2

A cerimônia Ronda das Almas, em Luang Prabang. Vale a pena?

Renata Campos | 8.3.18 |
O que fazer no Laos


Um dos programas que eu mais tinha curiosidade pra fazer em Luang Prabang, no Laos, era assistir a cerimônia de Ronda das Almas, ou Alms Giving em inglês, ou ainda Tak Bat, na língua local. Mas essa foi também a minha maior decepção nessa viagem. 


A cerimônia em si é algo bem simples, super tradicional e muito bacana. Todos os dias antes de amanhecer, os monges saem de seus templos, em procissão, recolhendo os alimentos que irão comer durante o dia. Esses alimentos são doados pelos locais que se enfileiraram de joelhos e em silêncio nas calçadas ao longo do caminho percorrido pelos monges. ,

Bom, pelo menos era assim até uns anos atrás. Ai vieram os turistas e estragaram tudo! Ou melhor, o excesso de turistas e, principalmente, aqueles turistas sem noção. Durante séculos a cerimônia aconteceu tranquilamente sem maiores problemas mas, de uns anos pra cá, com o aumento significativo do turismo em Luang Prabang, a cerimônia foi atraindo mais e mais turistas. E foi aí que a coisa começou a mudar... 

Faça AQUI seu seguro viagem com o melhor preço do mercado

O interesse dos turistas pela cerimônia acabou criando todo um circo em torno disso. Algumas pessoas começaram a fazer kits de alimentos para a cerimônia com preços tabelados. Além do tradicional arroz que eles comem sempre, no kit também tem uma cesta com biscoitos e doces, que achei bem nada a ver. Mas o ideal é comprar os alimentos que você pretendo doar no Morning Market, lá você irá encontrar várias opções de pratos típicos. 

Além de montarem suas tendas no meio da rua para venderem alimentos para os turistas doarem aos monges, ainda espalharam cadeirinhas debaixo de um toldo pra proteger da chuva (o dia que fui tava chuviscando). Mas se você se afasta um pouco da área mais cheia, verá que os moradores locais ficam no chão mesmo e sem toldo nenhum. Eles levam um tapete pra se sentar e colocar os alimentos e quando os monges passam, eles oferecem os alimentos de joelhos.

o que fazer em luang prabang
Um dos lugares mais tranquilos, sem turistas e somente com locais

Eu tinha lido em vários lugares o quão emocionante e interessante era essa cerimônia. Fui cheia de expectativas, mas me frustei. Não senti toda aquela emoção que muitos descreveram, infelizmente! Não sei explicar direito, mas achei estranho. Tive a sensação de estar meio que invadindo um espaço que não era meu.

E também tive muita vergonha alheia pela atitude de alguns turistas que estavam lá. Até porque, eu também sou turista, oras! E as atitudes de alguns turistas sem noção acabam queimando o filme de geral! Apesar de a grande maioria das pessoas ter permanecido em silêncio o tempo todo, ou quando muito, falavam baixinho, alguns turistas se destacavam por falar alto e rir mais alto ainda. Numa total demostração de desrespeito com as outras pessoas e com a cerimônia em si.

Aquilo me incomodou muito. Sem falar que toda hora tinha alguém tirando fotos com flash (estava escuro pois o dia ainda está amanhecendo) bem na cara dos monges. Alguns tentavam até encostar no monges. Eu tinha calafrios só de ver essas cenas! Gente, por favor NÃO TOQUE nos monges, principalmente se você for mulher! E também se vista de forma adequada pra ocasião, nada de decotes, nem ombros ou joelhos de fora. Um mínimo de respeito à cultura é essencial! 

No final das contas, eu até achei um lugar mais tranquilo pra ficar, mas por tudo isso eu não consegui entrar totalmente no clima. Por isso eu digo que fiquei decepcionada. Não com a cerimônia em si que é muito bacana. Mas senti que ela está perdendo sua essência, principalmente pela falta de noção e respeito de muitos turistas.

Saí de lá e entrei na internet pra ler mais a respeito, pra ver se tinha algum outro lugar, outra rua onde a coisa fosse tão mágica como muita gente descrevia. Mas o que eu achei foram vários outros relatos de pessoas que sentiram algo parecido com o que eu senti: ficaram mais incomodadas de estarem ali do que realmente emocionadas.

o que fazer em luang prabang
A área de turistas, com banquinhos e toldo pra proteção

Minhas amigas, não conformadas ou satisfeitas com tudo o que sentiram (ou deixaram de sentir) nesse dia, ainda resolveram tentar uma outra vez. Eu não animei madrugar de novo, já tinha sido suficiente uma única vez. Depois do que eu já tinha visto e também lido a respeito, eu não esperava mais que fosse encontrar algo diferente. Preferi ficar dormindo, ainda mais que estava chovendo. 

Estávamos hospedadas na pousada Kinally House localizada em uma rua que corta a rua principal, onde acontece a cerimônia. É bem ali na esquina que tudo termina, então os monges viram na nossa rua para seguirem até seus templos. Dessa vez, as meninas ficaram por ali nas mesinhas em frente ao nosso hotel mesmo, sem confusão, sem turista e também sem ninguém oferecendo comida. Ficaram só observando eles andarem em silêncio...


Enfim, não quero de maneira nenhuma desencorajar ninguém a participar da cerimônia. Mas vá consciente do que você irá encontrar! E quem sabe você não tenha uma experiência muito melhor do que a minha? Talvez se você você não for com tanta expectativa como eu fui e já sabendo como a coisa funciona mais ou menos, a chance de você ter uma experiência melhor do que a que eu tive é muito maior. Vai lá e depois me conta o que achou! 😉

Luang Prabang Laos
Um pouquinho da cerimônia de Ronda das Almas em Luang Prabang


Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas do Laos lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendooLaos

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem asia 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

2 comentários :

  1. Puxa...já tinha lido outros comentários dessa forma, mas, agora, vindo de vc que acabou de estar lá...desanimei por completo...a gente tb é turista, claro, mas é muito triste qd a invasão dos turistas em massa acaba com um ritual tão mágico e antigo qto esse....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh pois é, achei bem frustrante! Infelizmente!
      É bem isso mesmo, todo mundo quer viajar, turistar, coisa e tal. Mas o turismo de massa tem a capacidade de tirar a magia de tudo! :(

      Excluir

Comente aqui