0

Ilha de Boracay será fechada pra turismo por 6 meses nas Filipinas

Renata Campos | 12.4.18 |
boracay filipinas

ATENÇÃO!!!! 
A Ilha de Boracay, uma das mais famosas e populares das Filipinas irá FECHAR PARA O TURISMO durante seis meses! 


É isso mesmo que você leu! A partir do dia 26 de abril (2018), nenhum turista poderá entrar em Boracay até o final de outubro!!! 

O motivo? Segundo o porta voz oficial da presidência, Harry Roque, a ilha que sempre foi conhecida como um paraíso no país, está sofrendo devido à quantidade excessiva de lixo e esgoto não tratado que é jogado diretamente no mar

Segundo ele, o fechamento da ilha é necessário para assegurar que as gerações futuras também tenham a oportunidade de conhecer e desfrutar de Boracay. O presidente filipino, Rodrigo Duterte, chegou a dizer que Boracay se transformou em uma grande latrina! 😷


Eu, como bióloga de formação especializada em Meio Ambiente, super concordo que algo realmente precisa ser feito! E urgente! É simplesmente inadmissível que hotéis e restaurantes lancem seus esgotos sem tratamento diretamente no mar que é a principal atração do lugar. O problema, logicamente, não é apenas dos estabelecimentos comerciais, mas se estende casas de moradores também despejam esgoto no mar, já que não possuem sistema de tratamento adequado.

Óbvio que algo precisa ser feito e com urgência! Mas daí a tomar uma medida tão radical assim e fechar completamente a ilha durante 6 meses?? Acho que foi um exagero, não foi não?! O que vocês acham? Concordam? Discordam? Por que? 

Bom, eu acho que uma coisa é fechar um local ou outro pro turismo, como será feito na ilha de Phi Phi, na Tailândia. Maya Bay, a mais mais famosa da ilha (quiçá do país) ficará fechada por 4 meses a partir de junho (2018) pra se recuperar do excesso de turistas. Mas o resto da ilha continuará funcionando normalmente. Portanto, não afetará o turismo no local. Pelo menos não de forma tão drástica. 

Mas minha preocupação nem é com turistas em si não! Mas sim com os moradores locais que, em sua imensa maioria, vivem exclusivamente do turismo! Boracay recebe mais de 2 milhões de turistas todos os anos! E movimenta cerca de 1 bilhão de dólares!

Imagina só hotéis, restaurantes, lojas, atrações turísticas, transporte, etc e tal tudo fechado!! Como conseguir dinheiro sem turistas? Como pagar o salário de trabalhadores sem dinheiro? E como sobreviver sem dinheiro? 

De acordo com o vice-secretário executivo do país, fundos de emergência serão liberados para ajudar empresas e funcionários que serão afetados pelo fechamento temporário. Mas será mesmo que isso irá acontecer e será eficaz? São quase 40 mil pessoas que trabalham diretamente com o turismo na ilha! E as demissões já começaram, inclusive, a acontecer! 

Boracay vai fechar pro turismo
Foto tirada no início de janeiro na White Beach, a praia central de Boracay

Portanto, fica o alerta pra quem estiver com viagem marcada pras Filipinas, principalmente se já tiver comprado voo e reservado hotéis. Fiquem atentos e já comecem a tomar as devidas providências. 

O governo já anunciou que fará linha dura e, inclusive, usará força policial pra impedir a entrada de turistas na ilha. Assim como, obrigará os turistas que lá estiverem a deixarem a ilha. E quando eu falo de turistas , no caso, não são apenas estrangeiros, até mesmo os turistas filipinos serão barrados! E quem estiver na ilha, não poderá entrar no mar durante esse tempo. 

Só não foi divulgado ainda exatamente quais serão as medidas adotadas para a despoluição da área, nem como será feita regularização e adequação para o esgoto não ser mais jogado no mar! Mas  sabe-se que alguns estabelecimentos irregulares serão demolidos, em alguns deles até já foram afixadas placas avisando da demolição. Também existem planos de construir uma nova rodovia para desafogar o louco trânsito central e transformar os triciclos (forma de transporte local) em carros elétricos!! 

Não dá pra afirmar que a ilha será mesmo completamente fechada (mas tudo indica que sim) e nem mesmo se esse fechamento irá durar os 6 meses previstos. De toda forma, o melhor a fazer é mudar os planos e deixar pra conhecer Boracay em uma outra oportunidade, depois que toda essa confusão tiver passado! 

As Filipinas são formadas por mais de 7 mil ilhas! Portanto, opções não faltam pra vocês! Eu viajei pras Filipinas no início desse ano. E, além de Boracay, conheci também as ilhas de Cebu, El Nido e Coron, além da capital Manila. Nesse post, eu coloquei o meu roteiro de viagem nas Filipinas, com muitas dicas de todos os lugares que visitei. 

Eu gostei de Boracay! Mas prefiro lugares mais tranquilos e naturais, como por exemplo, El Nido e Coron, as outras ilhas que conheci também nessa viagem. Inclusive, publiquei essa semana, um post sobre a Puka Beach, que foi a minha praia predileta em Boracay, justamente pelo fato de ser mais afastada e bem mais tranquila do que a praia central, que vive lotada de turistas durante o dia e a noite! 

Boracay fechará pro turismo
A tranquila Puka Beach, em Boracay

Enfim, Boracay é um típico destino de turismo de massa, com grupos enormes de turistas (principalmente asiáticos) pra todos os lados. O fato é: o turismo desenfreado acaba sempre causando problemas! De uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, eles irão aparecer! Não tem jeito... 


Fontes:



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem asia 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui