0

Vantagens de contratar um Seguro Viagem

Renata Campos | 22.10.15 |


Se tem uma coisa que muuuuuita gente me pergunta aqui no blog é sobre seguro viagem. Acho que já passou da hora de eu fazer um post sobre isso, né? Bom, então vamos lá.

Basicamente as perguntas que sempre recebo são:

✓ O Seguro viagem é obrigatório?
✓ Vale mesmo a pena contratar um seguro viagem?
✓ Qual o melhor seguro viagem?
✓ Você indica algum seguro viagem?

Vou responder cada uma delas separadamente, começando pela primeira, mais simples e mais importante pergunta.


O Seguro viagem é obrigatório? 


Nem sempre. Alguns países exigem seguro viagem, mas outros não. Por exemplo, pra você entrar em qualquer país europeu que faça parte do Tratado de Schengen, você precisará de um seguro específico.

Muitos países não exigem que você tenha um seguro viagem. O que não quer dizer que não seja necessário. Afinal de contas, a gente nunca sabe quando algo vai acontecer... melhor prevenir, porque remediar não dá! 

Vale mesmo a pena contratar um seguro viagem?

A resposta é simples: CLARO!

Gente, com saúde não se brinca. Melhor prevenir porque depois que algo acontecer já era! Não tem mais o que fazer a não ser pagar caro por isso! Os preços de atendimento e procedimentos costumam ser altíssimos. 5 mil reais é uma coisa, 5.000 euros é outra bem diferente (e quase 5 vezes maior rs). E isso eu tô falando de um valor irrisório. Se você precisar de fazer exames e/ou internação, pode colocar um zero a mais aí nesse valor! Tá achando que é exagero? Não, definitivamente não! Os valores podem ser ainda maiores.

Infelizmente, precisar de seguro saúde é mais comum do que você imagina! E ainda assim, sempre aparecem desculpas, como:

Ah mas eu já viajei/sempre viajo sem seguro e nunca aconteceu nada!
É, mas nunca se sabe quando vai acontecer. Na verdade, a gente faz seguro é pra não usar mesmo! Mas se precisar, tá lá!

Ah mas eu sou cuidadoso(a), não sou aventureiro(a), não faço esportes radicais nem nada do gênero, será que precisa mesmo?
E quem disse que a gente só se machuca se tiver se expondo ao perigo? Lógico que, teoricamente, a chance de você se machucar esquiando é maior do que ficar lá de boa na piscina do resort! Mas, sei lá, vai que você é atropelado ao sair na rua? Ou tem um acidente de carro? Ou escorrega e torce o pé? Quebra o braço? Ou o dente? Vai que tem um infarto! Uma crise alérgica? Uma cólica renal? Uma infecção intestinal ou urinária?

Ou pior, uma apendicite e tem que operar lá na hora, de emergência? São taaaaaantas possibilidades!! Gente, nunca dá pra prever se ou quando você ficar doente ou se machucar, né? Portanto melhor não contar com a sorte!

Ah mas estou viajando com orçamento apertado e não queria gastar dinheiro com isso. 
Mas se algo acontecer, o dinheiro gasto com consultas, exames, internação, ou até mesmo alguma cirurgia, será infinitamente maior. Melhor gastar alguns poucos reais do que, de repente, se ver obrigado a gastar centenas ou até milhares de dólares ou euros, não é mesmo?

Ah mas minha viagem é curtinha, nem vai dar tempo de acontecer nada!
Ahhhh dá sim! Tem coisa que só precisa de alguns segundos pra acontecer! E outra, o seguro é calculado por dia. Portanto, quanto menor o tempo de viagem, menor será o preço!

Ah mas e o Seguro Viagem que alguns cartões de crédito oferecem?

No passado, eu achava que estava abafando ao viajar só com o seguro viagem oferecido pelo meu cartão de crédito. Afinal de contas, eu não precisava pagar nada por isso. Super vantajoso, né? só que não!

Em uma das viagens que fiz, fui usar o seguro para extravio de mala e descobri que meu cartão não cobria. Apesar de fazerem propaganda que cobrem, são apenas alguns cartões específicos que têm esse benefício. Mas no site isso não fica claro! Conversei com algumas pessoas que disseram também terem sido "enganadas" da mesma forma.

Com relação ao atendimento médico, praticamente todos eles trabalham apenas com alguns hospitais ou clínicas credenciados. E você só pode ser atendido neles. Se você estiver numa grande cidade, é tranquilo. Mas em cidades menores, talvez você tenha que se deslocar vários quilômetros para ser atendido. Já ouvi vários relatos do tipo.

Agora, pra mim, o pior dos seguros de cartão de crédito é que, quase sempre, você precisa pagar pelo serviço antes e só depois será ressarcido. Conheço casos de pessoas que tiveram que desembolsar, 10, 20 e até 80 mil dólares, pra depois serem ressarcidas. E alguns casos, isso demorou vários meses. Cara, eu não tenho essa grana nem em reais, imagina em dólares? hahaha

Ah mas temos que pagar por atendimento médico mesmo sendo público?
Primeiro que muitos países não possuem um Sistema Público de Saúde como o nosso SUS. Segundo que, muitas vezes, o atendimento é público somente pra quem mora no país e paga os impostos. Você, estrangeiro, terá que pagar pelos serviços sim!! Lógico que existem aqueles lugares no qual o serviço de saúde é totalmente gratuito, mas é a minoria. Não conte com isso!

Então, deixa de ser pão duro separa uma graninha aí pro seguro, vai. É um investimento pequeno comparado com o valor total da sua viagem e, principalmente, com o possível valor que isso poderá lhe custar, caso algo aconteça. De novo: melhor prevenir!

Convencido? Ótimo! 😊
Então vamos pra pergunta seguinte:

Qual seguro viagem contratar?


Bom, essa resposta já não é tão fácil assim. Não indico nenhum seguro específico porque nunca precisei usar de verdade. E acho que é muita responsabilidade indicar qualquer coisa, principalmente se não se conhece! Eu não faço isso! Podem ter certeza que tudo o que eu indico aqui no blog eu já  já testei e aprovei!

Mas eu indico a Real Seguro  Viagem que é um site buscador de seguros (algo tipo o Booking pra  hospedagens e a RentalCars para aluguel de carros). Eles trabalham com várias seguradoras (as melhores do mercado, inclusive) e você pode comparar várias seguradoras e escolher aquela com o melhor custo x benefício e que se adequa melhor aos seus interesses. 

Assim você não precisa ficar fazendo cotação com cada seguradora separadamente, dá pra fazer tudo num só lugar. Além disso, você ainda conta com ajuda personalizada para escolher o melhor seguro, caso precise!

Por essas e outras, é que a Real Seguro Viagem é parceira aqui do blog. Gosto muito da proposta de trabalho deles e da facilidade de poder cotar preços com várias seguradoras ao mesmo tempo. Muito prático não acham? Sem falar que eles sempre oferecem os melhores preços. Todas as vezes que eu viajo, fecho meu seguro com eles.


Real Seguro Viagem


parceria com a Real Seguro Viagem funciona como todas as outras aqui do blog. Quando você usa qualquer link do blog para fechar seu seguro, eu ganho uma pequena comissão, que ajuda na manutenção do blog! Mas, lembrando, você não vai pagar absolutamente nada a mais por isso, ok?
E aí, bora lá?

                                               




--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem geral 728x90 ➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui