4

As praias de Morro de São Paulo

Renata Campos | 20.3.14 |
Praia Morro de Sao Paulo Bahia

👉 POST ATUALIZADO EM JANEIRO/2019


Morro de São Paulo é uma pequena ilha baiana cercada de belas praias por todos os lados. Praias de todos os tipos e pra todos os gostos. Tem aquelas mais agitadas, as mais calminhas e tem até praias quase desertas. Ou seja, agrada a gregos e troianos. Eu adoro Morro de São Paulo, tanto que já visitei a ilha 4 vezes!

Nos posts anteriores eu expliquei como chegaronde se hospedar e o que fazer em Morro de São Paulo. Pois então, nesse post vou falar sobre as praias de Morro de São

As praias principais são nomeadas na sequência que aparecem, à partir da vila. Portanto, temos a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta praias.

PRIMEIRA PRAIA - MORRO DE SÃO PAULO


A Primeira Praia é a mais curtinha de todas e fica meio escondidinha entre as várias casas de veraneio e pousadas que tem por ali. Pra chegar lá é preciso descer uma das escadas entre as casas da rua da prainha que termina já no início da 2ª Praia. Por isso, muita gente acaba passando batido por ela. Portanto, a 1ª Praia acaba sendo mais frequentada apenas por quem está ali hospedado ou por quem já a conhece, e gosta dela, mesmo.

A primeira praia, juntamente, com a segunda são, pra mim, os melhores lugares para se hospedar. Pois são próximos do agito da vila e das praias ao mesmo tempo. Lógico que tudo depende do perfil e do tipo de viagem, e do bolso, de cada um. Maaaaas, quando me perguntam, eu geralmente indico uma dessas 2 praias. Apesar de já ter me hospedado também na terceira praia e na vila e ter gostado das 2 experiências, como já contei nesse post Onde ficar em Morro de São Paulo.


praia com as de veraneio ao fundo

Mas, pra mim, essa é a melhor praia para tomar banho de mar. Ela é a única que dá pra nadar de verdade = entrar de corpo inteiro e andar até não “dar pé” mais. Tô falando de nadar mesmo, de verdade verdadeira!

É, porque nas outras praias, você anda, anda e, geralmente, a água não passa muito da sua cintura. Bom, a 2ª praia, na maré alta, até é um pouco mais fundinha. Mas nas outras, se você quiser molhar a cabeça, vai ter que abaixar!

E outra, a 1ª Praia é a única que tem onda de verdade também! Tanto que ela é a praia frequentada pelos surfistas – se bem que, os surfistas ficam mesmo, mesmo ali na transição entre a 1ª e a 2ª praias! Tudo bem que, vez ou outra até é bom relaxar numa “piscininha”, mas eu gosto mesmo é de praia com onda! rs

A 1ª Praia é a praia dos esportes. É lá que chega a tirolesa próxima ao farol! E é também onde saem os passeios de banana boat e onde chegam as lanchas particulares e os jet skis, tem até uma área reservada pra eles.

Praias de Morro de São Paulo
Reparem no farol e na corda da tirolesa que sai lá de cima e cai no meio da praia. 

Na maré baixa, dá pra ir andando, da 1ª praia até a 2ª, por entre as pedras. Mas, na maré alta, é preciso voltar, subir as escadas e ir caminhando pela rua.

Praias de Morro de São Paulo
Caminho entre a 1ª  e a 2ª praia.

SEGUNDA PRAIA - MORRO DE SÃO PAULO


A Segunda Praia é a praia do agito! É o lugar onde se tem maior oferta de restaurantes, bares, ambulantes e, consequentemente, mais turistas. É lá onde tudo acontece, tanto de dia, quanto à noite. 

Nessa última vez que estive em Morro (janeiro/2019), eu praticamente só fiquei na segunda praia e foi ótimo! Os restaurantes tem música (boa) ao vivo e o clima é bem agradável. Destaque vai para o Funny, que fica no final, já quase na terceira praia. Música de qualidade, atendimento bom, melhor caipiroska da ilha e preço justo! Vale a pena!

Engraçado que na vez anterior (em janeiro de 2014), a minha experiência na segunda praia foi totalmente diferente. Ela estava totalmente tomada por bandos de adolescentes (na maioria estrangeiros, principalmente argentinos) completamente bêbados e dando “show”. Fazendo muita bagunça, com música alta, bebedeira na areia, gritaria e tal.

Os adolescentes continuam lá, mas eles só aparecem no fim do dia, ficam apenas na beira da praia e não colocam mais música alta, pelo menos! 🙏 Tô virando uma tia véia e chata mesmo... não tem jeito! haha 🙈 Até porque, nas 2 primeiras vezes que eu fui pra Morro, eu adoraaava a segunda praia. Mas, também, eram outros tempos.... rs. 

Praias de Morro de São Paulo
2ª praia

A noite, a segunda praia também é uma excelente opção para comer ou beber algo. A maioria dos restaurantes tem música ao vivo e luz de velas. É bem legal! Se você ficar hospedado nas praias, terá opção de nem subir para a vila à noite.

Nas noites de segundas e quintas, acontece o luau na 2ª Praia. A areia é tomada por barraquinhas totalmente enfeitas por uma variedade enorme de frutas diferentes, utilizadas no preparo das bebidas. O som varia de axé, samba, funk e música eletrônica. Frequentada tanto por turistas como por nativos, essa é a festa mais tradicional e a única gratuita de Morro.

Aliás, a segunda praia é uma excelente opção de hospedagem. Foi lá que eu fiquei nessa minha última viagem. Me hospedei na Pousada Brasil Caribe. A localização é muito boa, fica numa ruela logo atrás do restaurante, e também Pousada Sambass (que também parece ser muito boa e tem piscina com vista pra praia). A Brasil Caribe é mais simples, e mais barata, que a Sambass, mas como fica mais afastada da "confusão", acredito que seja mais silenciosa também.


TERCEIRA PRAIA - MORRO DE SÃO PAULO


A Terceira Praia já é bem maior – e bem mais tranquila – que a 1ª e a 2ª praias. Lá existem menos opções de restaurantes, mas muitas opções pousadas. Inclusive, foi onde me hospedei na minha 3ª viagem. Fiquei na excelente pousada Chez Max (como já contei aqui). A vantagem de ficar lá é que o lugar é tranquilo, mas fica ao lado do agito da 2ª Praia.


Mas a praia em si, já não é assim tão legal não. A faixa de areia é bem curtinha e, em alguns lugares, desaparece por completo na maré alta. Até construíram uma passarela de madeira mais elevada pra facilitar o deslocamento por lá. Sem falar que a praia não tem ondas e é rasinha, pra molhar a cabeça, tem que abaixar ou então ir andando, andando até afundar. Pra quem gosta de piscinha é uma ótima opção. 

3ª praia
Praias de Morro de São Paulo
Passarela elevada na 3ª praia.

QUARTA PRAIA - MORRO DE SÃO PAULO


A Quarta Praia é a maior de todas, tem mais ou menos 8 km de extensão. É uma praia bem tranquila e com pouca infra-estrutura. Os bares se concentram apenas na porção inicial e, ao longo da praia, estão localizadas algumas pousadas e hotéis mais luxuosos, como o Patachocas Beach Resort e a Villa dos Corais. Locais procurados especialmente por quem quer paz, tranquilidade e pode gastar mais.


É um bom lugar pra caminhar ou pra ficar relaxando debaixo de um coqueiro e lendo um bom livro ou apenas apreciando a paisagem mesmo. Na maré baixa, as piscinas naturais que se formam ali são as melhores Dá pra ver vários peixinhos apenas com snorkel, ou até mesmo com um óculos de natação.

4ª praia

OUTRAS PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO


Os mais dispostos, se continuarem caminhando pela 4ª Praia, chegarão na Quinta Praia ou Praia do Encanto. Essa é a última e mais isolada praia de Morro de São Paulo. A caminhada dura cerca de 1 hora e o ideal é ir na maré baixa pois é preciso atravessar um mangue, que marca a divisa entre a 4ª e a 5ª praia. Quem não quiser caminhar, dá pra ir de cavalo também.

Ainda existem outras praias depois da Quinta Praia. A última delas é a praia do Pontal que fica bem de frente à Ilha de Boipeba, dá até pra atravessar nadando. Mas, entre elas, a praia mais famosinha é Guarapuá, que fica no vilarejo de mesmo nome.

Nessa minha última viagem foi a 1ª vez que eu vi que existe um passeio exclusivo pra lá. Ele é feito de Land Rover ou Toyota (adaptados pra caber mais pessoas) por dentro da ilha, onde transitam carros (somente os de moradores e que possuem autorização para tal).

Das outras vezes que fui, eu só tinha visto Guarapuá como um dos pontos de parada do passeio de volta à ilha que, inclusive, vai até Boipeba. Nesse passeio, na verdade, a parada é apenas nas piscinas naturais, não na praia em si, que é belíssima por sinal. Talvez por isso, tenham criado esse passeio exclusivo para lá. Aliás, existem atém umas pousadinhas em Guarapuá para quem quiser descansar e passar um(ns) dia(s) lá.

Eu passei Guarapuá quando estava a caminho de Boipeba por terra. A praia é realmente muito bonita, cheia de coqueiros e com uma água clarinha. Nosso motorista, que mora lá na vila, fez uma parada rápida na praia apenas para tirarmos umas fotos. Mas fiquei com vontade de passar um tempo maior por lá.

praias de morro de sao paulo
Praia de Guarapuá

Outras praias que existem em Morro ficam do outro lado das praias, digamos, principais. A Prainha do Forte é uma praia minúscula que fica no final das ruínas do Forte. Na verdade, não chega nem a ser uma praia de verdade mesmo, nem infra estrutura tem. Ela é cheia de pedras, parece mais uma lagoa de águas azuis lindíssima!   

A Praia da Gamboa, fica no vilarejo de mesmo nome. Ela é bastante frequentada por turistas e tem uma infraestrutura bacana, sendo que algumas pessoas preferem até se hospedar lá. Aliás, o número de opções de hospedagem em Gamboa tem crescido cada vez mais. Inclusive, os preços de Gamboa são bem mais camaradas do que os de Morro. Mas já adianto, se resolver se hospedar em Gamboa, curta por ali mesmo. Até dá pra ir pra Morro durante o dia e tal, mas à noite é mais complicado.


Na maré baixa, dá pra ir caminhando até  Gamboa a partir do porto de Morro de São Paulo.. ou vice-versa. Se for direto, dá menos de meia hora. Mas no caminho, passa-se por 2 outras praias bem bacanas e que merecem um mergulho. A praia de Porto de Cima é a 1ª logo após o Porto, em seguida, vem a praia Ponta da Pedra. A caminhada é linda e super tranquila. Mas caso não queira/possa caminhar até lá, ou se a maré estiver alta, é só pegar um barquinho, no porto mesmo. 

Infelizmente, não tenho fotos dessas últimas praias. Não as visitei nas duas últimas viagens e perdi grande parte das minhas fotos mais antigas com a morte do meu computador (é, eu não tinha backup de tudo)! Aff.. Mas garanto que são uma ótima opção pra quer conhecer paisagens diferentes e praias mais tranquilas. 


Enfim, praia em Morro de São Paulo não falta. Tem pra todos os gostos! É só escolher a(s) sua(s) e aproveitar a ilha! No mapa abaixo, vocês podem visualizar a localização das principais praias da ilha. 

Mapa das praias de Morro de São Paulo

ILHA DE BOIPEBA 


E além de todas as belas praias de Morro de São Paulo, muito gente opta por conhecer também as praias da ilha vizinha de Boipeba. Existem passeios de bate e volta para Boipeba que saem todos os dias de manhã e voltam no fim do dia. Mas, para conhecer mesmo Boipeba o ideal é passar alguns dias na ilha. Nas 2 primeiras vezes que fui a Morro, fiz esse passeio de 1 dia a Boipeba mas das 2 últimas vezes eu fiquei 4 e 3 dias, respectivamente, em Boipeba. O que eu super recomendo!

Veja, nesses posts, como é a pequena e paradisíaca Ilha de Boipeba

O que fazer em boipeba



Confira todos os posts sobre Morro de São PauloRêVivendo Morro de São Paulo


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

4 comentários :

  1. Anônimo21.7.14

    OLÁ QUERIDA, GOSTARIA DE SABER DE VC, QUERO IR EM SETEMBRO PARA MORRO DE SÃO PAULO, COM FAMILIA, E UM BEBE, DESEJO FICAR NUM LUGAR LINDO E PARADISÍACO E AO MESMO TEMPO PERTO,PQ TENHO QUE EMPURRAR CARRINHO, CARREGAR MENINO NO COLO. O QUE VC ME SUGERE? E TAMBÉM PARA EMBARCARR COM BEBE, VC ACHA MELHOR VIA TERRA OU MAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Bom, se você vai com criança, acho que o melhor seria ficar em um das praias. Pois, se ficar na vila terá que descer todos os dias pra ir para a praia. Ficando na praia você não precisa necessariamente subir para a vila, pois encontra restaurantes e supermercados lá embaixo mesmo! De uma olhada nesse post que escrevi sobre acomodação: http://www.revivendoviagens.com/2014/03/onde-ficar-em-morro-de-sao-paulo.html
      Morro de São Paulo é uma ilha, então não tem como fugir muito, uma hora ou outra, você terá que ir por mar mesmo!
      Boa viagem!

      Excluir
  2. oi tudo bm estou me programando pra ir dia 22/03 pra morro e voltar dia 02/04 compensça dividir estadia e ficar em boibeba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marailza, tudo bem?
      Bom, parece que você terá 10 dias inteiros, né? Particularmente, acho que vale a pena dividir sua estadia sim. Com esse tempo você consegue conhecer bem as 2 ilhas e com calma!
      Boa viagem!

      Excluir

Comente aqui