12

Dicas para planejar uma viagem para a Romênia

Renata Campos | 8.8.19 |
dicas para planeja uma viagem a Romenia


A Romênia é conhecida por ser a terra do famoso e temido Conde Drácula, mas tem muito, mas muito mais pra oferecer do que isso. O país é incrível, diverso, cheio de lugares lindos, montanhas, castelos, cidades históricas e fofas. Sem falar que ainda é banhado pelas águas do rio Danúbio e do Mar Negro.

Dá pra ficar mais de um mês por lá tranquilamente! Mas, infelizmente, eu só tinha 8 dias! Então, tive que definir o que eu ia querer conhecer. Resolvi priorizar a região da Transilvânia com seus castelos e cidades fofas, além da capital Bucareste que é a porta de entrada do país (confira o post com todas as dicas de Bucareste).

ONDE FICA A ROMÊNIA


Antes de mais nada, você consegue achar a Romênia no mapa? Sabe onde ela está? hehe
A Romênia faz parte dos Bálcãs e faz fronteira com Bulgária, Hungria, Sérvia, Ucrânia e Moldávia. Portanto, é bem comum as pessoas aproveitarem e também viajarem para os países vizinhos. Foi o que eu fiz.

A Hungria eu conheci em 2015, mas nessa última viagem (2019), além da Romênia, eu conheci também a Bulgária, Sérvia e Ucrânia. Moldávia tinha entrada inicialmente no roteiro mas, por falta de tempo e dificuldade logística, acabou sendo cortada. Vai ficar pra uma próxima!

Montar esse roteiro de viagem pela Romênia foi algo bem trabalhoso. Passei dias estudando os lugares a serem visitados e, principalmente a logística pra ir de um lugar a outro, até chegar num roteiro ideal!

Mas até chegar nesse ponto, eu penei! Não existe assim uma quantidade muito grande de informações sobre a Romênia na internet, pelo menos não com o nível de detalhamento que a virginiana detalhista aqui gosta! haha

Depois de muito pesquisar, eu tinha um monte de lugares soltos e não sabia muito bem o que fazer com isso, como conectá-los, o que incluir e o que excluir do roteiro, como ir de um lugar para o outro, o que daria tempo de fazer ou não!

Joguei tudo num mapa pra conseguir entender melhor e enxergar as opções! Então, fui excluindo o que ficava mais afastado! Sobrou a região da Transilvânia! E lá fui eu trabalhar pra definir os lugares, onde dormir, por onde começar, qual seria a sequência de lugares e como ir de um lugar pro outro.

Bom, no final das contas, meu roteiro de 8 dias pela Romênia ficou assim:
  • 2 noites em Bucareste (clique aqui para saber mais sobre a cidade)
  • 1 noite em Busteni, próximo a Sinaia 
  • 2 noites em Brasov (clique aqui para ler sobre a cidade)
  • 1 noite em Sighisoara (clique aqui para saber mais sobre a cidade)
  • 1 noite em Sibiu (clique aqui para saber mais sobre a cidade)
  • 1 noite em Bucareste  
roteiro viagem romenia
Alguns dos lugares incríveis da região da Transilvânia, na Romênia.

Toda a trabalheira valeu super a pena! Porque, olha, o roteiro ficou perfeito, viu? Eu não mudaria absolutamente nada nele! Vou escrever um post específico com todos os detalhes do roteiro. Aguardem!




COMO SE LOCOMOVER NA ROMÊNIA


Eu queria conhecer o máximo de lugares possíveis, mas não queria fazer nada corrido. Assim, depois de muito relutar (já que eu estava viajando sozinha), decidi alugar um carro! E quer saber? Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito! Dirigi 6 dias sozinha pelas estradas da Transilvânia e foi maravilhoso! Recomendo a todos! 

Aluguei o carro antecipadamente pela Rental Cars que é parceira aqui do blog e tem sempre melhores preços do mercado. Escolhi a locadora Klass Wagen que ofereceu o melhor custo x benefício e tem um serviço excelente, recomendo! Paguei 100 euros para 6 dias de aluguel, ou seja, a diária do carro saiu por menos de 17 euros. Mesmo eu estando sozinha, valeu a pena demais!


road trip transilvania
Dirigindo sozinha na Transfagarasan, uma das estradas mais bonitas do mundo! 


Ahh mas eu não dirijo!! Dá pra fazer sem carro? Até dá! Mas, claro, você vai precisar de mais tempo pra fazer tudo! Ou então, precisará cortar alguns lugares do roteiro! Mas, sim, é possível!

A forma mais barata de fazer isso, sem dúvida, é o ônibus. Eles ligam as principais cidades entre si. Outra opção bem comum são os tours. Vi vários tours diferentes saindo de todas as cidades que passei. Eu não sou lá muito fã de tours com um monte de gente maaaas, às vezes não tem muito como fugir. Uma alternativa, um pouco mais cara, é contratar um tour privado ou um guia/taxista pra ficar por sua conta e te levar nos lugares que quiser.

Bom, mas isso tudo que falei é apenas para a região da Transilvânia, que foi o que conheci. Pra outras partes do país, não sei dizer detalhes sobre tours ou ônibus/trem. Já na capital Bucareste, se você ficar hospedado numa região central, consegue fazer tudo a pé! Mas metrô e ônibus são super baratos e funcionam bem.


COMO CHEGAR NA ROMÊNIA


Bom, vocês já sabem um roteiro e até mesmo como se locomover no país? Mas sabem como chegar lá? Pra começo de conversa,  não existem voos direto do Brasil pra Romênia. Você terá que, obrigatoriamente, fazer escala em algum(ns) outro(s) país(es) ou até mesmo fazer uma combinação de cias aéreas diferentes. Isso, se comprado junto, pode deixar a passagem bem cara.

O que eu sugiro é comprar uma passagem pra qualquer lugar da Europa, passar uns dias lá e depois comprar um voo de onde estiver pra Romênia. A principal porta de chegada e saída do pais é a capital. Eu paguei apenas €16 (sem mala, pela Ryanair) num voo para ir embora de Bucareste para Milão.

Mas se você estiver fazendo uma viagem que também inclua outros países vizinhos, uma alternativa é chegar na Romênia de ônibus ou trem, ou mesmo de carro. Eu, por exemplo, cheguei em Bucareste de ônibus vindo de Veliko Tarnovo, na Bulgária.

Seja qual for o meio de transporte e o pais de que estiver vindo ou indo, ao cruzar a fronteira, você terá que fazer imigração obrigatoriamente, já que a Romênia não faz parte do Tratado de Schengen (que prevê livre circulação entre os países signatários).


INFRAESTRUTURA TURÍSTICA


Engraçado que muita gente me perguntou como é a infraestrutura turística do país. Acredito que a curiosidade se deva ao fato de a Romênia figurar sempre nas listas dos mais pobres da Europa. 

Mas gente, estamos falando de pobreza européia, pobreza de país desenvolvido! Bem diferente da pobreza de países como o Brasil ou nossos vizinhos sul americanos, por exemplo. Então, apesar de ser um país "pobre", a Romênia não deixa nada a desejar pra nenhum outro país europeu.

Lógico, que não é aquela coisa toda perfeitinha dos países "ricões", mas atende super bem e oferece ótimas opções de hospedagem, restaurantes, supermercados, estradas e transporte público. Não tenho do que reclamar! Pelo contrário, tudo bem barato (comparando a outros países europeus, claro).


Conheci até mesmo os hospitais romenos, acreditam? E aprovei, viu? hehe.
É.. eu fui picada por uma aranha 😩🕷, desenvolvi uma reação alérgica à picada e fui parar no hospital!

importancia seguro viagem
Resumo do episódio da aranha na Romênia hehe

Mas acionei o Seguro Viagem (se você ainda cogita viajar sem seguro, dá uma lida nesse post aqui) que mandou uma médica pro hostel onde eu estava hospedada e ela me encaminhou pro hospital! Depois de passar por exames, me mandaram pra um hospital especializado, de ambulância e tudo mais!😅 Mas fui medicada e ficou tudo bem! 😉

QUANDO IR PARA A ROMÊNIA


Eu viajei para o Romênia no verão (julho de 2019) e peguei alguns dias quentes beirando os 30ºC, mas também dias mais frios, com temperaturas abaixo de 20ºC. Mas, no geral, o verão romeno é quente! Peguei dias lindos de sol e céu azul e outros dias de chuva também.

clima na romenia
Clima na Romênia em julho (2019): alternando dias de céu azul e cinza, sol e chuva, calor e frio 😅

Eu achei o verão uma boa época pra viajar pra Romênia, mas acredito que primavera e outono (com suas folhas alaranjadas) também sejam boas épocas pra visitar o país. Já no inverno, a não ser que você realmente goste muito de frio e tenha algum interesse específico, acredito que não seja a melhor época para conhecer o país. Faz muito frio, geralmente com temperaturas negativas, neva bastante e muitos lugares e estradas até fecham. Mas há quem goste, né? rs

FUSO HORÁRIO


A Romênia está oficialmente 5 horas à frente do Brasil. Mas durante o verão europeu, devido ao horário de verão, a diferença aumenta para 6 horas. Já no inverno europeu, quando nós temos (ou tínhamos, né? Parece que vai acabar) horário de verão, a diferença de horário cai para 4 horas apenas.

LÍNGUA LOCAL


O romeno é uma língua derivada do latim, assim com o português, o espanhol, o italiano e o francês. O que significa que dá até pra entender uma coisa ou outra em romeno. Depois de ter passado por 3 países de língua eslava (Ucrânia, Sérvia e Bulgária) me sentindo completamente analfabeta com aquele alfabeto cirílico ininteligível, vocês não tem ideia da felicidade que foi me deparar com o romeno. 

Na Romênia, eu consegui me situar novamente, saber onde eu estava sem precisar da ajuda de ninguém, nem do tradutor. Era simples, só ler as placas! Até mesmo, durante uma conversa, era possível entender uma palavra ou outra. Sensacional!

LEIA TAMBÉM:

MOEDA LOCAL


Embora a Romênia faça parte da União Européia desde 2007, o país ainda não adotou o euro como moeda, o que deve acontecer em breve. A moeda local é o leu romeno (RON) que tem cotação bem semelhante ao real brasileiro. Em julho de 2019, 1 leu = 0,89 reais.

Não custa lembrar que não dá pra trocar Reais por Lei (plural de Leu), na Romênia, né? O Brasil é um "Reino" muito distante e eles nem devem fazer ideia de que moeda a gente usa. Até porque nem tem tanto turista brasileiro por lá que justifique algo do gênero!

Então leve euros (ou mesmo dólar ou libra, se for o caso), pra trocar por lei! Em todas as cidades que passei, vi várias casas de câmbio, Portanto, você não terá dificuldade de encontrar uma delas. Como sempre acontece, a cotação do aeroporto é sempre um pouco desfavorável. Então, se chegar por lá, troque apenas um pouco para as primeiras despesas e deixe pra trocar o restante nas cidades.

E não, eles não aceitam euro ou qualquer outra moeda que não seja a moeda local. Bom, pode até ser que você consiga pagar uma coisa ou outra com euro, mas a cotação com certeza será bem desfavorável. Definitivamente, não compensa. Troque seus euros por lei e seja feliz! Ahh e sim, praticamente toda biboca aceita cartão de crédito e débito! Então, não há motivos pra se preocupar!

➤ Saiba mais sobre a Romênia aqui: www.revivendoviagens/romenia

Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas da Romênia lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoaRomênia


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

12 comentários :

  1. Super completo o seu post, adorei! Tem muitas dicas úteis. Parabéns, fiquei muito curiosa em conhecer a Romênia depois de ler tudo isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo! Obrigada!
      A Romênia é um país incrível! Vale muito a pena!

      Excluir
  2. Caramba! Você viu a hora em que a aranha te picou? Foi no hostel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi, acredita?
      Acho que não foi lá não.. mas não tenho certeza!

      Excluir
  3. Ah, eu morro de vontade de conhecer a Romênia, tanto pelas histórias do Conde Drácula sim, como por ser um país que nem sempre está na rota turística da maioria. Amei seu post, bem explicadinho. Ainda bem que contratou seguro viagem, hein? Fica até um alerta para quem pensa que é bobagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Romênia é demais. Vale muito a pena!
      Pois é.. muita gente pensa mesmo que seguro é bobagem. Mas a gente nunca sabe o que pode acontecer, não é mesmo? Onde eu ia sonhar ser picada por uma aranha, gente? haha

      Excluir
  4. Sou louca para visitar a Romênia desde que ouvi o Rony Weasley falando que o irmão dele foi pra lá estudar dragões hahahah (a louca por harry potter aqui!). Parece ser um lugar lindo, e seu post me deixou com mais vontade ainda. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah adorei!
      Eu nem fazia ideia disso (sou totalmente ignorante em termos de Harry Potter hehe).
      E sim, a Romênia é linda! Dá pra ir "estudar dragões" e conhecer as cidades e castelos lindões haha

      Excluir
    2. Renata Campos qual o valor de custo você pagou p ir a Romenia

      Excluir
    3. Olá, só vi sua mensagem agora. Eu não fiz a contabilidade apenas da Romênia, pois fiz uma viagem de 2 meses pra Europa. De toda forma, não é um país caro. É beeem mais em conta que os países europeus ocidentais. E vale muito a pena!

      Excluir
  5. Realmente tem poucos posts falando da Romênia, o que torna o seu ainda mais especial! Gostei muito das dicas e foi um prazer conhecer a Romênia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada!
      É, realmente, a Romênia ainda não caiu na graça dos brasileiros mesmo não. O que é uma pena, país incrível e barato! :)

      Excluir

Comente aqui