7

10 atrações gratuitas e imperdíveis em Roma

Renata Campos | 10.6.15 |
10 atrações gratuitas e imperdíveis em Roma


Roma é uma cidade fabulosa! Maravilhosa! Apaixonante! Espetacular!
Eu já amava Roma antes mesmo de conhecê-la (sério que tem gente que não gosta?). E me apaixonei ainda mais quando cheguei lá.

Não é exagero quando dizem que Roma é um museu a céu aberto! Pra onde quer que você olhe, vai achar algo interessante, ou muito interessante. Por isso, não há melhor maneira de explorar a cidade do que caminhando. Não tenha medo de se perder, é assim você encontrará os cantinhos mais escondidos, passará por ruelas apertadinhas e praças enormes, monumentos e prédios históricos, igrejas suntuosas, restaurantes deliciosos e tudo mais o que a cidade tem de bom pra oferecer! Lógico que planejar um roteiro do que você quer ver e fazer é sempre bom, maaas Roma tem tanta coisa legal, que se você sair simplesmente andando sem rumo vai ser ótimo também!

E o melhor, você pode conhecer quase tudo sem gastar nem um eurinho sequer!! É...  a maioria das atrações de Roma são totalmente grátis! É ou não é pra se apaixonar? ❤



Separei então 10 ótimas atrações gratuitas e imperdíveis para você conhecer em Roma. Vai na minha que você se dá bem!! É satisfação garantida ou seu dinheiro de volta! Mas não é tudo de graça? Enfim, satisfação garantida e ponto!

✓ As atrações não estão listadas em nenhuma ordem específica, tipo importância, ou beleza, ou que eu mais gostei. Foi aleatório mesmo! rs

✓ Existem outras tantas atrações gratuitas e bacanas em Roma (os mãos de vaca piram!). Mas, das que eu conheci, essas foram as que eu mais gostei!


1- Piazza della Repubblica


Piazza della Repubblica (Praça da República) fica perto da Estação Termini e também perto do The Yellow Hostel, onde me hospedei e do qual já falei no post Dicas de hospedagem em Roma. Esse foi o primeiro lugar que conheci em Roma. Cheguei de viagem à noite, comi no hostel mesmo e no outro dia, pela manhã, saí pra explorar a cidade e cheguei na Praça da República meio que por acaso.

A praça em si não é lá grandes coisas não, é lugar bem tumultuado, com trânsito intenso, tem uma estação de metrô (della Repubblica) e também é ponto de partida de ônibus turísticos. Mas ela é rodeada de bons hotéis e restaurantes, tem uma grande e bonita fonte central e a bela arquitetura do entorno acaba deixando o conjunto mais bonito.

A localização da praça é bem central e então, uma hora ou outra você vai acabar passando por lá. E aí vale muitíssimo a pena visitar a construção mais famosa do seu entorno, a Basilica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri (Santa Maria dos Anjos). Localizada onde antes funcionavam as antigas Termas de Diocleciano, um conjunto de banhos termais da Roma Antiga, o que proporcionou à basílica um formato bem diferente do convencional. A transformação das termas no que hoje é a Basílica foi obra de Michelangelo, mas ele morreu antes de terminá-la, então muito do projeto inicial não foi concluído. O interior dela é bem grande, bonito e muito interessante, cheio de detalhes. São várias capelas diferentes, várias esculturas, pinturas, vitrais e muita história por detrás de tudo isso. Valeu muito uma visita sem pressa.

☛ Veja opções de hospedagem próximas à Piazza della Reppublica

As praças de Roma
Chafariz central da Praça da República e alguns edifícios do entorno
As praças de Roma
Fachada da Basílica de Santa Maria dos Anjos
As praças de Roma
Nave central da Basílica de Santa Maria dos Anjos
As praças de Roma
Detalhes das várias capelas e do interior da Basílica Santa Maria dos Anjos

Mapa de localização da Piazza della Repubblica


2- Piazza del Popolo


 A Piazza del Popolo (Praça do Povo) impressiona pelo tamanho. Ela é enorme e tem várias atrações ao seu redor que também merecem uma visita, como as igrejas “gêmeas” Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli e a famosa Santa Maria del Popolo, que, embora seja uma igreja simples, é famosa por seus 2 quadros de Caravaggio e a Capela Chigi, obra de Rafael e Bernini e que faz parte do livro “Anjos e Demônios”.

No centro da praça encontra-se um obelisco egípcio mais ou menos do ano 1200 a.C., cercado por quatro leões que "cospem" água (potável, detalhe! Pode reabastecer sua garrafinha lá ou em qualquer outra fonte de Roma). E nas laterais da praça estão 2 enormes esculturas, uma de cada lado.

☛ Veja opções de hospedagem próximas à Piazza del Popolo

Praças de Roma
Piazza del Popolo
As praças de Roma
As duas eculturas da Piazza del Popolo, uma em cada canto da praça. 

A praça ramifica-se em três importantes vias da cidade: a Via del Babuino, à esquerda, leva à Piazza di Spagna (Praça de Espanha); à direita a Via de Ripetta que se comunica com a Piazza Navona e o Panteão de Roma. No centro, tem-se início a Via del Corso, a rua mais chique de Roma, com várias lojas de grife.

As praças de Roma
As duas igrejas "gêmeas" Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli separando as Vias del Babuino, à esquerda, del Corso ao centro e de Ripetta à direita

Já ao norte, pra quem chega pelo metrô Flaminio, por exemplo, atravessa a Porta Flaminia, rebatizada de Porta del Popolo (em homenagem à igreja vizinha de Santa Maria del Popolo) quando foi reconstruída no século XVI sob a supervisão de Michelangelo. Já a fachada que fica virada para a praça foi projetada por Bernini.

Porta Flaminia Piazza del Popolo
Porta del Popolo, na entrada norte da Piazza del Popolo


Mapa de localização da Piazza del Popolo


3- Piazza di Spagna


Piazza di Spagna (Praça da Espanha) é uma das praças mais famosas Roma. Mas ela foi uma grande decepção pra mim. É.. acontece!

Pra começar, a praça estava em reforma. Quer dizer, não a praça em si, mas a igreja Trinità dei Monti e a fonte da Barcaccia, de Bernini. Só isso tirou metade da graça dela. E pra completar, a famosa Scalinata di Spagna (escadaria espanhola) estava "peladinha", sem as belas flores que tão um toque todo especial ao lugar na primavera. Eu sei, eu fui no começo de junho, já no final da primavera e não esperava mesmo encontrar a escadaria toda florida, mas achei ela bem sem graça!

Eu tinha lido que ela vive lotada, praticamente intransitável, mas não havia praticamente ninguém lá quando eu fui. Não sei se era porque estava meio cedo (devia ser umas 9h e pouco da manhã), ou porque todo mundo já sabia da reforma e nem perdeu tempo de ir lá visitá-la.

Veja opções de hospedagem próximas à Piazza di Spagna

Praças de Roma
A igreja em reforma à esquerda e a fonte da Barcaccia em reforma à direita tiraram muito da graça da Piazza di Spagna
Praças de Roma
Quem já esteve na Piazza di Spagna consegue acreditar que a famosa escadaria, que costuma ficar super lotada, estava assim, absolutamente vazia quando eu fui? 

Seja como for, eu recomendo que você visite sim a praça. Vai que dá a sorte de encontrá-la toda florida como na foto abaixo! Imagina? Mas mesmo que não esteja assim, se as reformas da igreja e da fonte já tiverem terminado, já ajuda bastante!

Olha que lin-da a Piazza di Spagna toda florida!
Foto: Morgaine - Flickr (Creative Commons)


Mapa de localização da Piazza di Spagna



4- Fontana di Trevi


A Fontana di Trevi é um dos pontos turísticos mais procurados e famosos de Roma! Foi construída no século XVIII e ganhou fama mundial em 1960, quando Fellini a imortalizou no filme La Dolce Vita. Ela é considerada a fonte mais bonita de Roma, com quase 30 metros de altura e cercada por uma água verde/azul que forma um contraste lindo... nas fotos!

É, porque a ela foi outra grande decepção pra mim. Na verdade, não foi bem uma decepção, mas sim uma frustação. Dá pra acreditar que a Fontana di Trevi estava em reforma quando eu fui (em junho de 2014)? Super azar, né? Mas olhando pelo lado bom, a reforma estava bem no comecinho, já tinham retirado a água, mas a fonte mesmo estava lá inteira e lindona! Pelo menos ainda consegui vê-la, pois alguns amigos que foram depois de mim já pegaram ela toda tampada.

☛ Veja opções de hospedagem próximas à Fontana di Trevi

10 programas imperdíveis e gratuitos em Roma
A linda Fontana di Trevi
Foto tirada no comecinho da restauração (junho/2014) que deve durar até o início de 2016

Mas, ao contrário da Piazza di Spagna que vive lotada e estava vazia, a Fontana di Trevi que também tem fama de ser lotada, continuava assim, mesmo com a reforma. Eu tive que me espremer pra chegar próximo à grade e conseguir vê-la e fotorgrafá-la de perto! E eu achei ela linda assim mesmo! Mas ainda quero vê-la lindona como nas fotos. Por isso, joguei minha moedinha na fonte pra garantir minha volta à Roma! É, porque reza a lenda que quando você joga a moedinha (detalhe: tem que ser de costas, com a mão direita por cima do ombro esquerdo rsrs) você irá voltar a Roma um dia! Por via das dúvidas, eu joguei, né? rs

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi super lotada de turistas

Mapa de localização da Fotna di Trevi


5- Monumento a Vittorio Emanuele II


O  Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II foi construído em homenagem ao primeiro Rei da Itália, Vittorio Emanuele II. O local atualmente abriga o Museu do Ressurgimento, que eu não cheguei a visitar.

A construção é tão bonita, tão branca, tão grande que super se destaca em meio aos outros edifícios sem graça do entorno. Impossível não passar por ali e não ficar de queixo caído. E não se preocupe, você irá passar por lá, à pé ou de ônibus, mais de uma vez até. À noite, então, ele consegue ficar ainda mais bonito todo iluminado.


☛ Veja opções de hospedagem próximas ao Vittorio Emanuele II

As praças de Roma
O lindo Monumento a Vittorio Emanuele II
Infelizmente não consegui tirar uma foto bonita como essa, mas felizmente puder ver o Monumento à noite e posso afirmar que ele fica ainda mais bonito à noite!
Foto: Wikimedia Commons

Nos fundos do Palácio localiza-se um elevador panorâmico (7 euros pra subir) que leva até o terraço de onde se tem uma bela vista de 360° da cidade. De lá é possível avistar vários atrativos famosos de Roma, como o Coliseu, o Forum Romano e, inclusive, a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tudo devidamente identificado por painés informativos. O lugar em si é lindo e a vista mais ainda. Vale a pena demais!!

As praças de Roma
Elevador panorâmico que dá acesso ao terraço do Monumento. 
As praças de Roma
Terraço panorâmico do Monumento Vittorio Emanuele II
As praças de Roma
Painel ilustrado com as informações da vista que se tem do terraço
As praças de Roma
Vista da Piazza Venezia de cima do terraço do Monumento Vittorio Emanuele II

Pra quem não quiser ou não tiver tempo/dinheiro pra subir o elevador, ali do terraço lateral do prédio mesmo já se tem uma vista bem bonita das redondezas. Não é tão alta e é mais limitada, mas já quebra (bem) o galho. Na verdade, ao redor de todo o palácio as vistas são lindíssimas. Não tenha preguiça, caminhe por toda a área e você irá se surpreender!

As praças de Roma
Vista linda do Forum Romano dos fundos do Monumento Vittorio Emanuele II. 
As praças de Roma
Dessa vez, a vista é da lateral do Monumento Vittorio Emanuele II

Mapa de localização do Monumento a Vittorio Emanuelle II


6- Campidoglio


O Campidoglio está localizado no Monte Capitólio, uma das famosas sete colinas de Roma, que fica bem al lado do Monumento Vittorio Emanuele II. A praça foi projetada por Michelangelo e tem um formato diferenciado, tipo um trapézio. Ela está cercada por três palácios: o Palazzo dei Conservatori (Palácio dos Conservadores) à direita, o Palazzo Nuovo (Palácio Novo) à esquerda e o Palazzo Senatorio (Palácio do Senado) à frente, onde estão instalados os Museus Capitolinos.

O acesso é feito por uma escadaria também projetada por Michelangelo em cuja base estão duas belas esculturas. Aliás, a praça toda é cheia de esculturas e no centro está uma réplica da estátua de bronze de Marco Aurélio.


☛ Veja opções de hospedagem próximas ao Campidoglio

As praças de Roma
O Campidoglio visto da rua
As praças de Roma
Entrada do Campidoglio cercada por belas estátuas
As praças de Roma
A Pizza del Campidoglio com a estátua de Marco Aurelio feita de bronze, ao centro. 
As praças de Roma
Um dos museus capitolinos da Pizza del Campidoglio

Mapa de localização do Campidoglio

E como você estará por ali mesmo, aproveite também para visitar a bela Basílica di Santa Maria in Aracoeli, que está localizada entre o Monumento Vittorio Emmanuele II e o Campidoglio. Ela é simplesinha por fora, mas bem bonita por dentro. Tem afrescos de Pinturicchio, além de várias e lindas colunas que vieram do Forum Romano e do Palatino e com um teto dourado e ricamente decorado. A basílica pode ser acessada pela lateral do Vittorio Emanuele II, próximo ao elevador panorâmico, ou direto pela rua subindo uma escadaria de 128 degraus de mármore que fica bem ao lado da rampa que sobe ao Campidoglio.

As praças de Roma
Escadaria que dá acesso à Basílica di Santa Maria in Aracoeli e a a posição dela praticamente nos fundos do Monumento a Vittorio Emanuele II. 
As praças de Roma
O belo interior da Basílica di Santa Maria in Aracoeli

7- Piazza Navona


Piazza Navona é uma das praças mais bacanas de Roma. A praça é enorme, mas o entorno é formado por ruazinhas minúsculas e apertadas onde, muitas vezes, nem passam carros, mas ficam lotadas de pedrestes e pequenos restaurantes e bares com mesinhas nas ruas. Contraste delicioso e que merece uma, na verdade mais de uma, visita tanto de dia quanto à noite! 

Foi num dos bares da Praça Novona que eu assisti ao jogo de abertura da Copa do Mundo do Brasil, entre Brasil e Croácia. O engraçado é que, além de mim, devia ter só uma meia dúzia de brasileiros no bar, mas juro que me senti no Brasil. O bar praticamente inteiro estava torcendo pra gente e a cada gol do Brasil (foram 3) todos gritavam e pulavam!! Foi muito show! 


☛ Veja opções de hospedagem próximas à Piazza Navona

As praças de Roma
A Piazza Navona é assim, toda charmosa
As praças de Roma
A bela Piazza Navona



A praça já foi cenário de filmes, quadros, livros, poesias... e motivos não faltam pra tanta inspiração! Como sua forma oval indica, a Piazza Navona está localizada onde ficava o antigo estádio de Domiciano, que era utilizado para competições entre atletas, lutas de gladiadores e animais.

Depois de reformada e totalmente reformulada, a praça foi povoada por 3 belíssimas fontes. A mais central, e mais famosa, é a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos 4 Rios), de Bernini, que possui estátuas ao redor de um grande obelisco central, e que representam os 4 maiores rios conhecidos na época, um em cada continente, o Nilo (na África), Danúbio (na Europa), Gânges (na Ásia) e o Rio da Prata (na América).

As praças de Roma
Detalhes da bela Fontana dei Quattro Fiumi

Ao sul da praça, fica a Fontana del Moro (Fonte do Mouro) e ao norte, a Fontana del Nettuno (Fonte de Netuno). Não bastasse tudo isso, as construções do entorno da praça são lindas e dão um toque ainda mais especial ao lugar. Entre elas, destaque-se o belo belo Palazzo Pamphilj, que é hoje a sede da Embaixada do Brasil em Roma (melhor localização impossível).

As praças de Roma
Fontana del Nettuno
As praças de Roma
Fontana del Moro
As praças de Roma
A bela embaixada do Brasil (reparem na bandeira brasileira) na Piazza Navona

Vale a pena escolher um lugar por ali e sentar pra tomar um café ou um gelato e apreciar o detalhes da praça, suas fontes, os prédios, seu entorno e o vai e vem de pessoas. Bom, mas quando eu digo sentar em algum lugar eu não tô falando exatamente de sentar em um dos vários restaurantes e bares que estão por ali não, pode ser num banco da praça mesmo. É que a maioria dos estabelecimentos ali (e da Itália como um todo) trabalham com preços diferenciados para quem senta numa mesa ou apenas compra algo no balcão. Não tô falando que não vale a pena sentar ali, eu até almocei num dos vários restaurantes das ruazinhas do entorno e paguei um preço super justo. Mas se for só pra tomar um sorvete, é melhor comprar no balcão mesmo.

Mapa de localização da Piazza Navona


8- Panteão


O Panteão (Pantheon) é a única construção do Império Romano que se encontra bem conservada. Ele foi construído em 27 a.C. (e reconstruído em 126 depois de um incêndio) como um templo em homenagem a todos os deuses (daí o nome Pan=todo e Théos=Deus). No entanto, em 609, o local passou a ser uma igreja cristã dedicada à Santa Maria e os Mártires (Basilica di Santa Maria ad Martyres) nome que, inclusive, ainda é usado até hoje pela igreja católica. 

O interior é bem bonito e também diferente do tradicional, já que é todo arredondado, possui 43 m de diâmetro e também 43 metros de altura, em sua parte mais alta que é a abertura central do teto, ósculo, por onde entra a luz e o ar. Não há janelas e as portas ficam apenas na entrada, em um dos lados da construção. Alías, essas são as maiores portas de bronze do mundo!! O vão central é amplo, com algumas capelinhas nas paredes e onde também podem ser encontrados túmulos de personalidades famosas, como o pintor Rafael e alguns reis italianos, como Vittorio Emanuele II.

Veja opções de hospedagem próximas ao Panteão

Pantheon
Interior do Panteão. À direita, túmulo de Vittorio Emanuele II
Pantheon
Interior do Panteão com destaque para a abertura central no teto.

O Panteão fica bem no centro da cidade, mais exatamente na praça da Rotonda. Cheguei lá num domingo pela manhã, estava acontecendo a missa e a entrada é limitada! Eu não ia ficar ali parada na porta esperando pra entrar, como um monte de gente estava. Então, fui dar uma volta e conhecer o entorno pra fazer uma horinha e voltar mais tarde. E em Roma, se tem essa vantagem, pra onde quer que você ande você vai se deparar com muita coisa bacana, construções, igrejas, ruazinhas estreitas, restaurantes, bares, etc, etc. O bacana (e inevitável) é se perder e dar de cara com algo que nem estava no seu roteiro, ou estava e você não sabia que ficava ali, tão pertinho. 

Pantheon
Panteão por fora. À direita, pessoas esperando a missa terminar para entrar. 

Foi assim que me deparei com a Basilica di Santa Maria Sopra Minerva. Na verdade, ela fica no quarteirão detrás do Panteão. Impossível não vê-la. Mas ela é tão sem gracinha por fora, que muita gente nem se interessa em entrar! Uma pena porque o interior é belíssimo! Então, quando você ver um elefantinho com um obelisco egípcio em cima (impossível confundir), entre! 

A igreja é enorme e cheia de atrações, mas a maior e mais polêmica delas é uma obra de Michelangelo, o Cristo della Minerva. O "problema" é o que o Cristo estava totalmente nu, sem feridas e todo musculoso. A escultura, toda feita de mármore, gerou tanta polêmica que a igreja resolveu cobrir "as partes" do Cristo com uma faixa de bronze. O teto é todo pintado de azul e ricamente decorado! Lindo! Fora que eu sou apaixonada por vitrais e a igreja é cheinha deles.

Basilica Santa Maria Sopra Minerva
Fachada externa da Basílica
Basilica Santa Maria Sopra Minerva\
Por fora ela pode ser sem graça, mas por dentro é linda! 
10 atrações imperdíveis e gratuitas de Roma
Interior da Basílica com destaque pros seus vitrais lindos! 
Basilica de Santa Maria Sopra Minerva
O polêmico Cristo della Minerva

Mapa de localização do Panteão


9- Basilica di San Giovanni in Laterano


Basilica di San Giovanni in Laterano ou Arquibasílica Papal de São João de Latrão ou apenas Basílica de Latrão. Chame a como quiser, mas não perca a visita! Ela é a Basílica mais importante de Roma, mais até do que a Basílica de São Pedro, no Vaticano, já que é a sede oficial do bispo de Roma, no caso, o Papa. Sim, o Papa celebra missas aqui em ocasiões especiais. É considerada a primeira basílica cristã do mundo, foi construída no século IV. Portanto, é e a "mãe" de todas as igrejas.

Tanta pompa não é à toa! A Basílica é simplesmente espetacular! Linda por fora e maravilhosa por dentro!! Recomendo a visita a todos, independente de qual seja a religião. O lugar é muito mais do que uma simples igreja (até porque de simples ela não tem nada), é também uma sensacional galeria de arte onde é possível encontrar obras de Michelangelo, Rafael, Caravaggio e Bernini, só pra citar alguns! E o melhor, totalmente de graça! Vai perder?

O lugar é enoooorme. Vá com tempo pra tentar ver tudo! É muita informação, muitos detalhes, muitas obras de arte, muitas cores, muitos estilos, muita coisa linda, muito tudo! Vou te falar que ela chega a ser mais bonita até que a Basilica de São Pedro. Sério! E beeeem mais vazia!

Eu tirei taaaantas fotos que foi difícil selecionar só algumas pra colocar aqui no post. Tarefa praticamente impossível!

Veja opções de hospedagem próximas à Basílica di San Giovanni in Laterano

Basílica de San Giovanni in Laterano
Fachada externa da Basílica de San Giovanni in Laterano. Por fora ela já diz a que veio.. 
Basílica de San Giovanni in Laterano
Vão de entrada da Basílica de San Giovanni in Laterano
Basílica de San Giovanni in Laterano
Interior da Basílica. Reparem no piso lindo e nas esculturas dos apóstolos. 
10 atrações imperdíveis e gratuitas de Roma
Detalhes da Basílica de San Giovanni in Laterano
Basílica de San Giovanni in Laterano
Olha esses tetos, gente! E essas esculturas! Lindo demais! 
10 atrações imperdíveis e gratuitas de Roma
Mais detalhes do interior da Basílica.. eu avisei, é coisa demais!! 

A Basílica fica um pouco fora ali do “centrinho” onde você sai de uma atração e já dá de cara com outra. Talvez até por isso não seja tão lotada como as outras. Mas é totalmente acessível por ônibus, que para na porta, ou pelo metrô. Dá uma conferida no mapa abaixo. 

Mapa de localização da Basilica di San Giovanni in Laterano

10- Praça e Basílica de São Pedro (Vaticano)


E por último, mas não menos importante, pelo contrário, temos a lindissima Piazza San Pietro (Praça São Pedro) e a belíssima Basilica di San Pietro (Basílica de São Pedro),  no Vaticano! Como vocês já devem saber, o Vaticano é um Estado independente e não faz parte de Roma. Mas como está literalmente dentro de Roma, vamos considerar que é uma atração romana, certo?

A praça é enorme, majestosa, imponente, fabulosa!! A obra é de Bernini e, quando você a observa de cima da cúpula da Basília de São Pedro, repara que ela tem um formato de ferradura. É formada por dois semicírculos com várias colunas. No centro, o obelisco egípcio trazido por Calígula para o Circo de Nero, com 2 belas fontes ao lado. Vale muuuito a pena a visita, nem que seja só pra ficar lá parado observando cada detalhe, embasbacado com tanta beleza. À noite, então, a praça fica ainda mais bonita (e bem mais vazia) com a iluminação especial!


☛ Veja opções de hospedagem próximas ao Vaticano

Piazza San Pietro Vaticano
Algumas das várias colunas da praça
Basílica de São Pedro - Vaticano
A linda Basílica de São Pedro no Vaticano
Piazza San Pietro
Detalhes da Praça São Pedro
Praça São Pedro à noite
Vaticano à noite.. ainda mais lindo! 

A praça é espetacular, mas independente da sua religião, como você já está lá mesmo, a visita à Basílica São Pedro é obrigatória! A entrada é grátis, mas pra subir a cúpula é preciso pagar. São 5 euros pra subir os 551 degraus a pé ou 7 euros pra cortar caminho de elevador e subir "só" 320 degraus a pé. Eu fiz tudo a pé e juro que achei que fosse pior. É cansativo, é bem verdade, mas vale o esforço. É lá de cima da cúpula que se tem essa bela e clássica vista da Praça São Pedro, de todo o Vaticano e de grande parte de Roma, como mostra a foto abaixo.

Vista da cúpula da Basílica de São Pedro
Vista da cúpula da Basílica de São Pedro
(Desculpa aí a foto de baixa qualidade, mas é que eu tirei taaaaaaaanta foto nesse dia que as 2 baterias da máquina acabaram e só restou o celular mesmo, que não era dos melhores, como se pode ver rs)

Pra entrar, você vai tem que encarar uma fila gigaaaante mas calma, até que é rápido. Lá dentro, reserve um tempinho (na verdade, um tempão) pra explorar tudo. O lugar é gigantesco, além de muito bonito, rico em detalhes e cheio de obras de arte, como a bela escultura Pietá, esculpida por Michelangelo que, aliás, é o grande responsável por toda a beleza da basílica. Vale MUITO a pena a visita, independente da religião! 

E ali pertinho, nos fundos da praça fica o Museu do Vaticano outro programa totalmente im-per-dí-vel!! Apesar do ingresso não ser dos mais baratos, te garanto vale muuuuuito a pena!

E por fim, quem quiser ver o Papa de "perto",  toda quarta-feira às 10h da manhã, ele realiza as famosas audiências papais no centro da praça. Para participar é preciso preencher um formulário e enviar para a Prefeitura da Casa Pontifícia. Saiba mais detalhes aqui:  www.vatican/biglietti.

Mas atenção, esse não é o melhor momento pra você conhecer a praça, porque ela fica completamente lotada!! Portanto, reserve também outro dia para visitar a praça. E caso você não queira ir na audiência, programe outro dia da semana para ir à praça. Se você não tiver outra opção, vá na quarta à tarde!

Praça São Pedro em dia de Audiência Papal no Vaticano
Pra vocês terem idéia de como a praça fica lotada em dia de audiência papal, essa foto foi tirada do terraço do Castel Sant'angelo. Acho que foi por volta do meio dia e a praça ainda continuava cheia de gente! 

Mapa de localização da Piazza San Pietro


Enfim, essas foram as 10 atrações gratuitas que eu mais gostei em Roma! Na verdade tem bem mais de 10 aí na listinha, né? rs. Pra vocês verem o tanto de coisa bacana que tem na cidade e que próximo à um lugar bacana, tem vários outros tão ou mais legais. 

E aí, sentiu falta de algum lugar nessa lista? Conta aí!


VEJA TAMBÉM:
Dica de hospedagem em Roma

--

Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

7 comentários :

  1. Esse post é um dos melhores que eu já vi sobre as atrações de roma. Foge do tradicional e apresenta uns lugares bem interessantes. Blog já favoritado. Abraços, Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno,
      Que ótimo! Que bom que gostou!
      Fico feliz!
      Muito obrigada!
      E volte sempre! rs

      Excluir
  2. Renata,
    Muito obrigada pelas dicas. As informações que vc passou realmente são úteis.
    Gostei muito.
    Obrigada
    Valmari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valmari, que bom que gostou!
      Obrigada pelo retorno! :)

      Excluir
  3. Parabéns pelas dicas! Muito bem feita e agrega um monte de informações, Parabéns, estou indo pra Roma e tenho certeza que suas dicas serão bem gratificantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, José Orlando!
      Fico muito feliz em saber! :)
      Tenha uma boa viagem e aproveite muito essa cidade linda

      Excluir
  4. Amei seu post. Claro,cheio de boas dicas. Parabéns

    ResponderExcluir

Comente aqui