3

Onde ficar em Morro de São Paulo

Renata Campos | 6.3.14 |

Morro de São Paulo é uma ilha baiana bem pequena e onde, graças a Deus, não entra carro! Portanto, tudo é feito à pé mesmo! Dessa forma, tudo acaba sendo mais ou menos perto mas, não é por isso que você irá descuidar da localização da sua pousada, hotel, hostel, casa, whatever.

Como o nome já sugere, Morro de São Paulo está situada, literalmente, em um morro. Ou seja, vá preparado pra subir e descer ladeira todos os dias. A vila está fica no topo do morro e as praias, obviamente, na parte de baixo.

Na primeira vez que eu estive em Morro de São Paulo, lá em 2003, a grande maioria das pousadas, restaurantes e tudo mais ficava na vila. Mas, de lá pra cá, a oferta de serviços nas praias tem aumentado ano após ano.

ONDE FICAR EM MORRO DE SÃO PAULO: VILA X PRAIAS


Eu já viajei três vezes pra Morro. Nas duas primeiras fiquei hospedada na vila, mas dessa última vez fiquei na terceira praia. E, sinceramente? Não sei dizer qual é o melhor! Haha É que foram 3 viagens bem diferentes!! Acredito que a localização vai depender bastante do seu objetivo na ilha: baladas, esportes, descanso, lua-de-mel etc. 

Por exemplo, na minha primeira viagem à Morro, há quase 15 anos, eu e mais 9 amigos alugamos uma casa na vila. Na época, a oferta de hospedagem nas praias era pouquíssima e caríssima. Se tiver também em turma grande, alugar uma casa é uma excelente maneira de economizar. Além de interagir com a galera, fazer uns "esquentas" antes das baladas, etc e tal. Algumas opções de casas e apartamentos na vila seriam: Casa do BidãoCasa Laranja, Casa no MorroCasa Jambo Rosa, Casa com Deck.

Na 2a vez, em 2009, também fiquei na vila mas viajei apenas com 2 amigas e ficamos numa pousada, a Pousada PassArte. Nosso objetivo era curtição mesmo, saíamos todas as noites e dormíamos até tarde no dia seguinte. Assim, foi mais vantajoso ficar na vila pois é onde a noite acontece, então ficamos mais próximas das baladas. Na hora de ir embora bêbadas, isso faz toda diferença. 

E agora nessa 3a vez, viajei só com uma amiga em outra vibe e ficamos na pousada Chez Max, na 3ª praia. Dessa vez a ideia já era mais curtir a praia mesmo. Então, ficar hospedada na praia era mais rápido e fácil nos deslocarmos entre as 4 praias da ilha. Não fomos pra balada dessa vez. Nossas saídas eram apenas pra jantar e no máximo dávamos uma esticada tomando uma caipiroska em algum lugar.  

Portanto, cada caso é um caso! E se você souber mais ou menos o quer, fica mais fácil escolher o melhor lugar pra se hospedar. No mapa abaixo, destaquei os principais lugares de Morro, acho que assim fica mais fácil pra você se situar. Nesse post aqui eu falo sobre todas as praias da ilha e nesse outro, sobre a ilha em geral. 

Mapa de Morro de São Paulo

COMO CHEGAR EM MORRO DE SÃO PAULO


Pra começar, todo mundo que chega em Morro, chega pelo porto que, obviamente fica na parte baixa da ilha (leia também: Como chegar em Morro de São Paulo). Portanto, de cara, já tem que encarar um morro pra subir. Vocês já podem imaginar que essa não é tarefa das mais simples pra quem está com mala pesa, né? Mas calma, há "taxistas" que levam sua mala num carrinho de mão. O preço? Bem, o preço é dado pela cara e jeitão do turista, mas pode ser negociado dependendo da sua lábia! hehe 

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NA VILA DE MORRO DE SÃO PAULO


No final da subida, você vai dar de cara com a Praça Aureliano Lima, que é rodeada de restaurantes e onde acontece uma feirinha de artesanato todas as noites.

Um pouco mais atrás, à esquerda, fica a Rua Caminho do Farol, uma subidona que dá acesso ao farol e à tirolesa, de onde se tem uma vista linda das praias. É lá também, bem no comecinho da rua, que fica a Toca do Morcego onde, todas as tardes tem um happy hour que eu adoro e tem uma belíssima vista do pôr-do-sol (saiba mais nesse post) . Outra opção bacana pra assistir ao pôr do sol e também pra se hospedar é o Hotel Portaló, que fica um pouco antes da Toca do Morcego. Ali próximo, a Pousada Natureza e a Pousada Passárgada também têm vistas lindas do mar e do pôr do sol. 

Já do lado direito da praça, cruzando o portal ao lado do casarão, está a Rua da Fonte Grande e, um pouco mais adiante, a Rua da Biquinha. Essas 2 ruas e as ruelas do entorno delas são ótimos locais pra você se hospedar na vila. Boas opções por ali seriam a Pousada Gongo, Pousada Caravelas e super gracinha Pousada Aquarela.

Como eu comentei, na minha 2a vez na ilha eu fiquei na Pousada PassArte, que fica no começo da Rua da Biquinha quase na praça Aureliano Lima. No entorno da praça se encontram a Pousada Tia Glória, a Pousada Morro Bello e a Pousada Casarão situada num casarão lindão do século XVII, além dos hotels The Hostel Morro e o Ninho da Coruja. Mas os hostels mas famosinhos da ilha são o Che Lagarto, o Piratas do Morro e o Escorregue no Reggae, que também funciona como pousada. Eu até tentei ficar lá em uma das vezes que fui, mas não tinha mas vaga. Agora, se quiser tentar uma pegada mais ecológico, o Universo Pol Bamboo Hostel tem uma proposta bem interessante, no meio do mato. 

Outra opção seria se hospedar na Rua Caminho da Praia que, como o nome já sugere, é a rua que desce desde a Praça Aureliano Lima até a primeira praia. Nesse caso, a Pousada Natal e a Pousada Estevão são opções simples, mas bacanas. Querendo algo mas charmoso, a Charme Pousada Boutique e Spa e a Casa Celestino Residence são excelentes opções! Já as Casinhas do Morro são pequeninhas mas uma graça. A vantagem dessa rua é que ela fica no meio do caminho entre as praias e a vila. Mas, não sei. Eu sempre tive a impressão de que por ser uma rua muito movimentada, eu imagino que o barulho talvez possa atrapalhar o sono tanto de quem pretende dormir cedo, como de quem pretende dormir até tarde no dia seguinte.

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NAS PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO


Caso você prefira ficar hospedado nas praias, tenha em mente que nem todas as pousadas são realmente pé na areia, apesar de serem de frente pro mar. É que já vi uma galera reclamando e se decepcionando com isso.

primeira praia é curtinha e tomada por casas de temporada, como a Villa Casa da Sogra e algumas pousadas como a Pousada Morena, a Pousada Manaia, a Pousada Bahia Bacana e a Pousada Ilha do Sol.

A Rua da Prainha, que começa no fim da Rua Caminho da Praia e é paralela à primeira praia tem opções excelentes como os Flats Morro de São Paulo, a Pousada Nativo, a Pousada Ilha da Saudade e a Pousada Farol do Morro, uma das mais antigas da ilha.

A segunda praia é a mais agitada de todas, quem quer agito é uma boa pedida ficar lá. Se bem que existem pousadas mais chiquezinhas, como a Pousada Sambass e a Pousada da Torre que parecem ser super tranquilas. Já a Pousada Stand Up e a Pousada do Freddy (que na verdade são apartamentos) tem a mesma localização e são mais em conta.

Já a terceira praia é bem mais calma que sua vizinha, portanto é uma boa opção tanto pra quem gosta de agito da segunda praia, mas também preza por tranquilidade! Como eu já disse antes, nessa minha última viagem, eu fiquei na terceira praia, na pousada Chez Max que fica mais ou menos onde está a seta branca naquele mapa ali de cima. Ao lado dela fica a linda Pousada Minha Louca Paixão que tem uma piscina mara de frente pro mar. Um pouco mais à frente, a Pousada Bahia Tambor também tem uma piscina linda de borda infinita. Já a vizinha Pousada Pénareia é bem mais simples, mas tem uma vista bacana da praia. Já no final da terceira praia, quase chegando na quarta praia, as lindas Villa das PedrasVila Guaiamu e a Pousada Fazenda Caeira são opções para quem quer mais tranquilidade.

E, por fim, a quarta praia é pra quem realmente quer curtir só praia e ficar mais isolado do agito das outras praias e do centro da vila, já que é a praia mais afastada de todas. Nesse caso, o Eco Resort Patachocas e o Hotel Porto do Zimbo são boas opções. Agora, pra ficar realmente afastado do centrinho de Morro, curtindo o hotel e a praia em frente, as melhores opções são o Hotel Karapitangui, o Hotel Anima e principalmente o lindo Vila dos Orixás Boutique Hotel.

Para entender melhor a dinâmica das praias na ilha, leia o post As praias de Morro de São Paulo

DICA DE HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO


Bom, mas vou falar um pouquinho da pousada que eu fiquei nessa minha última ida. A Chez Max foi um dos melhores custos x benefícios que encontrei na época (janeiro de 2014). Achei o lugar bem ajeitadinho e o atendimento é excelente, os donos tomam conta de tudo pessoalmente. Gostei bastante! 

Pousada Chez Max, na terceira praia.

Eu e uma amiga ficamos em um bangalô bem bonitinho, com uma cama de casal e uma de solteiro, frigobar e uma varanda com rede. O quarto é espaçoso, as camas são confortáveis e o banheiro também é bom. Os bangalôs são separados uns dos outros por caminhos cercados de jardins floridos, uma graça. A noite de sono tranquilo é garantida! Na pousada existem também alguns quartos "comuns". E os do segundo andar têm vista pro mar.

Morro de São Paulo
Quarto e bangalô da Pousada Chez Max
Morro de São Paulo
Bangalô duplo
Banheiro
O café da manhã é maravilhoso!! São várias opções de pães, bolos, salgados, doces e tudo é uma delícia! Dá pra ficar hoooras ali provando de um tudo e apreciando o mar e o vai e vem das pessoas. 

Café da manhã delícia!

No mesmo lugar onde é servido o café da manhã, funciona um restaurante durante o dia e a noite. O restaurante, apesar de ter o mesmo nome, não faz parte da pousada. Os donos são italianos e a comida é excelente. Toda noite rola uma musiquinha ao vivo, que geralmente é MPB, e o restaurante lota de gente em busca de uma boa massa italiana (mas tem outras opções também) e de uns bons drinks (eu amei a caipiroska de manga deles). Falando nisso, toda tarde rola um happy hour lá também. Até as 8hs da noite, você pede um drink ganha outro e ainda um petisco, tudo isso por R$15,00 (em janeiro de 2014). Sensacional! 

Restaurante Chez Max ótima opção para provar uma massa italiana delícia!
Happy Hour com dose dupla na Chez Max

Bom, agora acho que já deu pra conhecer um pouquinho mais de Morro de São Paulo e, assim, optar pelo melhor lugar pra se hospedar. Se gostou das dicas e de alguma das pousadas aqui mencionadas, não deixe de fazer a reserva por algum dos links diretos aqui do blog ou no banner abaixo. Você não vai pagar absolutamente nada a mais por isso, mas sua reserva gera uma comissão que ajuda o blog a se manter! 😊

Booking.com


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Onde ficar em Morro de São Paulo. Bahia.


Para saber mais sobre Morro de São Paulo, leia também:
Como chegar a Morro de São Paulo?
As praias de Morro de São Paulo
RêVivendo Morro de São Paulo


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

3 comentários :

  1. Ah! Eu amo Morro de são Paulo!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola ! Sou de São Paulo e estava atrás de informações sobre Morro de São Paulo para saber o melhor lugar para ficar e ter uma experiência melhor de tudo que a ilha oferece. Suas dicas foram ótimas para me localizar e saber onde estão os melhores passeios. Obrigado e boas viagens ! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Caio!
      E obrigada pela retorno!
      Boa viagem! Aproveite muito Morro! :)

      Excluir

Comente aqui