10

Visitando a Estátua da Liberdade (de graça)!

Renata Campos | 15.5.14 |
Nova York

A Estátua da Liberdade é um dos maiores símbolos de Nova York e, consequentemente, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Mas, ao contrário de outros tantos pontos turísticos da cidade, não dá pra você chegar lá simplesmente andando. Acho que não é novidade pra ninguém que a estátua fica numa ilhota bem no meio do Rio Hudson. É aí que mora o problema. Pra chegar lá, só de barco! 
Lógico que, como todos que vão a Nova York, eu queria ver a estátua. Mas não estava nem um pouco a fim de perder um tempão enfrentando uma fila gigantesca só para embarcar. E, muito menos, de ficar me acotovelando com outros milhares de turistas ao pés da estátua em busca de uma foto bacana. Aí descobri que haviam outras opções para ver Lady Liberty (relativamente) de perto. 

Uma maneira muito interessante é fazer um passeio de barco que dá a volta inteira na ilha de Manhattan. Na primeira vez que fui à Nova York eu fiz esse passeio e contei nesse post Dando a volta na ilha de Manhattan. O legal é que, além da estátua em si, você verá várias outras coisas bacanas da cidade e saberá um pouco mais da história delas. E, se for no fim do dia como eu fui, ainda será agraciado com um belíssimo por do sol!


Outra alternativa bacana é o ferry boat que vai para Staten Island e passa pertinho da estátua. E o melhor de tudo é que o ferry é totalmente GRÁTIS. Isso mesmo!! É possível ver a estátua da Liberdade sem pagar nada por isso, sem fila, sem confusão e sem multidão! Bom demais, não é? Pois bem, na minha segunda viagem à Nova York, resolvi ver como é que funcionava isso. E o que eu posso dizer? Mais simples impossível! 

Pra começar, Staten Island é um dos 5 "distritos" da cidade de Nova York (os outros 4 são: Brooklyn, Bronx, Queens e, claro, Manhattan). Staten Island, aliás, é o distrito mais distante de Manhattan, como vocês podem ver no mapa abaixo.

Nova York
Mapa dos 5 boroughs (os distritos) de Nova York

O  Staten Island Ferry transporta, há anos, pessoas que moram em Staten Island até Manhattan, e vice-versa. Mas, além disso, é também usado por turistas que transitam de um lugar ao outro para conhecer seus atrativos, ou apenas para ver a estátua da liberdade mais de perto. Estima-se que o ferry faça o transporte de 20 milhões de pessoas por ano. Nada mal, hein?

A embarcação sai do Whitehall Terminal em Manhatan e, com cerca de 25 minutos, chega no St. George Terminal de Staten Island  O Whitehall Terminal fica em Lower Manhattan, no extremo sul da ilha, ao lado do Battery Park e próximo a Wall Street. Para chegar lá é só pegar os metrôs da linha 1 (e desembarcar na estação South Ferry) ou da linha R (e desembarcar na estação Wthitehall St). Na verdade, vai dar tudo no mesmo lugar. Assim que você sair da estação já vai dar de cara com uma placa enorme: Staten Island Ferry. É só entrar e seguir as placas, pegar a fila e embarcar. Pronto!

Nova York
O trajeto do ferry entre o Whitehall Terminal em Manhattan e o St George Terminal em Staten Island
O metrô que fica bem em frente ao terminal
Nova York
Entrada do Staten Island Ferry em Manhattan
Nova york
A fila para entrar no ferry, em Manhattan

Quando eu cheguei, nem precisei esperar nada, as pessoas já estavam embarcando. Apesar da fila ser relativamente longa, o ferry é enorme. Então, não se preocupe, vai caber todo mundo e ainda vai sobrar espaço. Bom, talvez nos horários de pico, a coisa seja mais complicada, mas há mais horários também. Para maiores informações, inclusive para saber os horários, acesse o site oficial.

Quando entrar no ferry, tente ficar do lado direito - e no esquerdo, na volta. Assim você poderá apreciar Lady Liberty, sentadinho no banco (isso se as pessoas não se amontoarem na sua frente, quando o ferry se aproximar da estátua). A parte de dentro, assim como o lado esquerdo do ferry, costumam ficar mais vazios e são frequentados mais por quem mora lá e já deve ter cansado de ver a estátua, né? Já os turistas ficam todos do lado direito com suas câmeras a postos.

O lado direito do ferry é o mais disputado. Quem chega primeiro já garante os melhores lugares. 
A parte de dentro do ferry fica bem mais vazia. Dentro também existe uma lanchonete, caso bata aquela fome. 

A viagem dura menos de meia hora, então aproveite também para observar e fotografar o skyline de Manhattan com seus arranha-céus e suas pontes.



Chegando em Staten Island, você pode aproveitar pra conhecer um pouco do lugar ou então dar meia volta e pegar o próximo ferry. Eu tinha até me programado para dar uma volta em Staten Island, mas me atrapalhei com os horários e, quando peguei o ferry, já era muito tarde e eu estava muito cansada! Pelo menos, fui agraciada com um pôr do sol bacana na volta! 


Nova York
St George Terminal em Staten Island
Nova York
Pôr do sol no Rio Hudson

Outra grande vantagem desse passeio é a excelente chance de você descansar do batidão de Nova York. Nada mal ficar sentado quase uma hora, considerando ida e volta, só observando as paisagens...

Quer dizer, na hora que o ferry se aproxima da Estátua da Liberdade, não tem jeito, todo mundo se levanta para vê-la melhor e tirar fotos. O ferry passa relativamente perto da estátua. Nas fotos, ela aparenta até estar mais longe do que realmente vemos. Mas nada que um bom zoom não resolva.

Nova York
O ferry vai se aproximando da estátua e todo mundo vai pras janelas com as câmeras e celulares a postos. 
Estátua da Liberdade
O ferry passando próximo à Estátua da Liberdade
Nova York
Vários cliques da Estátua da Liberdade com e sem o zoom da câmera
Nova York
Não há como negar, ela é lindona, não é? 


Saiba mais sobre Nova York. Leia também:

Guia Prático de Nova York
Uma declaração de amor à Nova York!

👍
Gostou do conteúdo e quer salválo pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Estátua da Liberdade Nova York


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!





✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

10 comentários :

  1. Anônimo12.1.15

    muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Dica: quando fizer o passeio, mesmo em época de calor, leve um casaquinho! O vento é gelado!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8.4.16

    Olá!
    Você sabe se eu consigo ir dessa estação próximo da Estátua da Liberdade até o Six Flags de trem ou metrô?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tdo bem?
      O Six Flags fica em Nova Jersey, não existe metrô que vá até lá! Mas é possível chegar de ônibus. Dá uma lida nesse post aqui: http://www.revivendoviagens.com/2014/05/six-flags-great-adventure.html
      Boa viagem!

      Excluir
  4. Oi, Renata! Bacana este post. Já estivemos na estátua há muitos anos, subindo até a cabeça. Depois voltamos a NYC sem vontade de ir a estátua... Mas agora com este programa grátis, vamos testar em nossa próxima viagem, para comentar para os leitores do nosso blog. Parabéns pelo site! Muito legal! Bjs, Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal!
      Eu acabei visitando a estátua na última vez que estive lá, só não cheguei a subir! Mas curti bastante! O bom é que Nova York tem várias opções pra fazer e dá pra ir muitas vezes sem repetir o roteiro, né? Adoro!

      Excluir
  5. Oi Renata. Suas dicas foram demais. Tudo ainda está como descrito. Parabéns pelo texto, bem explicativo e simpático. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, que ótimo!
      Fico muito feliz em saber! Obrigada pela retorno! :)

      Excluir
  6. Renato Vargas21.11.18

    Parabéns pelo post. Vc é ótima!

    ResponderExcluir

Comente aqui