2

Tour de degustação de cerveja em Munique

Renata Campos | 7.10.15 |
Tour de degustação de cerveja Viator

Quando a gente fala em Munique já associa logo a cidade à cerveja, não é?!! Pois bem, os alemães têm fama de bebuns bons apreciadores e produtores de cerveja e não é à toa! As cervejas alemãs estão entre as melhores do mundo! E as cervejas produzidas na região de Munique são as melhores da Alemanha!! Ou seja, não tem muito como fugir da bebedeira! É algo cultural!

Em Munique, você vê as pessoas bebendo o tempo todo, em todo lugar, a toda hora! Hora do almoço, jantar, lanche, até mesmo de manhã... o que as pessoas bebem para acompanhar qualquer comida? Cerveja, claro! E cerveja de litro, ou no mínimo, meio litro! E não, não pense que a cidade é cheia de bêbados pelas ruas. Digamos que eles sabem beber socialmente! rs
Seguro viagem europa 468x60

Por essas e outras eu fiquei bem animada com a possibilidade de fazer um tour de degustação de cerveja em Munique, oferecido pela Viator. Não poderia perder a oportunidade de experimentar algumas cervejas locais e saber um pouco mais sobre o processo de fabricação das mesmas, além de outras curiosidades. Eu sou fã e apreciadora de uma boa cerveja e sempre que possível gosto de conhecer melhor as cervejas e até mesmo as cervejarias mundo afora. Em Munique não poderia ser diferente. Mas ao invés de visitar os bastidores de alguma fábrica de cerveja, como já fiz outras vezes, esse tour que fiz em Munique dá uma visão geral sobre todas as cervejarias da cidade.

Oficialmente, existem 6 cervejarias de Munique, são elas: Hofbräuhaus, Paulaner, Augustiner, Hacker-Pschorr, Spaten e Aying. E sabe qual o segredo pra essas cervejarias serem consideradas tops? A água! Isso mesmo! A água da região da Bavaria!! Além disso, as cervejarias de Munique ainda seguem à risca a Reinheitsgebot , a "Lei da Pureza da Cerveja", instituída lá no século XVI pelo Duque da Baviera. Depois de acordar com uma ressaca daqueeeelas, o duque determinou que, a partir dali, a cerveja só poderia ter água pura, malte de cevada e lúpulo. Com o passar do tempo, foram feitas algumas pequenas modificações como, por exemplo, o acréscimo do fermento da cerveja que só foi descoberto anos depois.

Tour de degustação de cerveja em Munique
As 6 grandes cervejarias de Munique

Bom, mas eu não vou ficar aqui repassando todas as informações e detalhes técnicos que me foram passados no tour. Ficaria um texto chato e não é o meu objetivo! Até porque não sou nenhuma expert em cerveja, só mesmo uma apreciadora! rs. E também são taaaaaantas informações, que eu não consegui guardar nem metade! E olha que anotei muita coisa! O tour é bem informativo, achei super interessante e que vale muito a pena pra quem gosta de cerveja em si e tudo o que está relacionado.

Vou então contar como foi o tour que fiz. Vai que você também se interessa em fazer... eu acho que vale a pena, hein? Quer ver?

O tour se iniciou às 18h, o ponto de encontro foi um quiosque dentro da estação central de Munique, a Hauptbahnhof. Lá mesmo já começamos a bebedeira, enquanto recebíamos as instruções e primeiras informações do nosso guia, um inglês gente boa, conhecedor e apreciador de uma boa cerveja! O cara manja muito!! Pode perguntar o que que quiser, ele responde com riqueza de detalhes! Ele era bem divertido e super elétrico, falava tanto e tão rápido que às vezes era difícil acompanhar! rs

A cerveja escolhida para abrir os trabalhos, ainda no ponto de encontro, foi uma das queridinhas de Munique, tanto pelos locais como pelos turistas, a Augustiner Helles. Deliciosa! Começamos bem e com chave de ouro!

Tour de degustação de cerveja em Munique
A 1a degustação do tour e as explicações iniciais do guia, ainda no ponto de encontro! 

De lá, pegamos um metrô e fomos para o Museu da Oktoberfest. É... pode parecer meio estranho mas existe sim um museu sobre a maior festa da cerveja do mundo!! E o que tem lá? Bom, logo na entrada se encontra um bar especializado em cerveja, claro! Foi ali que experimentamos mais 4 tipos diferentes de cerveja e uns brezels (ou pretzel, em inglês) também. À medida que íamos degustando, nosso guia falava sobre cada cerveja, como e onde eram produzidas, além de vaaaarias outras informações e curiosidades.

Tour de degustação de cerveja em Munique
Museu da Oktoberfest
Tour de degustação de cerveja em Munique
3 das 4 cervejas que degustamos no museu da Oktoberfest

Depois fomos fazer a visita ao museu propriamente dito que é dedicado à história da cerveja e seu processo de fabricação. Também assistimos a um videozinho que ilustra isso! O último andar é todo dedicado à Oktoberfest, com fotos, documentos, canecas e várias curiosidades da festa ao longo dos anos. Inclusive, vocês sabiam que a primeira versão da festa não teve naaaada a ver com as atuais? A primeira Oktoberfest aconteceu em 1810 e foi, na verdade, uma festa de comemoração do casamento do Rei Luis I com a Rainha Teresa. Foram convidados todos os moradores da cidade e a festa fez tanto sucesso que foi repetida no ano seguinte. Como não existia mais um casamento para ser celebrado, outras atrações foram acrescentadas. Mas, acredite ou não, a cerveja só começou a fazer ao evento mais de 100 anos depois, em 1918!!!

Tour de degustação de cerveja em Munique
Museu da Oktoberfest
Tour de degustação de cerveja em Munique
Na foto da esquerda, o Theresienwiese - o "gramado de Teresa" (nome dado em homenagem à noiva), local onde acontece a Oktoberfest desde sua 1a edição, a festa de casamento desses 2 aí nas fotos da direita: a Rainha Teresa e o Rei Luis I.

E terminamos o tour na famosa cervejaria Hofbräuhaus, onde já haviam algumas mesas reservadas para nós. Lá a cerveja era paga à parte e eu aproveitei pra pedir logo uma cerveja de um litro! Afinal de contas, estamos em Munique, né gente? Apesar da cerveja não estar incluída no tour, a comida estava! E era deliciosa, em grande quantidade e só com iguarias da culinária local! Nos fartamos. Essa foi também uma boa oportunidade pra trocarmos uma ideia melhor com o pessoal que fez o tour conosco também. Na nossa mesa tinha gente dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Índia! Muito bacana!


Tour de degustação de cerveja em Munique
Fachada e parte da área externa da enorme e famoso cervejaria Hofbräuhaus
Tour de degustação de cerveja em Munique
Prost!
(É assim que se brinda em alemão)
Tour de degustação de cerveja em Munique
Comidinhas típicas deliciosas que fizeram parte do tour. 
Tour de degustação de cerveja em Munique
Em Munique faça como os locais, beba cerveja de litro! 

Enfim, achei o tour bem bacana e super informativo! E o mais interessante de tudo é que Munique é praticamente sinônimo de cerveja, então não teria lugar melhor pra se fazer um tour como esse. Mas como o nome bem diz, é apenas um tour de degustação de cerveja, não dá pra encher a cara não (mas deu pra encher a barriga). Seja como for, vale a pena!

Agradeço à Viator pela oportunidade de fazer o tour e conhecer mais sobre as cervejas de Munique.


Para saber mais detalhes, preços e reservar esse tour, acesse: 
Para conhecer os outros tours oferecidos pela empresa em Munique, na Alemanha ou em vários outros lugares so mundo é só clicar em: 




👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Tour de cerveja em Munique Alemanha





---
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Oi, Renata. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Natalie, que ótimo!
      É sempre uma honra!
      Obrigada!
      Bjos

      Excluir

Comente aqui