0

RêVivendo Fotografias: Robben Island

Renata Campos | 10.4.17 |
Robben Island, como o próprio nome já diz, é uma ilha que funcionou como prisão durante anos, na África do Sul. Atualmente, ela é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e desde 1997 funciona basicamente como museu, sendo uma das atrações mais visitadas na Cidade do Cabo. 

Por isso mesmo, é bom comprar os tickets com antecedência, através desse site. Na alta temporada é meio complicado encontrar vaga de última hora. O ingresso custa 320 rands (o que dá mais ou menos 73 reais) e inclui a passagem de ida e volta de barco, a entrada na prisão e o passeio guiado pela ilha. A duração total do passeio, já incluindo o transporte de ida e volta é de 4 horas. Os barcos saem diariamente às 9h, 11h e 13h e na alta temporada também às 15h. O ponto de partida é o Nelson Mandela Gateway, que fica no famoso (e lindo) V&A Waterfront, ao lado Clock Tower
A viagem é bem tranquila e dura entre meia e 1 hora, dependendo da embarcação que você pegar. Quando eu fui o mar estava calmo e não cheguei a enjoar não, mas vi algumas pessoas que ficaram meio mareadas. Mas quando o mar está mais agitado, o barco deve balançar bastante. Quando o tempo está muito ruim, ele nem sai (mas se você já tiver comprado o ingresso e não puder remarcar, eles devolvem seu dinheiro). 

Assim que você desembarca na ilha, já dá de cara com grandes painéis fotográficos que retratam um pouco da história dos negros ali presos que incluíam vários personagens importantes do país, entre eles o ex-presidente Nelson Mandela, que ficou preso 18 anos na ilha. Além dele, vários outros líderes negros e mesmo pessoas "comuns" que eram contra o regime racista do Apartheid foram condenados a passar anos em uma das 4 prisões de Robben Island, eram os chamados presos políticos. Apesar deles serem a maioria, uma das prisões da ilha também era destinada a presos comuns, que cometeram assassinatos ou outros crimes.  Robben Island que era considerada uma prisão de segurança máxima! Difícil fugir de uma ilha, né? Mas ainda assim, muitos tentavam...

Já segue o blog no Instagram
Tá cheio de fotos da África do Sul lá! É só procurar pela hashtag  #ReVVnaAfricadoSul

Em seguida, todos as pessoas do barco são separadas em grupos menores para fazerem um tour pela ilha. Esse tour acontece dentro de um ônibus um tanto quanto velho, desconfortável e com pouca visão. Se puder escolher, sente do lado direito do ônibus, ou seja, à sua esquerda quando estiver entrando nele, a maioria das atrações mostradas estão à direita. Mas o tour não é todo feito dentro do ônibus não, não se preocupe. Ele faz umas 3 ou 4 paradas em locais diferentes. Nós visitamos, inclusive a prisão e a cela de Nelson Mandela.

Mas o que eu achei mais legal de tudo é que o tour é todo guiado por um ex prisioneiro político que viveu anos ali e sabe, melhor do que ninguém, o que se passava ali. Nesse link é possível saber um pouquinho da história de alguns dos ex prisioneiros políticos que trabalham lá atualmente. É fascinante (e também muito triste) ouvir todas as histórias que ele contava! A gente sai de lá ainda mais revoltada com o Apartheid!

Pra quem gosta de história esse é um passeio realmente interessante. Vale muito a pena conhecer melhor e ver de perto um pouco da incrível e cruel história recente da África do Sul. Antes de viajar, eu li a biografia do Mandela, Longa Caminhada até a Liberdade e super recomendo a todos! Se eu já o admirava antes, depois de conhecer toda sua história, eu virei fã de carteirinha! Que homem fantástico, viu? Não é a toa que ele é idolatrado por todos no país! 


RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS 
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia. 
Foto de hojeRobben Island



Robben Island Cape Town
Vista linda da Table Mountain na Cidade do Cabo, a partir da Robben Island


Leia o roteiro completo da viagem no post: África do Sul: Roteiro de Viagem



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem africa 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui