1042

Passo a passo de como tirar o visto online para o Canadá

Renata Campos | 28.8.13 |

Tá indo pro Canadá? 
Você já sabe que precisará de um visto para entrar, né?

A boa notícia é que ele é bem menos burocrático e simples de ser conseguido do que o do vizinho americano, por exemplo. Além de ser mais barato também. E na maioria dos casos, não é necessário fazer entrevista nem nada parecido.

Mas a má notícia é que, ao contrário do americano, a validade do visto canadense é bem curtinha. Ele terá, no máximo, a mesma validade do seu passaporte! Podendo ter até menos, isso vai depender da boa vontade do consulado. 

O processo pode ser feito através de um despachante ou por conta própria. Aí vai de cada um. Eu optei por fazer tudo por conta própria! O processo é chatinho, burocrático, mas com um pouquinho de paciência e um conhecimento básico de inglês ou francês (que é a 2a língua no Canadá) é bem tranquilo. 

E aí, existem duas opções:
O requerimento pode ser feito através do VAC, que é o Centro de Requerimento de Visto do Canadá. Mas, para isso, você terá que pagar também uma taxa extra referente aos serviços desse VAC.

Outra opção, é o processo online feito diretamente através do site do consulado canadense. Essa é, a meu ver, a melhor maneira e mais simples, além de ser a mais barata. Mas é também a menos conhecida, já que só foi implementada em dezembro de 2012.

Iniciei o processo para o requerimento para o visto em abril de 2013. Não vou negar que quebrei muito a cabeça e tive várias dúvidas durante o processo. Infelizmente, não encontrei nenhum lugar onde pudesse tirar minhas dúvidas, nem ninguém pra me ajudar e tive que me virar sozinha mesmo! Mas no fim, graças a Deus, deu tudo certo! E, olhando pra trás, acho que o processo é até bem simples. Ok, é bem chatinho também. Mas, não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Irei dar aqui, então, o passo a passo do processo de obtenção do visto online. Depois disso, vocês verão que é bem tranquilo

Mas antes de mais nada, gostaria de deixar claro que estou apenas relatando o MEU procedimento para obtenção do visto canadense. O processo pode variar de pessoa pra pessoa. Os documentos a serem entregues e os questionários a serem preenchidos irão variar, não apenas de acordo com o tipo de visto requerido, mas também de acordo com o perfil da pessoa, baseado nas respostas dadas durante o processo. E, infelizmente, eu não sei muita coisa além do que eu vou postar aqui!

Então vamos lá!
Acesse o site do consulado canadense www.cic.gc.ca.

Você irá se deparar com uma página como essa (parece que agora layout do site está diferente do que eu postei aqui, mas o conteúdo é exatamente o mesmo). Clique em Apply Online e será aberta uma janela lateral para você escolher o tipo de visto: com permissão de trabalho, com permissão de estudo, visto de turista simples ou, ainda, para estender seu visto. Selecione o escolhi e clique em Go.


No meu caso, escolhi o visto de turista e é o que vou mostrar aqui.

Você será redirecionado para outra página com os dois próximos passos seguintes.
A primeira coisa a ser feita é responder algumas perguntinhas para saber se você é elegível para conseguir o visto. Clique em eligible to apply logo abaixo do STEP 1.




Na página seguinte, clique em Start e você verá as seguintes dicas:

1- Você precisará de apenas 10 a 15 minutos para responder as perguntas sobre nacionalidade, idade, conhecimento da língua, membros da família, educação, experiência de trabalho, renda e/ou patrimônio e detalhes sobre oferta de emprego (caso esteja indo trabalhar no Canadá).
2- Você deverá responder todas as perguntas antes de passar para a próxima página. Se não souber a resposta para alguma pergunta, você deverá sair e voltar quando tiver encontrado as informações necessárias.
3- Com base em suas respostas, você verá se há opções de imigração (visto) disponíveis para você, já que cada opção possui diferentes requisitos de elegibilidade e formas de requerimento. (Esse item é basicamente para quem está tentando visto de estudante e/ou de trabalho que, geralmente, exigem documentos extras.)
4- Para cada tipo de visto, ao clicar no botão apply você irá obter uma lista das etapas específicas do seu requerimento. Essas etapas incluem links para os formulários, taxas e informações de contato. Você deve imprimir esta página para usá-la como referência. Ela o direcionará para os respectivos formulários.
5- Para alguns tipos de visto, você poderá fazer o todo o processo online. Após preencher o questionário, se você for elegível para se candidatar online, você receberá um código pessoal para usar em seu requerimento online em até 60 dias. Certifique-se de gravá-lo para uso futuro. Quando você retornar ao site, você precisará digitar seu código pessoal. Esse código também será usado pelo consulado para obter a lista de documentos necessários para você apresentar, juntamente com o seu requerimento.
6- Assim que você tiver todos seus documentos em mãos, você poderá voltar para o site do Consulado e continuar seu requerimento. Todos os seus próximos passos serão marcados na página de resultados. Se você for elegível para se candidatar online e tiver todos os seus documentos prontos, você poderá inciar seu requerimento quando quiser.
7- Esse item é para quem já preencheu o primeiro questionário, já tem o código pessoal e está voltando para dar continuidade ao requerimento.

Depois de ler tudo isso é só clicar no botão Next lá no final da página.

Agora sim, começam as perguntas finalmente. Como você pode ver na foto abaixo, ao lado de algumas perguntas, há um botão de interrogação. Ao clicar sobre ele, aparecerá a explicação da pergunta, caso você não tenha entendido exatamente o que estão perguntando. Para responder, não é necessário escrever nada! Você terá apenas que selecionar as opções, clicando na "setinha" que fica do lado direito. 



Assim que terminar de preencher, aperte o botão Next ao final de cada página respondida para prosseguir. Ao final, aparecerão todas as suas respostas para você conferir. Se houver algo errado, clique em Modify no canto superior direito e corrija a informação. Caso esteja tudo certo, clique em Continue no final da página para enviar suas respostas.

Na próxima página você deverá receber a confirmação de que é (ou não) elegível para requerer o visto online. Guarde seu check list personal code (que deverá ser algo como DE5833904928) pois você precisará dele sempre que voltar ao site. 

Todos os documentos e formulários que você precisará preencher aparecerão discriminados como na foto abaixo.


Como você pode ver na foto acima, ao lado de cada item tem um interrogação, clicando nela, aparece a descrição detalhada do que é preciso ser feito. Essa lista é específica pra cada pessoa e será gerada baseada nas informações que você deu ao preencher o formulário. Vou quebrar o galho de vocês e contar como preenchi cada um dos itens.

- Application for Temporary Resident Visa Made Outside of Canada (IMM5257): é o formulário onde você preencherá seus dados pessoais, endereço, emprego, etc e tal. Não imprima o arquivo, preencha o formulário online mesmo e salve-o. Você terá que que fazer o upload desse formulário algumas páginas depois.  

- Itineray, Travel: é seu itinerário de viagem. Se você já tiver passagem comprada (o que não é recomendado porque nunca se sabe se o visto será negado, né?) pode anexá-la. Eu só escrevi meu roteiro mesmo com as cidades que eu pretendia vistar e pronto! Aí salvei em PDF.

Purpose of travel - Other: Eles pedem pra anexar documentos que comprovem o objetivo da sua viagem, como por exemplo, comprovante de estudo no Canadá, convites de casamento, comprovante de uma consulta médica, notificação da morte e aviso funeral (!). Eu até tentei deixar isso em branco, mas só é possível enviar o requerimento se estiver com todos os itens completos. Aí escrevi, em inglês, que o propósito da viagem era só turismo mesmo (e novamente salvei em PDF pra anexar depois).

- Proof of Income: Comprovante de renda que pode ser uma carta do seu local de trabalho com seu nome, cargo, salário, data de contratação, etc.; contra-cheque; declaração de imposto de renda dos últimos 2 anos; comprovante de outras fontes de renda como investimentos, pensão etc. Aqui, eu anexei os 2 últimos comprovantes de declaração de imposto de renda. 

Proof of means of Finacional Support: Você tem que provar que pode se sustentar enquanto estiver no Canadá. Os exemplos dados no site são vários, mas são, principalmente, para quem vai trabalhar ou estudar lá. Eu mandei os meus extratos bancários dos últimos quatro meses.

- Passport or travel document: Você deve escanear (ou tirar uma foto) da página do seu passaporte que tem sua foto e seus dados.

- Digital Photo: Obviamente não dá pra mandar qualquer foto, né? Eles especificam bem como deve ser a foto, portanto, tente fazer tudo certinho pra não dar problema. A foto dever ter o tamanho de 35 mm x 45 mm e mostrar a vista frontal completa da cabeça, com a rosto no meio da fotografia e incluir a parte superior dos ombros (pose de foto de qualquer documento). Deve ter, pelo menos, 420x540 pixels e se for digitalizada, a resolução mínima deve ser de 600 pixels. O arquivo deve ser salvo em JPEG ou JPEG2000 e ter 240 KB (pode até ser menor, mas deve ter, no mínimo, 60 KB).

Family Information Form (IMM5707): é o formulário sobre as informações da sua família. Assim como no formulário anterior, é só preencher e salvar para depois anexar quando for pedido. Como estamos fazendo o processo online NÃO é preciso assinar o formulário.

Travel History: São informações sobre seu histórico de viagens. Eu escaneei todas as páginas do meu passaporte com carimbos e vistos. 

Employment reference letter: Você deve fornecer uma carta, em papel timbrado, escrita, assinada e carimbada pelo seu chefe com seus dados de emprego como cargo, função, tempo de trabalho, e também com os dados da empresa (endereço, telefone, etc).

OBSERVAÇÕES:

1- No site há uma informação dizendo que todos os documentos devem estar e inglês ou francês e, caso estejam em outra língua, devem ser traduzidos. Mas eu mandei tudo em português mesmo. Em inglês só mandei os dois primeiros itens (Itinerary e Porpuse of travel) que eu escrevi na hora. Agora, traduzir extrato de banco, contra-cheque, declaração de imposto de renda, carta de referência de trabalho. Ahh preguiça! Afinal de contas, o consulado é canadense, mas é no Brasil! E mesmo que alguns funcionários não sejam brasileiros, eles têm que falar um mínimo de português, né? Ou então pergunta pro colega, joga no google tradutor, gente, sei lá!! hahaha

Brincadeiras à parte... Não tô aqui pra falar pra todo mundo fazer o mesmo que eu e não traduzir nada. No meu caso deu certo. Maaaas nunca se sabe, né? Vai que... 

2- Muita gente tem me perguntado como fazer para anexar várias páginas, já que o site só aceita um arquivo por vez. Eu fiz o seguinte: coloquei cada documento ou "figura" em uma página do power point, por exemplo, os 4 extratos bancários para o Proof of means of Finacional Support e depois cliquei em -> salvar como -> PDF. Simples assim!


Bom, aí quando você já tiver todos os documentos acima em mãos, volte ao site. Você tem até 60 dias para fazer isso. Caso contrário, terá que começar todo o processo novamente. 

Se você tiver salvo aquela página com o personal checklist code e os 9 passos a serem seguidos para obtenção do visto, clique no link do quinto passo. Caso contrário, entre em www.cic.gc.ca e clique, novamente, em Apply Online. Selecione seu tipo de visto e cairá de novo naquela primeira página lá do começo. Mas agora você já está no Step 2 e deverá clicar em Register/Log In para fazer seu registro, como mostra a figura abaixo. 


Você será redirecionado para a página abaixo e terá, novamente, 2 passos a seguir. No Step 1, escolha a opção 2 e clique em GCKey Log In, como mostra a figura. 


Registre um nome de usuário e uma senha e clique em Register for a New GCKey. Após isso, toda vez que você precisar voltar ao site, siga os mesmos passos até aqui e clique em Log In já que você já será um usuário cadastrado. 

Cadastre seus dados, escolha suas perguntas e suas respostas de segurança e lembre-se delas, porque elas poderão ser necessárias em algum momento. Registre seu e-mail e, em seguida, clique em Apply Online. Você será, então, redirecionado à página que pedirá seu personal checklist code. Lembra dele, né? 


Feito isso, você entrará, novamente, na página com aquelas respostas que você deu lá no começo e terá uma última oportunidade de modificar alguma das informações dadas. Estando tudo certo, continue. Agora, aparecerá uma página com outros 4 passos/dicas a serem seguidos. Vá até o final e clique em Continue para fazer o upload dos seus documentos. Confira se todos os documentos estão no formato correto (só é aceito PDF, JPEG, TIFF, GIFT, DOC, DOCX e cada arquivo só pode ter, no máximo, 4 gigas) e os 2 formulários (IMM5257 IMM5707) devidamente preenchidos.

Com tudo em mãos é só anexar os documentos. Clique em Upload e anexe o arquivo correspondente, há um campo específico para cada um, como você pode ver abaixo. Feito isso, aparecerá o status Provided ao lado de cada arquivo anexado (como mostra a seta). Só após anexar todos os documentos, é que você poderá prosseguir. Se qualquer um dos itens estiver em branco, não aparecerá o botão para a página seguinte. 

Há ainda o espaço Optional Documents. Mas como o próprio nome diz, são documentos opcionais e você não precisa anexá-los, só se quiser mesmo. Eu deixei em branco. 



Quando tudo estiver anexado, passe para a página seguinte onde você efetuará o pagamento através do cartão de crédito. A taxa é de 100 dólares canadenses por pessoa. 

Quando tirei meu visto, paguei apenas essa taxa e mais nada! Mas parece que agora também estão cobrando outras duas taxas extras, uma para a transmissão dos documentos (!!) e outra para a devolução do passaporte pelo correio (e essa taxa vai variar de acordo com o endereço de cada um, claro). A Cláudia Rodrigues tirou o visto dela recentemente e já pagou essa taxa. Qualquer dúvida, dá uma olhada no post que ela escreveu no Felipe, o pequeno viajante.

Aí é só aguardar e você receberá um e-mail como o abaixo. Clique no link e faça login para ler a mensagem.


Essa primeira mensagem é apenas para confirmar que sua solicitação de visto foi recebida. Agora você só tem que esperar pela próxima mensagem. A minha demorou exatamente uma semana. Mas vale lembrar que esse prazo pode variar consideravelmente, tanto pra mais, quanto pra menos. Portanto, não se desespere se não receber a mensagem em uma semana, com eu recebi. Teve gente que recebeu a mensagem no dia seguinte. Em contrapartida, pra outras pessoas a espera foi bem mais longa. O prazo máximo que o consulado tem para dar retorno é de 21 dias. Então, controle a ansiedade e deixe pra se preocupar apenas quando, e se, esse prazo se esgotar. 


Como vocês podem ver acima, eles pedem para que o passaporte seja enviado juntamente com a mensagem reciba por e-mail (contendo o número da aplicação) impressa e um envelope para retorno já com seu endereço preenchido, em até 30 dias. Tudo isso deve ser enviado para o seguinte endereço:
EAPP
Consulate General of Canada
Visa Section
Centro Empresarial Nações Unidas (CENU) – Torre Norte
Avenida das Nações Unidas, 12901, 16th Brooklin*
04578-000 São Paulo, SP
* É bom conferir direitinho o endereço que irão te mandar por e-mail antes de enviar seu passaporte. Algumas pessoas comentaram que o endereço que deram era diferente desse que passei. Na dúvida, não custa conferir, né? 

Não existe uma regra ou melhor maneira para enviar o passaporte ao consulado, isso vai de cada um. Eu enviei o meu por sedex e com AR (Aviso de Recebimento). Mandei também um envelope pardo comum endereçado a mim e selado, já que não existe sedex pré-pago como eles sugerem. Mas meu envelope nem foi usado, recebi o passaporte de volta via sedex, com o envelope que mandei dobrado dentro.

Caso você more em São Paulo e prefira levar o passaporte pessoalmente, o horário de funcionamento é de segunda a quinta, apenas de 9:30 às 11:00 da manhã. Não é necessário agendar horário nem nada, é só chegar lá e entregar o passaporte juntamente com a mensagem recebida por e-mail. 

Agora é esperar o passaporte voltar com esse visto aí estampado nele! O meu demorou 7 dias úteis. Mas é sempre bom lembrar que esse prazo pode variar bastante. Então, não se desespere se o seu passaporte não chegar nesse prazo, existe uma série de fatores que poderão aumentar ou diminuir o tempo. Muitas vezes, a "culpa" pode ser dos Correios. Portanto, nunca deixe pra dar entrada no visto muito próximo à sua viagem, pois nunca se sabe quanto tempo o processo todo vai durar. 

Na imigração, o policial circulou o ONE demonstrando que meu visto era de entrada única

Bom, acho que é isso! Apesar de ser meio chato reunir todos os documentos, escaneá-los e anexá-los e preencher os formulários, o  processo online não é um bicho de sete cabeças.

ATUALIZAÇÃO


1- Parece que o site do consulado foi reformulado e o layout está bem diferente do que eu mostro aqui. Mas pelo que o pessoal tem comentado, o conteúdo é basicamente o mesmo e dá pra acompanhar perfeitamente!  ;-)

2- A partir do dia 6 de fevereiro de 2014, todas as pessoas que solicitarem o visto de turismo já receberão o visto com entradas múltiplas. O objetivo é incentivar o turismo no país e facilitar a vida do viajante. Antes dessa data, você precisava escolher entre o visto de entrada única, que só dava direito a uma única entrada no no país e o visto de múltiplas entradas, que permite você viajar quantas vezes quiser, dentro da validade do visto, claro! O visto canadense terá, no máximo, a mesma validade do seu passaporte, ou seja, 5 anos. E o prazo de permanência no país continua sendo de 6 meses. Outra boa notícia é que, como não existe mais o visto de entrada única, a taxa do processo do visto de entradas múltiplas foi reduzida de 150 para 100 dólares canadenses.



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

1.042 comentários :

  1. Olá seu post esta bem explicado, mas eu tenho uma duvida la na parte que precisamos realizar o upload do docs estou em duvida com dois;
    "Itinerary or travel" aqui eu preciso ja estar com passagens compradas ou vou precisar bolar um itinerario?
    "Purpose of travel" estou indo a passeio sem destino pretendo chegar e procurar os melhores lugares e simplesmente conhecer.

    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Claudio, pois é, a coisa é meio confusa mesmo.
      Você não precisa ter comprado passagem não, nem deve, porque vai que negam o visto, né? Eu coloquei as cidades que visitaria e só. Mas se você não tem um roteiro certinho, escreva onde pretende ir, mesmo que não cumpra tudo. Só pra eles saberem que você tem planos e objetivos e não vai querer ficar lá no paí deles.. rs
      E quanto ao "purpose of travel" escrevi que só turismo mesmo. Simples assim.. rs
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Ola Renata, como vai?
    Uma duvida, para quem vai a Montreal é o mesmo procedimento???
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michel, tudo bem!
      Sim, o procedimento é o mesmo para qualquer lugar do país!

      Excluir
  3. Renata, parabéns! Está mega explicado! Vou aplicar o meu este mês! Já guardei o link do teu blog pra usar de guia! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vanessa!
      Boa sorte pra você! E qualquer dúvida é só falar!

      Excluir
  4. Daniela4.9.13

    Oi Renata!! Primeiro, obrigada pelas suas dicas. Estão me ajudando muito para solicitar o visto online.
    Queria tirar uma dúvida contigo, vi que vc colocou que o IMM5707 não precisa ser assinado e o IMM5257, precisa?
    Obrigadaaaa!!! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Daniela, não precisa assinar nenhum deles não!!
      Eu até tinha lido em algum lugar que era pra assinar e escanear, mas não é. Eu fiz isso e na hora de anexar, eles não aceitam. É só preencher tudo online mesmo e salvar. No final do processo tem uma "assinatura digital".
      bjos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Como assim no final tem uma "assinatura digital"? Como é feito isso?
      Explica, por favor

      Excluir
    4. Jamilly Nogueira18.10.13

      Oi Danielle,

      Não é nada complicado, você vai digitar seu nome e sobrenome antes de efetuar o pagamento, quase no final do processo...é só confirmar que tu aceita todas as condições que estarão lá, isso é a assinatura digital.

      jamilly

      Excluir
  5. Oi Re td bem ? Adorei seu blog as suas dicas sobre o visto on line foram ótimas. Você sabe me dizer se o formulário IMM5707 pode ser substituído pelo formulário IMM5645 ? Tentei achar esse formulário (IMM5707) no site para tirar o visto e não encontrei.... Agora em novembro estamos indo para NY , a principio íamos fazer NY e Disney porém como já fizemos Disney na lua de mel e teve um aumento bem significativo nos ingressos decidimos por fazer NY e Canadá (se tudo der certo com o visto neh? rs), suas dica para NY são ótimas, todo sai entro para ler com o meu marido..... vc tem dicas do Canadá ?? Obrigada e beijossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,
      Então, quando vc fizer o requerimento para o visto, eles te darão os links dos formulários que vc terá que preencher. Isso pode mudar de uma pessoa pra outra, dependendo do objetivo. Então, não se preocupe em achar o formulário não que já vem tudo com o link!!
      Eu voltei do Canadá agora em julho e ainda estou começando a escrever sobre lá, mas já já vai ter dicas aqui no blog sim!
      Pra onde vc está querendo ir?
      bjs

      Excluir
    2. O primeiro destino será NY - washington e Canada ..... estamos na expectativa do visto !!!

      Excluir
  6. oi Renata, obrigado pelo post, me ajudou muito. gostaria de saber se voce tem informação de como proceder com o ' Travel History ' se for a primeira viagem internacional.. abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano,
      Humm... não sei exatamente o que fazer! :-(
      Mas você não tem porque se preocupar também. Afinal de contas, não é nenhum pré-requisito ter viajado antes. Mas como você tem que anexar algo, você pode simplesmente escrever que ainda não fez nenhuma viagem internacional e, se quiser, dar alguma explicação, ou não!
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Oi tudo bom?
    To tentando pagar .... mas não esta dando certo ... so da erro ... já tentei com varios cartoes nada da certo ... já liguei na adm dos cartoes e esta tudo certo, não tenho nada bloqueado e possuo limite o suficiente para pagar a taxa (...) algume tem o telefone do escritorio de imigração canadense ... to achando que é problema no site?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, realmente não sei o que está acontecendo! Eu consegui pagar de primeira!
      Achei esse contato no site da embaixada, de repente te ajuda!
      Vistos e Imigração:
      Telephone: (55 11) 5509-4343
      Fax: (55 11) 5509-4262
      E-mail: spalo-immigration@international.gc.ca

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Olá Renata. Obrigado pelo post. Acabei de fazer todo esse processo e mandei meu passaporte ontem por sedex.

    Duas perguntas:
    Eles mandam alguma confirmação de recebimento lá no consulado?
    E avisam quando mandam o passaporte de volta?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wiliton Jr,
      Eu mandei meu passaporte com AR, aí recebi o papelzinho de que eles tinham recebido, mas eles não avisam nada não. De repente, o passaporte chega! O meu demorou pouco mais de uma semana só!
      Fica tranquilo que daqui a pouco o seu jeito!! rs

      Excluir
  9. Ola Renata
    Ja havia feito as senhas mas nao inclui nenhum documento e nao consegui achar a pagina novamente, somos em 7 pessoas tu acha que devo fazer para todos os integrantes da familia este mesmo processo
    agradeco tua ajuda
    Jairo , do sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jairo,
      Quando você entra com sua senha, o que você já preencheu não aparece pra você?
      Bom, caso você não ache mesmo, você pode sim fazer outro. Eu, quando respondi aquela parte de colocar perguntas e respostas, coloquei qualquer coisa.. aí esqueci e tive que fazer tudo de novo!! rs
      Boa sorte!!

      Excluir
  10. Poxa estou tentando pagar aqui sem sucesso, caramba... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lixo de site nem ao menos me deixa colocar meu endereÇo completo na hora de pagar....só pode ser isso...alguém sabe uma solução?

      Obrigado!
      André

      Excluir
    2. Oi Andre,
      Realmente, outras pessoas já reclamaram que não estavam conseguindo pagar. Deve ser algum problema no sirte mesmo. Porque, quando paguei, não tive nenhum problema não!
      Espero que dê tudo certo e que o problema se resolva em breve!
      Boa sorte

      Excluir
  11. oi renata ja consegui enviar varios documentos mas a felicidade nunca e completa , agora nao estou conseguindo baixar o imm5257 quando clico pede uma versao atual do adobe que ja baixei enada, tu teu baixou direto, outra coisa tu preencheu o formulario e enviou on line ou teve que imprimir assinar e depois mandar?? Nos ja viajamos para alguns paises mas esta papelada do Canada esta nos deixando de cabelo em pe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jairo,
      Também passei por esse mesmo problema! Tive que reiniciar o computar 3x pra poder dar certo (não me pergunte o porque mas quando tive esse mesmo problema com o site do banco do Brasil, o que me recomendaram foi fazer isso! rs)
      Quanto ao formulário, não precisa baixar não! É só preencher e mandar online mesmo. Inclusive, se você imprimir e escanear, eles não aceitarão! Então, nem se dê o trabalho! rs
      É.. realmente esse visto é bem chatinho mesmo!
      Mas boa sorte aí!

      Excluir
    2. Renata, comio já está tudo ok. Já enviei todo processo online e só consegui pagar com o CC da minha namorada que é canadense e mora lá. Está dando muito problemas com pagamentos com CC brasileiro internacional, não sei pq...

      Tu sabes quanto tempo demora? Pelo que eu sei deve demorar menos do que o processo habitual normal porém eles estão em greve né?

      Excluir
    3. Oi Andre, que bom que deu certo! :-)
      Quanto tempo demora o que? Pra eles darem resposta pedindo pra você mandar o passaporte ou pro passaporte chegar? Bem, no meu caso, a resposta veio em uma semana! E o passaporte chegou em pouco mais de uma semana também!

      Excluir
    4. Isso mesmo...no meu só fazem 2 dias que paguei...está no prazo...risos

      Obrigado!

      Excluir
    5. Pessoas, tenho algumas duvidas, como vcs ja passaram desta fase poderiam me ajudar? somos em 7 pessoas, mas cadastrei 6 tenho como incluir outra? Vou com a esposa e 2 filhas menores, alem do meu cunhado e cunhada mais a sogra ( virou excursao) como ponho este ovo todo no mesmo pedido de visto? No formulari 5713 family... nao entendi a sessao B a que permissao eles se referem ??

      Excluir
    6. Oi Jairo, infelizmente não posso te ajudar. Não preenchi esse formulário da família!
      Mas, de repente, alguém aqui pode te ajudar!! :-)

      Excluir
  12. Renata bom dia!

    Quando o visto que aprovado que eles solicitam que vc envie o passaporte, essa aprovação irá aparecer no SITE tb correto? Tanto vc recebe no site, tanto quanto é avisado no email e baixará um novo PDF?

    Sobre o envio, como devemos fazer já que provavelmente devemos enviar já pre-pago para que eles nos envie de volta, correto?

    Abraços,
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre, quando eles pedem para mandar o passaporte, eles te passam um e-mail e, com a sua senha, você entra no site e imprime a página de comprovação para enviar junto com o passaporte.
      Sobre o envio, eles pedem para mandar um sedex pré pago, mas isso não existe. E aí, lá no correio mesmo, eles sugeriram que eu mandasse um envelope pré pago. Foi o que eu fiz e chegou direitinho de volta! :-)

      Excluir
  13. Olá Renata ! Bom Dia,

    Eu me registrei no GCKey coloquei uma senha, um usuario e as perguntas.Depois o site entra em outra pagina para eu me inscrever no MyCIC (You are not yet enrolled in MyCIC), mas ai chega a parte de colocar a idade, precisa ter no minino 16 anos e eu tenho 15, o que eu faço ?
    Aqui está o link dessa pagina que pede a idade e mais algumas outras informações: https://onlineservices-servicesenligne.cic.gc.ca/mycic/unknown/enroll .
    Muito Obrigado Renata, aguardo sua resposta !.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo,
      Não consigo entrar por esse link que você me mandou.
      Até dei uma pesquisada na internet mas não achei informação a respeito. Você está indo estudar? Está tirando visto de estudante? De repente a escola onde você vai estudar pode te auxiliar!
      Boa sorte!

      Excluir
  14. boa noite. como você conseguiu configurar a foto? existe um programa? obrigada;
    scheilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Scheilla.
      Eu utilizei a foto que tinha tirado para o visto americano, então não tive que configurar nada! Mas se você for usar outra foto qualquer pode usar o programa de abrir fotos do Office mesmo, que dá pra você reduzir a foto, caso precise! ;-)

      Excluir
  15. Marianna30.9.13

    Olá Renata, gostaria de saber se no objetivo de viagem, se basta escrever que é para turismo como você escreveu, tipo, com alguma formalidade?? Ou ó preciso escrever e pronto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, desculpe, mas não entendi totalmente sua pergunta.
      Bom, você não pode deixar esse item em branco. Eu escrevi apenas que o objetivo era turismo, falei que tinha um blog e que gostava de viajar e tal! E deu certo! :-)

      Excluir
  16. Renata boa noite. Hoje fazem uma semana que paguei. Qual a media de tempo que eles demoram para entrar em contato tu sabes?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre, não sei te dizer qual a média de tempo. Comigo foi bem rápido: 1 semana pra me pedirem o passaporte depois que finalizei o processo e um pouco mais que isso pra devolverem o passaporte. Mas vi muita gente reclamando que demorou até 1 mês, ou mais, e teve que entrar em contato com o consulado pra obter mais informações.
      Espere um pouco mais e, caso não tenha resposta, tente ligar lá!

      Excluir
  17. Boa noite, Renata.

    O seu passo a passo ficou completo e auxiliou em meu processo, sendo que apliquei segunda-feira passada (23/09). Acredito que de acordo com as informações disponibilizadas, o tempo de resposta automaticamente seja diferente aos candidatos.

    Obrigado pelo post, com toda certeza você ajudou e ajudará a todos que querem ir ao Canadá! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlon, muito obrigada!
      Como o processo é novo, realmente muita gente tem muita dúvida a respeito. Eu mesma tive várias e não achei muita informação por aí, por isso resolvi escrever esse post pra tentar ajudar quem está passando pelo mesmo que passei.
      Pois é, comigo foi tudo rápido, mas já li relatos de outros processos que demoraram bastante, como comentei ali acima no comentário do André!
      Sei que a ansiedade é grande e a gente fica querendo resolver tudo logo, maaass... rs
      Boa sorte aí!

      Excluir
  18. Anônimo1.10.13

    Oi Renata, parabéns pelo post, foi de muita ajuda para nós, apliquei dia 18/09 e no dia 30/09, recebi o email para o envio dos passaportes, o processo é trabalhoso no que diz respeito ao scaneamento de todos os documentos, mas como eu estava fazendo para 6 pessoas (eu, meu marido, minhas duas filhas e seus namorados) valia muita a pena fazer on line pois com isto economizamos R$ 420,00. Só estou um pouco preocupada com a greve dos correios, provavelmente eu mande por DHL, porém não sei como será a questão da devolução dos passaportes, mas assim que tiver alguma informação, eu compartilho com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "Anônima" rs
      Que bom que deu tudo certo! Realmente, a economia de dinheiro foi grande, né?
      É... essa questão dos correios é complicada mesmo! Eu mandei o meu passaporte com aviso de AR e o engraçado é que ele chegou no dia seguinte ao recibo de AR.. rs
      Bom, fico na torcida pra que tudo dê certo! E volte mesmo pra nos contar o final da história! :-)

      Excluir
  19. Oi Renata,

    Como todos muito obrigada pelas suas dicas. Não estava encontrando nada sobre essa nova maneira de tirar o visto canadense on line. Já pedi visto de turista duas vezes via VAC. Mas desse jeito é bem trabalhoso, lógico tem que ter noção de inglês ou francês, mas ao menos não pago a taxa do VAC. Vou aplicar hoje vamos ver. Nos últimos retoques.

    Até logo.

    Jamilly

    ps: direi qual foi a duração do meu pedido. TUDO vai dar certo.

    Até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jamily, vai dar tudo certo dessa vez! Tô na torcida!! :-)
      Volte, em breve, com boas notícias!

      Excluir
  20. Valeu Renata foi mais facil que imaginavamos , inclusive ja recebemos a mensagem para enviar os passaportesiro
    Jairo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Jairo!!
      Agora já pode até começar a planejar a viagem! :-)

      Excluir
  21. OI Renata,

    Esse site ta com algum problema..estou tentando fazer a aplicação e nada
    suas dicas são ótimas.....eu já tenho visto dos EUA , sera q fica mais fácil conseguir então ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, vejo muita gente reclamando da instabilidade do site mesmo. Mas persista que uma hora dá certo! :-)
      Bom, eu acredito que, quanto mais você viaja, mais fácil é pra conseguir o visto. E o visto americano deve ajudar também!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Raquel,

      Quando você deixa o site do CIC aberto muito tempo .. ele dá erro, aconteceu comigo quando fui tentar carregar algum documento dava erro. É preciso fazer login de novo e logo em seguida carregar os documentos.

      Jamilly

      Bonne Chance

      Excluir
  22. Daniela7.10.13

    Renata, tudo bem?
    Queria tirar outra dúvida, vc preencheu os Form. 5257 e 5707 em inglês ou português?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Daniela, eu preenchi tudo em inglês mesmo! Mas, na verdade, a maioria das questões é pra marcar ou completar. É tranquilo!

      Excluir
  23. Olá, Renata! Gostaria de saber se você precisou baixar o adobe distiller para salvar seus arquivos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Isadora, não baixei nada não!! Mas tive que atualizar meu adobe, talvez seja isso! Não sei.. rs

      Excluir
  24. Rafaella9.10.13

    Olá Renata! Muito bom seu post!! Parabéns!
    Estou pensando em aplicar online, mas estou com uma dúvida. Minha viagem será bancada pelos meus pais, existe algum lugar que eu informo isso? pq como prova financeira teria que colocar o IR e extratos bancários deles né? Eu recebo uma pequena bolsa de estágio, devo colocar o extrato da minha conta tbm?

    Obrigada desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rafaella, quando você preencher o formulário tem um local para você colocar quem irá financiar sua viagem. Talvez, por esse motivo, os documentos que te peçam sejam diferentes, uma vez que esses documentos são específicos para cada pessoa e são gerados de acordo com as respostas que você der durante o processo!
      Espero que dê tudo certo!

      Excluir
    2. Rafaella9.10.13

      Obrigada Renata!
      Só mais um opnião
      Quanto aos extratos bancários vc acha que eles querem avaliar a movimentação do dinheiro ou se vc tem o dinheiro em conta. Pois meus pais tem renda, mas o saldo no final do mês não é lá essas coisas né... vc acha que eles podem encanar?
      Obrigada de novo!!

      Excluir
    3. EI Rafaela, acho que é só pra ver a renda mesmo. Pq saldo no fim do mês eu não tenho é nada tb!! haha

      Excluir
    4. Rafaella10.10.13

      Hahaha! Blza! Muito obrigada! Vc me deixou mais animada!
      Vou acertar a papelada depois compartilho a experiência!!
      ;D

      Excluir
    5. Rafaella16.10.13

      Renata! eu de novo!
      me tira mais uma duvida, é sobre o preenchimento do formulário de aplicação...em uma parte pede para colocar o nome de uma pessoa ou instituição que vc pretende visitar no Canadá...vc deixou essa parte em branco? Eu na vdd vou encontrar amigos que estão estudando lá, mas eles não são residentes permanentes...eu devo colocar o nome deles? pq no questionário online só perguntam se vou visitar algum parente que é canadense ou more permanentemente lá...o que não é o caso!

      Ai desculpe te amolar mais uma vez! ^^

      Excluir
    6. Ei Rafaella,
      Desculpe a demora na resposta, eu estava viajando e sem acesso à net.
      Então, acho que você não precisa colocar que vai encontrar com ninguém não. Acho que isso é mais pra alguém que estava morando lá mesmo!!

      Excluir
    7. Rafaella21.10.13

      Obrigada!! ;)

      Excluir
  25. Oi Renata! Parabéns pelo post! Ficou ótimo!!! Muito bem detalhado!
    Vou solicitar o meu visto de trânsito online, será que eu consigo o visto antes do dia 4 de novembro? Rs..
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabriela, obrigada!
      Bom, o meu foi rapidinho! Tenta logo, quanto antes melhor! ;-)
      Boa sorte!
      bjos

      Excluir
    2. rsrs Obrigada, to esperando chegar meu passaporte com o outro visto que eles exigem =) obrigada!!

      Excluir
  26. Renata, você precisou fazer exame médico? Se sim quanto pagou por eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, não fiz exame médico não!

      Excluir
    2. Oiii, Renata. Nem te cumprimentei nem nada. Desculpa a falta de cortesia. Fiz a pergunta pq escuto muitas pessoas falando sobre esse exames. Então se você aplicar o visto pela VAC vc precisa do exame e se for online não precisa do exame. Esta certo isso?

      Excluir
    3. Hehehe... tudo bem André?
      Então, pelo que eu entendi, eles vão avaliar se vc precisará fazer o exame médico ou não. Agora baseado em quais critérios eu já não sei.. rs. Mas eles deixam claro durante o processo que SE precisar fazer o exame eles avisarão.

      Excluir
  27. o pagamento da taxa tem que ser em cartão de crédito internacional ou nacional serve ? se for internacional tm que habilitar para uso no exterior ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, o meu é internacional e não precisei habilitar nem nada não. Acho que a "compra" é nacional mesmo, não? Pelo consulado no Brasil. Bom, não sei! De toda forma, não tive problema algum!

      Excluir
  28. Oi Renata, primeiro parabéns pelo post, me tirou altas dúvidas.
    Só fiquei com dúvida (e vi que você respondeu, num reply) sobre a parte do envio e retorno da documentação.
    Gostaria que você pormenorizasse essa parte num reply pra mim, pode ser ?

    Você falou que nos Correios existe uma opção para mandar (junto com o seu pacote) um outro envelope já pré pago é isso ? Como isso funciona, tipo como foi exatamente o processo. Fiquei bastante preocupado de como faria para ter o passaporte de volta, pesquisei e não tinha achado em canto nenhum. Ai depois li um dos teus replys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José Renato,
      Então, eles pedem pra mandar um sedex pré-pago mas, no correio, me disseram que isso não existe. Aí lá no correio mesmo me sugeriram mandar um envelope selado e com meu endereço e tal. Foi o que fiz. Mas acabou que o consulado nem usou meu envelope não..rs. Eles mandaram um envelope próprio e o que eu mandei veio dentro junto com meu passaporte! Ou seja.. não precisa se preocupar com isso! Vá ao correio e veja o que eles te aconselham fazer, de um jeito ou de outro seu passaporte voltará pra vc!! ;-)
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ou seja, tu não precisou nem pagar a volta do documento ? O consulado mesmo pagou a devolução do teu documento ?

      Chegou por Sedex ?

      Uma ultima coisa, você mora na cidade de São Paulo ou em alguma cidade vizinha ? Porque se morar estou desconfiando que eles só fizeram isso pela proximidade.

      Porque uns amigos da minha irmã que fizeram pelo VAC (enviando as copias) tiveram que pagar o sedex de volta, foram instruidos a fazer um deposito de para custear o retorno do passaporte.

      Excluir
    3. Ah, só pra constar (que coincidência), sou biólogo também, heheheh.

      Formado pela UFPE e mestre em Zoologia pelo Museu Nacional - UFRJ.

      Excluir
    4. Nãooo.. eu paguei sim, paguei o envelope e os selos... apesar de eles não usarem. Hummm.. não sei se eles mandaram por sedex não. Qdo o passaporte chegou eu estava viajando e pedi pra minha irmã abrir pra mim. Eu moro em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.. realmente não sei o que arrumaram, mas o que importa é que chegou rápido e são e salvo! hehe

      Ó que bacana.. eu trabalhei muitos anos com zoologia, na UFMG com primatas e na PUC com zoologia geral. Mas me cansei, larguei a zoologia e fui estudar o ecoturismo e fiz mestrado em Turismo e Meio Ambiente! hehe

      Boa sorte aí, colega! rs

      Excluir
    5. Anônimo10.10.13

      Ainda sobre este assunto , quanto vc gastou pra mandar o passaporte, e o que exatamente vc pagou pra ele voltar pra vc, valores por favor, estou pedindo emprestado pra tirar este visto , preciso saber o quanto vou gastar em cada etapa

      Excluir
    6. Oi...
      Infelizmente não lembro o valor.. no mesmo dia mandei outros 2 sedex e paguei tudo junto!
      Mas isso vai depender também de onde vc mora, né? Os preços variam! E também do tipo de carta que vai mandar.. comum, com AR (aviso de recebimento), sedex, sedex 10, etc. Eu mandei o passaporte pro consulado por sedex e com AR e mandei também um envelope selado do jeito que eles me orientaram no correio!
      Desculpe não poder ajudar...

      Excluir
  29. Daniela10.10.13

    Oi Renata! Gostaria de agradecer as suas dicas (foram preciosas para mim). Fiz a aplicação online ontem e hoje já me solicitaram o envio do passaporte....muito feliz!!!! Vou envia-lo amanhã e espero que seja tão rápido para ele voltar para mim.
    Obrigada e bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Daniela, que ótimo! Vai dar tudo certo sim. Depois conta aqui quanto demorou!

      Excluir
    2. Daniela, você enviou todos os seus comprovantes (extratos, impostos de renda, contra-cheques) em portugues mesmo ?

      Excluir
    3. Daniela14.10.13

      Oi Renato! Isso mandei tudo em português. Em inglês apenas os Forms IMM 5207 e o 5707.
      Abs!

      Excluir
    4. Daniela, bom dia!

      O seu passaporte já chegou com o visto?

      Excluir
    5. Daniela21.10.13

      Oi Hugo! Ainda não...acredito que vai demorar um pouquinho ainda, pois chequei pelos correios que eles receberam minha correspondência apenas dia 17/10. To no aguardooo..

      Excluir
    6. Daniela, bom dia!

      Não entendi. O consulado recebeu apenas no dia 17/10? ou os correios já estão de posse da sua correspondência desde 17/10?

      Excluir
    7. Daniela22.10.13

      Hugo, boa noite! O consulado que recebeu minha correspondência dia 17/10.

      Excluir
  30. Renata, encontrei este post hoje buscando no Google. Eu já tinha iniciado o processo de envio da documentação há uns dois dias mas fiquei desanimado e preocupado com a questão da devolução do passaporte e meio que já estou pra desistir; nossos Correios são muito instáveis e fico muito preocupado. Confesso que uma série de dúvidas que eu tinha, foram sanadas aqui no post e/ou nos comentários e estão me dando um folego e vontade de continuar. Eu já viajei pros Estados Unidos umas 4 vezes e inclusive o visto e carimbo estão nesse passaporte. O meu maior medo é quanto o prazo e a segurança na devolução do documento; já estou com férias marcadas pros EUA pro dia 10 de dezembro e vou ficar uns 40 dias por lá, daí o interesse em dar um pulo no Canadá. Tenho medo de não chegar a tempo! Oque você acha? Moro em Ituverava-SP que fica a uns 400km da Capital. Fico muito tenso com estas coisas! Aff Muito obrigado pela prestatividade, este post merecia ser divulgado mais, muito bacana da sua parte! Abraçaum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Edson, obrigada!
      Não desista do Canadá não. O país é lindo. E o processo, apesar de chatinho, é super tranquilo e, pelo menos comigo, foi super rápido! Se vc fizer agora, ele chega antes de dezembro com certeza!

      Excluir
  31. Renata, outra coisa que me ocorreu agora: Se você recebe aquele e-mail dizendo que "a decision has been made on your application" e que pede o passaporte para dar continuidade, isso significa propriamente que o visto foi aprovado? Eu imagino que sim pois por que se dariam ao trabalho de pedir o documento uma vez que o visto tivesse sido negado e nada seria estampado nele?! Não é?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dizem que isso não é garantia de nada. Mas também acho que seria um mesmo um trabalho desnecessário pedir o passaporte e devolvê-lo vazio. Maaaas nunca se sabe, né?

      Excluir
    2. Tomei coragem! rsrsrs digitalizei meus documentos hoje e fui ao banco e ao meu contador pra cuidar da parte de comprovação de renda e o tudo mais (odeio isso! acho tão invasivo!) Acho que termino de enviar na segunda-feira(14/10) mas estou querendo levar pessoalmente o passaporte caso eles cheguem ao ponto de pedir. Gostei mesmo do post pois sou extremamente detalhista e o processo é sim cheio de pontos que se observados com cuidado evitam muita dor de cabeça. Sua contribuição é algo bem bacana, pois é justamente em prestar esse tipo de esclarecimento que o consulado falha; na realidade devem estar mesmo é cagando pra gente né?! Se você me permitir eu gostaria de colaborar relatando aqui como vai ser o desfecho disso, ok?! Abço!

      Excluir
    3. Oi Edson!!
      Tudo bem? Como anda o processo do visto?
      Toda ajuda por aqui é super bem vinda! Conte-nos tudo sim, por favor!
      Obrigada!

      Excluir
  32. Anônimo14.10.13

    Oi Renata, tudo bem? Me tira uma dúvida. Estou fechando um pacote com uma agência de Toronto, mas a previsão é que chegue a carta de aceitação só daqui há 10 dias. Já estou com a passagem comprada para dia 13/12 e estou com medo de aguardar sair a carta de aceitação para dar entrada do visto de turista (no caso com estudo de 2 meses), tem problema eu dizer que vou fazer só turismo, requisitar meu visto online e depois receber a carta de aceite da escola e fazer o curso de inglês lá durante a minha estadia de 2 meses? você save me dizer se tem problema? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpa me intrometer na conversa. Mas eu acho que não deverá ter problema, porque como teu curso é apenas 2 meses.

      Como o visto para turista pode ser até 6 meses, então tá de boa. Eu acho.

      Excluir
    2. Oi "Anônimo",
      Desculpe a demora na resposta, eu estava viajando e sem acesso à net.
      Acho que você não pode mudar o tipo de visto não!
      Bom, pelo menos, nos EUA e outros lugares, para você estudar, você precisa do visto de estudante que é diferente do de turista. Agora, no Canadá, sinceramente, não sei como funciona!
      Mas espero que dê tudo certo aí pra vc! Boa sorte!

      Excluir
    3. "Anônimo" e Renata,

      Um amigo meu foi para estudar em Toronto agora no mês de Setembro.
      Antes dele ir, eu perguntei se o visto já tinha saído e tals.
      Aí ele me disse que o pessoal da agência ligou para ele e informou que o visto foi aprovado como Turista.
      Aí eu não entendi foi nada.
      Mas de qualquer forma, é importante dar entrada com o visto de turista, aí se o oficial consular der o de Turismo, tudo bem porque ele pode adicionar alguma informação no sistema de imigração.

      Excluir
    4. Ah tá.. bom saber então, Hugo!!!
      Porque, para os Estados Unidos, o processo é diferente para cada tipo de visto!!

      Excluir
  33. Renata, boa tarde!

    Eu apliquei online na noite da última terça-feira (08/10/2013) e por volta do meio-dia do dia seguinte (09/10/2013) recebi o e-mail para mandar o passaporte, na mesma hora fui nos Correios e mandei meu passaporte junto com a carta via Sedex, e dentro do Sedex eu coloquei um envelope pré-pago.
    Consultei no site dos Correios e o Sedex foi entregue no dia 10/10/2013 (Quinta-feira).

    Estou muito ansioso para que meu passaporte chegue.
    Espero que não demore muito para chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo você esse envelope pré-pago foi de Sedex ou Carta-registrada ?

      Excluir
    2. Desculpa me meter na conversa. Envie meu passaporte dia 09/10 via Sedex, juntamente com um envelope comum já auto - endereçado. Pois, me informei no correio e não existe Sedex pré-pago.

      Espero ter ajudado

      Jamilly

      Tchau

      Excluir
    3. Eu acredito que, como a Renata falou, eles enviarão de qualquer forma a documentação para nós. Pois não há nenhuma menção no site do consulado geral em SP do valor que temos que depositar para a devolução do documento.

      Há apenas o valor das taxas referentes a cada tipo de visto. Então acho que já está incluso o valor do reenvio na taxa.

      Mas só por referencia eu gostaria de saber o que são esses "pré-pagos" que o povo fala.

      Excluir
    4. José Renato Correia e usuário "Unknown", bom dia!

      Eu enviei o meu Passaporte por Sedex e dentro do envelope eu coloquei outro envelope já com os selos (pago) colados e auto endereçado a mim.
      O envelope que eu coloquei dentro não é sedex, porque não existe, infelizmente.

      Excluir
    5. Oi Hugo e José,

      Foi, justamente, isso que fiz como você Hugo.
      Se for possível nos mantenha informados quando receber teu visto, o meu chegou também no mesmo dia que o seu no Consulado dia 10/10.

      Agradeço

      Jamilly

      Excluir
  34. Jamilly,

    Os Correios entregaram hoje as correspondências aqui de casa, mas ainda não veio o passaporte :(
    Os Correios já passaram aí? Seu passaporte chegou?

    Assim que você receber, me avise para eu saber e ter noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo,

      Estou na mesma situação que a sua. O carteiro passou hoje, mas também nada. Acho que o passaporte só ira retorna, semana que vem mesmo. :(

      Te deixo informado.

      Jamilly (a impaciente)

      Excluir
    2. O único medo é de perderem meu passaporte :(
      Não digo pelo Consulado, e sim pelos Correios, já que os Correios têm certa fama hehehe

      Hugo (ansioso, pouco impaciente e trocentas vezes ansioso) kkk

      Excluir
    3. Bem verdade. Espero que não haja problema, como nas duas outras vezes que pedi meu visto para o Canadá via VAC.

      Até logo

      Jamilly

      Excluir
    4. Jamilly,

      Então você já pediu 2 vezes através do VAC? Foram negados ou você está renovando?

      Excluir
    5. Hugo,

      Foram aprovados :) dois visto turista de única entrada. Graças a deus. Mas como disse fiz pelo VAC. Não conhecia esse pedido de visto online, já que o mesmo começou em dezembro de 2012. Se você fala bem francês ou inglês, porque não fazer pela internet. Um total desperdiçou pagar para terceiros algo que tu podes fazer. Dessa vez pedi um com múltiplas entradas.

      Jamilly ( roendo as unhas )

      Excluir
    6. Eu fiz o meu através de despachante, que por vez fez via VAC.
      Este despachante não preencheu direito os formulários e eu não fui bem orientado, consequência: Visto negado.
      Depois tentei mais duas vezes através de despachante e os vistos foram negados.
      Totalizando 3 tentativas.
      Desta vez eu decidi fazer do meu jeito kkkkkkk

      Excluir
    7. Jamilly Nogueira18.10.13

      srsrsrsrs Isso mesmo Hugo, não deixe para ninguém o que você mesmo pode fazer.

      Tudo dará certo.

      Bonne chance à nous.

      Jamilly

      Excluir
    8. Pois é Jamilly.
      Quando a gente faz, a gente faz bem feito e coloca tudo organizado.
      Quando a gente delega a alguém, a coisa sai tudo desordenado kkkk

      E aí, o funcionário dos Correios passou aí?
      Alguma novidade?


      Eu não falo francês, então digo em english mesmo kkkk

      Good luck for us!

      Hugo (ansioso em pessoa, tendo sonho com o visto,.... aff kkkk)

      Excluir
    9. Jamilly Nogueira19.10.13

      Olá,

      Que nada, não recebi, até agora, nem meu AR que envie junto com o Sedex. Sei lá, moro em Belém, no norte do Brasil. Só espera mesmo.

      Jamilly (sem unhas pra roer)

      Excluir
    10. Quero que chegue logo, porque no meu passaporte tem o meu visto americano com validade de 10 anos, e nem posso pensar na possibilidade de extraviar.
      por isso estou meio que ansioso para chegar meu passaporte, porque comigo o passaporte fica bem salvo kkkkkk

      Jamilly, você sabe se no hora da entrega do passaporte o funcionário dos Correios chama alguém da residência para receber? Ou eles apenas deixam na caixa das correspondência?

      Fico com medo do envelope não caber na caixa de correspondência, visto que é pequena e não cabe o tamanho do envelope que eu enviei

      Excluir
    11. Jamilly Nogueira19.10.13

      Oi não sei te dizer sempre tem alguém na minha casa. Mas acho que no teu caso eles vão chamar alguém.

      Excluir
    12. Ei pessoal,
      Eu estava viajando e sem acesso à net, mas vi que vocês já se entenderam aí, né? rs
      Então, é preciso assinar para receber o passaporte sim!!
      E aí, o de alguém já chegou?

      Excluir
    13. Renata, bom dia!

      Estava viajando? como foi rsrs?
      Fico imensamente happy de saber que é preciso assinar ao receber o passaporte, assim evita do passaporte ser deixado em lugar que não deve e tals.

      Eu ainda não recebi, o funcionário dos Correios ainda não passou, ele/ela geralmente passa no período da tarde.

      Excluir
    14. Oi Hugo,
      Estava na Bolívia e a viagem foi ótima!!
      Em breve, estará tudo aqui no blog também!! :-)

      Bom, então.. só resta a você esperar, não é?
      Boa sorte!

      Excluir
    15. Olá Hugo e Renata,

      Meu visto chegou. Graças a Deus. Lá no fim deixei um cronograma de todo o processo.

      Valeu e agradeço muito a vocês.

      Abraços

      Excluir
    16. Oi Renata.
      Nossa! Que bom. Eu ainda vou conhecer Bolívia, visto que neste final de semana um amigo informou que a Bolívia é bom demais rsrs
      Quando você postar as informações da viagem a Bolívia, olharei com certeza :D


      Olá Jamilly,
      Obrigado pelas informações.

      Abraços

      Excluir
    17. Que ótimo, Jamilly!!
      Agora é só programar os detalhes da viagem!! :-)

      Adorei a Bolívia, Hugo! O país é lindo e super barato!!
      Estou postando algumas fotos na página do facebook do blog, dá uma olhada lá https://www.facebook.com/ReVivendoViagens

      Excluir
  35. Oi Renata, td bem?

    Muito legal suas dicas!
    Finalizei o pedido online no dia 11/10 com sua ajuda rs!
    Estou preocupado pois até agora não recebi nada no e-mail...porém quando acesso o MyCIC, existe uma mensagem lá pra mim assim:

    "Dear Danilo,

    This confirms that your application for temporary residence in Canada has been received by Citizenship and Immigration Canada (CIC) on October 11, 2013.

    When will CIC contact me?
    CIC will contact you if we require additional information, documents, an interview, or your passport. For general guidance
    on what to expect, you can visit or consult the “What Happens Next”
    section of the instruction guide associated with the application form you used..."

    Agora minha dúvida: é normal isso? Não deveria vir por e-mail? Vi que algumas pessoas receberam a solicitação de envio do passaporte no dia seguinte...e eu até agora nada.
    Será que fiz algo de errado ou é sinal que vou ter o visto negado?

    Obrigado!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complementando...essa mensagem no MyCIC é um pdf imm5739.

      Excluir
    2. E aí Danilo, tudo bem?

      Cara, eu não sei se no dia em que apliquei tinha alguma força tarefa no consulado para ter a resposta "aprovado ou recusado" no dia seguinte.
      O consulado não dão prazo, mas estima-se que pode demorar em torno de 15 dias.
      Num fórum que eu participo sobre Visto Canada, teve um usuário que recebeu a resposta dois dias após a aplicação (VAC), como também tem usuário que teve a resposta semanas depois.
      Então não tem algo concreto em relação a prazo, infelizmente.

      Excluir
    3. Danilo,
      quando o consulado me deu a resposta, eu recebi um e-mail com o assunto "You have a new message in your MyCIC account for application: Vxxxxxxxxx"

      Aí eu loguei no site com meu login e senha e baixei o anexo que eles deixaram la, onde tinha a instrução de envio do passaporte.

      Excluir
    4. Legal Hugo! Valeu! Vou continuar aguardando!

      Excluir
    5. Danilo, boa noite!

      Você já consultou hoje? eles já responderam?
      Tente consultar diariamente seu e-mail (caixa de entrada, lixo eletrônico e spam) para ver se eles mandaram algo

      Excluir
    6. Ei Danilo, estava viajando mas o Hugo já te respondeu aí, né? rs
      O e-mail com o Consulado manda é sempre dizendo que vc tem uma mensagem, aí vc tem que entrar com login e senha!
      E o prazo varia mesmo de caso a caso, então o jeito é controlar a ansiedade e esperar mesmo!
      Boa sorte!

      Excluir
  36. Anônimo16.10.13

    Renata tudo bem? Voce nos deu uma luz no fim do tunel! Que trabalhao! Rs... eu e meu noivo pretendemos mandar toda documentacao esta semana. Cada um precisa preencher um ou por ser casal e somente um? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi.. desculpe a demora em responder, estava viajando e sem acesso à net! Espero que não seja muito tarde... mas cada pessoa tem que fazer separadamente sim! Boa sorte!

      Excluir
  37. Anônimo16.10.13

    Talita.
    Boa noite! Pessoal por favor me auxiliem! Estou confusa.. estou solicitando agora o visto online..porem estou travada na pagina de cadastro. Nao sei o que fazer... sabem a pagina de perguntas? Tem 3 perguntas que fazem para nos, ex. Nome do pet de estimacao etc... ai vc vai pra pagina seguinte que tenpedem 4 perguntas digito as 3 iguais da pagina anterior e diz que esta errado!! O que estou errandooo? Por favor! Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, desculpe a demora em responder, estava viajando e sem acesso à net! Espero que não seja tarde. Nessa página das 4 perguntas, você é que tem que inventar as perguntas e elas tem que ser diferentes entre si e diferentes das anteriores também. Talvez seja esse o erro. Boa sorte!

      Excluir
    2. Talita22.10.13

      Renata muito obrigada! Estou realizando meu pedido com seu passo a passo rsrs... Jaja farei o pagamento tomara que não trave como o pessoal está dizendo. Abçs

      Excluir
  38. Oi Talita,

    Não pode ser as mesmas perguntas, devem ser diferentes. Se bem entendi a tua dúvida.

    Jamilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo16.10.13

      Jamilly muito obrigada! Reerente a minhanultima pergunta vc sabe algo por favor?

      Excluir
  39. Anônimo16.10.13

    E errei na hora se preencher meus documentos naquela parte de taxas, me confundi e coloquei isento, ai naquele quadrinho apareceu 0. Da para corrigir issi la na frente ou terei que iniciar tudo de novo??? Obrigada pessoal!
    TALITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita,

      Se bem me lembro, nessa parte que tu errou aí, mas lá na frente não vi a mesma pergunta repetir. Por que tu não fazes tudo de novo. Lembro que quando foi para eu fazer minha senha repeti a do ID e o login mesmo. Deu erro. Então não pode repetir nada em relação a senha e perguntas/respostas.

      Espero ter ajudado

      Excluir
  40. Anônimo16.10.13

    Pessoal boa noite! Tudo resolvido... obrigada!

    ResponderExcluir
  41. "Anônimo" heheheh
    Talita,

    que bom que deu certo.
    Eu não lembro como fiz o meu cadastro, pq eu fiz em Maio, porem na época não tentei o visto, só criei o login e senha.
    Por isso que não consegui te auxiliar, pq eu não lembrava kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita16.10.13

      Hugo muito obrigada! Este blog me salvou rsrsrs

      Excluir
  42. Anônimo16.10.13

    Pessoal do blog como vao?
    Finalizei meu processo do pedido de visto online, porem naquele cadastro sabem, onde vc poe nome, sobrenome e numero de passaporte... entao, coloquei somete meu primeiro nome e o ultimo sobrenome sem add o sobrenome do meio sera que da problema? Se sim, como acrescento o sobrenome? Desde ja muito obrigado, boa noite a todos!
    Gui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui,

      Eu acessei com meu login e senha no site do Canadá e não achei nenhuma item para alteração de nome.
      Todo o cadastro ou registro deve ser feito do jeito que estiver no passaporte.
      Eu acho que você não terá problemas neste cadastro (login), mas não se esqueça de colocar o seu nome "conforme passaporte" nos formulários do consulado.

      Excluir
    2. Hugo brigadao! Entai acho que nao tera problemas ne? Pois nos formularios preencho com os 2 sobrenomes!
      Abcs

      Excluir
  43. Poxa! Já faz dois dias que finalizei o envio dos documentos pelo site e estou tentando pagar sem sucesso. Meu cartão é Internacional, do Banco Santander. Sempre usei pra tudo quando viajo; não tem problema nenhum, nada bloqueado, tem limite e está com tudo em dia! Já estou aflito! Sempre da problema na hora de finalizar o pagamento dizendo que o pagamento não foi finalizado. Alguém já passou por isso? Se sim, como resolveu? Pode ser problema no site uma vez que tenho certeza que esta tudo OK com meu cartão? Devo esperar mais um pouco gente? Ligar pra eles? Abço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson,

      No momento q eu tentei anexar os arquivos, o meu Internet Explorer estava pensando demais e a tela ficou branca, ai decidi abrir o navegador Mozilla e fazer por lá e eu não tive nenhum problema.
      Tente entrar no seu cadastro pelo Mozilla e se mesmo assim não der, entre em contato com a administradora do seu cartão para ver se eles estão barrando algo.
      Aí vc fala para eles que está tentando pagar a taxa de visto no valor de XX dólares canadenses.
      Se eu achar aqui, eu te falo qual é a empresa que vai cobrar a tarifa, aí se tiver algum impedimento no cartão, eles liberam

      Excluir
    2. Edson,

      Olhei na fatura do meu cartão e a empresa que cobra a tarifa é "CITIZENSHIP & IMM ON-LINE" empresa direto do Canadá.
      Aí você fala para a administradora do cartão de crédito que é esta empresa que está cobrando.
      O seu cartão pode ter tudo liberado, mas se seu navegador não conseguiu concluir e você está tentando, o cartão pode bloquear este pagamento por julgar que não seja seu.

      Tente fazer com outro navegador, se não der, entre em contato com o cartão.

      Qualquer coisa me avise

      Excluir
    3. Muito obrigado Hugo. Eu acabei de confirmar e está sim tudo liberado. Já estou usando o Mozilla/Firefox desde o início prq o IE também não queria ir aqui. Você acha que pode ter algo a ver com o preenchimento de algum campo? A maneira de colocar o endereço talvez? Fiquei puto agora meu! Maior trabalhão correndo atrás de recibos de imposto; extratos e o tudo mais pra chegar NISSO e parar! Muito sem noção esse negócio. Já estou a ponto de deixar de lado...

      Excluir
    4. Jamilly Nogueira18.10.13

      Oi Edson,

      Em outro Blog vi muitas pessoas reclamando que na hora de efetuar o pagamento está dando erro. Um rapaz em outro blog aconselhou algumas pessoas que estão fazendo o pedido online a proceder da seguinte maneira:

      "PEDIDO ONLINE - PAGAMENTO:
      Reiterando posts anteriores, segue orientação aos que estão tentando efetuar o pagamento do pedido online e sempre recebem a mensagem de transação recusada. (Transaction not approved - Transaction refusée).
      Vá a uma casa de câmbio oficial como a "Confidence" compre um cartão VISA TRAVELMONEY em dolar canadense (CAD) e carregue com o valor do pagamento do visto. Pronto, é só entrar no site e efetuar o pagamento entrando com os dados como constam no cartão e o endereço até onde caiba no campo. Funciona. Paguei no cartão R$15,00 mais uma taxa de câmbio gorda para a compra dos dolares canadenses, mas o problema foi resolvido. "

      Bom fica a dica.

      Até logo

      Excluir
    5. Tenho uns 5 amigos que também não conseguem. Todo mundo com cartão diferente mas cartão bom. Devem estar com algum problema pra autenticar compra no crédito então. Se eu não conseguir pagar esse fim de semana vou largar mão disso, já acho um absurdo a encheção de saco que é juntar a papelada toda, daí você chega e não consegue pagar! To com viagem marcada pros EUA dia 10/12 e acho que já não vale mais a pena confiar meu passaporte ao Consulado Canadense com tão pouco tempo não... chato isso viu...

      Excluir
    6. Edson,

      Tenta fazer em outro computador, para ver se dá certo.
      Em questão a sua viagem pros EUA no dia 10/12, acredito que com o visto canadense aprovado, o seu passaporte deve chegar antes desta data, aí no envio no passaporte você anexa a passagem dos EUA justificando para que o passaporte chegue bem antes

      Excluir
    7. Edson, boa noite!

      Tudo bem?
      Conseguiu fazer o pagamento?

      Excluir
    8. Ei Edson, desculpe a demora em responder, estava viajando e sem acesso à net! Espero que não seja tarde demais e que você não tenha desistido!
      Bom que o Hugo e a Jamilly te ajudaram né? Obrigada meninos!! O que vale mesmo é essa troca de informações entre a galera que está no mesmo barco e tentando se ajudar!!
      Mas então, quanto ao problema com o pagamento, você já conseguiu resolver, Edson? Porque, alguém tinha comentado que tinha ligado para o consulado e eles disseram que o problema era com eles mesmo.
      Boa sorte!

      Excluir
  44. Oi Renata, parabens pela iniciativa, você foi a unica pessoa que encontrei explicando como solicitar o visto online!
    Posso perguntar o que você colocou na seção do nome da pessoa ou instituição que você vai visitar? No visto americano colocamos o hotel que já ficamos, mas no caso canadense nao sei como proceder.
    Beijos e obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei B,
      Acho que eu deixei isso em branco, sinceramente, não lembro! Mas, como o Hugo disse, você pode tentar colocar o nome do hotel! De repente, eu até coloquei isso também.. rs. Eu até lembro dessa pergunta, mas não lembro o que respondi!! Tsc tsc
      Boa sorte!

      Excluir
  45. B. boa tarde!

    No preenchimento do formulário eu coloquei o nome do albergue que ficarei, o visto foi aprovado.
    Quando eu pedi o visto americano eu também coloquei o nome de albergue e foi aprovado.

    Acredito que se você colocar o nome de hotel não terá problema.

    ResponderExcluir
  46. Olá ,

    Aqui vai um cronograma de quanto tempo levou para tirar o visto de múltiplas entradas.

    04/10 - Envio do pedido online
    08/10 - Pedido de envio do passaporte pelo Consulado
    09/10 - Envio do passaporte via Sedex
    21/10 - Passaporte em mãos com visto.

    Bem galera foi isso.

    Boa sorte

    Jamilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O funcionário dos Correios passou hoje aqui e chamou para assinar o documento, fui super animado para receber a correspondência, mas infelizmente não era o passaporte e sim uma notificação de multa do Detran kkkkkkk
      Espero que chegue amanha, e logo posto comentário aqui avisando

      Excluir
    2. Jamilly Nogueira21.10.13

      Olá gente,

      Outra detalhe, o visto de múltiplas entradas é válido até que seu passaporte expire, ou seja, o meu é válido até um dia antes do meu passaporte expira, quase 5 anos.

      Hugo boa sorte vai chegar sim, o meu foi emitido dia 11/10. É somente postado nos correios dia 17/10.

      Abraços

      Excluir
    3. Bacana compartilhar sua experiência, Jamilly! Especialmente porque seus prazos foram diferentes do meu! Bom pro pessoal ver que, realmente, não existe um padrão pra isso, né?

      Excluir
    4. Verdade Renata, os prazos mudam bastante de caso a caso. Vi gente que recebeu o pedido do envio do passaporte quase um mês depois e gente em um dia. Mas não desanimem. A ansiedade é grande na hora de aguarda por todas as etapas, mas não podemos fazer de outro jeito. Por isso, pedi de várias entradas pra não ter que passar por isso de novo. srsrsrsrsrrs.

      Excluir
    5. Jamilly e Renata, boa noite!

      Segue como foi meu cronograma:

      Aqui vai um cronograma de quanto tempo levou para tirar o visto de múltiplas entradas.

      08/10 - Envio do pedido online (Enviei por volta das 21h00min)
      09/10 - Pedido de envio do passaporte pelo Consulado (recebido a informação por volta do meio dia)
      09/10 - Envio do passaporte via Sedex
      10/10 - Passaporte entregue no Consulado
      17/10 - Passaporte postado nos Correios
      22/10 - Passaporte entregue na minha residência.


      Eu acho que o demorado é a analise da documentação, por isso que alguns dão resposta no mesmo dia, ou dia seguinte, ou semanas seguintes.
      Agora após aprovado, quando o passaporte chega no Consulado, o prazo deve ser este de 10 dias úteis.


      O engraçado é que o Consulado não utilizou meu envelope pago. Eles colocaram o meu passaporte junto com o envelope enviado, dentro de outro envelope maior, e eles também pagaram a correspondência.

      Agora eu tenho uma envelope com os selos pagos kkkk


      O melhor de tudo, é que meu passaporte chegou, com visto valido por 2 anos e 2 meses (porque meu passaporte expira dentro deste prazo).

      Agora é conseguir um emprego, juntar dinheiro e viajar para o CANADÁ o//

      Excluir
    6. Aeee.. que bom que chegou, Hugo!!
      Agora vem a parte boa.. os preparativos da viagem!! :-)

      Excluir
    7. Jamilly22.10.13

      Hugo,

      Que legal, fico feliz que tudo deu certo. Em relação ao envelope que envie pré-pago, eles também não o utilizaram. rsrsrrs.

      Errata do Cronograma:

      04/10 - Envio do pedido online ( lá pelas 20:00 )
      08/10 - Pedido de envio do passaporte pelo Consulado ( mensagem recebida lá pelas 09:00 da manhã)
      09/10 - Envio do passaporte via Sedex
      10/10 - Passaporte entregue no consulado
      17/10 - Passaporte postado nos Correios
      21/10 - Passaporte em mãos com visto.

      Abraços

      Excluir
  47. boa noite Renata, o meu anfitrião nao e meu parente como faço para provar meu relacionamento com ele?
    eu so namoro a irmã dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Tom Carlos,
      Eu não preenchi nada a esse respeito. Na verdade, nem tinha ideia dessa história de parentesco com anfitrião!
      Desculpa não poder te ajudar.

      Excluir
    2. Olá Tom,

      Eu simplesmente escrevi " que não tinha nenhum parente no Canadá somente amigos"

      Boa sorte

      Excluir
  48. Mari Soares22.10.13

    Olá Renata, gostaria de saber se no meu caso como sou menor de idade, se tem mais algum documento o qual eu tenha que apresentar? E se houver algo como um formulário para concessão de visto para menores ou a autorização de viagem, onde eu coloco exatamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari,
      Quando você preenche seus dados, eles mandam uma lista de documentos e formulários que são específicos para cada pessoa! Assim que você terminar a primeira parte já terá acesso a tudo que precisará enviar!
      O processo que relatei aqui foi o que me pediram, mas ele difere de pessoa pra pessoa!

      Excluir
  49. Talita22.10.13

    Renata boa tarde!
    O formulario 5752 como assinaremos? Pode ser somente o nome digital?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Talita,
      Não precisa assinar nada não! No final de tudo, haverá um campo para você validar sua assinatura eletrônica!

      Excluir
  50. Talita22.10.13

    Renata muito obrigada pelas informações! Mas como faço assinatura digital? Preciso ir em alguma empresa como dizem na internet? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Talita, a assinatura digital não é bem uma assinatura de verdade. No final do processo há um campo pra fazer isso. Não se preocupe, não é nada demais.

      Excluir
  51. O family Information por exemplo nao aceita assinatura como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, nenhum formulário aceita assinatura. Faça o processo até o final e você entenderá como fazer a assinatura digital.

      Excluir
    2. Talita22.10.13

      Renata muito obrigada por todas as infirmações! Vou terminar e mandar tudo agora ai no final assino...Abçs!

      Excluir
  52. Talita22.10.13

    Eu ja validei meu documento c codigo de barras Renata eu deveria ter assinado antes? Pois tento assinar e o documento nao deixa

    ResponderExcluir
  53. Tatiana22.10.13

    Oi Renata, tudo bom? Ótimo blog, está me ajudando bastante!
    Porém tenho algumas dúvidas. Sou estudante aqui no Brasil e faço estagio, isso contaria como emprego? Aplico como se eu tivesse emprego? E estou aplicando para o meu pai também, porém ele é aposentado. Empregado ele não é. Mas tem renda como procedo?
    Fico no aguardo!
    Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana,
      Não tem a opção de estudante ou aposentado?
      Se não tiver a opção aposentado, coloque o que seu pai fazia antes de se aposentar!
      Você pode colocar seu estágio como emprego também. Mas, de uma forma ou de outra, você terá que colocar sua renda e também se será você mesma que irá arcar com os custos da viagem. E, se for, terá que provar como fará isso! Se for seu pai aí, provavelmente, eles pedirão outros documentos.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Tatiana, tudo bem?

      Você recebe por este estágio? se sim, na minha opinião você deve colocar como emprego porque você recebe $$$
      No caso do seu pai, coloque no "Employment" as empresas que ele trabalhou e os cargos.
      E nos documentos adicionais (comprovante bancário,....) coloque o pagamento da poupança.

      Quando você for anexar no site os documentos, existe um campo de Documentos Opcionais, aí você pode anexar uma carta falando sobre você, sobre o que você faz, o que você estuda, .....
      O seu pai também pode fazer uma carta falando da vida dele, quais as rendas dele e tals.
      Se seu pai for pagar sua viagem, faça uma carta "Patrocinador" informando que ele ou alguém vai arcar com suas despesas.


      Em relação a estas cartas, eu falei, porque eu tive que fazer isso, porque eu já tive meu visto negado algumas vezes, aí fiz estas cartas dando base e justificativas pelo pedido de visto.


      Excluir
    3. Tatiana23.10.13

      Obrigada, Renata e Hugo. Apliquei colocando uma carta explicando a situação e os comprovantes que eu sou estudante e ele aposentado. Porem tenho outra dúvida. Fiz tudo direitinho e paguei também com o cartão de credito. Porém não recebi nenhuma mensagem no meu email ainda confirmando a minha aplicação. tenho impresso o comprovante de pagamento mas nenhum email. Queria saber se este email demora? E se não como faço? Desde já agradeço.

      Excluir
    4. Tatiana,

      Quando eu apliquei o mei visto, eu não recebi e-mail de notificação.
      Quando entrei com meu login e senha, eu pude ver que a minha parte estava ok, então era aguardar a análise.
      O único e-mail que recebi, foi para entrar com meu login e senha para eu ver a resposta do Consulado

      Excluir
  54. Olá No IMM 5257 o que colocamos no UCI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isis,
      Se você estiver tentando o visto pela primeira vez não precisa se preocupar com isso não!!

      Dá uma olhada na informação do site da embaixada sobre o UCI:
      "UCI stands for “unique client identifier.” It is also known as a client identification number (client ID). It appears on official documents you get from Citizenship and Immigration Canada (CIC). It has four numbers, a hyphen and four more numbers. (Example: 0000-0000).

      If you are applying to CIC for the first time, you will not yet have a UCI. If so, and you are filling out a form that asks for one, write “Not Applicable” or “N/A” in the space provided.

      If you are applying online and the form does not allow you to input “N/A,” leave the space blank."

      Excluir
    2. Sim é a primeira vez..estou cheia de dúvidas...
      O Current mailing address...é o endereço para correspondência que pode ser diferente do meu endereço atual onde eu resido não é? Esse P.O. Box o que coloco? Tem essas informações no site/

      Excluir
    3. Isso, Isis. O current mail address é seu endereço para correspondências. Se vc preferir dar outro endereço que nso o da sua casa, ok.
      E o P.O. box é Caixa Postal, então acho que não se aplica no caso, né?

      Excluir
  55. Oi Renata, tudo bem?
    Fiquei com uma dúvida: Você enviou seu passaporte por correio com a carta e eles enviaram de volta por correio ou você teve que ir lá buscar o passaporte?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mariana, o passaporte também é devolvido pelo correio! O meu foi cerca de uma semana depois que o enviei. Mas esse prazo tem variado como vc pode ver nos comentários aqui acima!

      Excluir
  56. Talita23.10.13

    Renata bom dia! Ontem finalizei (Ufa!) meu pedido, porem a felicidade não é completa como um colega nosso ja disse aqui rsrs... no do meu noivo deu aquele erro que ja houve com você também. Anexei tudo la porem o 5257 está falando q a versao não vale mais, nao esta atualizada. Desde ontem estou tentando, ja reiniciei umas 15 vezes e nada... Voce sabe se caso não de certo novamente se posso estar fazendo outro formulario pra ele? Nao ha problemas em gerar outro codigo de barras? Muuuuuito obrigada, é que este sistema é complicadinho rsrs

    ResponderExcluir
  57. Consegui ate que enfim, tive que fazer outro 5257. Obrigada abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo, Talita!! :-)
      Agora é só aguardar!
      Boa sorte!

      Excluir
  58. Oi Renata!

    Estou com um pequeno probleminha! Quando você pagou seu visto você recebeu o e-mail logo em seguida ou demorou um pouco?
    Pq ontem quando fui tentar pagar o visto com o primeiro cartão foi recusado. Aí voltei e tentei pagar com outro cartão, e apareceu que tinha sido finalizado e que eu podia clicar para ver o meu recibo. Entretanto, quando cliquei no recibo, apareceu o mesmo erro que deu do primeiro cartão, com os dados do primeiro cartão inclusive (número, bandeira e etc). Estou na dúvida se meu pagamento foi ou não computado.
    Ainda não recebi nenhum e-mail e quando acesso meu login pelo CIC não tem nada mostrando que eu ja paguei, pelo contrário, min ha inscrição está lá para dar continuidade e quando dei continuidade, apareceu os mesmos passos como se eu ainda não tivesse pago.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!

      Você está utilizado é o navegador Internet Explorer? Se sim, tente usar outro navegador, como por exemplo o Mozilla ou Chrome.
      Informo isso, porque quando eu tentei aplicar o visto, o navegador Internet Explorer estava ficando indisponível no acesso do CIC.
      Eu utilizei o Mozilla e não tive problema.

      Entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito e verifique se foi processado o valor do visto em dólares canadenses.
      Se a administradora disser que não houve processamento de pagamento, você pode ficar mais tranquila.
      Aí tenta utilizar este navegador para concluir o pagamento.

      Qualquer coisa, nos avise.

      Excluir
    2. Muito obrigada Hugo!

      Pode deixar, assim que conseguir aviso aqui!
      Obrigada mesmo! =)

      Excluir
  59. Oi Hugo!
    Vc esta online?
    Gostaria de uma orientaçao se for possivel. :-)
    Agradecida,
    Flavia Monteiro

    ResponderExcluir

Comente aqui