4

#SeminárioViajosfera: eu fui!

Renata Campos | 6.10.12 |


No último sábado, 29 de setembro, aconteceu o 1º Seminário Internacional de Blogs de Viagem, ou Seminário Viajosfera como ficou conhecido. O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre palestrantes, organização, blogueiros, leitores, estudantes e profissionais do trade turístico. E foi um verdadeiro sucesso!


Não poderia ser diferente! Organizado pelas "bóias", a talentosíssima equipe do renomado blog Viaje na Viagem, o Seminário Viajosfera aconteceu na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro! Ou seja, vários foram os motivos que me fizeram realizar minha inscrição assim que fiquei sabendo do evento que, como era de se esperar, lotou rapidinho. Muita gente acabou ficando de fora! Mas pôde acompanhar tudo através do facebook e do twitter. Durante o evento, o “twittaço” foi tamanho que a hastag #SeminarioViajosfera chegou a ocupar o 1º lugar nos Trending Topics (#TTs) do Twiiter!!!


Mas o movimento real e virtual começou já na sexta-feira. A todo momento, fotos e check-ins realizados nos aeroportos, nos atrativos e nos bares enchiam a timeline de todos.
Eu, que não sou boba nem nada, cheguei sexta-feira logo pela manhã e, assim, pude conferir ao vivo e a cores, que o Rio de Janeiro continuava liiiiiiiiiiiiiiindo como sempre. E pra isso, nada melhor do que um passeio de bike pela orla de Copacabana, Ipanema e Leblon, não é mesmo?

Praias de Copacabana e Ipanema

À noite deu-se início à pré-programação: um encontro de vários blogueiros no Palaphita Kitch, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Lá começamos a sair do mundo virtual para o real, deixamos de ser apenas arrobas e avatares, e agora somos todos de carne e osso! hehe

Ponto de encontro da galera da bóia
Foto: Etiane Lisboa

O primeiro de muitos brindes
Parte da galera no Palaphita Kitch
Foto: Garon Piceli
No sábado, logo após as 8hs da manhã, fomos recebidos com um welcome coffee, onde tive a oportunidade de conhecer e reencontrar vários outros blogueiros. Às 9hs, o blogueiro-mor, Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, abriu o evento dando boas vindas a todos.



Fotos: Divulgação Seminário Viajosfera
Logo em seguida, o Seth Kugel do Frugal Travel do New York Times deu início à primeira palestra do dia. Super simpático e falando em (ótimo) português, Seth cativou todos com seu jeito divertido e crítico. Vire fã! Falando sobre o mercado de viagens online, Guto Rocha deu prosseguimento ao evento com uma apresentação bem interessante.


Após o coffee break, foi vez do debate “Cultivando comunidades” entre o Ricardo Freire e renomadíssima chef carioca, Roberta Sudbrack. Os dois falaram de como cuidar da comunidade formada em torno de seus blogs. A última palestra da manhã foi uma verdadeira aula de direito do professor Sergio Branco que falou a respeito de direitos autorais na internet e tirou as dúvidas de muita gente.

Hora do Almoço! Huumm...
A Secretaria de Turismo da Bahia nos presenteou com uma feijoada maravilhosa e vários docinhos baianos de sobremesa. Delícia!!


Foto: Celina - Mala de Rodinha
Com uma vista dessas durante o almoço, dá até mais fome, não? rs
Após o almoço, foi a vez do debate com o tema “Jabá ou não Jabá, eis a questão” – Como é a relação entre blogueiros e RPs, que liderado por Fernanda Romano, Ana Davini, Henrique Martin e Alberto Martins.

Em seguida, vieram os debates sobre como ganhar dinheiro com blogs de viagem. O primeiro deles contou com a participação da Silvia Oliveira do blog Matraqueando, da Mariana Berutto do blog Conexão Paris, da Patricia Camargo do blog Turomaquia e do Tony Gálvez do blog De viaje a Brasil que falaram sobre a experiência criar e vender produtos em seus blogs. 
E por fim, Alexandre Inagaki, Edney Souza, Richard Svartman e Leonardo Marques debateram a respeito de outros modelos de negócio para blogs, como publicidade, patrocínio e e-commerce
Ainda rolaram uns sorteios de viagens, mas, infelizmente, não ganhei nenhum. Quem sabe no próximo? rs


No final, todos ganharam taças de champanhe! Brindamos o evento que foi um verdadeiro sucesso! Fiquei muito feliz de ter tido a oportunidade de participar de mais um evento como esse. Meu blog está apenas começando, tem apenas 9 meses de vida, e muito ainda pra aprender e escrever.  Aproveitei, ao máximo, todas as informações das palestras e também aprendi muito com as conversas de bastidores com blogueiros mais experientes. Vi que ainda tenho um longo caminho pela frente e muito o que melhorar. Mas fiquei super feliz, surpresa e orgulhosa de ter sido reconhecida e, ainda, receber elogios do Ricardo Freire, de quem sou fã de carteirinha há tempos, muito antes de eu sonhar em ter um blog de viagens...

Reencontrando: Jackeline Mota do Viaje Sim, Nívea Atallah do Destino de viagem, Celina do  Mala de rodinha e nécessaire, Flávia Peixoto do Viajar é tudo de bom e Garon Picelli da Loumar turismo. E conhecendo ao vivo, depois de muito bate-papo virtual, a Lillian Brandão e o Helder Ribeiro do Nerds Viajantes
Momento tiete com Ricardo Freire. 
Mas pensa que tudo acabou aqui? Nada disso! Ainda fomos (quase) todos para um dos vários bares ali das redondezas. Praticamente lotamos o lugar com várias grandes mesas! O papo bom durou até de madrugada! Foi uma delícia poder conhecer pessoalmente várias pessoas que só conhecia pela internet e outras que não conhecia nem virtualmente. Além de reencontrar alguns outros blogueiros que havia conhecido há alguns meses atrás no EIBTUR, o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, do qual eu falei aqui nesse post #EIBTUR2012: eu fui! Inclusive, aproveito pra agradecer à Nívea Atallah do Destino de Viagem, pela hospedagem no final de semana! :-)



E no domingo, ainda rolou um almoço com alguns blogueiros na Urca pra fecharmos bem o super final de semana na Cidade Maravilhosa!
E que venham os próximos encontros!! 


Urca
Difícil ir embora com uma vista dessas, não é? Dá vontade de voltar correndo!


4 comentários :

  1. Legal o post !! Já sabe que quando quiser vir ao Rio as portas do albergue Atallah estão abertas :)
    bjos
    Nivea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podexá que nao sou de recusar nao, heim? hehehe
      Brigadinha!
      bjs

      Excluir
  2. Ei Rê,

    O seminário foi ótimo! Foi um prazer conhecer você. Agora temos que programar uns encontros em BH! ;)

    Bjos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo mesmo, né Lillian?
      Vamos sim combinar algo em BH. Demorô!! rs
      bjs

      Excluir

Comente aqui