1

O que fazer em Pedra Azul - ES

Renata Campos | 18.6.22 |

Pedra Azul

Já ouviram falar de Pedra Azul? 

Estou falando da Pedra Azul capixaba, um fofo distrito que faz parte da cidade de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo. Não confunda com a Pedra Azul mineira,  que fica no Vale do Jequitinhonha, cidade natal do músico Paulinho Pedra Azul.

A Pedra Azul, que dá nome ao destino, é uma pedra (jura? rs) enorme e lindíssima que, dependendo do ângulo e da incidência da luz solar, pode ter tons azulados ou esverdeados. Como se pode imaginar, ela é a grande atração do distrito e pode ser vista de vários locais diferentes, com ângulos variados. 

Ela é vista, inclusive, da BR-262 que liga os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Assim, um bom "mineiro da gema", como eu, conhece bem a Pedra Azul (nem que seja só de vista), já que é preciso passar por ela na viagem de carro até Guarapari, a "praia dos mineiros". 

 COMO CHEGAR EM PEDRA AZUL

O distrito de Pedra Azul fica na região serrana capixaba, há pouco mais de 100km da divisa com Minas Gerais e menos de 60km da capital capixaba, Vitória. 

Caso sua viagem até o local não seja de carro, o aeroporto mais próximo é o de Vitória. De toda forma, um carro é essencial para conhecer o destino. Você pode alugar um no próprio aeroporto ou no centro de Vitória mesmo.

      

Mapa personalizado de Pedra Azul e seus principais atrativos.

Eu já fiz essa viagem de Minas pro Espírito Santo inúmeras vezes na infância e adolescência. Mas pra falar a verdade, naquela época, a Pedra Azul nunca me chamou atenção. Só fui me interessar por ela alguns anos atrás, quando vi algumas fotos. 

Desde então, eu tentei visitá-la nas 2 últimas vezes que estive em Vitória, sem sucesso. Mas dessa vez deu certo! 😊 Aproveitei o casamento de uma grande amiga em Vitória pra, finalmente, conhecer a Pedra Azul de perto. 

Viajei em agosto de 2021, ainda em meio à Pandemia da Covid-19. Apesar da coisa toda já estar mais branda, ainda não me sentia segura de pegar um avião lotado. Então, eu e meu marido resolvemos fazer essa viagem de carro. Assim, saímos 3 dias antes do casamento da minha amiga e passamos 2 noites em Pedra Azul, antes de ir pra Vitória. 

ONDE FICAR EM PEDRA AZUL

O distrito de Pedra Azul é bem pequeno. Portanto, escolher a melhor localização não é tarefa difícil. As  opções de hospedagem estão distribuídas pelo centrinho do distrito, na comunidade de Aracê e ao longo das rotas do Lagarto e do Carmo, assim como em estradas secundárias ao longo da rodovia.

Apesar de Pedra Azul fazer parte do município de Domingos Martins, nem pense em se hospedar lá. Pelo menos não se o intuito for conhecer os atrativos de Pedra Azul. É que o distrito fica a cerca de uma hora da sede. Não vale a pena. 

Pra facilitar a vida de vocês, eu listei algumas ótimas opções de hospedagem nesses locais que mencionei. De nada, viu?! 😉

As pousadas PeterlePedra Azul ficam na Rota do Lagarto e oferecem, entre outras coisas, ótimas vistas da Pedra Azul. Ambas têm restaurantes abertos ao público. Então, mesmo se não estiver hospedado lá, você pode frequentar os restaurantes das pousadas e apreciar as vistas. 

Já as pousadas Vale Du Carmo e Recanto do Lago ficam no "nova" Rota do Carmo e oferecem hospedagem rural. 

Agora, se quiser uma vista privilegiada da Pedra azul, o condomínio Vista Azul é um apart hotel que fica no alto de um morro e tem várias opções à sua escolha. Dá só uma olhada em algumas das mais bem avaliadas: opção 1opção 2opção 3 e opção 4.

Por fim, se preferir alugar uma casa pra ter mais espaço e privacidade, a Casa Pedra Azul, a Casa Schmidt e a Casa Aconchego são excelentes alternativas. 

Como a pandemia ainda nos assombra (embora em níveis bem mais baixos), optamos por ficar hospedados num chalé, mais escondidinho no meio do mato. Ele é "filho único", assim não tivemos contato com praticamente ninguém (apenas os donos que moram nos fundos e nos receberam pra mostrar o lugar).

Chalé em Pedra Azul
Chalé em Pedra Azul

Ele é todo de madeira e bem completinho. Além do quarto e do banheiro, tem sala de estar/TV, um deque delicioso e uma cozinha completa (que usamos bastante, não apenas para economizar na viagem, mas também para evitar ficar frequentando restaurantes por causa da pandemia).

O chalé fica no condomínio Parque das Águas, um lugar super gostoso a uns 10km do centrinho de Pedra Azul. Uma paz danada!

O QUE FAZER EM PEDRA AZUL

A atração principal do local, obviamente, é a Pedra Azul. Opções de cafés, restaurantes e cervejarias com vista para ela não faltam. É só você escolher aquele(s) que mais te agradar para comer e/ou beber apreciando essa belezura. Só isso, por si só, já é uma atração à parte. 

Parque Estadual da Pedra Azul

Se quiser ter uma experiência mais próxima com a pedra, as trilhas do Parque Estadual são a melhor opção. Além de ter vistas belíssimas da Pedra Azul de vários ângulos diferentes, você poderá até tocá-la. 

Nós optamos por fazer o circuito mais completo, que dá acesso a todos os mirantes e às piscinas naturais. A trilha é circular (ida por um lugar e volta por outro) e tem 3,5 km de extensão. A duração total vai depender do seu condicionamento físico, do seu ritmo de caminhadas, das paradas pra fotos e do tempo parado em cada mirante e, principalmente, nas piscinas naturais. Mas no geral, seria mais ou menos umas 3 horas, na média. 

Vista Pedra Azul
Ângulos diferentes da Pedra Azul na trilha do Parque Estadual

Se você também optar por fazer a trilha até às piscinas naturais, saiba que em um momento você terá que fazer uma escolha pois existem 2 caminhos. Um mais longo e mais tranquilo e outro mais curto, mas que exige um esforço maior, pois é preciso escalar uma grande pedra super íngreme. 

Nós escolhemos a 2ª opção, a "com emoção". E, na boa? Não achei nada demais. Não é tão difícil como parece olhando de baixo. A subida é realmente bem íngreme, mas é só ir devagar, no seu ritmo, segurando na corda e parando sempre que preciso. Pronto, vai chegar lá em cima antes do que você imaginar. 

Trilha Pedra Azul
Parte da trilha do Parque Estadual com escalada

Quando fomos (agosto de 2021), as piscinas não estavam próprias pra banho. Há vários meses não chovia no local e a água das piscinas estava parada há tempos, cheia de folhas e sabe-se lá o que mais. Mas saiba que, dependendo de quando você for, poderá conseguir dar um mergulho nas piscinas lá em cima! Deve ser uma delícia! 

Piscinas Naturais Pedra Azul
Piscinas Naturais de Pedra Azul

Enfim, seja lá como for, e qual trilha você escolha fazer, saiba que vai valer muito a pena. O lugar é realmente muito bonito! 

Rota do Lagarto

Percorrer a Rota do Lagarto, uma estrada pavimentada de 8km super charmosa, é quase que um programa obrigatório em Pedra Azul. É lá que fica não apenas a entrada do Parque Estadual, como também muitos restaurantes, cafés, cervejarias e pousadas, além das belíssimas paisagens da região. Um charme só. 

Escolha algum(ns) lugar(es) para parar e se deliciar com as delícias locais e as lindas paisagens, geralmente com vistas da Pedra Azul. Mas mesmo se estiver com pouco tempo, e/ou disposição, para parar nos atrativos, vale a pena ao menos percorrer a rota de carro, mesmo sem parar em lugar nenhum. 

Rota do Carmo

Outra rota que vale muito a pena, é a Rota do Carmo. Bem menos conhecida turisticamente, a rota tem foco no agroturismo com vários locais de colhe e pague, além de vendas de produtos locais como mel, geleias, licores, doces e frutas diversas. Algumas pousadas e restaurantes também estão localizados nessa rota. 

Visitamos uma fazenda onde o carro chefe eram os morangos, assim como na maioria das fazendas locais. Mas, dependendo da época do ano que você viajar, vai encontrar outras frutas também nesse esquema de colhe e pague.  

Eu achei a visita bem bacana. Saímos de lá com cada morango mais lindo, enorme e delicioso que o outro. Bom demais! 

Fazenda Colhe e Pague de morangos
Fazenda Colhe e Pague de morangos


Bom, descrevi aqui apenas o que tivemos tempo de fazer. Mas existem ainda outras tantas atrações no local que não visitamos. Nosso foco principal era fazer a trilha do Parque Estadual, visitar as cervejarias artesanais locais e descansar. Portanto, nosso planejamento foi concluído com sucesso! 

ONDE COMER E BEBER EM PEDRA AZUL

Pedra Azul tem uma infinidade de restaurantes pra agradar a todos os gostos e bolsos. Tem lugares com belas vistas, lugares fofos, alguns mais sofisticados, outros mais rústicos. Além de cafés fofos e cervejarias artesanais. Enfim, opções não vão faltar pra você experimentar. 

Como ficamos hospedados num chalé com cozinha completa, acabamos fazendo a maioria das refeições lá. Assim, além de economizar, não nos expusemos tanto, já que ainda estamos na Pandemia. 

O único restaurante mesmo que comemos foi o Empório dei Nonni, que tem um cardápio bem variado a preços acessíveis. Foi uma indicação da dona do chalé que ficamos e fomos lá logo depois de chegarmos de viagem para almoçar. Sentamos na varanda que tem vista pra Pedra Azul. 

Restaurante com vista Pedra Azul
Nada mal esse almoço com vista da Pedra Azul, hein?

Cervejarias Artesanais de Pedra Azul

As outras refeições que fizemos na viagem foram nas cervejarias artesanais locais. Visitamos 3 delas, a Ronchi Beer, que fica no centrinho mesmo e tem uma vista linda da Pedra Azul; a Azzurra Cervejaria, que fica na Rota do Lagarto e a Cervejaria Altezza, que fica um pouco mais afastada, num lugar bem gostoso. Todas elas possuem ambientes abertos. 

Nas 3 cervejarias, nós pedimos as réguas de degustação (que vem com várias cervejas em copinhos menores) para conseguirmos provar o máximo de cervejas possíveis. Aí então, escolhíamos uma ou outra e pedíamos um copo maior e alguma comidinha pra acompanhar. 

Cervejas Artesanais Pedra Azul
Cervejarias Artesanais de Pedra Azul


🍺🍺🍺 Eu sempre fui fã de cerveja artesanal, como vocês já devem ter percebido pelo Instagram e também em outros posts aqui no blog. Sempre que viajo eu tento visitar cervejarias artesanais ou, ao menos, provar as cervejas locais. Dessa vez não poderia ser diferente. Especialmente agora que estou casada com um mestre cervejeiro (que faz a melhor cerveja artesanal de todas, a Vianna Bier 😍).

👉 No Instagram do blog (@revivendoviagens) tem um destaque com muitas fotos, vários vídeos e mais informações de Pedra Azul. É só clicar e ir direto pro Destaque Pedra Azul

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Um comentário :

  1. "What to do in Pedra Azul, ES" likely provides an informative guide to activities and attractions in the region. This review suggests a comprehensive resource for visitors seeking recommendations on exploring Pedra Azul. The content may cover a range of options, from scenic hikes to local cultural experiences. The guide likely caters to diverse interests, offering valuable insights for tourists looking to make the most of their time in Pedra Azul. Overall, it seems to be a helpful resource for planning an enjoyable visit to this area in Espírito Santo, Brazil. mejores abogados de divorcio nueva jersey

    ResponderExcluir

Comente aqui