5

Roteiro Eurotrip 2015

Renata Campos | 24.6.15 |


Na próxima semana, embarco finalmente pra minha tão sonhada viagem de férias...
O destino? Europa!
O foco principal será o Leste Europeu, mas visitarei também outros que não fazem parte do leste.



Meu roteiro começa na Alemanha. Chegarei em Berlim e encontrarei a Cíntia, uma amiga (que estará vindo de Dresden) e seguirá viagem comigo durante 5 semanas quando retorno ao Brasil pela Cracóvia, na Polônia, e a Cíntia ainda segue pra Varsóvia.

De Berlim, pegaremos um voo para Dubrovnik, na Croácia, onde encontramos uma outra amiga, minha xará Renata! E então, iremos percorrer toda a costa do país de carro. Passaremos uns dias na ilha de Hvar, depois iremos para outras cidades croatas como Split, Trogir, Zadar e também pros Lagos Plitvice, um dos pontos altos da viagem e o principal motivo da Croácia estar no roteiro, além das praias, claro. Finalizamos a Croácia na capital Zagreb, de onde a Renata vai embora e eu e a Cíntia seguiremos para a Eslovênia. Lá, teremos a cidade de Ljubljana como base para explorar outros destinos  ao norte e ao sul do pequeno país, como Bled, o Parque Vintgar, as cavernas de Postojna, Predjama e Skocjan.

Nosso próximo destino será Budapeste, na Hungria, onde passaremos 4 dias e iremos para Viena, na Áustria. De lá, iremos para Salzburg, uma cidadezinha na região dos Alpes e que fica já quase na divisa com a Alemanha. E já que estaremos ali pertinho mesmo, voltaremos pra Alemanha, dessa vez pra conhecer Berchtesgaden e Munique. E então seguiremos para Praga, na República Tcheca e, por último, pra Cracóvia, na Polônia. 

Deslocamento


Todos os países que visitaremos ficam bem próximos uns dos outros, o que facilita e barateia bastante o deslocamento. Mesmo assim, pesquisar bastante é essencial. Pra isso, eu costumo usar 2 sites maravilhosos: o Rome2Rio e o GoEuro. Ambos funcionam basicamente da mesma maneira, eles mostram todas as opções de transporte (avião, carro, ônibus, trem, etc) para você ir de um lugar para o outro. O Rome2Rio te leva a qualquer lugar do mundo, já o GoEuro, como o próprio nome já diz, é só pra trajetos na Europa. 

Viagens de trem são muito comuns na Europa, mas nem sempre são a melhor opção. Pelo menos, não em relação ao preço. Por exemplo, a Cíntia me pediu ajuda pra comprar a passagem de trem da Cracóvia para Vársovia. O site da cia de trem polonesa era péssimo e eu fui procurar outras opções, aí achei uma passagem de ônibus que era 10 vezes mais barata que o trem!!!! O tempo de viagem seria só um pouco maior, mas a economia seria significativa. Sem falar que que o site da cia de ônibus (também polonesa) era infinitamente melhor do que a de trem.

Assim, já que a maioria dos países europeus possuem ótimas estradas, porque não percorrê-las de ônibus ou carro, então? Nós trocamos o trem por ônibus em vários dos nossos deslocamentos e assim faremos uma boa economia de dinheiro. Depois eu conto como foi e se realmente vale a pena. Mas pelos relatos que já li, é super de boa!

Já o carro só é uma boa alternativa quando você vai fazer uma viagem em que passará por várias cidades no interior dos países, como será o nosso caso na Croácia e na Eslovênia. Porque pra se locomover apenas dentro de cidades grandes, além de ser desnecessário - uma vez que elas, geralmente, são muito bem atendidas por transportes públicos eficientes - pode ser também uma fria, já que dirigir cidade grande (ainda mais num lugar que você não conhece) é estressante, sem falar no trânsito e na dificuldade pra achar estacionamentos, que ainda costumam ser caríssimos.

E avião? A Europa tem várias cias áereas low cost (de baixo custo). Bom, isso é verdade e pode sim ser uma ótima opção. Maaas antes de mais nada é bom que você olhe muito bem a franquia de bagagem ANTES de comprar uma passagem barata. Nas tarifas mais baixas, geralmente, não está incluída a bagagem (ou só é permitido voar com 10kgs, por exemplo) e o preço dela pode ser maior do que a própria passagem. E também é bom considerar o tempo que você irá gastar em deslocamentos de e para o aeroporto (que costuma ser afastado das cidades), e no próprio aeroporto, já que terá que chegar com pelo menos uma hora de antecedência e depois ainda tem todos os procedimentos com malas, se for o caso. Assim, pra um voo de uma hora, você deve gastar umas 4 horas no total. De repente seja melhor um trem ou um ônibus, hein? Lógico, isso em casos de trajetos curtos.

Nessa viagem, o único trajeto de avião que faremos será entre Berlim e Dubrovnik. A idéia inicial era ir descendo a Europa até chegar na Croácia, que seria o destino final. Mas uma outra amiga vai encontrar com a gente lá e só teria 10 dias disponíveis, justamente o tempo que passaremos no país. Aí acabamos adequando nosso roteiro às datas dela. 


Hospedagem


Eu já disse aqui muitas vezes que sou bem chata com hospedagem. Me recuso a pagar caro simplesmente pra dormir, mas também não abro mão de um mínimo de conforto, que pra mim é simplesmente uma cama confortável, um banheiro limpo e uma boa localização, além de wifi grátis, né gente? Por ninguém merece pagar por wifi (sim, isso ainda existe.. infelizmente). 

Assim, sempre que possível e que o roteiro permite, eu gosto de já sair de casa com todas as hospedagens reservadas. Assim, eu posso pesquisar bastante antes sobre o lugar e achar um melhor custo x benefício. Pra essa viagem, a grande maioria das hospedagens fechei através do Booking.com, site que uso (e recomendo) há anos e que é nosso parceiro aqui no blog. Se ainda tiver dúvidas ou receio, sugiro que leia esse post Vai viajar? Que tal usar o Booking.com para reservar sua hospedagem? 
As hospedagens que não fechei pelo Booking, eu reservei pelo AirBnB outro site que gosto bastante e que é mais voltado para o aluguel de casas, apartamentos e quartos


Enfim, o roteiro já está fechado, mas dicas do que fazer nos lugares que passaremos são sempre super bem vindas. Só mesmo quem já esteve, ou mora no lugar, sabe daquela atração imperdível ou de restaurantes e bares que estão bombando.

Abaixo, segue o mapinha do nosso roteiro de viagem que faremos durante as próximas 5 semanas. Separei cada país com pins de cor diferente pra facilitar, sendo: 
Alemanha
Polônia
República Tcheca
Austria
Hungria
Eslovênia
Croácia




Acompanhe a viagem em tempo real pelo Instagram e também pelo Facebook :



--


Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

5 comentários :

  1. Olá Renata. Gostei bastante desta matéria. Gostei também da dica do site de itinerários Rome2Rio. Muito bacana. Vou fazer um post no D&D Mundo Adora e , se não se importar, vou citar o seu blog, dizendo que foi nele que eu fiquei conhecendo este site... parabéns pelo blog....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, obrigada!
      Pode sim, claro!
      É sempre bom divulgar dicas pra facilitar a vida dos viajantes! :-)

      Excluir
  2. Boas dicas! Farei uma Eurotrip assim que nossa moeda der valorizada (tomara que seja logo).

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata,
    você pretende detalhar em posts seu roteiro realizado na Croácia. Tenho interesse em viajar pra lá e estou com muitas dúvidas. ; )
    Bjos e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, tudo bem?
      Obrigada!
      Pretender eu até pretendo, mas a agenda está apertadíssima! Acabei de voltar de viagem e tenho muitos posts pra escrever. Também preciso finalizar a viagem da África do Sul. Mas a viagem da Croácia está engatilhada! Uma hora sai!
      Mas se vc tiver alguma dúvida específica e eu puder ajudar... é só mandar aqui comentário mesmo!

      Excluir

Comente aqui