2

Litoral Norte de Alagoas: Japaratinga

Renata Campos | 11.3.15 |
Japaratinga Alagoas

Japaratinga é uma cidadezinha não muito conhecida do litoral norte de Alagoas. Eu mesma nunca tinha ouvido falar. Quem me "apresentou" a ela foi o mestre Ricardo Freire, que é um exímio conhecedor da região e teceu vários elogios, em mais de um de seus posts do Viaje na Viagem, sobre a cidade. Foi lá, inclusive, que eu li a dica de que era mais barato se hospedar em Japaratinga do que em suas vizinhas famosas (e consequentemente mais caras) São Miguel dos Milagres e Maragogi.

Dito e feito, depois de uma rápida pesquisa no Booking.com, percebi que é possível encontrar ótimas opções de hospedagem por um preço bem mais justo! E foi assim que encontrei o Albacora Praia Hotel, um pé na areia super gostosinho, o qual falarei melhor abaixo.

Japaratinga é meio que ofuscada por suas vizinhas famosas. Como fica a apenas 10km de Maragogi, muito gente nem toma conhecimento de sua existência. Sabem de nada inocentes... rs. A cidade não deixa nada a desejar pra suas vizinhas, pelo contrário! Mas assim como as demais cidades alagoanas de praia, Japaratinga tem uma cara de cidade do interior e não de cidade praiana. Portanto, como eu já falei no post sobre São Miguel dos Milagres, não espere um centrinho bonitinho, cheio de lojinhas, restaurantes e bares. Japaratinga não tem nada disso! Mas o que importa mesmo são as praias, né? E nesse quesito, ela não desaponta!

Japaratinga
Praias de Japaratinga

Além de suas belas praias que, por si só, já valeriam a visita, Japaratinga também tem piscinas naturais, bem no estilo das galés de Maragogi. Diiiizem que é tão bonito quanto! E bem menos lotado também, além de mais barato. Por essas e outras, mas principalmente por ter chovido no dia anterior, optamos por fazer o passeio de Japaratinga mesmo.

A gente já previa que a visibilidade da água não estaria grandes coisas, aí por via das dúvidas, era melhor pagar mais barato e pegar um barco que sairia da frente do nosso hotel. Dito e feito! Apesar de a água do mar estar clarinha, ela estava turva e o mar bem mexida. Com menos de 10 minutos de passeio, desistimos e voltamos pro hotel. Aproveitamos pra tomar nosso café com calma, já que tínhamos madrugado devido ao melhor horário da maré. A parte boa é que, como acordamos super cedo, o dia rendeeeeu...

Japaratinga
A água até estava clara, mas a visibilidade não era lá grandes coisas não.
Bom, se não dava pra conhecer Japaratinga debaixo d'água, fomos conhecê-la do alto. Para ter essa vista panorâmica linda é simples, é só ir até a Pousada Paraíso dos Coqueirais, que fica no início da estrada que liga Japaratinga a Maragogi. Chegando lá, diga ao porteiro que quer visitar o mirante, ele vai te dar as instruções de como chegar lá! Suba, estacione o carro e aproveite a vista pelo tempo que bem quiser! Na volta, é preciso parar na recepção para fazer o pagamento simbólico que, se não me engano, é de 3 ou 4 reais e tomar uma água de coco ou um suco que é "cortesia" da casa.

Japaratinga
O mirante da pousada tem até um cristo redentor lá no alto! rs
Japarantiga
Japaratinga
Japaratinga vista do mirante da Pousada Paraíso dos Coqueirais


COMO CHEGAR EM JAPARATINGA


Japaratinga fica a mais ou menos 115 km da capital Maceió. Não existe transporte público ligando as 2 cidades. O que dá pra fazer é pegar um ônibus de Maceió até Porto Calvo (20km de Japaratinga) ou até Maragogi (10km à frente). Por isso, a melhor opção é alugar um carro em Maceió, não apenas para ir até lá, mas para conhecer bem todas as belas praias da região.

Pra quem vem de Maceió, são duas as opções:

primeira, em azul no mapa abaixo, é mais rápida, apesar de ser mais longa e fazer um desvio para o interior. A estrada que liga Maceió ao litoral norte é a AL 101, siga por ela e se guie pelas (poucas) placas para Japaratinga, Maragogi ou até mesmo Pernambuco. Você vai passar por São Luis do Quitunde, Matriz de Camaragib, Porto Calvo e quando as placas de Japaratinga começarem a aparecer, fique atento e vire à direita para entrar na cidade. Se continuar reto, irá chegar em Maragogi, que fica a 10km dali.

Já a segunda, em vermelho no mapa,  apesar de ser mais curta, é mais complicadinha. Mas é uma boa opção se você pretende conhecer alguma outra praia da chamada Rota Ecológica, antes de chegar em Japaratinga. Caso contrário, vá pela estrada principal mesmo. Se for o caso, volte pela estrada secundária, em outro dia para conhecer as praias de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, foi isso que fizemos.

Como chegar em Japaratinga
Possíveis trajetos entre Maceió e Japaratinga. De azul, o caminho pela estrada principal que faz um desvio pelo interior, mas é mais rápida e, de vermelho, o caminho pela estrada secundára, passando pelo litoral. 

Caso prefira o caminho pela estrada secundária é o seguinte: pegue a mesma AL 101 pra sair de Maceió e, uns 15 km depois de Barra de Santo Antônio, pegue a AL 465 à direita para acessar o povoado de Passo de Camaragibe. Atravesse a ponte à sua direita e continue até Barra de Camaragibe. A partir daí, o mar ficará escondido por detrás dos coqueirais. Você passará por São Miguel dos Milagres , Porto de Pedra e seus povoados até chegar ao Rio Manguaba, onde terá que atravessar numa balsa até Japaratinga. 

A travessia é rapidinha, coisa de 10, 15 minutos e a paisagem é bem bonita. O problema é que a balsa é minúscula e só leva 4 carros por vez. Então, pode ser que você tenha que esperar um pouquinho. Em outubro de 2014 pagamos 10 reais pelo carro, mas parece que agora em 2015 subiu pra 12 reais. Após atravessar, você pegará uma estrada de paralelepípedos, dessa vez com vista para o mar, e alguns poucos quilômetros depois, já estará em Japaratinga (ou em Porto de Pedras, se estiver fazendo ou percurso contrário, como fizemos). 

Japaratinga
Travessia Porto de Pedras x Japaratinga de balsa

Ahh e cuidado com o Google Maps e similares. Se você jogar lá o caminho entre Japaratinga/Maragogi e Porto de Pedras/São Miguel, ele vai te mandar fazer um desvio totalmente desnecessário pro interior, passando por Porto Calvo. Ignore! Siga a estrada de Japaratinga até o final e atravesse o rio Manguaba de balsa. Do lado de lá do rio já é Porto de Pedras e uns 15 minutinhos depois já está São Miguel.

Como o Google não conhece a balsa, ele mostra o caminho pela estrada!! Japaratinga também está próxima à Pernambuco, assim, uma visitinha à Tamandaré, onde fica a bela praia de Carneiros (57km), e até à Porto de Galinhas (96km) podem ser consideradas também!

ONDE FICAR EM JAPARATINGA


Japaratinga tem uma posição super estratégica e, também por isso, é uma ótima opção de hospedagem! Fica a apenas 10 km de Maragogi, o que permite você fazer um bate e volta super tranquilo. E também bem próxima de Porto de Pedras (8km) e de São Miguel dos Milagres (±25km).

Por sua localização e pela melhor relação de custo x benefício em termos de hospedagem, optamos por ter Japaratinga como base para conhecer as praias do litoral norte alagoano. Ficamos no Albacora Praia Hotel, um lugar super gracinha que tem um preço bastante justo.

O hotel fica na beira da praia (essa aí da foto abaixo) e tem uma piscina com uma vista lindíssima do praia. Linda também é a vista que se tem da varanda do quarto que ficamos. Sensacional! Só isso já teria valido todos os reais da hospedagem!

Além disso, o hotel ainda oferece um café da manhã bem gostosinho, servido no restaurante que é todo de vidro e tem essa vista da piscina e da praia. Além de instalações confortáveis, opção de agendamento de passeios e boa localização, pertinho do centrinho da cidade (que não tem lá muita coisa pra ser vista ou pra se fazer).


Japaratinga
A praia de frente ao hotel
Japaratinga
Área externa do hotel, com a piscina de frente à praia
Japaratinga
Área interna do hotel
Japaratinga
Quarto duplo com essa vista linda da varanda
Japaratinga
Mas lindo mesmo foi esse por do sol que vi deitadinha na rede da varanda do quarto.

Agora que você já "conhece" Japaratinga, você não vai ser louco de deixá-la de fora da sua visita ao litoral norte alagoano, né? Faça-me o favor! rs

👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Japaratinga. Alagoas


Conheça mais sobre Alagoas

--

Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Olá Rê!

    Aqui é a sua xará do insta Renata Viaja! Tô programando uns dias nessa região e confesso que ainda estou em dúvida de onde me hospedar, se em Jarapatinga ou Maragogi.. estou analisando ainda, rs.

    Mas o que eu queria te perguntar é se nessa região vc encontrou algum lugar bacana pra ver o pôr do sol. Não vejo ninguém falando sobre isso, talvez não tenha nada mesmo né?

    Me dá uma luz aí!

    Bjos
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Xará, tudo bem?

      As 2 cidades ficam do lado uma da outra. Se estiver de carro, não faz muita diferença pq em 10,15 minutos vc vai de uma pra outra. Um dia até saindo de Japaratinga pra jantar em Maragogi. Então, acho melhor escolher pelo hotel que mais tiver gostado! :)

      Quanto ao pôr do sol, eu peguei tempo bem instável por lá! Amanhecia um dia lindo, ai fechava tudo e chovia, depois abria de novo! rs. Mas pôr do sol meeeesmo eu não consegui ver nenhum. No máximo esse entardecer da última foto quando eu tava na pousada pq tinha fugido da praia debaixo de chuva. rs

      Ou seja, sem pôr do sol nessa viagem! :(
      Mas espero que vc tenha mais sorte do que eu! hehe
      Boa viagem
      Bjos

      Excluir

Comente aqui