosto para os pés e mesinha de refeições. Há travesseiros e cobertas disponíveis mas, apesar do frio que costuma fazer do lado de fora, a temperatura dentro do ônibus é bem agradável. Chega até a fazer calor às vezes, ao contrário do que acontece nos ônibus comuns de linha, onde muita gente relatou que quase congelou durante a viagem. Tem wifi no ônibus também, mas ele só funciona mesmo na parte final da viagem (ou inicial, pra quem faz La Paz-Uyuni). 

De ônibus de Uyuni para La Paz
De ônibus de Uyuni para La Paz
Ônibus da Todo Turismo que faz o trajeto Uyuni-La Paz (e vice-versa).  

Até aqui parece estar tudo bem, né? Mas o grande problema é a estrada que, pra ficar ruim, ainda tem que melhorar bastante! Ela é simplesmente horrível!
Logo que saímos de Uyuni, o ônibus, tudo e todos dentro dele, já começa a pular muito! Não sei se era porque estávamos sentadas no último lugar (sempre um péssimo negócio), mas tinha hora que a gente chegava a sair do banco, de tanto que o ônibus pulava. Nem consegui mexer no jantar, tomar água sem se molhar era um grande exercício de equilíbrio! Ficar em pé então, impossível! Tentei pegar algo na bolsa que estava no bagageiro e quase caí sentada no colo do casal da poltrona da frente! O ônibus balançava tanto que, mesmo tendo tomado um plasil pra não enjoar e ficando quietinha, concentrada, ainda assim eu enjoei.

Mas você deve estar se perguntando porque eu não tomei um dramin então? Pois além de evitar enjoo, ele ainda daria sono, certo? É, mas o problema é que o dramin também reduz a frequência respiratória e isso, em altitudes elevadas como na Bolívia, piora ainda mais a falta de ar e pode até causar uma parada respiratória! Portanto, nada de levar dramin numa viagem à Bolívia, ok?!

Depois de umas 3 ou 4 longas horas, a estrada melhorou um pouco. Agora, ao invés do ônibus pular, ele tremia. A sensação era de estar viajando em cima de uma enceradeira. Bem menos pior do que o chacoalho e os solavancos do começo da viagem. Dá até pra tentar dormir depois que você se acostuma com a enceradeira. Só depois de mais umas 3 ou 4 horas de viagem, é que finalmente chegamos ao asfalto, provavelmente em Oruro. Aí, de lá até La Paz, a estrada era boa e a viagem seguiu sem maiores problemas. Deu até pra dormir um pouco no final da viagem. Chegamos em La Paz por volta de 6:30 da manhã.

Mas, pensando pelo lado bom, a pior parte da estrada é no início da viagem, quando todo mundo ainda está acordado. Com o passar do tempo, o sono vai chegando, mas aí a estrada vai melhorando também. No final da viagem dá até pra dormir de boa. Até porque o cansaço depois de 3 dias no Salar de Uyuni, ajuda a pegar no sono. Agora, quem vai de La Paz pra Uyuni já pega a melhor parte da estrada no início da noite e da viagem. Aí, de madrugada, quando o cansaço pega, o ônibus começa a tremer e depois, pior, a chacoalhar. A pessoa que, como eu, não consegue dormir nessas condições, deve chegar em Uyuni quebrada! E o pior é que não dá tempo de descansar nem nada. O ônibus chega por volta das 8hs e o tour pro Salar já começa às 10hs, mais ou menos.

                

Resumindo, a viagem é longa e muito cansativa, especialmente pelas péssimas condições da estrada! Existem outras opções? Claro! Também poderíamos ter ido de avião de Uyuni pra La Paz, mas pra isso teríamos que dormir uma noite em Uyuni já que o voo só sairia na manhã seguinte. E acabaríamos perdendo, no mínimo, meio dia de viagem. E, não bastasse o fato de essa ser a forma mais cara, o voo é também horrível (veja nesse post, mais detalhes sobre o voo Voando de La Paz para Uyuni)!

Outra opção seria pegar um trem até Oruro e, de lá, um ônibus para La Paz. Mas, mesmo se tivesse trem no dia que terminamos o tour (só há saídas durante 4 dias na semana), na melhor das hipóteses, chegaríamos em La Paz só no início da tarde. Com o ônibus turístico viajamos a noite toda e chegamos em La Paz antes das 7hs da manhã.

Mas, independente de qualquer coisa, todo esforço esforço feito pra conhecer o Salar terá valido muitíssimo a pena! :-)

👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

ônibus salar de uyuni


Leia também:
Roteiro de viagem à Bolívia
Viajando de avião entre La Paz e Uyuni
RêVivendo La Paz
Hospedagem em La Paz 



---
Tá indo viajar?

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!






➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

41 comentários :

  1. Amigo, obrigado pelo texto!

    quanto ficou a tour de tres dias na Uyuni pela agencia Oasis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiano, tudo bem?
      Pra começar, é "amigA", né? rs
      Mas então, paguei 100 dólares pelo tour de 3 dias com a Oasis! ;-)

      Excluir
  2. Muito util seu relato. Gostaria de saber qual empresa usou para fazer p tour pelo salar, se achou boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fendy, tudo bem?
      Como eu disse no post, eu fiz o tour com a Oasis. Gostei deles sim! Absolutamente nada a reclamar deles! ;-)

      Excluir
  3. Sabe dizer se tem tour de 1 no Salar dia e se vale a pena?
    Como tenho pouco tempo na bolivia queria fazer um bate volta no Salar saindo de La Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Daniel, tem tour de 1 dia sim! Mas sinceramente? Não acho que valha a pena não!
      Isso porque o Salar é mto longe de La Paz pra fazer só um bate e volta! Sem falar que a viagem é bem cansativo! Além do que no tour de 1 dia vc vai conhecer só o salar mesmo e vai perder todas as lagoas que são lindíssimas!
      De repente vale a pena você ir pro Titicaca, em especial pra Ilha do Sol. O lugar é lindo e bem mais próximo a La Paz!

      Excluir
  4. Anônimo2.5.14

    Muito bom o post... Estou indo de Uyuni para La Paz de ônibus em julho/14. Não entendi porque você comprou a passagem de ônibus pela agência de turismo e não diretamente com a cia de ônibus. Aproveito o comentário para perguntar, a agência que você fez o tour pelo Salar de Uyuni é boa? Quanto custou?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Então, cheguei em Uyuni na noite anterior do tour e fui direto pro hotel. Só saí de lá na manhã seguinte para procurar alguma agência para fazer o tour. Depois que fechamos tudo tivemos apenas meia hora para buscar as mochilas no hotel e fazer check out. Ou seja, não daria tempo de irmos até o guichê da empresa de ônibus comprar as passagens antes de irmos pro tour. Na volta, nossa previsão de chegada em Uyuni era às 18h e o ônibus sairia às 20h pra La Paz. Ficamos com receio de deixar pra comprar na hora que voltássemos e não ter mais passagem. O que desconfio que pudesse acontecer, já que nosso ônibus foi com a lotação máxima!
      Eu fechei tudo com a Oasis, mas eles tem parceria com a Gaviota e nós fomos com o carro deles, mas o motorista/guia era da Oasis! Eu gostei bastante, foi tudo excelente, nada a reclamar! Pagamos 600 pesos!

      Excluir
  5. OLÁ. ANTES DE MAIS NADA, ÓTIMAS DICAS.
    farei o msm trajeto, gostaria de saber onde, exatamente, termina a travessia do salar... exatamente msm. nome do vilarejo. a OASIS ,no caso, tem como destino final essa agencia que citou ? que horas sua travessia terminou ?
    obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio César, obrigada! :-)
      O tour começa e termina em Uyuni! Se não me engano, chegamos lá umas 18:30 mais ou menos. Lembro que só tivemos tempo de comer alguma coisa e já fomos direto pegar o ônibus pra La Paz. Mas esse horário é bem relativo. Tem gente que chega antes (vi gente falando que chegou às 3hs) e alguns chegam um pouco depois!

      Excluir
  6. Anônimo4.8.14

    Boa tarde Renata. Estarei indo para América do Sul em janeiro de 2015 vou para Buenos Aires, La Paz de avião. Gostaria saber de vc, se vale a pena ir para uyuni depois voltar a La Paz e ir para Cusco? Sabe me informar a empresa de ônibus que faz esse trajeto? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Você diz se vale a pena em que sentido? Financeiro ou em relação à distância? Qual outra opção você está cogitando?
      Empresa de ônibus que faz qual trajeto? Se for Uyuni x La Paz é a Todo Turismo, como eu disse no post acima. Mas se você estiver falando de La Paz x Cusco, infelizmente não sei te informar, pois eu conheci os 2 países em viagens diferentes.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Anônimo4.8.14

      Boa noite. Eu falo com relação a distância, sabe se tem algum passeio para o salar saindo de La Paz? Vou em janeiro e pelo que vi em alguns post é época de chuva, será que corro o risco de não conseguir visitar? obrigado

      Excluir
    3. Olá,
      Janeiro realmente é uma época que chove bastante. Não sei exatamente se o passeio chega a ser cancelado, pelo que ouvi algumas áreas não podem ser visitadas ou ainda alguns caminhos são diferentes. Acho que você não precisa se preocupar em relação a isso. Até porque as fotos que vejo com o reflexo da água são lindíssimas!
      Bom, não existe um passeio que saia de La Paz, todos saem de Uyuni. Pra isso você terá que pegar esse ônibus que falei no post, ou um avião que falei nesse outro post (http://www.revivendoviagens.com/2014/01/voando-de-la-paz-para-uyuni.html) ou ainda pegar um ônibus e um trem até lá.

      Excluir
    4. Muitooo obrigado Renata. Vc me ajudou bastante com essas dicas e vou ter que ir mesmo em janeiro kkk

      Excluir
  7. Mateus Dias8.8.14

    Renata, sabe se tem outros ônibus do nível da Todo saindo nesse horário das 20hrs? Chegou a ver algo quando estava saindo (outros ônibus com cara boa)?

    Valeu pelo relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus, tudo bem?
      Parece que tem uma outra empresa sim. Mas infelizmente, não lembro o nome dela e não sei maiores detalhes, só que o horário é diferente e não tem serviço de jantar e café (o que, sinceramente, não faz muita diferença não). Alguém durante a viagem é que comentou que iria pegar esse outro ônibus. Mas a maioria falava mesmo era da Todo Turismo.
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Anônimo30.10.14

    Olá Renata,
    Parebéns pelo relato. Com certeza, está ajudando muita gente. Vou para a Bolivia no fim de dezembro para LaPaz, e dia 1/jan vou a Uyuni. Você falou que dura cerca de 10hrs a viagem de LaPaz - Uyuni. Sabe dizer se esse onibus chega a tempo de conseguir o passeio para o dia seguinte, de 3 dias pelo salar? E esse passeio, obrigatoriamente retorna para Uyuni? ou é possivel seguir viagem para o deserto de atacama?
    Desde já, obrigado pela atenção.

    Grato!
    Claudinei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinei, tudo bem?
      O ônibus chega a tempo sim. A grande maioria das pessoas chega de ônibus e já faz o passeio que só sai lá pelas 10hs ou 11hs da manhã.
      Você pode escolher se volta pra Uyuni ou se vai pro Atacama, nesse caso, o carro te deixa na fronteira com o Chile.

      Excluir
  9. Denise Rosa29.3.15

    Oi Renata,

    farei essa viagem em julho, estarei vindo do Peru, Copacabana, etc...a minha dúvida é se consigo fechar o passeio para o Salar, transporte e hotel quando chegar em La Paz, até mesmo o hotel em La Paz.

    Tenho receio de fechar antes e não chegar no dia esperado ou ocorrer algum imprevisto relacionado a altitude de La Paz, li alguns relatos de pessoas que não conseguiram remarcar ou reaver valores de passseios, mas ao mesmo tempo não quero correr o risco de não conhecer esse lugar dos sonhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem?
      Não precisa se preocupar, deixe pra reservar o tour pelo Salar quando chegar em Uyuni!! Quase tudo mundo faz isso! Se você for de ônibus, chegará lá de manhã ainda a tempo de achar uma agência e contratar um tour que sairá no mesmo dia, um pouco mais tarde por volta das 10h ou 11h da manhã. São muitas as agências, não precisa se preocupar em não achar vaga!
      Não vale a pena reservar aqui do Brasil e nem mesmo em La Paz pois você pagará mais caro e vai ter que escolher uma agência no escuro. Chegando lá você pode conhecer as agências que ficam uma dao lado da outra e escolher qual gostar mais!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Denise31.3.15

      Ah valeu...vou tentar conter a ansiedade e deixar fluir lá ....

      Excluir
  10. Ótimo texto, estou pensando em ir pra lá em dezembro, será que vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, obrigada!
      Vale a pena ir à Bolívia o ano todo!!! :-)

      Excluir
  11. Oi Renata! Amei o seu texto e sua boa vontade em responder a todos. Confesso que fiquei bastante animada e com medo ao mesmo tempo. rsrsrs. Pelo que estou vendo, será uma aventura conhecer a Bolívia. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, obrigada!
      A Bolívia é encantadora, mas é cheia de perrengues também! Vá de coração e mente abertos que você vai aproveitar muito e terá ótimas histórias pra contar!
      Boa viagem! bj

      Excluir
  12. Oi, tu fez o tour partindo de Atacama ou de Uyuni mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, tudo bem?
      Nessa viagem fui só pra Bolívia mesmo!
      Dá uma olhada no roteiro: http://www.revivendoviagens.com/2013/12/roteiro-de-viagem-bolivia.html

      Excluir
  13. Oi Renata. Estamos planejando fazer um tour por Chile, Bolívia e Peru. Somos eu, minha esposa, minha irmã e minha bbzinha de 1 ano e meio. Vc acha q fica muito perigoso fazer o roteiro q vc fez? Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas, sinceramente?
      Acho a viagem cansativa demaaaais pra uma criança dessa idade! A viagem de ônibus é beeeem ruim. O ônibus sacode muito! Muito mesmo!
      E outra, Uyuni não é lugar pra criança também. Não vi nenhuma lá, muito menos dessa idade. O lugar não tem infraestrutura NENHUMA! Qualquer coisa que acontecer você estará há muitas e muitas horas da civilização! Sem falar no problema da altitude. Muita gente, mas muita gente meeesmo, passa muito mal com a altitude ou, no mínimo, tem algum desconforto.
      E outra, as condições de higiene da Bolívia (e Peru também) são um tanto quanto precárias. Conheço muita gente que pegou infecção intestinal.
      No Chile eu já acho mais tranquilo, na verdade depende de onde. Atacama tb acho meio complicado. Os passeios são longos e cansativos. E também tem o lance da altitude (também presente no Peru, mas Bolívia é o pior lugar de todos). No Atacama, eu até vi crianças, mas bem poucas e com mais idade também. Teve até um menino de 10 anos num passeio que fizemos que passou mal e teve que ficar o dia todo no balão de oxigênio, por causa da altitude. O carro é equipado com isso. E como os passeios são longos e envolvem outras pessoas, ninguém volta porque uma pessoa está passando mal, até porque isso é bem comum por lá!
      Não acho que seja prudente viajar com criança pequena pra esses lugares não...

      Excluir
  14. Oiii,

    Uma pergunta, você levou dolar ou ficou trocando? pq como vou para varias cidade e países fico na dúvida de qual moeda levar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha,
      Eu levei real mesmo e fiz o câmbio lá!
      Pro tour no Uyuni eles aceitam dólar, mas nos outros lugares não. E também, se aceitarem, a cotação com certeza será péssima!

      Excluir
  15. Bruno Rogério.27.6.16

    Boa noite. Renata, eu fiz o trajeto de Santa Cruz pra Cochabamba de ônibus e tive o maior medo no trecho final - os últimos 160 km - onde se tem apenas as serras. O meu medo foi dos precipiciost do início ao fim. O que gostaia de saber é. Como é o trajeto e oruro até lá paz. Tem essas serras com esses precipícios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Sinceramente? não faço ideia! rs
      Fiz o trajeto à noite e não dava pra ver muita coisa lá fora! E eu tb passei a viagem quase toda com os olhos fechados tentando dormir e controlar meu enjoo devido às chacoalhadas do ônibus.
      Mas eu acredito que não tenha nenhum precipício não. O ônibus sacoleja tanto que se tivesse algo assim era capaz dele cair lá embaixo! rs. Acredito que a estrada seja mais plana e aberta!

      Excluir
    2. Bruno Rogério.28.6.16

      Kkkkk. Muito obrigado Renata. Acho q saio amanhã pro uyuni, estou dependendo de uma greve geral, se não der amanhã, apenas na sexta. Muito obrigado mesmo.

      Excluir
  16. Olá Renata tudo bem? você foi de La Paz-Yuni e Yuni-la paz? ou foi pelo atacama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, tudo joia!
      Eu fiz só Bolívia nessa viagem. Atacama fiz num viagem diferente.

      Excluir
  17. Adriana26.7.18

    Oi Renata
    O onibus de Uyuni pra La Paz vai até o aeroporto ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem?
      Não, ele não passa no aeroporto que, aliás, fica um pouco fora de mão. La Paz já é alta, o aeroporto é mais alto ainda!
      Boa viagem!


      PS: Desculpe a demora em responder, eu estava viajando!

      Excluir
  18. Olá Renata, td bem? Obrigado pelas infos. Já estou sonhando com minha viagem. Rs
    Vou fazer um roteiro de carro e vou estar voltando ao Brasil quando for ao salar. Na sua viagem de La Paz à Uyuni, você conseguiu reparar se dá pra fazer a viagem de carro próprio. Devo fazer esse trajeto durante o dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, tudo bem?
      Eu peguei um ônibus noturno então não vi muito bem o caminho. Mas sei que tem um momento que o ônibus pára pra colocar correntes. Tem uma grande parte do caminho que é beeeem ruim. O ônibus chacoalha horrores! Não posso afirmar, mas acho que talvez você possa ter dificuldade na estrada...

      Excluir

Comente aqui