5

As praias de Morro de São Paulo

Renata Campos | 20.3.14 |


Morro de São Paulo é uma pequena ilha baiana cercada de belas praias por todos os lados. Praias de todos os tipos e pra todos os gostos. Tem aquelas mais agitadas, as mais calminhas e tem até praias quase desertas. Ou seja, agrada a gregos e troianos.

Nos posts anteriores eu expliquei como chegar em Morro de São Paulo e onde se hospedar na ilha. Depois de chegar e se hospedar, qual a primeira coisa que vai querer fazer? Ir pra praia, não? Pois então, nesse post vou falar sobre as praias de Morro de São. 

As praias principais são nomeadas na sequência que aparecem, à partir da vila. Portanto, temos a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta praias.

A Primeira Praia é a mais curtinha de todas e fica meio escondidinha entre as várias casas de veraneio e pousadas que tem por ali. Pra chegar lá é preciso descer uma das escadas entre as casas da rua da prainha que termina já no início da 2ª Praia, aí muita gente acaba passando batido. Por isso, e também pelo fato de ter apenas 3 ou 4 bares de praia, a 1ª Praia acaba sendo mais frequentada apenas por quem está ali hospedado ou por quem já a conhece, e gosta dela, mesmo.

praia com as de veraneio ao fundo

Pra mim, essa é a melhor praia para tomar banho de mar. Ela é a única que dá pra nadar de verdade (= entrar de corpo inteiro, ir andando até não “dar pé” mais, nadar mesmo, de verdade verdadeira!). É, porque nas outras praias, você anda, anda e, geralmente, a água não passa da sua cintura. Se você quiser molhar a cabeça, vai ter que abaixar! E outra, a 1ª Praia é a única que tem onda de verdade também! Tanto que ela é a praia frequentada pelos surfistas – se bem que, os surfistas ficam mesmo, mesmo ali na transição entre a 1ª e a 2ª praias! Tudo bem que, vez ou outra até é bom relaxar numa “piscininha”, mas eu gosto mesmo é de praia com onda! rs

A 1ª Praia é a praia dos esportes. É lá que chega a tirolesa que sai ali, próximo ao farol! E é também onde saem os passeios de banana boat e onde chegam as lanchas particulares e os jet skis, tem até uma área reservada pra eles.

Praias de Morro de São Paulo
Reparem no farol e na corda da tirolesa que sai lá de cima e cai no meio da praia. 

Na maré baixa, dá pra ir andando, da 1ª praia até a 2ª, por entre as pedras. Mas, na maré alta, é preciso voltar, subir as escadas e ir caminhando pela rua.

Praias de Morro de São Paulo
Caminho entre a 1ª  e a 2ª praia.

A Segunda Praia é a praia do agito! É o lugar onde se tem maior oferta de restaurantes, bares, ambulantes e, consequentemente, mais turistas. É lá onde tudo acontece, tanto de dia, quanto à noite. Apesar de ser a pria preferida da maioria dos turistas, pra mim, é a pior delas. Explico: a praia costuma ficar super lotada e com som alto, duas coisas que EU não curto! Especialmente porque não curto o tipo de música que costuma tocar por lá: pagonde/axé/arrocha e coisas do gênero! Lógico que dá pra encontrar música boa também. Mas, pra isso, você precisa ficar restrito apenas à área desse bar específico. Pois se sair de lá ou for pra areia, a música ruim (e alta) vai tomar conta de tudo.

Nas outras vezes que fui a Morro, eu até frequentava mais a 2ª Praia. Mas, dessa vez, no único dia que passei por lá, a praia estava tomada de bandos de adolescentes – na maioria estrangeiros – completamente bêbados e dando “show”. Teve até um argentino que desmaiou na areia depois de virar quase uma garrafa de um líquido estranho que estava passando de boca em boca. Preguiça! Acho que estou ficando velha mesmo. Mas se seu objetivo é zoar, paquerar, encher a cara e tal, então ótimo!! A 2ª Praia é o lugar ideal pra você!!

Praias de Morro de São Paulo
2ª praia

Mas, justiça seja feita, a 2ª Praia tem bons restaurantes e bares diversos. Então, acaba sendo até um lugar bacana pra comer e tomar umas. Especialmente à noite, quando alguns restaurantes colocam velas nas mesas e fica um clima bem bacana. Em outros, rola até umas festinhas mais animadas, com música ao vivo ou som eletrônico. E tem pra todos os gostos e estilos!

Nas noites de segundas e quintas, acontece o luau na 2ª Praia. A areia é tomada por barraquinhas totalmente enfeitas por uma variedade enorme de frutas diferentes, utilizadas no preparo das bebidas. O som varia de axé, samba, MPB e música eletrônica. Frequentada tanto por turistas como por nativos, essa é a festa mais tradicional de Morro.

Praias de Morro de São Paulo
Ilha da Saudade vista da 3ª praia.

A Terceira Praia já é bem maior – e bem mais tranquila – que a 1ª e a 2ª praias. Lá também existem várias opções de restaurantes, mercadinhos e pousadas. Inclusive, foi onde me hospedei nessa viagem. Fiquei na excelente pousada Chez Max (como já contei aqui). A vantagem de ficar na 3ª Praia é que o lugar é tranquilo, mas fica ao lado do agito da 2ª Praia, ou seja, agrada a todos.

Mas a praia em si, já não é assim tão legal não. A faixa de areia é bem curtinha e, em alguns lugares, desaparece por completo na maré alta. Até construíram uma passarela de madeira mais elevada pra facilitar o deslocamento por lá. Sem falar que a praia não tem ondas e é rasinha, pra molhar a cabeça, tem que abaixar ou então ir andando, andando até afundar.

