2

RêVivendo Fotografias: Mural da Anne Frank. Amsterdã.

Renata Campos | 22.10.18 |
No RêVivendo Fotografias da semana passada, eu falei sobre o lindíssimo mural A Bailarina, feito pelo excelente artista brasileiro Eduardo Kobra, em Moscou, na Rússia. Aproveitando o gancho, hoje vou falar de outro mural lindíssimo que conheci na minha #Eurotrip2018

Estou falando do mural da Anne Frank feito também pelo Kobra (quem mais? rs), dessa vez em Amsterdã, na Holanda. O mural é lindíssimo e gigantesco, como tudo o que ele faz. Eu fiquei encantada! 

Apesar disso, ele não parece ser algo muito turístico. Não tinha ninguém lá quando eu fui! Fiquei lá um tempinho esperando alguém pra tirar uma foto minha, mas ninguém apareceu! Diferente de Moscou (e outros tantas cidades do mundo), onde o mural está localizado em uma área bem turística, em Amsterdã, não. 


O mural da Anne Frank fica em Amsterdam Noord, mais especificamente em NDSM-werf, o antigo estaleiro da cidade. O local, que passou um tempo totalmente abandonado depois que o estaleiro foi desativo, acabou sendo revitalizado e tem atraído a atenção de moradores locais, artistas de todos os estilos, grafiteiros, skatistas, ONGs e, claro, também turistas que curtem mais esse lado mais alternativo.

Existem, inclusive, alguns bares bem legais que também valem a visita por lá. O Pllek, por exemplo, é um deles. O lugar é muito legal! Eu adorei a decoração e o clima de descontração. o bar tem uma área interna e outra externa que fica bem na beira do rio. Eu fui num dia lindo de muito sol (no comecinho de maio de 2018) e achei ao bar com uma vibe super praiana! Tinha várias pessoas de biquíni e calção, tomando sol por lá! Muito legal mesmo! E no dia que fui, ainda ia rolar um cinema ao ar livre. Mas acabei indo embora antes de anoitecer. 


Mas voltando ao mural em si. Ele foi feito em 2016 e tem 240 m². Enorme, né? O nome dado ao mural pelo Kobra foi "Let me be myself", ou "Me deixe ser eu mesma". A frase foi extraída do diário escrito pela própria Anne Frank, uma menina judia que passou 2 anos escondida dos nazistas, durante a Segunda Gerra Mundial em uma casa em Amsterdã que, inclusive, virou museu e que também vale super a visita. O diário foi publicado em várias línguas e virou um grande best seller. Acho que todo mundo aqui, se não leu, pelo menos já ouviu falar do livro "O diário de Anne Frank", né? 

Muito louco pensar que milhões de pessoas foram obrigadas a fugir, se esconder, ou pior, foram assassinadas pelo simples fato de serem diferentes. No caso, por serem judias. Triste demais pensar que tudo isso foi causado pela intolerância. Mais triste ainda é pensar que parece que a gente não aprendeu nada com esse e outros tantos fatos da história! Ao invés de simplesmente "deixarmos as pessoas serem elas mesmas", a gente está indo na contra mão. Impressionante como a intolerância  com o diferente vem crescendo cada vez mais e mais. 😢⠀

Apesar de o mural ficar em um local um pouco afastado do centrinho da cidade, é muito fácil chegar lá! Da estação central de trem de Amsterdã, sai um ferry gratuito direto pra lá. Mas atenção, não vá pegar qualquer ferry! Procure o que tem escrito NDSM, ele fica mais à esquerda. Só esse te leva pra lá! A viagem dura cerca de 15 minutos. 

👉 Confira todos os posts sobre a Holanda: RêVivendo a Holanda


RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS 
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia. 
Foto de hoje: Mural da Anne Frank. Amsterdã.


o que fazer em Amsterdã, Holanda
O lindíssimo e gigantesco mural da Anne Frank, feito pelo Kobra, em Amsterdã. 


Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas de Amsterdã lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoAmsterdã


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90


✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Olá! descobri seu site hoje e adorei. Sempre gostei de sites de viagens, mas depois que criei coragem para fazer o meu, gosto mais ainda de me inspirar em bons sites. Quanto ao post, me fez vontade de ler "O diário de Anne Frank". Ainda vou conhecer Amsterdã e quero chegar lá com esse leitura feita. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que ótimo! Fico feliz em saber!
      O livro é ótimo, triste, mas ótimo! Leia sim que vai amar!
      Bjos

      Excluir

Comente aqui