0

Ilha de Boracay reabre após 6 meses fechada para turismo

Renata Campos | 5.11.18 |
Boracay Filipinas


Após 6 meses sem receber turistas, a ilha de Boracay, nas Filipinas, reabre com novas regras para o turismo.

Entenda o  problema


Em abril desse ano (2018), o governo filipino tomou a medida drástica de fechar a ilha de Boracay, a mais famosa e popular do país. O motivo foi o crescimento desenfreado do turismo de massa, o que acarretou numa excessiva poluição da ilha. O presidente Rodrigo Duderte chegou a dizer que Boracay tinha se transformado em uma grande latrina. Saiba mais nesse post: Ilha de Boracay é fechada para turismo.

Limite de turistas por dia em Boracay


Bom, passados os 6 prometidos meses, Boracay volta a receber turistas, mas não da mesma forma de antes. Nesse novo cenário, o número de turistas na ilha será limitado. Atualmente, Boracay tem a capacidade de acomodar no máximo 19.215 pessoas por dia.

O governo filipino, inclusive, já pediu às cias aéreas para diminuírem os voos para Boracay, pois a ilha não suporta mais tantos turistas. Por isso, a entrada de turistas está sendo rigorosamente controlada e limitada a, no máximo, 6.405 pessoas por dia.

Se você considerar que a grande maioria das pessoas fica apenas 3 dias na ilha, caso entrem 6.405 pessoas por dia, teríamos 19.215 pessoas em Boracay, que é o limite máximo atualmente aceito. Ahh mas se uma pessoa resolver ficar 4, 5 ou 10 dias? Simples, irá entrar uma pessoa a menos a cada dia. Não importa quantas pessoas entrem por dia (desde que não exceda 6.405), o que importa é quantas pessoas estarão na ilha (19.215).

Mas como controlar isso? Como eu já citei, haverá um controle rigoroso de entrada na ilha. Pra começar, só poderá entrar quem tiver reserva de hotel. Sem reserva, ninguém entra! E segundo, o número de quartos de hotel disponíveis também está limitado. Por enquanto, apenas alguns hotéis conseguiram o "selo verde" (que é referente ao sistema de tratamento de esgoto) para operar. Então, é impossível exceder esse limite imposto pelo governo.

Vale a pena viajar pra Boracay agora?


De acordo com a Secretária de Turismo das Filipinas, Bernadette Puyat, Boracay ainda NÃO está totalmente recuperada e pronta pro turismo. Muito provavelmente isso acontecerá só no final do ano que vem (2019).

Ainda segundo a secretária de turismo, a reabertura da ilha acontecerá de forma gradual. Boracay foi oficialmente reaberta ao público em geral no dia 26 de outubro (mas, antes disso, rolou uma "pré temporada" apenas para turistas locais entre os dias 15 e 25 de outubro). Essa é foi 1ª fase do projeto. A 2ª fase está prevista pra ir até o abril do ano que vem e a 3ª e última fase até dezembro (de 2019). 

Boracay Filipinas
Ilha de Boracay

Então, assim, sinceramente? Eu não acho que valha a pena viajar pra lá agora! Espere até 2020 pra pegar o lugar completamente revitalizado! O objetivo do governo é transformar Boracay em um dos destinos mais prestigiados e ecologicamente corretos do mundo. Por que não esperar um pouco mais então?

"Ahhh mas eu quero tanto conhecer e não sei se até estarei vivo(a) até lá, quero ir agora"! Uai, então vá! Mas vá sabendo que muita coisa ainda está sendo colocada em ordem ainda, existem muitas obras em execução, rodovias sendo construídas ou reformadas, rede de esgoto sendo construída. Além de que os hotels e restaurantes estão se adequando às novas regras. Ou seja, a oferta atualmente ainda é limitada.

Bom, mas você também pode ir pras Filipinas e não necessariamente incluir Boracay no seu roteiro. Te garanto que existem outras ilhas mais bonitas e mais interessantes por lá. Dá só uma olhada no roteiro de 17 dias que fiz nas Filipinas.

Conheça as novas regras para turistas em Boracay


A primeira regra eu já comentei aqui: só é permitido entrar na ilha com reserva de hotel feita em um dos hotéis credenciados.

Boracay sempre foi conhecida como um destino de festas, grupos enormes de jovens lotavam (e detonavam) a ilha todos os anos. Não mais!

Não será permitido mais festas na beira da praia. As festas serão restritas às casas noturnas;
❌ Não será permitido consumir bebidas alcoólicas e nem fumar na praia;
❌ Não será permitido vomitar em público (!);
❌ Não será permitido levar animais de estimação para a praia;
❌ Não será permitido fazer churrasco na praia;
❌ Não será permitido nenhum tipo de "construção" a 30 metros do mar, isso inclui cadeiras de praia, guarda-sóis, castelos de areia e, claro, mesas e cadeiras de restaurantes (não vai rolar mais almoçar e/ou jantar na areia como acontecia antes;
❌ Não será permitido o uso de jet ski na beira da praia, apenas a 100 metros da areia. Aliás, apenas algumas poucas atividades aquáticas serão permitidas;
❌ Não será permitido o uso de plásticos descartáveis, como sacolas plásticas, copos, pratos e talheres descartáveis, canudos plásticos (inclusive, em outras ilhas filipinas, já não existem mais canudos plásticos); 
❌ Não será permitido jogar lixo na praia (parece meio óbvio, mas não é). A polícia poderá aplicar multas pesadas em que for flagrado poluindo a praia. Estuda-se até colocar câmeras em locais estratégicos.
❌ Os cassinos estão proibidos na ilha;
Barraquinhas de souvenirs e vendedores ambulantes estão proibidos de trabalhar nas praias;
❌ Os shows envolvendo fogos (nas praias da Ásia são muito comuns pessoas dançando ou fazendo performances com fogo na praia) estão proibidos, assim como o uso de fogos de artifícios.

Se quiserem acompanhar o andando do projeto de revitalização de Boracay, esse site The Boracay Project (em inglês) é bem interessante, disponibiliza fotos, mapas e mostra as atualizações em andamento.  Também é possível acompanhar as notícias e fotos através da hashtag #BoracayReopening tanto no Twitter, como no Instagram.

Fontes:
The ThelegraphCNN Travel,  Rappler.

Boracay Filipinas
A partir de agora, festas, mesas, cadeiras, restaurantes estão proibidos na praia de Boracay 



Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas das Filipinas lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoFilipinas

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem asia 728x90

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui