1

RêVivendo Fotografias: Parque Nacional de Sete Cidades

Renata Campos | 28.8.17 |
O Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no Estado do Piauí, guarda um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. O Parque protege pinturas rupestres de cerca de 6 mil anos e formações geológicas de mais de 200 milhões de anos! Aliás, o lugar recebeu esse nome devido a essas formações rochosas que se agrupam formando o que pesquisadores consideram ser pequenas cidades. 

Na verdade, ninguém sabe bem ao certo como essas "cidades" foram formadas. São várias as teorias defendidas por cientistas e historiadores, mas não existe consenso. Alguns cientistas defendem que todas as formações, algumas com formatos bem peculiares, são fruto apenas da ação dos ventos, chuvas, calor e erosão. Já o o historiador austríaco Ludwig Schwennhagen acredita que são vestígios de uma cidade fenícia que existiu ali no passado. Mas a teoria mais, digamos, interessante é a do escritor suíço Erich von Däniken, autor de “Eram os deuses astronautas?” que atribui a construção das Sete Cidades à extraterrestres. 

Seja lá como tudo tenha surgido, o fato é que as formações rochosas são intrigantes e têm estilos bem diferentes de uma "cidade" pra outra. Algumas rochas tem formatos bem peculiares, como a pedra do elefante, do Rei, do beijo, de Dom Pedro I, dedo de Deus, mapa do Brasil, entre outras tantas que a sua imaginação permitir ver.

Sete Cidades fica a quase 200 km ao norte da capital Teresina e a 150 km de Parnaíba, a 1a cidade do litoral piauiense. Portanto, é uma parada bem estratégica pra quem, como eu, está fazendo um vagem de carro pelo Estado. Algumas pessoas fazem um batidão num dia só. Saem cedo de Teresina, visitam o Parque e seguem pro litoral no mesmo dia (ou vice-versa, começando a viagem pelo litoral). Se você estiver sem carro, existem ônibus saindo de Teresina pra lá em vários horários. A empresa que faz a rota é a Expresso Guanabara. 
Mas eu preferi dormir próximo ao Parque pra visitá-lo com calma e pegar os melhores horários. Eu fiquei no Hotel Califórnia que é o melhorzinho (mas ainda assim muito simples) da cidade de Piripiri, que fica a 20km do Parque. Reservei lá na hora mesmo. Assim, eu fiz a trilha maior e que leva ao mirante no fim do dia, com direito a um pôr do sol lindo e, no dia seguinte, visitei as outras "cidades" de manhã cedo. O calor é insuportável e qualquer horário no meio do dia é sofrido. 

Pra conhecer todas as cidades, de carro, você irá gastar umas 3 ou 4 horas, pelo menos. Também é possível fazer o percurso de bicicleta ou a pé. Mas, lembre-se do calor. E é quente de verdade, do tipo que existe "um sol pra cada pessoa", como dizem por lá! A entrada do Parque é grátis, mas para visitar o lugar você precisa, obrigatoriamente, de contratar um guia. Até porque apenas ver um monte de pedras, não faria sentido nenhum sem saber a história do lugar. Os guias cobram preços diferenciados para quem visita o lugar de carro, de bicicleta ou a pé, sendo o preço pro percurso de carro mais barato e a pé mais caro, obviamente porque o esforço e o tempo gasto são muito maiores. 

RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS 
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia. 
Foto de hoje: Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí. 


Parque Nacional de Sete Cidades Piauí
Um dos mirantes do Parque Nacional de Sete Cidades, no fim do dia. 

Veja mais fotos do Atacama no Instagram do blog: @revivendoviagens 
É só procurar pela hashtag #RêVivendooPiauí

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Um comentário :

Comente aqui