4

RêVivendo Morro de São Paulo - Bahia.

Renata Campos | 5.4.14 |

👉 POST ATUALIZADO EM FEVEREIRO DE 2019

Já falei outras vezes aqui que eu AMO a Bahia, né? Tanto que, vira e mexe, lá estou eu de novo viajando pra terrinha. Já fui 4 vezes pra Morro de São Paulo e, não, não me cansei, ainda pretendo voltar quando possível. 

A ilha é um lugar democrático, que tem potencial para agradar a todos, quem procura diversão ou descanso. É bem verdade que, na alta estação, os jovens/adolescentes tomam conta do lugar em busca de diversão. Mas é possível encontrar pessoas de todas as idades e com todo tipo de interesses também. 

Nas minhas quatro idas a Morro, aproveitei a ilha de maneiras totalmente diferentes. Na primeira vez, no réveillon de 2003/2004, fui com uma turma de 8 pessoas. Como ninguém conhecia o lugar, nos dedicamos principalmente a explorar a ilha e seu entorno, fizemos todos os passeios possíveis e conhecemos todos os lugares e todas as praias. E ainda curtimos muito a noite na vila também. 

Na segunda vez, em 2009, fui com 2 amigas no esquema de balada até de manhã, dormir até a hora do almoço e curtir praia até o sol se por. Na terceira vez, em 2014, viajei apenas com uma amiga num esquema bem diferente, de curtir o dia mesmo. Nossa noite se resumia apenas aos barzinhos da praia e da vila mesmo. Na hora que a balada estava começando, lá pela 1h ou 2hs da manhã, a gente já estava indo embora. E agora, em janeiro de 2019, viajei com 5 amigos num esquema meio parecido com a última vez. 

Deu pra perceber então que dá pra aproveitar Morro de São Paulo de maneiras bem diferentes, né? 

Bora Rêviver Morro de São Paulo então?

COMO CHEGAR EM MORRO DE SÃO PAULO


Pra isso, a primeira coisa que você tem definir é como vai chegar lá! A ilha fica próxima a Salvador e dá pra ir de pelo ar, pelo mar ou semi terrestre. Nesse post eu expliquei direitinho cada uma dessas opções, dá só uma olhada: Como chegar em Morro de São Paulo?

Caso você ainda não saiba, não existem carros em Morro de São Paulo. Você terá que fazer tudo a pé mesmo. Deixe a preguiça pra lá e não se preocupe, a ilha é pequena e tudo é relativamente perto! Só que, como o nome já diz, a vila fica em cima de um morro. Prepare-se então pra malhar as panturrilhas.. rs

A não ser que você vá de avião (que desce na 3ª praia), você chegará no Porto. Então, logo de cara, você terá que subir um morro do Porto até a vila. E, caso esteja hospedado em alguma das praias, terá que descer outro morro até lá também. Tudo isso carregando uma mala ou mochila.

Mas quem não tiver disposição, força ou ânimo pra isso, dá pra contratar um táxi! Logicamente não é um táxi de carro, mas sim de carrinho de mão!! E eles tem até placa!! rs

Táxi em Morro de São Paulo é assim

Então, se quiser ajuda pra levar sua mala até sua pousada/hotel/hostel/casa, contrate um desses táxis. É tudo bem organizado e todos os "taxistas" fazem parte de uma associação e estão devidamente uniformizados e identificados com um crachá. O preço da "corrida" é dado pelo número de malas, peça distância da pousada e pelo seu poder de negociação. 

TAXA DE ENTRADA


Mas antes de tudo isso, pra entrar na ilha, você terá que pagar uma taxa de R$15,00 (valores de janeiro de 2019). Essa taxa tem o objetivo "de assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas de Morro de São Paulo, pois o balneário está localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA)".

A taxa é única e independe do número de dias que você ficará lá! Só não esqueça de guardar o papel, caso você faça algum passeio fora da ilha, terá que apresentá-lo quando voltar para não ter que pagar um nova entrada.

Taxa de entrada em Morro de São Paulo

Pra pagar a taxa, assim que você desembarcar e passar pelo primeiro portal (foto abaixo), logo à esquerda, você encontrará o SAT - Serviço de Atendimento ao Turista. Lá você também pode ter informações sobre Morro, num pequeno centro de visitantes que tem ao lado e também adquirir um mapa da ilha.

Essa foto foi tirada em 2014. Hoje em dia a estrutura está bem diferente e maior.

A VILA DE MORRO DE SÃO PAULO


Como o nome já sugere, Morro de São Paulo fica literalmente em um morro. Como eu comentei anteriormente, logo após a chegada, você terá que subir um morro que nem é grande, apesar de ser inclinado, até a vila, onde ficam vários restaurantes e pousadas. Depois de passar pelo segundo portal, você chegará na praça Aureliano Lima, a principal da vila. A praça é o ponto central da ilha, de lá você desce para as praias, sobe para o farol e também vai para os outros bairros da vila. 

Além de saber que não existem carros na ilha (na verdade, até existem mas eles não podem circular na parte turística e é preciso uma autorização para entrar de carro lá. Ou seja, não é uma opção para turistas), uma outra coisa que é importante saber é que em Morro de São Paulo não existe bancos. Mas há caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco e também uma lotérica onde é possível sacar dinheiro da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. 

De toda forma, não é bom confiar muito, pois os caixas costumam ficar sem dinheiro na alta temporada, principalmente nos finais de semana. Mas isso também não chega a ser tão preocupante, já que a maioria dos lugares aceita cartão.

A cada ano que eu vou, eu me surpreendo em como a ilha vem crescendo. Isso em termos de construções, né? Pois não tem muito pra onde crescer. Mas, cada vez mais, estão surgindo opções de hospedagem, bares e restaurantes nas praias. Até porque, a vila em si, não tem muito como expandir.

No mapa abaixo dá pra você ter uma ideia de como é Morro de São Paulo.

Mapa de Morro de São Paulo

ONDE FICAR EM MORRO DE SÃO PAULO


Essa é uma pergunta que sempre me fazem. E, sinceramente, tenho dificuldade em responder. Pois não existe um lugar melhor que o outro, mas sim, um lugar que vai de acordo com o perfil de cada um.

Eu, particularmente, prefiro me hospedar na primeira ou segunda praias, pois acho que são mais centrais. Ficam tanto próximas à vila, quanto as praias mesmo. Mas já fiquei hospedada em outros lugares também.

Muita gente prefere ficar na vila e só descer o morro na hora de ir pra praia mesmo. Até uns anos atrás, essa era uma ótima opção pra quem não curte muito caminhar. Mas, de uns tempos pra cá, os bares da segunda praia estão ficando cada vez mais movimentados, tirando até muito do público noturno da vila.

E há quem prefira ficar em uma praia um pouco mais afastada, tipo a terceira praia e, principalmente, a quarta praia pra curtir um sossego e relaxar!

No post Onde ficar em Morro de São Paulo? eu dou várias dicas de hospedagem, falo dos prós e contras de ficar em cada local e ainda opções de locais de acordo com o seu estilo e o seu bolso.



O QUE FAZER EM MORRO DE SÃO PAULO


PRAIAS


Como estamos em uma ilha, logicamente as praias são a principal atração do lugar. E as praias de Morro de São Paulo são lindas, têm um azul esverdeado maravilhoso! Existem desde praias agitadíssimas, até aquelas praticamente desertas. As praias principais de Morro são denominadas por números à medida que aparecem a partir da vila, portanto temos a primeira, segunda, terceira e quarta praias. Existem ainda outras praias menos frequentadas, mas também lindíssimas!

No post As praias de Morro de São Paulo, eu falo detalhadamente de cada uma delas. Dá uma olhada lá e escolha a(s) sua(s) predileta(s).

Além das praias centrais da ilha existem também algumas opções de passeio para praias mais afastadas como Gamboa ou Guarapuá. Mas o passeio mais tradicional é o de volta à ilha, que vai até Boipeba. Se você tem pouco tempo disponível, ele até pode ser uma opção. Mas, eu sugiro que você separe alguns dias para curtir Boipeba por conta própria. A ilha é incrível e vale a pena muito ser conhecida com mais tempo. 


TIROLESA


Uma opção além das praias é a tirolesa, programa para quem curte algo um pouco mais radical! Na verdade, a tirolesa não deixa de estar relacionada às praias também, já que o final dela é na primeira praia. Considerada a maior do Brasil, que termina na água, ela começa próximo ao famoso Farol, um dos símbolos da ilha e que pode ser visto de quase qualquer lugar. 

Pra quem gosta de adrenalina é uma ótima e inesquecível experiência! Ao contrário do que aparenta, a descida é super tranquila! Dá um medinho só na hora de sair mesmo, mas depois é muito de boa. Vale a pena demais!!E mesmo pros menos corajosos, vale a pena subir até a tirolesa nem que seja pra apreciar a vista lá de cima, que é lindíssima!

Tem post exclusivo sobre a tirolesa com todas as informações, aqui: A Tirolesa de Morro de São Paulo.


Vista da tirolesa
Vista do alto da tirolesa com todas as praias da ilha
Foto de 2009
Tirolesa vista da 1a praia.


PÔR DO SOL


O pôr do sol em Morro de São Paulo é um verdadeiro acontecimento!! Como ele não pode ser visto das praias principais, as pessoas acabam se deslocando para outros pontos da ilha, para apreciar esse momento único. 

No post Onde assistir ao pôr do sol em Morro de São Paulo eu dou dica de vários lugares bacanas na ilha para assistir a um pôr do sol especial. Confere lá e se programe direitinho para ter experiências diferentes. 

Mas já adianto aqui eu o meu lugar predileto para assistir ao pôr do sol em Morro de São Paulo é a Toca do Morcego. Infelizmente, é também o único lugar onde se paga entrada. Mas garanto que vale muitíssimo a pena! O lugar é tão incrível que eu nem imagino uma ida a Morro sem a Toca do Morcego. Gosto tanto de lá que rolou até um post exclusivo sobre o lugar. Confira: Pôr do Sol na Toca do Morcego.

pôr do sol na toca do morcego morro de são paulo
O pôr do sol na Toca do Morcego (2009)


VIDA NOTURNA


Morro de São Paulo é bem conhecida pela vida noturna agitada. Se você é fã de baladas, esse é o lugar! Como a ilha é pequena, pra não dispersar muito as pessoas rola um combinado entre os bares e as baladas em cada local tem dia certo pra acontecer. 

Funciona mais ou menos assim: sexta-feira a festa é na Toca do Morcego. Na alta temporada, também costuma rolar festa aos domingos, seja no bar mesmo ou em algum outro local. Na última vez que eu fui, rolou uma pool party organizada pela Toca, em um hotel na Quarta Praia. 

Aqui vale um adendo: a Toca abre todos os dias à tarde para o pôr do sol (o melhor da ilha, diga-se de passagem. Confira aqui), mas balada meeesmo só sexta e domingo e algum outro evento especial. 

Sábado é dia da boate Pulsar, que fica no caminho do forte. A festa dura até de manhã e quem ficar até o fim será presenteado com uma vista liiiinda do amanhecer. Vale muito a pena aguentar firme! rs. 

Recentemente, a barra de praia Funny, que também é uma pousada (confira aqui) e fica no final da segunda praia, começou a fazer festas aos sábados. A barraca funciona todos os dias de dia e à noite com música ao vivo e tal (e tem a melhor capiroska de toda a ilha, vai por mim rs). Mas, aos sábados, depois de meia noite, o lugar se transforma. Eles fecham toda a barraca com tapumes de madeira, cobram ingresso e o lugar ferve! 

Quarta-feira rola o Teatro no Morro. O teatro em si (que pode ser teatro mesmo ou dança, capoeira, música, etc) começa por volta das 9h da noite. Aí, depois, rola música eletrônica com dj. O teatro fica no bairro Mangaba, pra chegar lá a partir da vila é preciso subir exatos 188 degraus! Por isso, muita gente acaba desistindo de ir, mas a festa é muito legal e vale a pena!

E por fim, nas segundas e quintas, rola a festa mais tradicional da ilha, o Luau na segunda praia. Essa é a única festa gratuita da ilha. Bom, mas não vá esperando um luau nos moldes tradicionais rs. A festa nada mais é do que várias barraquinhas de caipifrutas reunidas em volta de um palco ou de caixas de som que vai do axé à música eletrônica.

Essas são as principais e mais tradicionais baladas de Morro de São Paulo. Mas, toda temporada, sempre aparecem novas festas e eventos especiais além desses. É sempre bom ficar de olho. Mas, não se preocupe, porque a divulgação é feita todos os dias nas praias e na vila, não tem como ficar de fora.

Agora, se você não curte baladas, não se preocupe pois também poderá aproveitar a noite de Morro numa boa. As festas costumam começar tarde, depois de meia noite, uma hora da manhã. Mas além das baladas, existem vários bares e restaurantes, tanto na vila, quanto na segunda praia, para curtir a ilha de forma mais tranquila. Opções não faltam!


👉 Confira todos os posts sobre Morro de São Paulo: RêVivendo Morro de São Paulo


Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas de Morro de São Paulo lá! 
É só procurar pela hashtag #RêVivendoMorroSP



👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

O que fazer em Morro de São Paulo. Bahia



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

4 comentários :

  1. também estive lá em janeiro , realmente morro é apaixonante , assim que der estarei lá novamente ,
    super curti seu blog.
    beijos
    kely
    http://viveremtribo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu fui pra morro tem um mês e achei muito incrível! suas dicas são ótimas! eu inclusive escrevi um post sobre http://episodiosdehoje.com/ferias-em-morro-de-sao-paulo/

    ResponderExcluir
  3. Eu fui pra morro tem um mês e achei muito incrível! suas dicas são ótimas! eu inclusive escrevi um post sobre http://episodiosdehoje.com/ferias-em-morro-de-sao-paulo/

    ResponderExcluir
  4. MORRO DE SÃO PAULO

    A Bahia é muito linda,
    Não cansa de surpreender.
    Cada canto tem seu encanto
    Com algo interessante pra ver.

    O Recôncavo guarda tesouros
    Do período colonial.
    Tem manifestações culturais
    E valioso tesouro natural.

    O paraíso fica na Bahia
    E, por ele, eu me enjaulo.
    O mar confunde com o céu
    No belo Morro de São Paulo.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    ResponderExcluir

Comente aqui