1

RêVivendo João Pessoa

Renata Campos | 5.10.16 |
João Pessoa


João Pessoa, a capital da Paraíba, é uma cidade pequena - não tem nem um milhão de habitantes - organizada, bonita, barata e cheia de praias deliciosas! Pode não ter a fama de outras cidades nordestinas, como a vizinha Natal, ou ainda Fortaleza e Salvador, mas tem praias igualmente belas.... se bobear, até mais bonitas!

Jampa, pros íntimos, tem prais de águas esverdeadas, com boa infraestrutura e super acessíveis. E o melhor, como ainda não caiu nas graças do grande público, João Pessoa é um destino barato e não tão lotado! Portanto, aproveite enquanto é tempo! A rede hoteleira tem ótimas opções de hospedagem a preços justos! O mesmo vale pros restaurantes, ótima comida com ótimo custo x benefício!

Eu viajei pra João Pessoa no feriado de 7 de setembro (de 2016) e fiquei 5 dias inteiros na cidade. Acho que foi o tempo ideal pra conhecer tudo com calma! Fui com uma amiga e ficamos na casa de uma outra amiga que passou num concurso e mudou pra cidade recentemente.

QUANDO IR

Quando a gente pensa em praia, logo associa com verão né? Maaas como vivemos num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, também é super viável curtir uma prainha na primavera, outono e até mesmo no inverno! Ainda mais quando se trata de Nordeste.

João Pessoa tem tem sol e calor praticamente durante o ano inteiro. Mas entre abril e agosto, especial em maio e junho, a chuva costuma dar o ar da graça. Por isso mesmo a melhor época pra visitar a região é entre outubro e fevereiro, quando o tempo já está mais firme. Com isso o mar também fica mais tranquilo e a água ganha aquele tom esverdeado típico de Jampa.

Como eu disse antes, eu fui em setembro! Peguei 4 dias lindos de sol, mas um dia chuva! Os dias eram quentes, mas nada exagerado, um calorzinho gostoso apenas! Já as noites eram mais frescas e quando ventava chegava a fazer até um mini friozinho. Achei o clima ótimo! O único problema é que, como estava terminando a temporada de chuvas, a água do mar fica mais mexida e mais turva, então, não tem aquele veeeerde que vi em muitas fotos! A temperatura da água também não era quentinha como se espera de uma praia nordestina, mas também não chegava a ser tão fria quanto as praias do Sul e Sudeste, por exemplo!

Na dúvida, cheque antes se vai dar praia ou não no Praiômetro do Viaje na Viagem. 

A água não estava tão verdinha como de costume, mas a gente vê que ela tem potencial, né? 

COMO CHEGAR

João Pessoa fica bem próxima a outras 2 capitais nordestinas: Natal, mais ao norte, está a 180 km e Recife, 120 km ao sul. Então é uma opção opção pra quem está de carro, por exemplo. Como é tudo bem próximo, dá pra aproveitar e conhecer mais de um Estado numa só viagem, principalmente se estiver de carro

Também é possível chegar a João Pessoa de ônibus. A rodoviária - ou Terminal Severino Camelo - fica no centro da cidade e recebe ônibus de várias cidades do Nordeste e de outros Estados também! Veja aqui opções de passagens de ônibus de e para João Pessoa. 

Mas a forma mais comum de se chegar em João Pessoa é de avião, principalmente pros que moram longe. O aeroporto fica na cidade vizinha de Bayeux, a 22 km da orla de João Pessoa. Infelizmente não existe um ônibus do aeroporto até a orla, local onde a grande maioria dos turistas se hospedada. Para chegar lá de transporte público é preciso pegar um ônibus até o centro e, de lá, outro ônibus até a orla. O trajeto total pode demorar (bem) mais de 2 horas, dependendo do trânsito e dos horários. 

Pra sair do aeroporto, o turista acaba ficando à mercê das caríssimas corridas de táxis que giram em torno de 100 reais. Ou ainda dos transfers das agências de viagem. Mas, a meu ver, alugar um carro é a melhor e mais barata maneira de sair do aeroporto, de se locomover na cidade e conhecer todas as praias, inclusive as mais afastadas! Falei mais detalhes e valores nesse post.

Alugue um carro com desconto em João Pessoa. 

ONDE FICAR


O melhor lugar pra se hospedar em João Pessoa é na orla de Tambaú, Cabo Branco, Manaíra. É lá que se encontram as melhores opções de hotéis e a maior oferta de bares, restaurantes e lojas. E dá pra fazer praticamente tudo a pé!! Eu fiquei hospedada na casa de uma amiga que está morando lá no Bessa, o bairro/praia logo acima de Manaíra. Não fica bem ali no miolinho mas como estávamos de carro foi super tranquilo!

Veja opções de hospedagem em João Pessoa


O QUE VER E FAZER


O principal atrativo de João Pessoa são suas praias. As praias centrais da cidade têm ótima infraestrutura e são de fácil acesso. Mas vale a pena também conhecer as praias do litoral norte e, principalmente, as do litoral sul. Pra isso, o ideal é estar de carro pra se locomover facilmente e fazer tudo por conta própria. Mas também é possível fazer passeios de buggy pra conhecer as praias mais afastadas. Não vou me estender muito falando sobre as praias porque já escrevi um post enorme e super detalhadinho sobre todas elas. 

Confira o post sobre as Praias de João Pessoa.

Eu também comentei no post acima que João Pessoa não tem pôr do sol! Quer dizer, pôr do sol tem, né? Óbvio! rs. Mas o sol não se põe na praia, mas sim do outro lado da cidade. Assim, por volta de 4hs da tarde já não tem mais sol nas praias, acreditam? 1° porque o sol se põe super cedo (pouco depois das 5hs) e 2° porque como o sol se põe do outro lado, assim que ele começa a descer os prédios, morros, falésias, coqueiros, etc fazem muita sombra na praia. E olha que lá existe uma lei que proíbe prédios de mais de 4 andares na orla. Senão ele iria desaparecer muito antes! 

João Pessoa
O sol se pondo atrás da cidade

Assim, no fim do dia, todo mundo despenca de João Pessoa pra vizinha Cabedelo, cidade que tem o pôr do sol mais famoso do estado! É ali, na praia fluvial do Jacaré, que há mais de 16 anos, o músico Jurandy do Sax toca o Bolero de Ravel dentro de um barquinho, enquanto o sol desaparece no Rio Paraíba! Lindo, lindo! 

Saiba mais sobre esse espetáculo no post Pôr do sol na Praia do Jacaré.

Outro local que dizem ser bacana pra assistir ao pôr do sol é o Hotel Globo, no centro histórico. Eu visitei o hotel (que está sendo restaurado) e realmente ele tem uma vista linda do rio, mas não cheguei a ver o pôr do sol lá. Até mesmo porque quando eu fui estava chovendo! 

O que fazer em João Pessoa
O tempo é que não ajudou mesmo, mas a vista é bonita e assistir ao pôr do sol aí desse ser bem bacana! 

Pegamos 4 dias lindos de sol na viagem, mas rolou também um dia inteiro de chuva. Aproveitamos que não ia rolar praia mesmo e fomos conhecer o Centro Histórico de João Pessoa. O lugar é até legalzinho e tal, mas nada demais! Tô tão acostumada com as cidades históricas aqui de Minas que não é qualquer centro histórico que me impressiona não! O de João Pessoa só vale a pena se você estiver com tempo sobrando ou se for num dia chuvoso como foi meu caso. Fora isso, acho que não compensa perder um dia (ou meio que seja) de praia não! Até mesmo porque o centro é meio afastado da orla. Então se já estiver de carro, ok! Mas gastar com táxi ou ainda fazer um city tour é extremamente desnecessário! Mas é MINHA opinião! Vi gente falando que adorou e que é imperdível! Enfim, gosto é gosto e não se discute! 

Apesar de eu ter recomendado ir ao Centro Histórico em um dia chuvoso, falei isso única e exclusivamente para vocês não perderem um dia de praia, porque qualquer lugar fica mais bonito com sol, isso é fato! Reparem bem nessas fotos e vejam a diferença. Tudo fica mais bonito com um céu azul de fundo! O mais incrível é que essas fotos foram tiradas no mesmo dia, com alguns minutos de diferença uma da outra. Daí vocês conseguem imaginar o quão instável estava clima nesse dia, né? Impressionante! 

Bom, mas o Centro Histórico de João Pessoa é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombado pelo IPHAN. Tem construções antigas de diversos estilos como Art Nouveau, Barroco e Rococó.

Visitamos primeiro a cidade alta. Chegamos lá pela Ladeira São Francisco, a rua mais antiga da cidade, onde fica a Casa da Pólvora, construída em 1704 e que hoje virou um museu fotográfico. Ali pertinho, na Praça Don Ulrico, fica a Catedral de Nossa Senhora das Neves. que é cercada por belos edifícios históricos, como o que está situada a Faculdade de Ciências Médicas, além de outras casas coloridas.

Um pouco mais a frente fica a Igreja Nossa Senhora do Carmo, construída no final do século XVI. E mais adiante fica a bela Igreja de São Francisco que, na verdade, é um Centro Cultural que reúne, além da igreja, um convento, uma capela, uma casa de oração, um museu de arte popular e sacra e um grande pátio. A entrada custa 6 reais. O engraçado é quando chegamos lá o tempo estava super fechado e logo começou a chover, mas cerca de 20 minutos depois, quando saímos o céu tinha aberto e o sol já estava dando as caras. Reparem só na diferença das fotos que tirei com o céu cinza e o céu azul! Quando eu falo que o sol faz toooda a diferença na vida, eu tô falando disso! rs

o que fazer em João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa - Cidade Alta
O que fazer em João Pessoa
A bela Igreja de São Francisco

Pegamos o carro novamente e fomos conhecer a Cidade Baixa. Começamos pela Praça Antenor Navarro onde ficam vários casarões antigos e super coloridos. Ao lado da praça, fica a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. e mais à frente, o antigo Hotel Globo, primeiro hotel de luxo da cidade, que está sendo restaurado e transformado em um museu e centro de informações turísticas. Do seu pátio é possível ter uma bela vista da Igreja, das casas ao redor e também do Rio Sanhauá, afluente do Rio Paraíba. Além de ser um bom lugar pra assistir ao pôr do sol, como citei anteriormente.

o que fazer em João Pessoa
o que fazer em João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa - Cidade Baixa

Outro lugar que visitamos e que não achei muita graça foi o Forte de Cabedelo, cujo nome oficial é Fortaleza de Santa Catarina. O Forte foi construído em 1585 pelos portugueses e fica às margens do Rio Paraíba. O lugar é cheio de histórias e, por isso mesmo, eu indico que façam uma visita guiada. Nós fizemos por conta própria e não vimos muita graça não. Durante o (pouco) tempo que estive lá passei por grupos que estavam fazendo a visita guiada e pude ouvir os guias contando um pouco da história. A entrada comum custa apenas 2 reais. 

o que fazer em João Pessoa
Forte de Cabedelo

A Estação Cabo Branco foi outro local que me decepcionou um pouco. O lugar é uma estação de ciência, tecnologia e arte. Vimos 2 turmas de colégio lá no dia, elas estavam no pátio (que é enorme) fazendo atividades diferentes. Uma delas parecia estar fazendo algum experimento de física, num dos aparelhos lá do pátio. Nós visitamos apenas o prédio principal, obra de Oscar Niemeyer. Conhecemos só o 1° andar, onde estava acontecendo uma exposição de fotos de vários países africanos. A exposição até era legal, mas foi só isso! Infelizmente, o 2° piso e o terraço - de onde, dizem, se tem uma bela vista do litoral e também do pôr do sol - estavam fechados para manutenção e fiquei sabendo que não tem previsão de reabrir! É ali que fica o Farol de Cabo Branco também!

O que fazer em João Pessoa
Estação Cabo Branco
João Pessoa
Exposições na Estação Cabo Branco


ONDE COMER E BEBER

Antes de viajar, e também durante a viagem, recebi várias recomendações de lugares que eu deveria ir e outros descobri lá mesmo! Sei que gosto é pessoal (eu, por exemplo, não sou fã de frutos do mar), mas deixo aqui algumas sugestões.

Mangai
Meu restaurante predileto! Gostei tanto que fui 2 vezes! Na 1a vez não deu pra comer tudo o que eu queria e acabei tendo que voltar! hehe Você pode optar por pratos à la carte do cardápio ou por um enorme buffet self service! Foi minha opção! A comida é deliciosa e super variada, mas é especialmente focada na culinária local que eu adooooro! É tanta comida, mas tanta comida que você fica até sem saber o que que comer ou então bota tudo no prato e morre de tanto comer.. como eu! rs. Mas deixe um espacinho pras sobremesas também que são muitas e divinas! O lugar é bem grande mas ainda assim costuma ter fila de espera, nos finais de semana. 
Há filiais também em Natal e Brasília. 
Av. Edson Ramalho, 696 – Manaíra. 
www.mangai.com.br

Sal e Brasa Churrascaria
Aproveitamos o (único) dia e chuva na viagem pra encher a cara de comida num rodízio de carnes! Escolhemos essa churrascaria totalmente no escuro só porque ficava bem próxima à casa da minha amiga! Não poderíamos ter feito escolha melhor! São 25 tipos de carnes diferentes, tudo muito bem servido e muito saboroso. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o buffet! Nunca vi uma variedade tão grande de comidas numa churrascaria. Além dos tradicionais frios e saladas que praticamente todas têm, havia também comida japonesa, frutos do mar, massas, risotos, escondidinhos, salgadinhos, além das comidas regionais e mais uma infinidade de coisas que já nem lembro mais! Tudo muito saboroso! E o preço é maravilhoso, apenas R$39,90 por pessoa! Pensa?!
Há filiais em várias cidades nordestinas. 
Av. Fernando Luis Henrique dos Santos, 713 - Bessa

Canoa dos Camarões
Falando em rodízio... esse restaurante é especializado em frutos do mar, mas serve também outros pratos. Mas o carro chefe mesmo do lugar é o rodízio de camarões. São mais de 10 tipos diferentes de pratos com camarões e, segundo minhas amigas, tudo muito saboroso e muito farto! Como eu já disse, não sou muito fã de frutos do mar, até como um ou outro camarão, mas não a ponto de pagar R$ pra jantar. Mas pra quem gosta, acho que vale a pena. As meninas adoraram e comemoram atéééé... 
Av. João Maurício, 121 - Manaíra
www.canoadoscamaroes.com.br

Nonna Annaia Pizzaria
A pizzaria fica quase ao lado da Canoa dos Camarões. Tem ambiente gostoso, bem decorado e aconchegante. Bom atendimento, cardápio variado. Pizza gostosa, mas nada assim muito espetacular. De toda forma, é uma boa opção! 
Av. João Maurício, 83 - Manaíra
www.nonnaanaia.com 

Complexo Alimentar Varandas do Tambaú
Esse lugar é como uma praça de alimentação com várias lojinhas, sendo a maioria de tapiocas, mas existem outros pratos também. São tantas lojinhas que os vendedores ficam abanando os cardápios na sua cara tentando te fisgar pro estabelecimento deles. Tem tapioca de tudo o que você imaginar, tanto doces quanto salgadas, e são muito bem servidas. 
Fica próximo à feira de artesanato, em frente ao hotel Tambaú, na divisa de Manaíra e Tambaú. 
Av. Almirante Tamandaré - Tambaú

João Pessoa
Varandas do Tambaú

Dona Branca Cachaçaria e Restaurante
O restaurante serve almoço durante o dia e à noite funciona mais como um bar, com música ao vivo. Geralmente são 2 shows durante à noite que começam (e terminam) cedo. Tem várias mesinhas externas e outro espaço amplo interno, onde acontecem os shows. No lugar há também uma infinidade de cachaças de marcas diversas, além de vidros com cachaças "temperadas" com frutas e outras ainda com frutos do mar! A comida é gostosa e o preço é justo!
Av. Argemiro de Figueiredo, 1223 - Bessa
www.facebook.com/Dona-Branca

Emporium 42
Um barzinho com jeitão de pub, com ótima seleção musical (basicamente rock)! Achei o lugar bem interessante e agradável. Tem uma área externa, na calçada, outra interna com ar condicionado e ainda outras mesas num segundo andar, também aberto. O mais bacana do lugar é sua variedade enorme de cervejas do mundo todo. Elas ficam expostas em prateleiras e você escolhe a que quiser beber e o garçom leva uma gelada para você. A única coisa chata é que os preços não estão expostos nas prateleiras, então é preciso ficar perguntando sempre aos garçons que são bem atenciosos e solícitos, te ajudam a escolher as cervejas e ainda dão várias dicas. O cardápio de comidas não é lá muito amplos mas tem várias coisas gostosas. Fiquei super na dúvida do que comer, mas acabei optando pelo sanduíche que é o carro chefe da casa, o Delirium que custa 25 reais e tem um bacon bem crocante. Delícia!
Av. Guarabira, 1246 - Manaíra

O que fazer em João Pessoa
Emporium 42

Quiosques nas Praias
Os calçadões das praias de Tambaú e Cabo Branco são repletas de quiosques. Apesar de, externamente serem praticamente todos iguais, eles se diferenciam pela decoração e espaço internos. A maioria deles têm música ao vivo, mas somente à noite. Andamos praticamente todo o calçadão das duas praias procurando um lugar animado e com música num sábado (chuvoso) à tarde e encontramos apenas 2 quiosques, mas eles estavam tão cheios que não tinha nenhuma mesa vazia. Com exceção desses 2, os outros todos estavam bem vazios, inclusive o Bar da Maga/Palm Beach Club e o Espetinho do Caluquinha que nos foram recomendados, ambos na orla de Cabo Branco. Acabamos ficando no Arpoador, na orla de Tambaú, que tinha um certo movimento, mas que só encheu mesmo quando a música ao vivo começou, algumas horas e muitas cervejas depois. Portanto, fica a dica, os quiosques da orla de João Pessoa só bombam mesmo à noite. Portanto, escolha aquele que mais de agrada, ou que tenha o estilo musical que você curta e seja feliz... à noite! rs

Camarão Grill
Como o nome diz, o restaurante tem vários pratos de camarão mas existem também outras opções no cardápio, incluindo petiscos também. Espaço amplo, na beira da praia e com algumas mesas na areia, onde ficamos. O lugar tem uma estrutura de piscina e brinquedos, ideal para família com crianças. É cobrado um valor de 10 reais por criança que tem direito a um acompanhante adulto, caso necessite.
Av. Argemiro de Figueiredo, s/n - Bessa 

Lovina
O Lovina é um restaurante/bar de praia super gostosinho e com vários opções tanto de petiscos quanto de refeições, além de drinks diversos e música ao vivo. Tem mesas pé na areia e outras num espaço maior acimentado e ainda um lounge num espaço gramado. Ambiente gostoso e vista linda da praia! Durante a semana funciona apenas durante o dia, mas nos finais de semana abre também à noite, sempre com música ao vivo! Dali saem passeios de barco para a Praia/Ilha da Areia Vermelha.
Fica no finalzinho (ou no início, como queiram) da Praia do Poço, já quase na Praia da Ponta da Campina.
R. Vitorino Cardoso, s/n - Cabedelo

Bar de praia em João Pessoa
Lovina

Nau Frutos do Mar
Taí um lugar que todo mundo recomenda, mas que nós não conhecemos. O restaurante é especializado em frutos do mar e todos disseram que é muito bom! Bom, mas eu não sou fã de frutos do mar e não fiz nenhuma questão de conhecer. No nosso último dia, as meninas tinham programado de ir lá. Entrei no site e dei uma olhada no cardápio, até existem opções de peixes e outras carnes, mas achei os preços um tanto quanto salgados, principalmente porque a maioria dos pratos é pra 2 pessoas, mas serve até mais, pelo que falaram. Como eu não ia comer frutos do mar mesmo, que é o carro chefe da casa, resolvi que iria novamente ao Mangai (que por acaso, é da mesma família do Nau). Acabou que as meninas gostaram tanto do Mangai também que resolveram voltar comigo ao invés de conhecer o Nau! rs. De toda forma, fica a dica pra quando vocês forem!
Existe uma filial em Natal e Brasília também.
Rua Lupercio Branco, 130 - Manaíra. 
(Em breve, será inaugurada outra unidade no MAG Shopping)
www.naufrutosdomar.com.br

Outros lugares que muitos indicaram, mas não chegamos a conhecer foi o Bessa Grill e o Tábua de Carne. Bom, mas basicamente foram esses os lugares que conhecemos. Ainda fomos em outros na Costa do Conde, mas em João Pessoa mesmo foram só esses.

E pra facilitar ainda mais a vida de vocês, fiz esse mapinha com todos os lugares que eu mencionei nesse post, além também de todas as praias que eu mencionei no post sobre as praias de João Pessoa. Espero que ajude vocês a entender melhor a cidade.

  


Enfim, acho que é basicamente isso! Ainda ficou alguma dúvida sobre João Pessoa? É só perguntar aqui na caixa de comentário desse post! ;-)

Saiba mais sobre João Pessoa, leia também: 
Guia de Praias de João Pessoa
Pôr do Sol na Praia do Jacaré


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



 Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!!

Um comentário :

  1. Eu já visitei o Forte de Cabelo eu achei muito interessante a história, tem uma linda vista pro mar.

    ResponderExcluir

Comente aqui