0

ROM: o maior e mais completo museu do Canadá

Renata Campos | 9.10.13 |


O ROM (Royal Ontario Museum) é o maior e o mais completo museu do Canadá. Possui 40 salas que exibem cerca 6 milhões de peças!!! A fachada do prédio também é lindíssima, uma mistura de arquitetura moderna e clássica que, por si só, já valeria a visita.

Royal Ontario Museum
Royal Ontario Museum
Fachada do ROM

Se você quiser visitar o ROM por inteiro é bom reservar um dia todinho pra isso e muita disposição. É tanta coisa pra ver que, se você não fizer umas pausas pra descansar, não consegue ver tudo. Bom, talvez não consiga ver tudo nem descansando muito! rs.


Eu quase desisti no meio do caminho. Mas aí, quando eu já estava prestes a ir embora, vi que estava chovendo e mudei de ideia, até porque tudo o que tinha planejado fazer no restante do dia era ao ar livre. Aí fiquei um tempinho descansando num dos sofás do piso principal até recuperar as forças. Ah... detalhe, tem wifi grátis no museu! O sinal não é dos melhores e não pega em todos os lugares mas dá pra quebrar o galho! 

ROM
Cansou? Ache um desses sofás pra recuperar as forças

Assim que chegar ao ROM, você receberá um folheto com um mapinha do museu e de todas as exposições. Dê uma olhada e escolha o que mais gostar para ver primeiro porque, vai que você se cansa e não consegue visitar o restante, né? Se preferir, ou caso não tenha muito tempo disponível, há tours gratuitos, de 11hs às 15hs, que passam apenas pelos highlihts, os pontos altos e, teoricamente, mais interessantes do museu.

Guia do Visitante ROM

Já na entrada você irá se deparar com um dinossauro gigante no hall central. Ainda nesse piso, estão as exposições dos países asiáticos, do próprio Canadá e dos "primeiros povos". Também nesse piso, está o Food Studio Cafe, que serve refeições e sanduíches, bom pra repor as energias.

Toronto
1° piso ROM
Hall de entrada do ROM
Toronto
Exposição da Asia ROM

O segundo piso, pra mim, é o mais interessante de todos! Lá estão as exposições dos dinossauros, dos mamíferos, das aves, dos minerais e da Biodiversidade. As galerias Discovery e Life in Crisis são sensacionais! Super aula de educação ambiental! É gente, não tem jeito, a veia de bióloga fala mais alto nessa hora! rs

Royal Ontario Museum
2° piso ROM
Royal Ontario Museum
Royal Ontario Museum
Royal Ontario Museum
Royal Ontario Museum
Royal Ontario Museum


No terceiro piso ficam as exposições dos povos e culturas de vários lugares desde a África até a Europa, passando pelas Américas. A galeria do Egito é uma das maiores e mais bacanas de todas. Deu até pra matar um pouquinho da saudade dessa viagem incrível! 

Royal Ontario Museum
3° piso ROM
Royal Ontario Museum
Royal Ontario Museum

E nada de preguiça na hora de andar de um piso ao outro. Ao invés de usar os elevadores, vá de escada! Suba as "Escadas de Maravilhas" (Stair of Wonders), que tem umas exposições bacaninhas no meio das escadas.

ROM
Stair of Wonders

Além desses 3 pisos principais, ainda há outros menores com algumas exposições pontuais. O ROM conta ainda com exposições temporárias. Algumas delas são pagas à parte. Mas outras já estão incluídas no ingresso.

Quando fui, em julho desse ano (2013), estava rolando a exposição Gênesis do fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado. Queria eu um dia tirar um décimo das fotos que ele já tirou por esse mundão afora! Só lugar top! Fiquei muito tempo admirando TODAS as fotos! Eu sou suspeita pra falar porque amo o trabalho dele, mas considero que esse foi um dos pontos altos da minha visita ao ROM! Saí de lá ainda mais fã! Simplesmente sensacional!

ROM
ROM
Exposição Gênesis do Sebastião Salgado - ROM

E como não poderia faltar, na saída, há uma loja enorme com tudo o que você possa imaginar! Além dos souvenirs de praxe do museu, de Toronto e do Canadá, tem também livros, roupas, objetos de arte e de decoração de todos os lugares onde há alguma referência no museu. Tem cada coisa lindíssima, pena que também caríssima! Tsc.. 


O ROM fica na 100 Queen’s Park. Pra chegar lá é super fácil. É só pegar a linha amarela do metrô e descer na estação Museum! Impossível errar, né? rs. Ao desembarcar, siga a placa e suba as escadas do lado direito.

Como você pode ver no mapa abaixo, você vai andar mais ou menos 1 quarteirão e meio até o final da rua, chegando lá vire à esquerda e você já vai estar de cara com aquele prédio lindão do ROM (lembra das primeiras fotos desse post?). 

Mapa de localização do ROM

O museu abre diariamente de 10:00 às 17:30 (e sexta até 20:30). O ingresso geral (exposições especiais são pagas à parte) para adultos custa CAD 16,00 e pode ser comprado lá mesmo na portaria, pelo site ou através do Toronto City Pass. Há descontos para idosos, crianças, estudantes e grupos. Para mais informações acesse o site do ROM.
--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!





✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui