Um fim de semana em São Paulo

Renata Campos | 28.1.12 |

Depois de muitos anos querendo fazer um blog e sempre protelando por falta de tempo, finalmente o projeto se concretizou!!!!

E isso se deu por 2 grandes motivos:

O 1º deles é que acabei de defender meu mestrado, portanto, agora não há mais "desculpa" de falta de tempo.

E o 2º motivo é que fiz o curso Travel-Writer do O Viajante, no mês passado, o que fez com que a vontade de criar esse blog voltasse mais fortemente a me "atormentar".

Sendo assim, nada mais justo que meu primeiro post seja, justamente, o relato do final de semana que passei em São Paulo, onde o curso foi realizado.

Resolvi fazer o curso, em cima da hora. Mas mesmo com apenas 3 dias de antecedência, consegui um  preço legal pela passagem área de BH-SP pela Avianca - R$75,00 o trecho. Ainda não tinha viajado de Avianca no Brasil e, mais uma vez, gostei bastante. Apesar de o avião ser pequeno (são 5 filas de assentos ao invés das costumeiras 6 fileiras), achei bem confortável. Não me senti apertada e minhas pernas não ficaram encostando o tempo todo na poltrona da frente, o que é bem comum já que tenho 1,80 m de altura. De lanche foi servido uma empada bem gostosa. Ou seja, super recomendo a Avianca!

Cheguei em Guarulhos (os vôos para Congonhas estavam infinitamente mais caros), peguei o ônibus Airport Bus Service (R$33,00) e desci na Av. Paulista, onde peguei o metrô até meu hotel.

O curso foi no bairro Paraíso e depois de tentar mais de 10 hotéis e hostels próximos ao local, o único que consegui vaga foi no Hotel Apeninos. Legalzinho, mas nada demais. A fachada do hotel não é la grandes coisas, mas as atendentes são simpáticas e atenciosas. O quarto é pequeno, a cama é confortável e o chuveiro é bom. O café da manhã é servido no quarto e precisa ser agendado no dia anterior. Resumindo.. dá pro gasto!

Como ainda tinha algumas horas até o inicio do curso, deixei as malas no hotel e voltei novamente de metrô pra Paulista. Andei horrores atrás de um restaurante e nada! Até que tive a brilhante idéia de entrar em uma das ruas transversais e logo dei de cara com a super padaria/restaurante Xodó Paulista. Comida gostosa com grande variedade de itens no self service. Delícía!

De lá, fui visitar o MASP - Museu de Arte de São Paulo. Paguei R$7,00 a meia entrada, rodei por todas as galerias e quando já estava indo embora, vi que também estava rolando, no subsolo, a exposição "De dentro e de fora" que faz uso da arquitetura do MASP como base para o graffiti, fotografia, vídeos, esculturas, pinturas, etc.

E no final do dia, nada mais oportuno do que uma super piscina de bolinhas pra relaxar!!! hehe

No sábado, tivemos uma atividade bem bacana no curso. E por causa dessa atividade, eu conheci várias atrações legais em São Paulo, principalmente no bairro Pinheiros.

Eu e duas colegas do curso, começamos nosso tour pela Praça Benedito Calixto, onde todos os sábados de 9hs às 19hs acontece uma Feira com barraquinhas que vendem antiguidades, vinis, CDs e livros antigos e artesanato em geral. No meio da feira há um espaço com barracas de alimentação que vendem desde o acarajé baiano até empanadas, pastéis, caldo de feijão, sanduíche de carne moída com calabresa defumada, pratos à base de bacalhau e doces caseiros. Além disso, durante toda a tarde, acontece também um show de um grupo de chorinho em um espaço reservado para os músicos, no meio das barraquinhas de comida.

Alguns quarteirões abaixo da Praça, fica o charmoso Centro Cultural Rio Verde, que é um recanto bucólico dedicado às mais diferentes manifestações artísticas. O endereço tem aparência e clima de casa de campo. Criado em 2008, atua como um complexo cultural multifiuncional, onde é possível ver shows e exposições, beber, dançar, comprar, comer e encontrar amigos.

Fomos ainda para o Instituto Tomie Ohtake é um dos principais marcos urbanos do bairro. Primeiro e único arranha-céu da região, possui formas arredondadas e é revestido por janelas espelhadas que se intercalam entre as cores prateado e rosa, criando um efeito bem legal. O prédio parece até uma obra de arte abstrata. O acesso é gratuito.

Estavam rolando duas exposições bem bacanas: "Chaplin e sua imagem", que reúne fotografia, filmes, projeções, cartazes e manuscritos do acervo familiar do ator; e "Alma Revelada" de um dos maiores fotógrafos da atualidade, Steve McCurry. A exposição, que fica em cartaz até o fim de janeiro de 2012, reúne fotos de pessoas e lugares como Nigéria, Paquistão e Índia. Além disso, também há algumas fotos do atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Terminamos o dia no Sesc Pinheiros, que possui, além de um grande equipamento de lazer urbano, com atividades artísticas e esportivas, associativas e recreativas, um excelente restaurante. Com o curioso nome de Comedoria, o espaço reúne 3 opções aos visitantes: uma cafeteria, um restaurante e a Ilha dos Bocados, que serve sanduíches, salgados, sopas, saladas e doces. A decoração do lugar também é uma graça.

No domingo, após o curso, marquei de encontrar a Meire, uma menina que conheci, no site Mochileiros.com. Nós duas iremos para a Colômbia na mesma época. Fomos ao bar Bar Filial na Vila Madalena, bairro que concentra uma grande quantidade de bares por m2, algo bem parecido ao que acontece por aqui em BH. Aproveitamos minha estadia em SP para, entre uma cerveja e um bolinho de arroz, nos conhecermos pessoalmente e planejar os roteiros das nossas viagens. Ainda fomos ao Bar Salve Jorge e Bar José Menino.

Peguei o vôo de volta pra casa, na segunda-feira pela manhã, curtindo uma ressaquinha boa.. rs

Tá indo pra São Paulo?
Então, use o link abaixo para reservar sua hospedagem. Você não precisa pagar nada agora (o pagamento é feito diretamente no hotel ao chegar a seu destino)! E, caso mude de ideia, você pode cancelar a reserva gratuitamente!
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda esse blog a se manter!! ;-)