6

A Praia do Rosa no Inverno

Renata Campos | 30.7.14 |


Como eu já contei nesse post, em maio desse ano (2014) eu participei, juntamente com outros blogueiros de viagem do Brasil, da 1ª edição do Santa Catarina na Bagagem, que aconteceu na Praia do Rosa. Essa charmosa vila catarinense, que faz parte da cidade de Imbituba, fica a pouco menos de 100 km da capital Florianópolis.


Praia do Rosa
Mapa de localização da Praia do Rosa no litoral catarinense

A Praia do Rosa é um destino super popular no verão, mas tem muito a oferecer nas outras estações do ano também! Na primeira vez que viajei pra lá, no réveillon de uns 6 ou 7 anos atrás, eu só conheci as praias (e as baladas)! Mas nessa viagem tivemos a oportunidade de conhecer outras possibilidades! Foi exatamente esse, digamos, lado B da Praia do Rosa que fomos conhecer! E quer saber? Adorei

Uma coisa é fato, a Praia do Rosa do inverno é completamente diferente da Praia do Rosa do verão! Pra começar, a cidade fica muito mais vazia no inverno! Lembro que no verão era impossível andar de carro pelas ruazinhas, era tudo lo-ta-do! No inverno, o clima é outro, literalmente falando! O tempo estava (bem) frio e praia era só pra olhar mesmo. A não ser pros surfistas, nunca vi uma praia com taaaanto surfista na vida! Não sei se estava rolando algum campeonato de surf, se essa é a melhor época pra pegar onda ou se eles são imunes ao frio. Eu lembro que a água já era bem fria no verão, imagina no inverno, então? Sinto frio só de pensar! 

Eu, que sou uma pessoa completamente apaixonada por praia, não imaginava viajar pra um destino de praia e não aproveitá-la. Quer dizer, não entrar no mar, porque aproveitar a praia (ou pelo menos a vista dela) eu aproveitei bastante!

Outra forma de aproveitar a praia, ou melhor, a vista da praia, é fazendo trilhas. Nós fizemos duas: uma pela parte norte da praia e outra pela parte sul.

Trilha Rosa Norte


Começamos caminhando pela praia mesmo, para o lado esquerdo até o final, onde tem início a trilha propriamente dita, que começa com muitas pedras, mas logo em seguida há uma passarela pra auxiliar a caminhada.

Início da trilha pela praia
Início da trilha

Durante a trilha temos uma vista bem bonita de toda a Praia do Rosa. Depois de uma subidinha leve, chegamos a um lugar onde tem um paredão de pedra e uma vista bacana do mar do outro lado do Rosa. De cima de uma das pedras do local, é possível ter uma vista de 360°. Bacana demais!!

A vista durante grande parte da trilha é lindíssima!
Vista da parte mais alta da trilha

Algumas pessoas se deram por satisfeitas até essa parte da trilha e voltaram de lá mesmo. Mas a maioria seguiu até a Praia Vermelha! Depois desse ponto de mirante, pegamos uma subidinha um pouco mais puxada, mas se cada um for no seu ritmo e parando pra descanso, dá pra fazer de boa! No topo do morro, a trilha é por uma "mata fechada", o que dá um bom alívio pro calor! E aí, começa a descida, descidona na verdade!

Trilha pra Praia Vermelha

E, então, chegamos à Praia Vermelha, em Garopaba, outro lugar muito bonito. Fomos na época da tainha, então encontramos alguns pescadores na praia!

Praia Vermelha
Pescadores de tainha na Praia Vermelha
Mais pescadores de taínha.. rs

Trilha Rosa Sul


Outra trilha bacana é para a parte sul da Praia do Rosa. O início é o mesmo: a praia! Mas, dessa vez, ao invés de andar para o lado esquerdo, andamos pelo lado direito da praia até o final. E, então, subimos a escadinha que vai dar na estrada, e continuamos andando até o final dela. Fizemos esse caminho pois estávamos hospedados no  Village Praia do Rosa que fica na beira da praia. Mas, se você estiver de carro, pode ir direto até o início da trilha propriamente dita, que é no final da rua, mais exatamente nessa porteira da foto abaixo.

Começamos a trilha na praia e, depois de subir a escada de madeira, continuamos andando pela estrada.
A porteira que marca o início da trilha propriamente dita

Daí é só entrar e começar a subir. A trilha é toda bem marcada com pedras grandes que marcam o caminho. Assim que chegar ao topo, é só descer! Logo no início, você já terá uma vista bem interessante: de um lado a praia do Rosa e, do outro, a vista das dunas de Imbituba. No final da descida, há um paredão de pedras com belas vistas do mar.


A Praia do Rosa vista de cima da trilha
Imbituba vista do alto da trilha. 
Vista do final da trilha

Mas caso você não seja lá muito fã de trilhas e queira ficar mais de boa, o Rosa também é uma excelente opção. As pousadas são super charmosinhas e da pra ficar curtindo preguiça sem sair de casa. Especialmente se você estiver na Village Praia do Rosa ou na Vida Sol e Mar Eco Resort, os 2 hotéis que nosso grupo se hospedou e que possuem uma vista linda da praia e lugares aconchegantes para simplesmente ficar de pernas pro ar! Além disso, os restaurantes também têm investido em no charme e aconchego.

Village Praia do Rosa
Vida Sol e Mar Eco Resort

E, pra fechar com chave de ouro, no inverno/primavera (mais especificamente de julho a novembro) é a época que as baleias francas visitam o litoral catarinense. Portanto, é possível fazer passeios para avistá-las!

E aí, a Praia do Rosa é ou não é um ótimo destino para o inverno também?


Praia do Rosa
A 1ª edição do Santa Catarina na Bagagem ocorreu na Praia do Rosa, em Imbituba, de 23 a 25 de maio de 2014. Idealizado e coordenado pela jornalista e autora do blog Destino Mundo Afora, Tatiana Dornelles, o tour contou com os blogueiros: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Thiago Cesar Busarello e Márcia Nichelatti (Vida de Turista), Cyntia Campos (A Fragrata Surprise), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Roberta Martins (Territórios), Kellen Bittencourt (Trilhamarupiara), Renata Campos (RêVivendo Viagens), Mauro César Noskowski (Meu Limite 191 Países), Raquel Bez (Põe a Mão no Bolso) e Lucas Estevam Ferreira (Estevam pelo Mundo)

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

6 comentários :

  1. Excelentes dicas sobre a Praia do Rosa

    ResponderExcluir
  2. Motivo para conhecer esse charmoso destino de Santa Catarina não vai faltar!

    ResponderExcluir
  3. A praia do Rosa é perfeita para a prática de esportes, como o surfe, windsurfe, jet ski, pesca, cavalgadas...

    ResponderExcluir
  4. Para quem quer curtir a lua de mel , Praia do Rosa é perfeita!

    ResponderExcluir
  5. A Praia do Rosa e fantástica em todas as estações, lindo trabalho, Parabens

    ResponderExcluir
  6. Esse lugar é ideal para quem quer curtir a natureza e descansar, com varias opções de passeio e gastronomia!

    ResponderExcluir

Comente aqui