3ª praia
Praias de Morro de São Paulo
Passarela elevada na 3ª praia.

A Quarta Praia é a maior de todas, tem mais ou menos 8 km de extensão. É uma praia bem tranquila e com pouca infra-estrutura. Os bares se concentram apenas na porção inicial e, ao longo da praia, estão localizadas algumas pousadas e hotéis mais luxuosos, procurados especialmente por quem quer paz e tranquilidade.

É um bom lugar pra caminhar ou pra ficar relaxando debaixo de um coqueiro e lendo um bom livro ou apenas apreciando a paisagem mesmo. Na maré baixa, as piscinas naturais que se formam ali são as melhores de todas as praias. Dá pra ver vários peixinhos apenas com snorkel, ou mesmo com um óculos de natação.

4ª praia

Os mais dispostos, se continuarem caminhando pela 4ª Praia, chegarão na Quinta Praia ou Praia do Encanto. Essa é a última e mais isolada praia de Morro de São Paulo. A caminhada dura cerca de 1 hora e o ideal é ir na maré baixa pois é atravessar um mangue, que marca a divisa entre a 4ª e a 5ª praia. Quem não quiser caminhar, dá pra ir de cavalo também.

Outras praias que existem em Morro ficam do outro lado das praias, digamos, principais. A Prainha do Forte é uma praia minúscula que fica no final das ruínas do Forte. Na verdade, não chega nem a ser uma praia de verdade mesmo, nem infra estrutura tem. Ela é cheia de pedras, parece mais uma lagoa de águas azuis lindíssima!   

A Praia da Gamboa, fica no vilarejo de mesmo nome. Ela é bastante frequentada por turistas e tem uma infraestrutura bacana, sendo que algumas pessoas preferem até se hospedar lá. Na maré baixa, dá pra ir caminhando até lá a partir do porto de Morro de São Paulo. Se for direto, dá menos de meia hora. Mas no caminho, passa-se por 2 outras praias bem bacanas e que merecem um mergulho. A praia de Porto de Cima é a 1ª logo após o Porto, em seguida, vem praia Ponta da Pedra. A caminhada é linda e super tranquila. Mas quem não quiser caminhar até lá, ou se a maré estiver alta, é só pegar um barquinho, no porto mesmo. 

Infelizmente, não tenho fotos dessas últimas praias. Não estive lá nessa minha última viagem a Morro e perdi grande parte das minhas fotos mais antigas com a morte do meu computador de mesa (é, eu não tinha back up de tudo)! Aff.. Mas garanto que são uma ótima opção pra quer conhecer paisagens diferentes e praias mais tranquilas. 

Enfim, praia em Morro de São Paulo não falta. Tem pra todos os gostos! É só escolher a(s) sua(s) e aproveitar a ilha! 

Mapa das praias de Morro de São Paulo

E além de todas as belas praias de Morro de São Paulo, muito gente opta por conhecer também as praias da ilha vizinha de Boipeba. Existem passeios de bate e volta para Boipeba que saem todos os dias de manhã e voltam no fim do dia. Mas, para conhecer mesmo Boipeba o ideal é passar alguns dias na ilha. Nas 2 primeiras vezes que fui a Morro, fiz esse passeio de 1 dia a Boipeba mas, dessa última vez, resolvi ficar 4 dias lá! Veja, nesses posts, como é a pequena e paradisíaca Ilha de Boipeba


Para saber mais sobre Morro de São Paulo, leia também:
Como chegar a Morro de São Paulo?
Onde ficar em Morro de São Paulo?
RêVivendo Morro de São Paulo


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

5 comentários :

  1. Olá, boa tarde!

    Gostei muito do seu blog e gostaria de saber
    se você quer fazer parceria com o meu. É sobre
    turismo e gastronomia. Se tiver interesse, entre em
    contato comigo no blog: http://viajakate.blogspot.com.br/

    Abraços, Kate.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21.7.14

    OLÁ QUERIDA, GOSTARIA DE SABER DE VC, QUERO IR EM SETEMBRO PARA MORRO DE SÃO PAULO, COM FAMILIA, E UM BEBE, DESEJO FICAR NUM LUGAR LINDO E PARADISÍACO E AO MESMO TEMPO PERTO,PQ TENHO QUE EMPURRAR CARRINHO, CARREGAR MENINO NO COLO. O QUE VC ME SUGERE? E TAMBÉM PARA EMBARCARR COM BEBE, VC ACHA MELHOR VIA TERRA OU MAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Bom, se você vai com criança, acho que o melhor seria ficar em um das praias. Pois, se ficar na vila terá que descer todos os dias pra ir para a praia. Ficando na praia você não precisa necessariamente subir para a vila, pois encontra restaurantes e supermercados lá embaixo mesmo! De uma olhada nesse post que escrevi sobre acomodação: http://www.revivendoviagens.com/2014/03/onde-ficar-em-morro-de-sao-paulo.html
      Morro de São Paulo é uma ilha, então não tem como fugir muito, uma hora ou outra, você terá que ir por mar mesmo!
      Boa viagem!

      Excluir
  3. oi tudo bm estou me programando pra ir dia 22/03 pra morro e voltar dia 02/04 compensça dividir estadia e ficar em boibeba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marailza, tudo bem?
      Bom, parece que você terá 10 dias inteiros, né? Particularmente, acho que vale a pena dividir sua estadia sim. Com esse tempo você consegue conhecer bem as 2 ilhas e com calma!
      Boa viagem!

      Excluir

Comente aqui