0

Ilha de Boracay, nas Filipinas, ficará 6 meses fechada para turistas

Renata Campos | 12.4.18 |
boracay filipinas


Ilha de Boracay ficará 6 meses fechada para turistas. 


A Ilha de Boracay, uma das mais famosas e populares das Filipinas irá FECHAR PARA O TURISMO durante seis meses! 

É isso mesmo que você leu! A partir do dia 26 de abril (2018), nenhum turista poderá entrar em Boracay até o final de outubro!!!

OBS: A ilha de Boracay reabriu recentemente para o turismo, confira aqui


Entenda os motivos

Segundo o porta voz oficial da presidência, Harry Roque, a ilha que sempre foi conhecida como um paraíso no país, está sofrendo devido à quantidade excessiva de lixo e esgoto não tratado que é jogado diretamente no mar

Segundo ele, o fechamento da ilha é necessário para assegurar que as gerações futuras também tenham a oportunidade de conhecer e desfrutar de Boracay. O presidente filipino, Rodrigo Duterte, chegou a dizer que Boracay se transformou em uma grande latrina! 😷


Eu, como bióloga de formação, com pós graduação em Meio Ambiente e mestrado em Turismo, super concordo que algo realmente precisa ser feito! E urgente!

É simplesmente inadmissível que hotéis e restaurantes lancem seus esgotos sem tratamento diretamente no mar que é a principal atração do lugar. O problema, logicamente, não é apenas dos estabelecimentos comerciais, mas se estende às casas de moradores também despejam esgoto no mar, já que não possuem sistema de tratamento adequado.

Medida radical

Óbvio que algo precisa ser feito, ninguém contesta isso! Mas daí a tomar uma medida tão radical assim e fechar completamente a ilha durante 6 meses?? Acho que foi um exagero, não foi não?! O que vocês acham? Concordam? Discordam? Por que? 

Bom, eu acho que uma coisa é fechar um local ou outro pro turismo, como será feito na ilha de Phi Phi, na Tailândia. Maya Bay, a mais mais famosa da ilha (quiçá do país) ficará fechada por 4 meses a partir de junho (2018) pra se recuperar do excesso de turistas. Mas o resto da ilha continuará funcionando normalmente. Portanto, não afetará o turismo no local. Pelo menos não de forma tão drástica. 

Mas minha preocupação nem é com turistas em si não! Mas sim com os moradores locais que, em sua imensa maioria, vivem exclusivamente do turismo! Boracay recebe mais de 2 milhões de turistas todos os anos! E movimenta cerca de 1 bilhão de dólares!

Imagina só hotéis, restaurantes, lojas, atrações turísticas, transporte, etc e tal tudo fechado!! Como conseguir dinheiro sem turistas? Como pagar o salário de trabalhadores sem dinheiro? E como sobreviver sem dinheiro? 

De acordo com o vice-secretário executivo do país, fundos de emergência serão liberados para ajudar empresas e funcionários que serão afetados pelo fechamento temporário. Mas será mesmo que isso irá acontecer e será eficaz? São quase 40 mil pessoas que trabalham diretamente com o turismo na ilha! E as demissões já começaram, inclusive, a acontecer! 

Boracay vai fechar pro turismo
Foto tirada no início de janeiro na White Beach, a praia central de Boracay

Portanto, fica o alerta pra quem estiver com viagem marcada pras Filipinas, principalmente se já tiver comprado voo e reservado hotéis. Fiquem atentos e já comecem a tomar as devidas providências. 

O governo já anunciou que fará linha dura e, inclusive, usará força policial pra impedir a entrada de turistas na ilha. Assim como, obrigará os turistas que lá estiverem a deixarem a ilha. E quem estiver na ilha, não poderá entrar no mar durante esse tempo. 

Só não foi divulgado ainda exatamente quais serão as medidas adotadas para a despoluição da área, nem como será feita regularização e adequação para o esgoto não ser mais jogado no mar! Mas  sabe-se que alguns estabelecimentos irregulares serão demolidos, em alguns deles até já foram afixadas placas avisando da demolição. Também existem planos de construir uma nova rodovia para desafogar o louco trânsito central e transformar os triciclos (forma de transporte local) em carros elétricos!! 

Não dá pra afirmar que a ilha será mesmo completamente fechada (mas tudo indica que sim) e nem mesmo se esse fechamento irá durar os 6 meses previstos. De toda forma, o melhor a fazer é mudar os planos e deixar pra conhecer Boracay em uma outra oportunidade, depois que toda essa confusão tiver passado! 

Conheça outras ilhas nas Filipinas

As Filipinas são formadas por mais de 7 mil ilhas! Portanto, opções não faltam pra vocês! Eu viajei pras Filipinas no início desse ano. E, além de Boracay, conheci também as ilhas de Cebu, El Nido e Coron, além da capital Manila. Nesse post, eu coloquei o meu roteiro de viagem nas Filipinas, com muitas dicas de todos os lugares que visitei. 

Eu gostei de Boracay! Mas prefiro lugares mais tranquilos e naturais, como por exemplo, El Nido e Coron, as outras ilhas que conheci também nessa viagem. Inclusive, publiquei essa semana, um post sobre a Puka Beach, que foi a minha praia predileta em Boracay, justamente pelo fato de ser mais afastada e bem mais tranquila do que a praia central, que vive lotada de turistas durante o dia e a noite! 

Boracay fechará pro turismo
A tranquila Puka Beach, em Boracay

Enfim, Boracay é um típico destino de turismo de massa, com grupos enormes de turistas (principalmente asiáticos) pra todos os lados. O fato é: o turismo desenfreado acaba sempre causando problemas! De uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, eles irão aparecer! Não tem jeito... 


Fontes:



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem asia 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui