0

Conhecendo a Foz do Rio São Francisco

Renata Campos | 14.11.14 |

A maioria das pessoas quando marca uma viagem à Alagoas logo pensa nas praias maravilhosas da região e acaba esquecendo de um lugarzinho lindíssimo e super especial que fica no litroal sul, bem na divisa com Sergipe: a Foz do Rio São Francisco

O Rio São Francisco é um dos mais importantes e belos rios brasileiros. Depois de conhecer a nascente do São Francisco, na Serra da Canastra, aqui em Minas Gerais, e o Cânion (do Xingó) na divisa de Sergipe, Alagoas e Bahia, eu não via a hora de conhecer também a Foz do São Francisco, Assim, logo que surgiu a idéia de ir para Alagoas, já incluímos logo a Foz no roteiro. E esse foi o primeiro destino que conhecemos em terras alagoanas, após uma breve estada na capital Maceió.


Como eu contei no post sobre o nosso roteiro de viagem, cheguei em Maceió no sábado à tarde, alugamos um carro, e no domingo de manhã, dirigimos até a pequena cidade de Piaçabuçu, de onde partem os passeios para a Foz.

Tínhamos entrado em contato previamente com a empresa Farol da Foz para saber mais informações a respeito dos passeios, mas não chegamos a agendar nada pois queríamos ter liberdade de horário (ainda mais depois da noitada maceioense...hehe). Mas acredito que, especialmente na alta temporada, seja interessante já deixar reservado.


Chegamos lá por volta das 11hs da manhã e o Sr, Robério, dono e idealizador da Farol da Foz, nos recebeu muito simpática e atenciosamente, como se estivesse nos recebendo em sua própria casa. O que não deixa de ser verdade já que a empresa é familiar e eles moram todos ali ao lado mesmo. Ele nos explicou detalhadamente todos as opções de passeios disponíveis para conhecermos a foz. E que, basicamente, são: 

Passeio em barco típico: barquinho de madeira típico que percorre, lentamente, 13 km do São Francisco, passando por ilhas, coqueirais e manguezais, até desembarcar próximo ao encontro das águas no lado alagoano.

Passeio em lancha: lancha rápida e silenciosa que faz o mesmo trajeto que o anterior, mas vai até bem mais próximo à foz propriamente dita e tem um plus de ir até a ilha do farol, já do lado sergipano do rio. Tem capacidade para 7 pessoas. 

Passeio de Super Buggy: o passeio é feito em buggy adaptado com capacidade para até 8 pessoas que faz o trajeto pela areia das praias até chegar à foz do São Francisco. 

Voo de Parasail: esse passeio deve ser uma delícia e é uma forma super diferente de ver o encontro do rio com o mar!, do alto Foi uma pena que não pudemos fazê-lo pois o tempo não estava bom. Voei de parasail no México, mas lá íamos "amarrados" a uma lancha e aqui a um buggy.  

Rota Dourada: esse é considerado o passeio mais completo em termos de cenários, interatividade e informações, contemplando dois passeios com aproximadamente 40km percorridos de buggy por coqueirais, mata de restinga, dunas, comunidade quilombola e terminando com uma parada para banho exatamente no encontro do rio com o mar. E ainda rola um adicional de ski nas dunas no caminho!

Passeios oferecidos pela Farol do Foz Ecoturismo
Foto: divulgação
(Para ver a descrição detalhada dos passeios e saber preços, acesse: www.faroldafozecoturismo.com)

Nós fizemos esse passeio da Rota Dourada, que achei ótimo! Como éramos 4 pessoas, fechamos um buggy somente para nós. Mas se você estiver em um número menor pode dividir o buggy com outras pessoas ou então pagar o valor total do buggy. 

Começamos o passeio por uma área de restinga na APA (Área de Proteção Ambiental) de Piaçabuçu, onde as belas paisagens já começaram a surgir. Em seguida, chegamos à área das dunas, onde fizemos uma parada estratégica pra brincar de "skibunda". Foi bem divertido!

Foz do Rio São Francisco
Foz do Rio São Francisco
Foz do Rio São Francisco
Foz do Rio São Francisco


Continuamos o passeio pelas dunas e passamos por uma comunidade quilombola e também por outras lindas paisagens, até chegarmos às margens do rio São Francisco. Passamos pela área onde os barcos e as lanchas desembarcam e seguimos até o encontro do rio com o mar. Lá tivemos mais uma verdadeira aula do nosso guia Max, que também é biólogo, sobre a história do rio e os atuais acontecimentos, como a seca e a controversa transposição do São Francisco. E por fim tivemos um tempo livre pra nadar nas águas do "Velho Chico". Delícia!

Foz do Rio São Francisco
Comunidade Quilombola no caminho para a Foz do Rio São Francisco
Foz do Rio São Francisco
Rio São Francisco
Foz do Rio São Francisco
Rio São Francisco
O Max, nosso guia, nos dando uma super aula sobre o "Velho Chico". 
Foz do Rio São Francisco
Justo nessa hora, o tempo não estava ajudando muito, mas seria impensável não nadar nas águas do São Francisco.
Foz do Rio São Francisco
Foz do Rio São Francisco, onde o rio e encontro com o mar. 

Então, seguimos de volta para a sede da Farol da Foz, onde batemos mais um bom papo com o Robério, tomamos um picolé e pegamos estrada de volta

Algumas questões práticas... 

  • Piaçabuçu é minúscula e não tem muita opção do que e onde comer. Portanto, vale a pena levar um lanchinho! Na Farol da Foz você vai encontrar alguns salgadinhos, picolés e bebidas. Dá pra tapear a fome, mas não é nada demais! Eles também têm um isopor onde é possível levar bebidas, etc, de forma consignada, para o passeio.
  • Os passeios de barco podem ser feitos através de agências, mas também é possível ir ao cais e combinar o preço diretamente lá. Esse preço vai variar de acordo com o tipo de embarcação, o número de pessoas e também com sua capacidade de dar uma choradinha, claro! Mas dê uma olhada no barco ou lancha antes, pra não ter surpresa nenhuma. Já os passeios de buggy, superbuggy parasail, somente a Farol da Foz realiza.
  • É importante dizer que a maioria das embarcações não chega até a foz propriamente dita, eles param um pouco antes . Mas, dependendo do tempo livre que você tiver, dá pra ir caminhando até onde o rio desemboca no mar, numa boa! Não é assim super perto não, mas também não é longe!
  • Eu acho que o passeio de barco deve ser bem bacana e com paisagens diferentes mas igualmente belas (na próxima vez, farei! rs), Mas eu gostei muito e recomendo o passeio de buggy! Por que? Bom, o passeio foi exclusivo, durante todo o trajeto tivemos excelentes explicações do nosso guia/biólogo, as paisagens são maravilhosas, a paradinha pro skibunda foi bem divertida e, além de irmos de fato até a foz, ou seja, até o local onde o rio e o mar se encontram, também ficamos afastados da "muvuca" que chega de barcos e se aglomera mais ou menos num mesmo local do rio. 
  • Para chegar em Piaçabuçu, partindo de Maceió, o caminho é através da AL-101, que vai mais ou menos margeando a costa, como vocês podem ver no mapa.


  • Exibir mapa ampliado
  • A melhor forma de chegar em Piaçabuçu é de carro. Assim, você tem mais liberdade de tempo, já que pode fugir dos horários convencionais que as excursões chegam lá, além de economizar um tempinho aí no trajeto. A estrada que liga as duas cidades é muito boa e muito bonita também! E o caminho não tem erro, é só ir seguindo reto reto reto e, de repente, você chega em Piaçabuçu e já da de cara com a Farol da Foz. O trajeto tem aproximadamente 140km e leva mais ou menos 2 horas para ser percorrido. Mas também é possível chegar de de transporte público, a Real Alagoas têm ônibus que fazem esse trajeto 3 vezes por dia. E ainda dá pra ir de táxi ou pela forma mais comum, através de agências de turismo que fazem o bate-e-volta a partir de Maceió.

Foz do Rio São Francisco
A ótima LA-101 que liga Maceió a Piaçabuçu. 
  • Se você estiver indo de avião pra Macaeió, fique atento quando passar pela divisa de Sergipe com Alagoas, se essa for sua rota, claro. Como saber? Simples, quando o avião começar a descer (acho que meia hora ou 20 minutos antes de pousar), cole o rosto na janela - do lado direito na ida e esquerdo na volta - para ver a Foz do São Francisco de cima! A vista é liiiiiiinda e dá pra ver direitinho o Rio São Francisco desaguando no mar. 
Foz do Rio São Francisco
A foto não está tão boa porque tem muitas nuvens. Mas dá pra ver direitinho o Rio São Francisco, no canto esquerdo, chegando até o mar, ali ao lado a faixa de areia. Ao vivo é sensacional, te garanto! 

👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Passeio Rio São Francisco

Conheça mais sobre Alagoas

Roteiro de viagem pelo litoral de Alagoas e Pernambuco
Litoral sul de Alagoas
As praias de Maceió
De carro na praia do Carro Quebrado
Litoral Norte de Alagoas: São Miguel dos Milagres
Litoral Norte de Alagoas: Japaratinga
Litoral Norte de Alagoas: Maragogi

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui