0

RêVivendo Fotografias: Igrejinha da Pampulha

Renata Campos | 29.8.16 |
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha recebeu, recentemente, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Na época (ou seja, no mês passado - julho/2016), eu estava viajando e a notícia acabou passando meio que batida. Eu apenas postei algo a respeito no Facebook do blog e pronto! 

Eu sei, eu sei, já passou E MUITO da hora de eu escrever um post sobre esse lugar (e outros tantos) tão especial de Belo Horizonte! Mas sabe aquela coisa de que "santo de casa não faz milagre"? Pois é! Morro de vergonha quando as pessoas falam que procuraram posts de BH aqui no blog e não encontraram praticamente nada! Preciso criar vergonha na cara - e principalmente, arrumar tempo - pra escrever sobre os atrativos da terrinha. Maaaas enquanto isso não acontece, farei um RêVivendo Fotografias hoje sobre a Igrejinha da Pampulha, o mais conhecido (e mais fofo) atrativo da região da Pampulha e um dos cartões postais de BH. 

Além da Igrejinha da Pampulha, também fazem parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, outros edifícios que ficam na orla da Lagoa da Pampulha. São eles: o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), o Iate Tênis Clube, a Casa do Baile e a Casa JK, antiga residência de Juscelino Kubitschek. Foi ele, inclusive, quem idealizou o projeto e pediu a seu amigo Oscar Niemeyer que ficasse responsável pela realização de tudo. Isso ainda na década de 1940, quando JK era prefeito de BH e Niemeyer ainda um arquiteto recém-formado. 

A Igrejinha da Pampulha, que tem como nome oficial Igreja São Francisco de Assis, foi inaugurada em 1943. Mas durante 14 anos não pôde celebrar missas, pois o bisco da época a considerou muito moderna e que não tinha cara de igreja! Realmente o projeto é ousado e diferente de tudo mas, por isso mesmo, encantador! O que mais chama a atenção do lugar são suas formas diferentes e curvas, bem ao estilo mesmo de Niemeyer, e seu enorme painel de azulejos azuis, obra de Cândido Portinari. Toda essa bela obra ainda é emoldurada pelos jardins do paisagista Burle Marx e pela Lagoa da Pampulha. 

É ou não é uma verdadeira obra-prima? ♥

RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS 
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia. 
Foto de hojeIgrejinha da Pampulha

Conjunto Arquitetônico da Pampulha
A belo painel de Portinari e as formas curvas de Niemeyer da Igrejinha da Pampulha




--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui