8

Casa Loma: um castelo no meio da cidade de Toronto!

Renata Campos | 3.10.13 |


Quem imaginaria encontrar um castelo medieval na metrópole de Toronto? Pois ele existe e é um dos atrativos mais visitados da cidade: a Casa Loma!

A Casa Loma foi idealizada por Henry Pellatt, um importante industrial e militar de Toronto. Foi construída no início do século passado a um custo de 3 milhões de dólares e demorou quase 3 anos para ficar pronta. No entanto, Henry e sua esposa Mary viveram lá por pouco mais de 10 anos quando, em 1923, por problemas financeiros, tiveram que se mudar.
Algum tempo depois, o lugar foi transformado em um hotel de luxo, mas sem muito sucesso. A cidade de Toronto assumiu o controle da Casa Loma em 1933 e, quando estava quase sendo demolida, o Clube Kiwanis ofereceu ajuda para restaurá-la e abri-lá ao público. Assim, desde 1937, o Clube administra o local, que recebe milhares de visitantes anualmente.

O Castelo foi todo restaurado e, hoje, tem vários cômodos que mostram como era a casa dos Pellatts no passado. Nos dois primeiros andares encontramos os quartos de dormir, as salas de jantar, o escritório, a biblioteca, o jardim de inverno, entre outros.

Toronto
Saguão principal da Casa Loma
Toronto
Biblioteca e escritório
Toronto
Os quartos dos Pellatts
Casa Loma
Jardim Interno

O nome Casa Loma vem do espanhol e significa "casa no topo da colina". O castelo é localizado numa parte alta da cidade e oferece belas vistas de Toronto. Não por acaso, a casa tem várias janelas com vistas panorâmicas de onde é possível avistar até mesmo a CN Tower.

Toronto
Algumas das inúmeras janelas e portas de vidro da Casa Loma, cada uma com uma vista mais linda que a outra. 
Toronto
A CN Tower vista da Casa Loma.
Com boa vontade dá pra vê-la na foto esquerda! Maaas com uma puxada de zoom, a coisa fica mais fácil, né? rs

No terceiro andar do Castelo, há várias salas dedicadas ao que foi denominado Museu Regimental The Queen's Own Rifles of Canada. 


Casa Loma


Já no andar térreo, há uma galeria com fotos dos filmes que já foram filmados no local, como Chicago, X Men e muitos outros. E ainda uma lanchonete e uma lojinha de souvenirs. À propósito, nessa lojinha você pode locar audioguias (grátis) para saber um pouco mais da história dos objetos e dos cômodos do Castelo. No mesmo lugar, você também encontrará, em papel, um resumo da história da Casa e de seus ambientes, assim como um mapinha do lugar, disponível em várias línguas, até mesmo em português!! 

Toronto
Alguns filmes que já foram filmados na Casa Loma
Casa Loma
Audioguia
Toronto
Em cada cômodo há um (ou vários) número, é só digitá-lo no audioguia para ouvir as informações sobre aquele lugar.
E aí, fica todo mundo andando pela casa com esse aparelho no ouvido.
Além de tudo isso, ainda há os estábulos, a garagem com peças antigas, a estufa de plantas e outras coisas menos interessantes, a meu ver. Ainda mais que, pra chegar até lá, você terá que passar por um caminho com um jeitão meio, sei lá, estranho! Um corredor enorme, escuro, úmido, frio e subterrâneo. Pra mim, foi a parte menos interessante do castelo. Mas vi gente com jeitão super empolgado lá em baixo. É.. gosto é gosto!

Toronto


Já um dos pontos altos da Casa, pra mim, foram os jardins. Que coisa mais linda! Aproveite para visitá-los se estiver por lá de maio a outubro. Fora dessa época, os jardins estão fechados pra visita.

Toronto
Toronto
Toronto
Toronto
Jardins da Casa Loma


A Casa Loma abre diariamente (exceto no natal) de 9:30 às 17hs. Os ingressos custam C$ 20,55 (mas há descontos para crianças e idosos) e podem ser comprados no próprio local ou online. Ou ainda através do Toronto City Pass, como eu fiz.

O endereço oficial é: 1 Austin Terrace (na esquina da Spadina Road com a Davenport Road), ocupando praticamente um quarteirão inteiro! Pra chegar lá, a forma mais fácil é de metrô. É só pegar a linha amarela Spadina-University até a estação Dupont. Ao sair da estação, ande 2 quarterões até o final da rua e você irá se deparar com uma escadaria. Suba!

Toronto
Mapa mostrando a localização da Casa Loma e da estação de metrô Dupon
Toronto
Escadaria que leva até a Casa Loma

Não dê importância para as placas indicando a Casa Loma à esquerda. É que esse é o caminho para os carros, se você for a pé vai dar uma volta desnecessária. O melhor caminho é mesmo subir a escadaria da foto anterior. No alto da escada, se você olhar pra trás, vai poder enxergar a CN Tower lá no fundo (não falei que dá pra vê-la de todo lugar?). Olhado pra frente, e seguindo o caminho, você já verá a Casa Loma do seu lado esquerdo. Aí é só seguir até o final e virar à esquerda. Dá uma olhada do caminho no mapinha abaixo.

A linha tracejada de azul é o caminho a ser seguido por quem chega a pé na Casa Loma pelo metrô. 
A CN Tower de um lado e a Casa Loma de outro.
--

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

8 comentários :

  1. Maravilha! Adorei seu blog! Fácil, objetivo, direto e certeiro.
    Vou visitar o Canadá no próximo maio e estou em dúvida se faço só a parte leste ou se incluo Vancouver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sueli, obrigada!! :-)
      Eu queria ter ido pra Vancouver também, sempre vejo falarem bem! Mas eu não tinha tempo pra isso! Bom que tenho motivos pra voltar! hehe
      Boa viagem e aproveite o Canadá!

      Excluir
  2. Muito legais suas dicas...estou me baseando nelas para organizar meu roteiro de visita a Toronto, terei apenas 3 dias lá. Na visita à Casa Loma, quanto tempo (horas) normalmente levamos para visitar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luciana, que bacana!
      Então, a Casa Loma é relativamente grande. Se você for olhar tudo detalhadamente leva um tempão! Se você pegar audioguias então, demora bastante. Eu desisti deles no meio do caminho! rs.
      Se você for entre maio e outubro também poderá visitar os jardins da casa que são lindos! Aí a visita fica ainda maior!
      Enfim, dá pra você conhecer tudo rapidinho em 1 hora ou gastar até umas 4 horas se quiser!
      Eu fiz a Casa Loma pela manhã e o ROM (lá sim, gastei hooooooras) à tarde! Ainda daria tempo de fazer algo no fim do dia, como ir à CN Tower por exemplo. Mas, estava chovendo e eu morta! rs
      Boa viagem pra você! :-)

      Excluir
    2. Renata, muito obrigada! exatamente o que eu pensava fazer, Casa Loma pela manhã e ROM Museum à tarde. Vou em agosto e pelas fotos que vi no seu blog os jardins são maravilhosos!
      Muito legal! obrigada pelas dicas!

      Excluir
  3. Anônimo8.2.15

    É pago para tirar foto em frente a casa LOMA?
    O ingresso é só para entrar nele certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se paga nada além do ingresso (que é só pra entrar sim), as fotos são liberadas lá!

      Excluir
    2. Anônimo15.2.15

      Entendi, pensava que para tirar a foto na frente dele era gratuito(jardim,etc)

      E o ingresso, era só para entrar dentro dele(quartos, etc).

      Excluir

Comente aqui