0

RêVivendo Fotografias: Sapatos às margens do Danúbio

Renata Campos | 24.4.17 |
Budapeste é uma cidade linda, cultural, vibrante, apaixonante! Mas que ao mesmo tempo tem um passado super sofrido! Foi palco de várias guerras, conflitos e revoluções. E toda essa história ficou marcada na cidade que tem vários atrativos históricos importantíssimos. 

Um dos mais simples, mas também mais impactantes, é o monumento "sapatos às margens do Danúbio" (shoes on the Danube bank). Como o nome já diz, o monumento se trata de vários sapatos (60 pares) de ferro espalhados à margem no rio Danúbio. Pra quem passa por ali sem saber do significado, não deve ver muita graça, nem muito sentido nisso! Mas quando você sabe a história, a coisa muda de figura! Eu fiquei verdadeiramente emocionada imaginando toda a angústia, a tristeza e a crueldade daquilo tudo.

Explico: esse monumento foi criado em homenagem aos judeus cruelmente assassinados durante a 2a Guerra Mundial. Entre 1944 e 1945, a Cruz de Ferro (Partido Húngaro que comungava com ideias nazistas de Hitler) executou centenas de judeus e também pessoas que se opunham às ideias do seu governo. Eles eram enfileirados na margem do rio Rio Danúbio, metralhadas e jogados no rio. Mas antes, eram obrigadas a retirar os sapatos.


O monumento foi criado em 2005 pelo escultor Gyula Pauyer e idealizado pelo cineasta Can Togay. São 60 pares de sapatos de ferro masculinos, femininos e infantis, todos de modelos da década de 40. Muita gente acaba passando batido por ele, tanto porque não sabe da história e do seu significado, como por ele não chamar muita atenção já que se encontra no chão, bem na beira do rio (exatamente no local onde os assassinatos aconteciam). 

Eu mesma, o encontrei super por acaso! Lógico que ele estava na minha listinha de coisas pra visitar na cidade, mas eu não sabia exatamente onde ele ficava e praticamente passei por cima dele sem ver. Eu estava caminhando em direção ao Parlamento Húngaro, que é o um dos prédios mais lindos que eu já conheci, e tava com um olho fixo no Parlamento e o outro na outra margem do Danúbio, admirando as construções do lado de Buda. E aí, de repente, tropecei num dos sapatos! Pior do que a dor de chutar um sapato de ferro, foi o "soco no estômago" que eu senti quando entendi onde eu estava. Fiquei ali um tempão, olhando e imaginando as cenas. Horrível! 😪

RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS 
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia. 
Foto de hojeMonumento "Sapatos às margens do Danúbio" 

o que fazer em Budapeste, na Hungria
Parte do monumento "Sapatos às margens do Danúbio". Homenagem singela e emocionante.




--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui