125

Porto Seguro, muito além de Porto Seguro: Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva!

Renata Campos | 15.2.13 |

Porto Seguro

Vou confessar: a Bahia é meu estado brasileiro preferido, depois de Minas Gerais claro! rs. Já viajei várias vezes pra várias cidades baianas diferentes e não me canso! E olha que eu não gosto de repetir lugares, hein? Maaas as praias da Bahia (as cachoeiras de Minas e o Rio de Janeiro) são uma exceção a essa “regra”.

A Bahia é irresistível, cheia de praias, animação, gente bonita, povo simpático, comidas deliciosas e aquela energia única que só a Bahia tem! O bacana é que tem praias e cidades ou vilas com estilos diferentes, das mais festivas às super calminhas, das chiques às despojadas, tem pra todos os gostos, estilos e bolsos!




PORTO SEGURO


Um dos destinos mais procurados da Bahia é Porto Seguro! Com um litoral de 85 km de belas praias, Porto Seguro está localizada no sul da Bahia, região que foi, oficialmente, a primeira a ser descoberta pelos navegadores portugueses em 1500. A cidade que tem cerca de 130 mil habitantes - número que aumenta consideravelmente na alta temporada - é subdivida em 5 distritos: Porto Seguro (sede), Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde (que eu não faço nem ideia de onde seja...rs).

Além da parte histórica e das praias, Porto Seguro tem como marca registrada a agitação e as festas. Especialmente aquelas que acontecem nas mega barracas de praia, como Axe Moi e outras tantas, que fazem a alegria da galera durante o dia com muita agitação e música alta (geralmente axé, arrocha e variações do gênero) e também durante a noite, nas festas e shows ao vivo! Um verdadeiro paraíso pra quem gosta... pra quem gosta!

Tsc, mas sabe quando o santo não bate? Então, meu santo nunca bateu com o de Porto Seguro! Não gosto de axé, arrocha e suas variações; não gosto das mega barracas de praia lotadas de gente e com som nas alturas; não gosto de multidões, turismo de massa, passarela do álcool, enfim... mas pra quem gosta lá deve mesmo ser um paraíso!

Mas  a boa notícia: Porto Seguro vai muuuuito além da Porto Seguro sede. Os distritos, a meu ver, são até mais legais! Portanto, apesar de não curtir Porto Seguro propriamente dito, eu AMO todos seus distritos! Então acabo amando Porto Seguro de tabela, né? E viajando pra lá sempre! haha

Nas minhas últimas férias viajei, pela "milésima" vez, para "Porto Seguro"! Passei o natal em Arraial d’Ajuda, o réveillon em Caraíva e depois fui pra Trancoso! Foram quase 20 dias de praia... delícia! e é sobre essa minha última viagem, que falarei aqui no post. Vou falar um pouco aqui de cada distrito abaixo. Mas de Porto Seguro mesmo eu não tenho muito o que falar já que, geralmente, eu só passo por lá indo e voltando do aeroporto. Desde a adolescência eu não frequento mais a cidade em si, então não tenho dicas de lá pra compartilhar com vocês. Sorry!

Mapa das praias de Porto Seguro
Mapa das praias de Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva

ARRAIAL D'AJUDA


Arraial d’Ajuda é o maior e o mais famoso distrito de Porto Seguro. E o mais próximo também, é só atravessar a balsa e pronto, tá lá! Mas as diferenças com a sede são gritantes! São públicos diferentes, estilos diferentes, tudo diferente! Arraial é menorzinha, tem cerca de 18 mil moradores, número que se agiganta na alta temporada, quando a paz e a tranquilidade praticamente desaparecem e o agito toma conta da cidade!! E aí ela se transforma em algo que, hoje em dia, eu já não curto tanto!! Mas já curti muito!! Curti tanto que já fui 6 vezes a Arraial.

Mas minhas 2 últimas idas a Arraial foram na época do natal, como eu já contei nesse post. A cidade ainda estava relativamente vazia e bem tranquila. Acho que, hoje em dia, prefiro assim. Na verdade, eu até gostaria de algo um pouco mais animado, sabe? Mas só um pouco também! Tô ficando velha, gente! Acho que não daria mais conta do batidão das minhas primeiras idas à Arraial... rs.


Arraial d’Ajuda cresceu e tomou ares cosmopolitas. Hoje, é uma vila super charmosa e diversificada. A cada esquina um estilo diferente, rústico, moderno, esotérico, romântico, chique, charmoso, e colorido! E essa mistura toda de estilos é algo bem bacana e que eu curto bastante!

Basicamente, a vila se resume a 2 ruas principais: Bróduei e Mucugê! Mucugê  é uma rua super charmosa onde estão localizados a maioria dos restaurantes, bares, lojas e hotéis da vila. Ela também dá acesso a praia de mesmo nome.

Já a Bróduei concentrava o agito noturno, nos anos 90, mas hoje está um pouco decadente, não tem a mesma graça e charme da Rua do Mucugê! Mas ainda assim, continua bastante movimentada!! Lá existem várias lojinhas coloridas que vendem artesanatos locais e é, também, o local que dá acesso à praça onde fica a igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1549. Atrás da igrejinha, tem um mirante incrível com uma vista panorâmica das praias!!!

Ah e uma tradição é amarrar uma fitinha de Nossa Senhora d’Ajuda na mureta do mirante e fazer um pedido pra santa! Não custa tentar, né?

Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda
Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda
Mirante atrás da igrejinha
Mirante atrás da igrejinha
vista do mirante
Vista do mirante

A noite em Arraial começa num dos vários bares e restaurantes da rua do Mucugê, no Beco das Cores, onde sempre tem um som ao vivo, ou até mesmo na “Bróduei”. No verão, a noite continua até o sol nascer nas barracas das praias do Mucugê e do Parracho.

O curioso é observar que, nos últimos anos, o axé vem perdendo o status em Arraial. Na mais famosa barraca de praia do lugar, o Parracho, nesse réveillon de 2012/2013, os shows dos principais cantores baianos foram substituídos pelos DJs de música eletrônica, como Dimitri e FatBoy Slim. 

Becos das cores


broduei arraial d'ajuda





As praias de Arraial, cada uma a sua maneira, são uma delícia! 
A praia do Mucugê é a mais central e com mais infraestrutura turística, por isso mesmo, a mais cheia! Logo em seguida, a praia do Parracho não fica nada atrás em termos de agitação. É o lugar da moçada, onde o dia e a noite acontecem!!


Depois do Parracho, com mais alguns bons minutos de caminhada (ou de van a partir do centro), chega-se em Pitinga, uma das minhas preferidas! A praia é linda, tem mar esverdeado e é rodeada de falésias.Caminhando mais ainda, chega-se à Taípe e a Rio da Barra, já na divisa com Trancoso.
Do outro lado, em direção a Porto Seguro, estão as praias dos Nativos, Araçaípe e Apaga Fogo, respectivamente. São praias mais tranquilas que as do centro mas, mesmo assim, possuem boas opções de bares e pousadas.

Mapa das praias de Arraial
Praia de Pitinga
Praia de Pitinga
Praia Araçaípe
Praia Araçaípe
Praia dos Pescadores
Praia dos Pescadores

Eu gosto muito de Arraial d'Ajuda, mas ainda prefiro lugares menores como Trancoso e, principalmente, Caraíva.

Trancoso Caraíva

TRANCOSO

Trancoso fica do ladinho de Arraial e um pouco mais afastado de Porto Seguro (26 km). O lugar é uma gracinha, super charmoso. Reduto de hippies nos anos 70/80, Trancoso tem se transformado num destino chique, nos últimos anos.


Os bares, restaurantes e pousadas vem se adaptando a esse novo público e os preços estão subindo cada vez mais! A vila é conhecida por suas belas praias e pelo charmoso Quadrado, que na verdade é um retângulo gramado rodeado de casinhas coloridas, restaurantes e lojinhas, com a igreja de São João Batista ao fundo, um de seus maiores cartões postais. Uma graça! Atrás da igrejinha, há um mirante de onde se tem uma vista panorâmica de suas praias.

broduei arraial d'ajuda Trancoso
Igrejinha de São João Batista
Quadrado Trancoso
Mirante Trancoso
Vista do mirante atrás da igrejinha

Muita gente conhece Trancoso só de passagem, num bate e volta a partir de Arraial ou Porto Seguro. Eu mesma já tinha ido a Trancoso várias vezes, só de passagem, essa foi a primeira vez que fiquei hospedada lá! E a melhor parte de ficar em Trancoso, à noite, é ser surpreendido por um showzinho ao vivo da Elba Ramalho no Quadrado e ainda com a participação especialíssima do Padre Fábio de Melo!


Elba Ramalho e Padre Fábio de Melo

Elba Ramalho cantando num dos restaurantes do Quadrado com a participação especialíssima do 
Padre Fábio de Melo que jantava ali. 

Fora disso, a vila não tem lá muita agitação à noite durante a semana! Pelo menos foi assim na 1ª quinzena de janeiro desse ano. Agora, nos finais de semana, o lugar ferve. Tem festas nos bares da vila e, também, nas barracas de praia. Sem falar que, no verão, a Elba Ramalho costuma fazer shows com convidados especiais, na sua casa de shows na vila, o Para Raio. Portanto, é só escolher tipo de festa e o tipo de música que preferir e cair na balada!

Os que não gostam de agito, opções de restaurantes charmosinhos no Quadrado não faltam. Dá pra ficar ali horas se fartando as comidinhas - e bebidinhas - delícia!

restaurante no quadrado
Um dos vários restaurantes super charmosos do Quadrado
Show  Elba Ramalho e Geraldo Azevedo
Show da Elba Ramalho e Geraldo Azevedo
Show Elba Ramalho e Toni Garrido
Show da Elba Ramalho e Toni Garrido
Show da Elba Ramalho no Pára Raio

Mas o carro-chefe, claro, são as praias. As praias centrais de Trancoso são: Coqueiros de um lado e Nativos de outro! Mas existem também aquelas mais afastadas, como Rio da Barra, Curuípe e Espelho, onde se pode ir caminhando, no caso dos mais animados, ou de carro, por estradas não tão bem conservadas!

Praias de Trancoso
Praias de Trancoso
Praias de Trancoso
Praias de Trancoso

CARAÍVA

O distrito de Porto Seguro mais afastado da sede (e, por isso mesmo, pra mim, o mais legal) é Caraíva! Pra chegar lá é preciso “amargar” cerca de 2 horas de estrada de terra a partir de Porto Seguro! Isso de carro, se for de ônibus aí o tempo é muito maior!! Mas todo esforço será recompensado no final! Pra começar, carro não entra em Caraíva. Isso mesmo, os carros ficam estacionados em Nova Caraíva. De lá você pega um barquinho, uma canoa na verdade, pra atravessar o rio.


estacionamento em Caraíva
Quem chega de carro tem que deixá-lo paradinho aqui durante toda a viagem

E o encanto com a vila já começa na travessia, a vista é linda e você já vai entrando no clima enquanto vai sendo conduzido, a remo, pra longe da civilização.

Pra começar, em Caraíva, as ruas são de areia – não é terra, é areia fofa mesmo!. Ou seja, esqueça todo e qualquer sapato, tênis, sandálias e afins, o calçado oficial é o chinelo e só! Em Caraíva não existe luxo, nem carro, nem asfalto, nem sinal de celular ou internet (salvo raras exceções). Um verdadeiro paraíso... pra quem gosta! Mas dessa vez eu digo: Eu gosto! E gosto muito! Gosto tanto que essa foi a 5ª vez que fui pra lá nos últimos 6 anos!


Travessia Caraíva
Canoas usadas pra fazer a travessia do rio Caraíva!
Bem vindo à Caraíva
ruas de caraíva
As ruas de Caraíva são todas assim: de areia!
rio Caraíva
Rio Caraíva
rio Caraíva

Como vocês podem ver no mapa abaixo, Caraíva é um “triangulo” banhado pelo rio de um lado e pelo mar de outro. E lá na ponta do triangulo, fica a “barra” que é o encontro do rio com o mar! Uma delícia!

Mapa Caraíva
Mapa Caraíva

Mas Caraíva não é pra todos! Vai depender do perfil de cada um! Tenho um colega de trabalho que bate cartão quase todas as férias em Porto Seguro, sugeri a ele que variasse um pouco e conhecesse Caraíva, que tava ali pertinho mesmo. Pra quê? Ele simplesmente odiou! Realmente, uma pessoa que ama Porto Seguro provavelmente não gostará de Caraíva mesmo – e vice versa!

Enfim, se você gosta de sofisticação, conforto, comodidades, grande infraestrutura turística, ou ainda de baladas fortes, pegação, zuação, fique em Porto Seguro ou até mesmo em Arraial d’Ajuda e Trancoso. Porque Caraíva se resume praticamente a: banhos de mar e/ou de rio, tardes de samba no bar do Coco ou comendo um pastel e tomando uma cerveja no bar do Pará, noites de chorinho e madrugadas de forró...

E precisa de algo mais?
Eu acho que não! Mas se você acha que precisa, então esqueça! Caraíva é “só” isso!

👉 Para saber mais sobre Caraíva, leia o post Sorria: você está em Caraiva

Boteco do Pará
Boteco do Pará e seus famosos, e deliciosos, pastéis!! 
Caraivana tocando chorinho
O grupo Caraivana tocando chorinho no bar do Porto
Rio Caraíva
Fim de tarde na "barra"
Praia de Caraíva
Praia de Caraíva
Praia de Caraíva
Bar do Coco
Praia de Caraíva
Bar do Coco

PS: Tudo o que falei aqui, obviamente, é a minha opinião, que não é certa e nem errada, é apenas a minha opinião! Então, por favor, não me recriminem, mas fiquem à vontade pra discordar!! Como eu já disse: gosto não se discute! E graaaaças a Deus cada um tem o seu!! Viva as diferenças!!


LEIA TAMBÉM

Sorria, você está em Caraíva!
O melhor custo benefício de Arraial
Hospedagem econômica em Trancoso


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

125 comentários :

  1. Anônimo3.4.13

    Olá...adorei seu post..estou pensando em voltar a Porto e aprovitar Arraial....ou Trancoso... onde se hospedou em Arraial? é sempre no Hostel?? vou com meus filhos de 9 e 12 anos.. me aconselha ficar e Arraial ou Trancoso?? obgada..
    bj

    Paula
    viagensinviagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem?
      Das últimas 2 vezes eu fiquei no Arraial d'Ajuda Hostel. Fiz um post aqui sobre ele, vc viu? O hostel é bem legal, o clima é tranquila e das 2x que fui, tinha várias famílias com crianças até menores do que as suas! Se vc pedir um quarto privado é super tranquilo! Garanto que será muito melhor que muita pousada. Mas de toda forma, tem muita pousada e hotel bacana em Arraial.
      Acho, inclusive, que Arraial tem mais estrutura e mais coisas a fazer do que Trancoso, sem falar que é mais barato. E é tão pertinho que dá pra fazer um bate e volta. De todas as vezes que fui a Trancoso, essa foi a única que fiquei hospedada lá, todas as outras eu ia só passar o dia mesmo.
      De toda forma, a região é uma delícia e tenho certeza que irá gostar!
      bjos

      Excluir
    2. Anônimo5.4.13

      Oi Re.. td bem?? Eu vi sobre o Hostel sim... mandei um email e a Carla me passou os valores de aptos privados...Quando disse que peguei as informações de um blog ela falou.." Ah... foi a Renata" rsrsrs gostei das fotos e do lugar tbm..estou procurando por pousadas há vários dias e confesso que me assustei um pouco com os preços... achei que fossem menores.. estão mais caras que em Jericoacoara! rsrsr Obrigada pelas dicas e ajuda...
      bj
      Paula
      viagensinviagens@blogspot.com.br

      Excluir
    3. Ei Paula, realmente os preços de Arraial não são nada baratos e em Trancoso são ainda piores!! rsrs
      Mas o hostel é em conta e a estrutura é bem bacana.
      A Carla é uma figura, super alto astral. Se ficar mesmo lá, mande um beijo meu pra ela! :-)

      Excluir
  2. Oi, Renata. Passei por aqui pra pegar umas dicas sobre a região de Porto Seguro, estou indo pra lá semana que vem. Bem completo seu post, parabéns! Abs.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1.7.13

    Oi Renata, adorei suas dicas. Material bem completo, com comentários equilibrados e ótimas fotos. Estou indo pra Arraial na semana que vem e pretendo, seguindo seus conselhos, conhecer também Caraíva.
    Parabéns pela dedicação na elaboração.
    Abraço,
    Emanuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Emanuel, obrigada! :-)
      Vc vai adorar Caraíva, pode ter certeza! Boa viagem!

      Excluir
  4. Anônimo8.8.13

    Renata preciso de umas dicas vc pode me ajudar? adorei seu post!!! Escolheria caraivas p passar o reveillon mas minhas amigas querem ir p arraial...a faixa etaria lá e qual? além de axé toca tb samba, forro, chorinho?
    Muito obrigada!
    Sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sabrina,
      Bom, em Arraial tem gente de todas as idades, mas geralmente no reveillon e carnaval, a faixa etaria tende a ser um pouco mais baixa. O Axe sempre foi o forte de Arraial, mas ultimamente ta com uma pegada mais eletronica. No ultimo reveillon, todos os shows que estavam programados eram de dj's internacionais. Agora samba, forro e chorinho voce so vai encontrar em Caraiva mesmo, viu? rs

      Excluir
  5. Oi Renata,

    Muito bom seu post e me ajudou bastante. Vou estar em Porto Seguro em outubro e gostaria de conhecer, mesmo que correndo, Porto, Arraial, Trancoso e Caraiva. Poderia me dar uma opnião sobre quantos dias ficar em cada lugar? Tenho apenas 7 noite e 8 dias.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tairini!
      Tá corrido mas dá pra dar um jeito! rs
      Trancoso dá pra fazer só um bate e volta mesmo. Caraíva acho meio complicado pra ir e voltar no mesmo dia. Tem gente que faz, mas acho corrido! É longe e a estrada é de terra, aí você perderia muito tempo pra ir e voltar e pouco tempo pra ficar lá efetivamente! O melhor seria ficar pelo menos uma noite lá. Já Arraial é super tranquilo pra ir saindo de Porto Seguro, é só pegar a balsa. Eu, particularmente, gosto mais de Arraial do que de Porto. Lá dá pra fazer tudo a pé e tem vários restaurantes e barzinhos bonitinhos. Acho mais vantagem ficar hospedada lá, também porque fica mais perto pra conhecer todos os outros lugares. Mas se você já tiver reservado hotel em Porto Seguro, sem problemas. Dá pra fazer tudo por lá também!

      Excluir
  6. Anônimo8.9.13

    Ola!
    Passarei agora 8 dias em em Arraial e iremos conhecer porto e trancoso, Adorei seu blog muito boa as dicas ! Parabens pela iniciativa de ajudar akeles que na conhecem o lugar! Abs Juliana - Rio de Janeiro - Brasil

    ResponderExcluir
  7. Olá Renata, suas dicas são ótimas! Queria saber sobre a praia do Espelho...
    Obrigada.
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris, você acredita que mesmo tendo ido várias vezes ali pras redondezas eu nunca fui pra Praia do Espelho??? hehe
      Desculpe não poder de ajudar! bjs

      Excluir
  8. Anônimo11.10.13

    Otimo post, estarei indo pra Arrail no final de novembro, pegando uma parte de dezembro, amei suas dicas, vou aproveita-las. Espero pegar dias lindo de sol.

    ResponderExcluir
  9. Vinicius17.10.13

    Oi Renata,

    Eu irei na época da Copa do Mundo em junho, período que deve ser bem agitado quanto a um Carnaval e Final de Ano.

    Minha preocupação fica por conta da estrutura da cidade para suportar tanta gente, como restaurantes, quiosques, balsa e outros serviços.

    Ficarei na Rua Mucugê, e pretendo alugar um carro por 1 dia ou 2 para conhecer outras praias.

    - Os estabalecimentos aceitam em sua maioria cartões de crédito ou chques, ou só dinheiro?
    - Há caixas eletrônicos na cidade?
    - Operadoras de celular funcionam bem?

    Gosto de paz e sussego, qual praia indicaria para ir a pé da Rua Mucugê?

    Tks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius,
      Tudo bem? Junho deve ser agitado, mas acho que nada supera o reveillon!! rs
      De toda forma, muitos lugares aceitam cartão sim (alguns só de débito.. confirme antes). Cheque não sei..
      Tem caixas eletrônicos lá sim. Não sei se de todos os bancos mas, em último caso, tem o banco 24hs onde dá pra sacar!!
      A minha operadora é Oi, funcionou normalmente em Arraial! Acho que as outras também não terá muita diferença!
      Se vc quer algo mais sossegado, dá pra ir a pé (ou de van) pra praia da Pitinga, que fica depois da praia do Parracho!!
      Boa viagem

      Excluir
  10. Anônimo18.10.13

    Olá Renata, muito bacana e completo seu post
    Estou indo passar o reveillon por aquelas bandas com uma galerinha jovem, iremos ficar hospedados em arraial... Estava querendo dicas pra passar o reveillon nas redondezas só que mais em conta.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii...
      Tsc.. as últimas 2 vezes que fui a Arraial (2008 e 2012) só fiquei até o natal. O reveillon que passei por lá foi há uns 10 anos! Então acho que não tenho muito parâmetro pra indicar uma festa boa.. hehe. Mas, eu passei a virada na Ilha dos Aquários (que nem sei se ainda existe). Foi bem legal e bem mais barato que o Parracho também!!
      Fora isso, só conheço o Reveillon de Caraíva onde, a festa em si, é beeem mais barata! Agora, tem que pensar em como fica a logística pra ir e voltar de Arraial pra lá, já que não é assim tãooo pertinho!
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Anônimo30.10.13

    Renata como é o clima em Arraial no início de dezembro? Arrisca pegar dias de chuva direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei... tudo bem?
      Então, nunca fui pra lá no início de dezembro, mas no final de dezembro o clima é ótimo! Até já peguei um dia ou outro de chuva, mas nada demais!

      Excluir
  12. Proximo a praia de Mucugê , qual a que encontro aguas mais agitadas, sabe me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... Livia, não sei te dizer. Mas agitadas para quê? Só nadar mesmo ou fazer algum esporte aquático?

      Excluir
    2. Para pratica de surf

      Excluir
    3. Humm.. Lívia, não sei!
      Mas lembro de uma sueca perguntando para o pessoal do hostel de Arraial sobre surf e eles disseram que não rola onde boa lá não!!

      Excluir
  13. Oi, to conhecendo e adorando o blog ;)
    Vou passar a semana do Natal em Arraial (fui convencido por uma amiga a ficar em Arraial ao invés de P. Seguro, por ser "mais tranquilo"). Bem, como não sou muito axézeiro, vc sabe me dizer se existe vida além do axé por aquelas bandas? rs um rockzinho de vez em quando rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Edson, pode ter certeza que você fez uma ótima troca!! rsrs
      Bom, pelo menos pra quem não é "axezeiro"!! Então, das 2 últimas vezes que fui, como era natal, tava mais tranquilo, não tinha grandes festas nem nada. E, das 2 vezes fiquei pouco tempo, 3 dias apenas. Então só saímos mesmo pra uns barzinhos que até tocavam música ao vivo, mas não era rock (e nem axé, pelo menos..rs).
      Bom, de toda forma, espero que você curta Arraial! :-)
      Boa viagem!

      Excluir
  14. Oi Renata!
    Super massa todos os seus comentários sobre Porto, Arraial e Trancoso.
    Eu e meu esposo vamos pra Arraial em Dezembro e gostaria de umas dicas para podermos ir à Caraíva (amei as fotos!) numa boa, pois tanto ele quanto eu fizemos uma cirurgia no joelho e não conseguimos fazer longas caminhadas. Quais as opções que temos sem que tenhamos que alugar carro?

    Aguardo a sua dica.

    Grande abraço!
    Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosy, que ótimo!!
      Então, você pode combinar com um táxi pra te levar e buscar lá. Vale negociar o valor pois não deve ser muito barato. E a única outra opção que existe é ir de ônibus. Ele sai de Arraial (no porto perto de onde saem as balsas pra Porto Seguro) às 7hs e as 15hs e na alta temporada tem outro ônibus às 11hs. O tempo de viagem é de mais ou menos 2 horas.
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Ah! Muito obrigada pelas dicas, Renata! E pela sua atenção e dedicação!

      Beijos!

      Excluir
  15. Olá, Renata!
    Adorei suas dicas. Você acha que dá pra ficar em Trancoso e curtir a noite em Arraial? Como está a estrada? Nós estaremos de carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Izabel, dá sim!!
      Só não sei se será fácil pra estacionar o carro, se for alta temporada! Mas a estrada é tranquila!

      Excluir
  16. Oieeee Renata.... adorei os posts e estou indo sábado para Arraial... minha preocupação é a chuva.... já que vc foi ano passado mais ou menos nesse período...sserá que chove muito?quero dias de sol...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carola, tudo bem?
      Então, essa época não costuma chover muito na Bahia não. Apesar disso, já peguei chuva lá uns 3 vezes, acho! Sempre na mesma época dezembro/janeiro. Mas nada assim muito significante não!!
      Apesar disso, pra mim, Bahia é sinônimo de sol.. vá na fé! rs
      Boa viagem!

      Excluir
  17. Pessoas como vc tornam nossas viagens mais fáceis! Belo trabalho e admirável dedicação! Estou indo com meu marido pela primeira vez a Porto Seguro.... e certamente vou seguir suas dicas!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Gente!
    Tudo o que vocês lerem aqui é a pura verdade!
    Fui pra Porto (Arraial) nos dias 03 a 10 de dezembro 2013, seguindo dicar daqui e me dei super bem!
    Cheguei com sol e fui embora debaixo dele.
    Desde a chegada em Porto, tudo, exatamente tudo deu certo. Translado para Arraial, balsa, o Hotel, lugares que conheci, as praias, as pessoas, tudo, tudo maravilhoso!
    Ah! Dica: Em Arraial, ao lado da balsa há uma sorveteria que é um espetáculo! Os sorvetes são feitos de pura fruta, são vários sabores. Não deixem de ir!
    Fiquei hospedada numa pousada pé na areia na praia Apaga Fogo. Um sossego! Não tem grande movimento. Ótima para caminhadas e pra quem quer realmente ficar longe de barulhos, descanso garantido!
    À noite fui conhecer a Rua do Mucugê (Arraial). é um desfile de restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Cada noite conheci um restaurante, todos ótimos, com som ao vivo, boa comida e bom atendimento.
    A praia, no final da rua é um encanto, com ótimos bares pé na areia e bom atendimento. Não indicarei um porque não me recordo dos nomes, rss.
    A Praia de Pitinga é linda! Vale muito a pena conhecer!
    No lado de lá da balsa, Porto Seguro, tem a Passarela do Álcool, o centro histórico e as praias de Mutá, Coroa Vermelha e tantas outras. Muito lindas também!
    Há vários bares famosos onde cantores famosos fazem seus shows de axé...(pra quem gosta, um prato cheio!).
    Visitei o local onde foi rezada a 1ª missa no Brasil. É uma aldeia de índios Pataxós. Fiquei encantada com a cultura deles. Conversei com o Pajé, com as índias, até ganhei ervas medicinais para banho! rs
    O calor era intenso, mas a brisa que tem lá é maravilhosa! Por isso, nunca esqueçam do protetor solar e muita água, já que não sentimos o sol queimando.
    Conduções: Para quem não quer alugar um carro (caso queiram, há várias agências espalhadas pela cidade), em todo momento há vans e ônibus municipal circulando por toda Arraial, cobram no máximo 5,00 por pessoa quando a distância é maior. Vale a pena circular com os transportes locais!
    Fui conhecer Trancoso, utilizei uma van e o motorista me cobrou 8,00, não achei caro não! Trancoso é simplesmente um encanto! O quadrado (centro) com suas casinhas antigas e coloridas dão todo charme ao local. A praia é cinematográfica! Com infra-estrutura de acordo e bares muito confortáveis! Os preços não são absurdos, achei justos. Há bares que não servem cerveja de garrafa, tem que se informar.
    Mas de todos os dias, o que eu mais gostei foi quando fui pra CARAÍVA!
    Nesse dia resolvi alugar um carro com ar condicionado, pois a estrada que leva a Caraíva é a mesma para quem vai a Trancoso, porém percorre-se 30 quilômetros de estrada de terra batida. Atentem-se com o tempo, se ameaçar chuva NÃO VÃO, há perigo de ficarem atolados no meio do caminho.
    Para chegar a Caraíva, tem que deixar o carro num estacionamento aberto e atravessar de barquinhos para o lado do vilarejo. Habitado por pescadores, esse lugar é de uma simplicidade encantadora! Casinhas simples, super coloridas e muito arrumadinhas. O artesanato também move a economia da vila.
    A praia transmite paz de espírito. Há ótima infra-estrutura, bares e restaurantes com acomodações confortáveis. Eu simplesmente AMEI CARAÍVA!
    De verdade! Pra mim não existiram pontos negativos. Tudo foi maravilhoso, graças a Deus!
    Com absoluta certeza voltarei lá!

    Espero ter contribuído com as informações e boa viagem a Porto Seguro!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rosy, obrigada por também ajudar com suas dicas! :-)

      Excluir
  19. Anônimo18.1.14

    Olá Renata, amei o post, tanto que devido a ele decidi o destino das minhas próximas férias!!! kkkk
    Sabe me dizer se em março será um bom período???
    Abraços, Stephany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Stephany, que ótimo!! :-)
      Você vai adorar a região!!
      Então, nunca fui pra lá em março, mas acho que deve ser um bom período sim! Baixa temporada é tudo sempre mais barato. E o período de chuva no nordeste, ao contrário do que acontece aqui no sudeste, é em maio e junho. Então, muito provavelmente, você terá bastante sol pra aproveitar! (Apesar de que, em relação ao tempo, a gente nunca pode prover muita coisa, né? rs). Mas boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  20. Aline Santos19.1.14

    Oii Renata!! Eu e minhas amigas estamos pensando em viajar no final do ano e Bahia é o destino principal. Gostaria de saber sobre as festas noturnas, se tem boates ou barzinhos com musica ao vivo? E se você pode indicar esses lugares. Ainda não decidimos se ficaremos hospedadas em Porto Seguro ou em Arraial? Alguma sugestão?
    Ahhh!! E super útil e importante o seu post, tirou muitas duvidas que eu tinha.
    Obrigada! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Aline, tudo bem? Obrigada!
      Então, de todas as vezes que fui, eu nunca fiquei hospedada em Porto Seguro, só em Arraial. Gosto bem mais do clima de Arraial, mas isso é bem pessoal. Porto Seguro sei que tem muita festa, mas não sei te indicar porque nunca fui em nenhuma. Mas no Axé Moai, por exemplo, sem tem que sempre tem shows, aí é só ficar de olho na programação na época! Já em Arraial, os principais lugares de festa são o Parracho e outras barracas de praia semelhantes a ele. Arraial tem muito barzinho com música ao vivo e, no verão, sempre rolam várias festas que são bastante divulgadas na época. Você não vai encontrar dificuldade de saber o que tá rolando e quais os points quando estiver por lá!
      Boa diversão e boa viagem! :-)

      Excluir
  21. Anônimo8.2.14

    Re, decidi de última hora viajar somente com meus 2 filhos e não fazia ideia do melhor lugar...
    Seu blog me ajudou a optar por Porto Seguro. Ficamos de 23 de dezembro a 2 de janeiro, hospedados em Porto. Legal lembrar que perto do centro não é exatamente praia, é onde o se une com o rio.
    De Porto Seguro tem ônibus pra ir rapidinho às praias da orla e balsa pra Trancoso, Arraial, etc. Se a intenção é ficar bem pertinho da praia, Arraial é ótimo: muitas pousadas, restaurantes e hotéis de tds os níveis. Já Porto Seguro dá acesso a tudo e o aeroporto fica bem perto. No final do ano as agencias não estavam fazendo pacotes com balsa, mas dá pra ir sem agencia numa boa! Já as praias com as barracas famosas (Axé Moi, Tôa Toa etc...) era dificil chegar, trânsito mega congestionado! Enfim... "Relaxe, vc está na Bahia!"
    Passarela do Álcool estava ótima, segurança, posto médico e tudo. Apenas nos 2 ultimos dias do ano estava lotado demais e num deles meu filho foi vítima de tentativa de furto, assim como uma outra familia que conhecemos por lá.
    Obrigada pelas dicas! Bjs, Silvia-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvia, que ótimo que pude ajudá-la em sua viagem!
      Mas Bahia não tem erro, né? É sempre uma delícia!
      Bjs

      Excluir
  22. Olá Renata, tud bem? Parabéns pelo post!!!!! Estou pensando em passar 2 dias em Caraíva e 5 em Arraial. Vc acha que é suficiente pela distância? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waslley, tudo bem?
      Desculpe, não entendi muito bem, a distância que você diz é entre Caraíva e Arraial? Elas são próximas e a viagem demora, no máximo, 2 horas. Caraíva é minúscula e com 2 dias você conhece tudo sim!! Arraial também não é muito grande, mas tem lugares próximos que dá pra você visitar, como Trancoso, por exemplo!!
      Boa viagem pra você e aproveite a Bahia! :-)

      Excluir
  23. Anônimo26.3.14

    Maravilha, Re! Ouvimos tanto Lepo lepo.... kkkk

    ResponderExcluir
  24. Olá, Renata.
    Estou querendo ir para Arraial em agosto. Queria algo em torno de calmo e um pouco de agito, meio termo.
    De Arraial para Porto Seguro, a travessia é somente de balsa ? Em relação a praia do espelho, dá pra ir a pé ? No caso gostaria de ficar no hotel Enseada dos Corais, o que você acha ? Esse hotel é próximo as principais ruas como Mucugê ? Pretendo ir eu e a minha irmã. No caso dela, é algo mais leve, mais família mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi..
      Então, apesar de nunca ter ido pra Arraial fora de temporada, acho que fica bem no meio termo mesmo! De Porto Seguro pra Arraial só de balsa mesmo. A travessia é rapidinha e tem balsa toda hora! Até existe uma estrada que liga as 2 cidades, mas a volta que se dá é enorme e não compensa!
      A praia do Espelho é longe! Fica depois de Trancoso, tem que pegar a estrada em direção à Caraíva! Dá pra ir a pé de Caraíva, mas é uma caminhadinha beeeeeem boa!
      Não conheço esse hotel que você falou. Mas procurei na net e parece que ele fica bem na praia de Mucugê. Essa praia é a mais próxima da vila. Não é a praia mais bonita de Arraial, até porque é bem cheia. Mas o bom é que de lá dá pra vocês irem caminhando para as outras praias também. E, para ir para a vila, é só subir a rua e já está lá. Eu sempre fiquei hospedada na vila mesmo. Mas acredito que seja super de boa ficar na praia também. Afinal de contas, Arraial é pequena, dá pra fazer tudo a pé tranquilamente! Mas, se for o caso, tem ônibus e vans que circulam para as praias um pouco mais distantes também!
      Você já deu uma olhada nas avaliações desse hotel? A localização recebeu nota 9,2 mas outros itens já não tiveram notas tão altas assim. Acho que vale dar uma olhada e avaliar os comentários. Dá só uma olhada: http://www.booking.com/hotel/br/enseada-dos-corais-praia.pt-br.html?aid=370631;label=banner_280_778;sid=4cff78a4b2bb7140688a6c814b7cf201;dcid=1#tab-reviews

      Excluir
    2. Muito boa dica. Só uma pergunta, qual hotel você indicaria ? Nada de luxo, mas que tenha higiene, bem cuidado, bom atendimento, comida de boa qualidade.

      Excluir
    3. Oie,
      Nas últimas duas vezes que fui a Arraial fiquei hospedada no Arraial d'Ajuda Hostel, até escrevi um post sobre o lugar (http://www.revivendoviagens.com/2013/01/arraial-dajuda-hostel-o-melhor.html). Não sei se é sua "praia" mas tinha muitas famílias hospedadas lá. E das outras vezes fiquei uma vez em uma casa alugada, e outras 2 vezes em uma pousada que já não existe mais, agora tem um bar no local.
      Ou seja, infelizmente, acho que não posso te ajudar muito nesse item! Mas dá uma olhada no booking, lá sempre tem boas opções e o bacana é que dá pra ver o comentário de outros hóspedes e tem um mapinha mostrando onde o hotel está localizando também. Eu sempre reservo por lá. http://www.booking.com/city/br/nossa-senhora-da-ajuda.html?aid=370631

      Excluir
    4. Muito obrigado. Deu uma luz, e inclusive esse site, booking também tem ajudado.
      Valeu....

      Excluir
  25. Olá Renata, tudo bem? Obrigado pelas dicas.
    Você sabe como é o tempo no final de junho?
    Grato,
    Nilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilton, tudo bem?
      Eu sempre viajei para lá no verão. Junho sei que é período de chuvas no Nordeste, mas hoje em dia o clima está todo louco e não dá pra prever muito, né? Quando viajo, costumo acompanhar o clima por esses sites www.climatempo.com.br e http://br.weather.com/

      Excluir
  26. Olá Renata td bem?
    Por favor vc poderia me informar se a balsa que da acesso a Trancoso funciona após a meia noite?
    Vou desembarcar nesse horário em Porto Seguro e gostaria de saber se posso ir direto a trancoso ou sera necessário eu me hospedar por uma noite em Porto seguro.
    Desde já agradeço as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, tudo bem?
      Então, a balsa vai é pra Arraial d'Ajuda, de lá você teria que pegar um ônibus, no caso, um táxi pra Trancoso! O melhor mesmo é você já pegar um táxi no aeroporto pra ir direto pra Trancoso, aí ele atravessa a balsa com vc!
      Em alta temporada tenho certeza que a balsa funciona 24hs, os horáios de madrugada são reduzidos, mas existem. Já cheguei e já sai de lá esse horário! Mas não sei como funciona em baixa temporada...
      De repente, é melhor mesmo dormir em Porto Seguro e, no dia seguinte, dá pra fazer tudo por conta própria, de ônibus mesmo!
      Boa viagem!

      Excluir
  27. Olá, Renata, tudo bem?
    Amo o litoral sul baiano e visito todos os anos. Nunca me hospedei propriamente em Arraial ou Trancoso, ficando sempre em Porto Seguro, entretanto faço o "caminho da roça" quase todos os dias e sempre vejo e conheço coisas novas.
    Conheço com estrema exatidão como são os dias maravilhosos nesses lugares que Deus fez tão perfeitamente.
    Adoro acompanhar seus relatos.

    http://tracaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá Renata, como vai?
    Bom, estou indo agora em Janeiro para Porto Seguro, e gostaria de uma dica sua, como já estou com as reservas feitas a tempos, seria inviável, remarcar tudo, pois tem todo um roteiro já que estou indo de carro, minha dúvida é: dá pra fazer um bate volta de Trancoso a Caraíva, gostaria de conhecer o lugar, mas sem me hospedar. Obrigada e boas viagens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anny, tudo bem?
      Se você está de carro é tranquilo fazer um bate e volta sim! Você deve gastar cerca de 1:30 ou até menos no trajeto (saindo de Trancoso).
      Boa viagem e aproveite muito a região que é linda!

      Excluir
  29. Oi Renata, boa noite..
    Queria 3 dicas.
    1 Gosto um pouco mais de agito e vou sozinha por isso gostaria de saber se pra isso é melhor ficar em Porto ou Arraial.
    2 - Tenho uma semana no mês de Novembro é tempo suficiente pra conhecer os Porto, Arraial, Trancoso e Caraíva?
    3 - Como vou sozinha gostaria de saber se é tranquilo o lugar no quesito segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem?
      Bom, eu nunca fui fora de temporada, então não sei como é a questão do agito nessa época. No verão, tanto Porto Seguro quanto Arraial tem bastante agito! Eu, particularmente, prefiro Arraial! Gosto de lugares menores onde dá pra fazer tudo a pé. Na verdade, nem posso falar muito de Porto Seguro porque nunca fiquei hospedada lá e nem frequento muito as praias e os bares de lá, até porque não sou fã de axé. Mas muita gente ama! Vai do gosto de cada um!
      Uma semana dá sim pra conhecer um pouco dos 4 lugares. É bem tranquilo se locomover entre eles.
      Se você vai sozinha, talvez fosse interessante você ficar no hostel de Arraial, assim você pode conhecer outras pessoas e pegar várias dicas do que fazer com o pessoal que trabalha lá. Eu me hospedei lá nas 2 últimas vezes que fui, dá uma olhada nese post http://www.revivendoviagens.com/2013/01/arraial-dajuda-hostel-o-melhor.html
      Boa viagem

      Excluir
  30. Larissa19.8.14

    Oi, Renata. Parabéns pelo blog e pelo post! Super completo! :)
    Daqui a 1 mês vou pra Trancoso e minha ideia é me hospedar tb em Caraívas e Arraial. Ficarei por 8 noites, então vc acha que 4 em Trancoso, 2 em Caraívas e 2 em Arraial é uma boa distribuição? Ou incluiria algum outro destino? Alugaremos carro. Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, obrigada! :-)
      Então, isso é bem pessoal! Mas EU acho que Caraíva e Arraial tem mais coisas pra fazer do que Trancoso! Eu não incluiria nenhum outro lugar não, talvez só rearranjasse o tempo em cada lugar, não sei!
      Bjos

      Excluir
  31. Anônimo2.9.14

    Olá, gostei muito das dicas. Estou pensando em ir no mês de agosto de 2015. Estou com medo de pegar chuva, o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo?
      Eu nunca fui nessa época. Teoricamente, a época de chuvas no Nordeste é em junho! Mas com o tempo doido como está não dá pra saber né?
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  32. Anônimo17.10.14

    Re! Blog ótimo! Me ajudou muito. Vou de lua de mel... Não gosto da correria de bate volta; chego dia 23 e vou embora dia 1. Estou pretendendo ficar tres dias em Arraial e trancoso e 4 dias Caraiva. Mas estou em duvida cm a ordem. Comeco por onde? Qual sua opnião? RS Ate pela facilidade de ir embora; acha melhor começar por Caraíva?

    Sera q em março é tudo parado? Sou forrozeira e amo samba, queria pegar uns showzinhos em Caraíva... Sera q consigo?Tem dias certos, só em alta temporada? FDS ou semana.. Me ajudaaaa rs

    Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Driele, tudo bem?
      Bom, não sei exatamente como é Caraíva em Março, mas sei que é bem mais tranquilo. O samba acho difícli você pegar pq o pessoal mora em vários lugares do Brasil e só reunem lá em alta temporada mesmo. Já o forró continua. Na alta temporada, o forró do Pelá alterna com o forró do Ouriço, mas fora de temporada ACHO que só o do Pelé funciona, mas não sei os dias.
      A ordem não afeta muito, se bem que talvez seja melhor ficar em Arraial no fim de semana pra pegar um agitozinho maior.
      Mas acredito que a principal coisa que vc deva olhar pra decidir são os horários dos voos de ida e volta e conciliá-los com os horários de ônibus pra Caraíva!! Pq pra ir ou voltar de Arraial pro aeroporto é super tranquilo!
      Boa sorte no planejamento!

      Excluir
  33. Anônimo2.11.14

    Rê vale a pena ir para trancoso sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai.. depende do seu objetivo.
      Se for badalar, lá não é exatamente o lugar. A não ser em reveillon, carnaval ou nos finais de semana da alta temporada, fora isso a noite é bem parada. Se quiser algo mais animado, melhor ficar em Arraial que tem muito mais opções e pegar um ônibus pra conhecer Trancoso.
      Mas se quiser descansar e comer bem, vá pra Trancoso mesmo! ;-)

      Excluir
  34. Rafael2.12.14

    Muito boa suas dicas. Também sou biologo, ja fez mergulhos em arraial? Oque me indica? Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, que bacana!
      Você fala de mergulho de cilindro? Ou snorkel?
      Seja como for, nunca fiz nenhum deles em Arraial não! E pensando bem, não me lembro de ver ninguém fazendo também não...

      Excluir
  35. Bárbara Santos9.12.14

    Oi Renata, bem legal essas dicas, me animou bastante em conhecer essa região agora Natal, mas estou indo sozinha, teria alguma dica a mais para esta me passando?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, obrigada!! :-)
      Bom, não sei se você já reservou hospedagem, mas como comentei em outros posts, eu já passei 2 natais em Arraial e fiquei no Arraial d'Ajuda Hostel e foi ótimo Pra quem está indo sozinha acho que é uma boa, pois lá você conhece muita gente e ainda vai ter uma ceia de natal super bacana!

      Excluir
  36. Bárbara10.12.14

    Renata, adorei suas dicas!
    qual a melhor época pra visitar trancoso e caraíva, que a chuva passa é longe?
    esse ônibus que pega onde fica a balsa pra porto seguro sempre tem vagas ou tem que comprar passagem antecipada?
    sou de fortaleza e gostaria de ir de porto seguro pra caraíva, passar 3 dias lá, depois pra trancoso e passar mais 3 dias lá. faço tudo isso de ônibus?
    você tem os horários:
    arraial d'ajuda - caraíva
    caraíva - trancoso
    trancoso - arraial d'ajuda
    ?
    a balsa que atravessa pra porto seguro funciona 24h?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo bem?
      Bom, ltimamente não tá dando pra prever muito esse lance de chuva não!
      Originalmente, a época de chuva no Nordeste é em maio/junho. Eu só estive lá no verão (natal, reveillon, janeiro e carnaval). E já peguei chuva praticamente todas as vezes... mas nada que chegasse a atrapalhar porque foi pouco tempo e intensidade. Meu irmão foi agora em outubro (que teoricamente é época seca) e pegou vários dias de chuva! Enfim... não dá pra saber! rs
      Não tenho os horários certinhos não, até porque eles mudam bastante e também de acordo com a época do ano.
      Bom, pra ir de Porto Seguro pra Caraíva você tem que pegar o ônibus em Arraial. Tem balsa 24hs sim (pelo menos no verão tem, no resto no ano não tenho certeza). E o ônibus pra Caraíva sai ali próximo à balsa mesmo.
      Pra ir de Caraíva pra Trancoso é só pegar o mesmo ônibus pra Arraial, mas aí você desce antes em Trancoso. Avise quando for comprar a passagem lá na hora mesmo.
      E de Trancoso pra Arraial tem ônibus e van a toda hora (no verão pelo menos).
      Boa viagem e aproveite muito a região! :-)

      Excluir
  37. Olá, Renata. Eu e minha família estamos planejando viajar por uma semana para Porto Seguro em novembro. Como não gostamos de locais muito agitados, ficamos na dúvida entre Arraial e Trancoso. Qual recomenda?
    Gostamos de nos hospedar em um local e ir conhecendo os outros. Por isso descartamos Caraíva, por causa do acesso. Pode nos ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco Antônio, tudo bem?
      Que ótimo que sempre acompanha!!
      Bom, se você quer sossego, então a escolha é Trancoso mesmo! Arraial é infinitamente mais agitada que Trancoso. Se bem que como você vai em novembro, talvez Arraial esteja mais tranquila. Mas em alta temporada é infernal, e olha que eu gosto de agito!! rs. As 2 ultimas vezes que fui a Arraial, fui no natal e gostei, não estava muito cheio e achei bem de boa. Talvez em novembro também esteja assim.
      Mas Trancoso é suuuper tranquilo, mesmo em janeiro, quando eu fui, achei bem de boa! Durante a semana não tinha nada a noite, até mesmo os restaurantes já estavam fechados por volta da meia noite.
      Mas enfim, as 2 ficam uma ao lado da outra, então é tranquilo ir e voltar.

      Excluir
  38. Renata, estava procurando umas dicas de arraial e trancoso e encontrei seu site. Vou sair de SP para Arraial de carro, gosto de viajar de carro...Você já teve algum comentário de algum pessoal que fez essa viagem de carro? Vou no início de março, este mês geralmente ainda tem bastante gente, ou já é muito parado?sinceramente gosto muito mais do agito...por isso to perguntando...vou me hospedar da pousada Arraial Candeia, vc conhece?

    Brigadão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Bom, já fui de carro pra Arraial, mas isso já tem mais de 10 anos. Nas últimas vezes fui sempre de avião. Mas qual sua dúvida em relação ao carro?
      Sempre que fui a Arraial foi em Dezembro ou Janeiro, que é alta temporada. Infelizmente, não sei te dizer como é março. Com certeza, é bem mais vazio que no verão, mas Arraial tem turismo o ano todo. Agora, com relação ao agito já não sei!
      Boa viagem!

      Excluir
  39. Olá, Renata, boa noite!!! Tenho acompanhado seus posts e agradeço tudo que tem compartilhado conosco. É de grande valia.... Pretendo ir em abril a Arraial, Caraívas.... Você acha uma boa época? É chuvoso? Obrigada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleidinha, tudo bem?
      Que ótimo! Fico feliz em saber!!
      Bom, teoricamente abril não é época de chuva no nordeste, que geralmente se concentra em junho/julho. Maaaas como o tempo anda louco, nunca dá pra prever, né? hehe
      Arraial eu sei que tem turismo o ano todo, já Caraíva o forte mesmo é na alta temporada. Mas conheço pessoas que foram fora de temporada, como você irá, e gostaram muito também. Logicamente a oferta de serviços é muuuito menor, mas é ótimo pra descansar e aproveitar bem o lugar!!
      Aproveite a Bahia que é linda!! :-)

      Excluir
  40. Olá Renata, adorei o post. Parabéns. Gostaria um pouco mais de sua ajuda, se possível...
    Minhas férias são em maio, aí decidi ficar em Arraial. Você acha uma época boa? Tenho receio de pegar períodos de chuva por lá. O que você acha? As noites são agitadas mesmo? A noite tem como ir de Arraial para Porto?
    Desde já, obrigado pela ajuda e atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ataíde, tudo bem?
      Obrigada!
      Infelizmente não sei te dizer pois sempre fui em dezembro/janeiro e não faço idéia de como fica a cidade fora de temporada. Mas sei que há turismo em Arraial durante o ano todo!
      Pelo menos no verão, a balsa de Arraial pra Porto Seguro e vice-versa funciona 24h por dia, então é tranquilo ir de uma cidade a outra. Agora, acho que é melhor você checar os horários da balsa quando chegar lá, pois acredito que em baixa temporada eles sejam um pouco mais restritos.
      Boa viagem

      Excluir
  41. Anônimo31.7.15

    Renata, boa tarde!!
    Estarei em Porto Seguro agora em Agosto.
    Sei que é uma pergunta bemmmmmmmm pessoal, mas em média quanto você acha que devo levar em dinheiro?
    Já me orientei que, os passeios que quero fazer ficarão em 200,00 reais, fora isso, consegue me passar uma média?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Realmente é algo bem pessoal! Vai depender do tipo de viagem que você costuma fazer e de quantos dias vai ficar. Mas se você já tem os passeios reservados terá que pensar principalmente em alimentação, transporte e diversão. E isso vai depender do tipo de restaurante que você vai frequentar, pois o valor pode variar muito. Se você consome bebidas alcoolicas ou não. Se vai às festas e pagar para entrar ou não. Se vai se locomover de táxi ou transporte público. Enfim, você pode gastar 500 reais ou 3 mil em uma semana!
      Portanto, fica meio difícil prever os gastos!
      Mas não se preocupe, quase todos os lugares aceitam cartão e você também pode sacar dinheiro lá se for preciso!
      Boa viagem! :-)

      Excluir
  42. Anônimo14.8.15

    Renata, boa tarde.
    Estou pensando em ir para esses lados no começo de junho do ano que vem. Não gosto de agito e muita gente, portanto reveilon e carnaval nem pensar.....
    Gostaria de saber o seguinte:
    1) De Porto Seguro para Arraial, a travessia é somente de balsa? Não tem uma estrada que podemos ir de carro?
    2) Tanto em Porto Seguro como Arraial da Ajuda tem algum tipo de serviço médico? Posto de Saúde, Hospital ou Pronto Socorro? (detesto saber que posso precisar e não ter onde ir)
    3) Estou indo com uma prancha enorme de SUP..... valeria a pena alugar um carro em Porto prá seguir até Arraial e ficar com ele lá?
    agradeço a resposta, Lu Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Se não gosta de muita confusão melhor fugir dessas épocas mesmo. Mas junho geralmente é época de chuva no nordeste, então dá uma pesquisada melhor na data.
      Existe sim uma estrada que liga Porto a Arraial mas ela dá uma volta enooorme, se não me engano são quase 20km. A travessia de balsa é buper tranquila e rápida, ainda mais fora de temporada pois nào haverá fila alguma.
      Eu conheço Porto Seguro só de passagem mesmo, nunca fico hospedada lá porque não é muito minha praia. Mas acredito que tenha hospital sim, afinal de contas é uma cidade grande bem grande e estruturada. Arraial tem um posto de saúde mas não sei como é, graças a Deus nunca precisei usar.
      Bom, em Arraial mesmo você não precisa muito de carro mas acredito que seja bem complicado você se locomover com uma praça de SUP sem carro tanto lá quanto em Porto Seguro. Então o ideal seria alugar um carro pra facilitar sua vida mesmo.
      Boa viagem!

      Excluir
  43. Olá Renata ! Adorei seu post. Otimooo ;) Me diga irei agora na seg. semana de nov. e será minha primeira viagem sozinhaaaa.... Ansiosa ... caraca. Enfim, tem alguma dica para uma viajante de primeira viagem sozinha e mulher em trancoso ? obrigadaaa bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Que ótimo que está indo para Trancoso e que vai encarar uma viagem solo também! :-)
      Eu já viajei sozinha algumas vezes, mas pra Trancoso fui com 4 amigas. Acho que não tem muita diferença no que fazer por lá não!
      O que mais gosto quando viajo sozinha é de ficar em hostel, porque o clima é sempre bacana e dá pra conhecer várias pessoas (mas acho que Trancoso não tem hostel). Fora isso não faço nada de muito diferente não!
      Bom, mas boa viagem e aproveite muito!

      Excluir
  44. Gostaria de saber se no mês de janeiro chove muito em Arraial D' Ajuda neste mês?, pois pretendo ir em 2016 ficar de segunda a sábado. Fui em Julho de 2015 fiquei 5 dias e choveu bastante teve 1 dia de Sol e 3 nublado com chuva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ficar 11 a 16 de janeiro 2016

      Excluir
    2. Oi Evandro, tudo bem?
      Bom... ultimamente está cada vez mais difícil prever sobre o clima. Meses que não chovem estão tendo chuva e o vice versa!
      Maaaaas, a época de chuva no Nordeste é de maio a julho! Muito provavelmente, por essa razão você tenha tido dias tão chuvosos! Janeiro é época de seca no Nordeste (ao contrário do sudeste), o que não quer dizer que não chova, mas geralmente são chuvas rápidas! Ou deveriam ser...
      Boa sorte e boa viagem! :-)

      Excluir
  45. Renata boa tarde, tudo bem??? Meu nome é Ighor!!!!!
    Muito legal seu post.....gostaria de lhe faazer uma pergunta. Vou ficar em arraial com minha noiva em março de 2016, somos um casal jovem hahaha eu tenho 31 e ela 26, voce nos aconselha a alugar carro em arraial?? Tendo em vista que gostariamos de conhecer todas as prais de arraial, trancoso e caraiva tbm. Voce acha necessario??? oq me diz? obrigadoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ighor, tudo bem?
      Obrigada!
      Bom, em Arraial mesmo vocês não vão precisar de carro. Dá pra conhecer todas as praias à pé ou de ônibus e até táxi se quiser. Também é possível ir de ônibus pra Trancoso. Já pra Caraíva o melhor é alugar um carro mesmo porque é mais longe, a estrada é ruim e os ônibus são poucos.
      Então, de repente, você aluga o carro só por uns 2 dias, tipo pra ir pra Caraíva e pra Praia do Espelho, por exemplo. O restante dá pra se virar sem carro numa boa!
      Boa viagem! :-)

      Excluir
  46. Muito obrigado pela resposta Renata. ...agradeço muito. ...e acho fácil locadoras de veículos em arraial né!!! No Aeroporto de porto seguro eu sei que tem locadoras, em arraial tbm? ?? Qto a vida noturna rss conseguimos fazer a pé tbm? Tanto em arraial qto em Trancoso? Muito obrigado novamente. ..me ajudou muito pois eu já estava quase fechando carro para toda a semana rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra te falar a verdade, não sei se tem locadora de veículos em Arraial. Nunca reparei e nunca usei carro lá! De todas as 6 vezes que fui, apenas em uma delas eu estava de carro, mas ele ficou parado o tempo todo. Até porque, eu sempre fui no verão e é bem complicado andar de carro por lá nessa época. À noite também, você faz tudo a pé, sem problema. Na verdade é até melhor fazer a pé do que dirigir alcoolizado pelas ruas e ladeiras! O lugar é realmente muito pequeno e como você mesmo disse, vocês são jovens, portanto, dá pra fazer tudo caminhando mesmo! Mas também dá pra usar ônibus e até táxi mesmo pras distâncias um pouco maiores!
      Mas isso tudo só vale se você estiver bem localizado. Eu sempre fico hospedada na vila. Mas como o lugar vem crescendo muito, existem muitas pousadas que ficam bem mais afastadas. Nesse caso, talvez você precise sim de um carro todos os dias. Mas é como eu sempre digo, localização é essencial! Vale a pena gastar um pouco mais pra ficar bem localizado pois assim você economiza em vários outros aspectos.
      Em Trancoso, você fará apenas um bate e volta, certo? Sempre que fui a Trancoso saindo de Arraial, foi apenas durante o dia, então não sei te dizer se existem ônibus à noite. Mas sem querer te desanimar, a vida noturna lá é bem fraquinha! Fiquei 5 dias em janeiro lá e, com exceção de algumas festas e shows em dias específicos, no restante, a cidade não tinha nada além de movimento dos restaurantes do Quadrado. Como você vai fora de temporada, acredito que não tenha absolutamente nada lá à noite! Melhor ficar em Arraial mesmo porque a chance de ter um movimento é maior!!

      Excluir
  47. Obrigado novamente renata. ...eu fechei o mar paraiso resort. ...que fica na rua mucuge em arraial. ...Esta bem localizado neh? Então vou seguir seus conselhos e alugar somente o dia que for para Trancoso e caraiva. ..muito obrigado mesmo pelas informações Renata . ..foi muito útil. ..valeu e até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está bem localizado sim! Ótimo!!
      Isso, economiza nas diárias do carro e usa só mesmo pras praias que ficam mais longe !
      Boa viagem!

      Excluir
  48. Olá Renata!
    O mundo precisa de mais pessoas assim como vc, com boa vontade e disposição para ajudar!!!
    Estarei viajando para Trancoso no feriado de Tiradentes e já fiz meu roteiro pelas suas dicas, infelizmente só terei disponível 4 dias.
    Caraíva irei com certeza! Bjo grande e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, que ótimo!
      Fico muito feliz com suas palavras! Obrigada mesmo!
      Aproveite muuuito esses lugares deliciosos!
      Boa viagem!

      Excluir
  49. Olá! Nossa! Que post incrível. Eu lia cada palavra e já me sentia nesses lugares paradisíacos. Amo a Bahia e, em especial, o sul da Bahia. Nas últimas férias fui para a região de Itacaré e foi maravilhosa a viagem.
    Nas ferias desse ano pretendo fazer esse roteiro de Porto Seguro e seus distritos. Assim como você, também não curto agitação. Com isso, Porto Seguro deve ser apenas passagem mesmo para conhecer. Não pretendo ficar mais do que 2 dias. Quero investir nas outras cidades e, em especial, Caraíva. Sou forrozeira e todo forrozeiro que se preze precisa conhecer Caraíva, dançar forró até o dia clarear. Tomar café na praia e depois passar o dia descansando nesse paraíso.
    Pretendo viajar sozinha. Cheguei a um ponto da minha vida que não deixo de fazer as coisas por falta de companhia. Claro que está dando certo medinho, mas nada na vida é fácil.
    Seu blog me ajudou muito. Tirei muitas ideias dele. Parabéns e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, tudo bem?
      Que ótimo! Muito obrigada!!
      Vc está certíssima! Não deixe de fazer nada por falta de cia não! Aproveite o que a vida tem a te oferecer! O medo sempre vai existir, mas faz parte..
      Itacaré é demais, né? Já vai fazer 8 anos desde a última vez que fui lá, acho que já tá na hora de voltar.. rs
      Vc vai gostar muito dessa região também! Coloque Porto Seguro no começo da viagem pra ir se surpreendendo a cada lugar que conhecer. Se deixar pro final, pode não achar tanta graça assim!!
      Aiii... Eu AMO Caraíva e não gostou muito de forró não!! Agora, se é forrozeira... Caraíva é o seu lugar então!! haha
      Boa viagem e aproveite muuuuito!!

      Excluir
    2. Obrigada, Renata!!! :)

      Excluir
  50. Anônimo26.7.16

    Oi Renata. meu nome é Paulo. Muito bacana seu post viu. parabéns. tirou praticamente todas as minhas dúvidas. em breve estarei curtindo toda essa maravilha que vc nos apresentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, tudo bem?
      Que ótimo!
      Fico feliz em ter ajudado! :)
      Boa viagem e curta muito esse pedacinho especial da Bahia!

      Excluir
  51. Anônimo10.11.16

    Oi Renata, vou para Porto Seguro no sábado passar o feriado, estou meio perdida porque não conheço nada lá e nem sei aonde deveria me hospedar, se em Porto ou Arraial, você teria uma dica para mim? É verdade que em Arraial os preços em geral (restaurantes e hospedagens) são muito altos? Vou abusar mais um pouco, você teria uma indicação de pousada à beira mar num preço razoavelmente bom? stou tentada a ficar em Arraial, vai ser um passeio a dois, creio que possa ser melhor.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Bom, EU particularmente não curto muito Porto Seguro. Ficaria de olhos fechados em Arraial, mesmo lá sendo mais caro. E realmente é! Mas o lugar é beeeeeem mais legal também! Sem falar que lá você faz tudo a pé, a vila é uma gracinha e vibe é bem mais legal.
      Não conheço nenhuma pousada à beira mar e não sei exatamente se seria a melhor opção, não! De todas as vezes que fui em Arraial, sempre me hospedei na vila. E sugiro que você faça o mesmo. Bem mais fácil ir da vila pra praia durante o dia, do que da praia pra vila à noite.
      Mas assim, isso é gosto pessoal! Porto Seguro não é muito a minha praia, mas conheço muita gente que AMA! E lá já rola de você ficar numa pousada à beira mar, como você está querendo. E pagando menos! Maaaas.. ainda assim EU ficaria em Arraial! rs
      Eu sempre reservo hotéis pelo Booking. Acho que vc consegue encontrar lugares bacanas por lá, mesmo já estando em cima da hora. Dá uma olhadinha aqui: Hospedagem em Arraial d'Ajuda ou Hospedagem em Porto Seguro
      Vá e me conte depois o que achou!!
      Boa viagem! bjos

      Excluir
  52. Olá Renata, tudo bem?
    Vou com uma amiga em fevereiro fazer caraíva, trancoso e arraial. Como você indica que nos locomovemos das cidades para as praias e de uma cidade a outra.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Carolina, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder. Mas estive viajando no último mês. Mas ainda dá tempo de eu responder, né? rs
      Então, você pode alugar um carro ou então fazer tudo de ônibus (ou mesmo táxi) mesmo. Foi o que eu fiz quando fui! É super tranquilo! Só ficar de olho nos horários!
      Boa viagem e aproveitem muito! :)

      Excluir
  53. Boa noite Renata tudo bem?

    No mês de março minha esposa e eu vamos para Porto pela primeira vez. Vamos ficar do dia 13/03 a 25/03, já estamos com as passagens compradas e carro alugado, a minha maior duvida é onde ficar hospedado nesse período.

    Com sua experiência, você acha que devemos ficar hospedado em Porto Seguro, Arraial da Ajuda ou Trancoso?

    Att.
    Marcio Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder. Mas estive viajando no último mês!
      Bom... isso é bem complicado porque tem muito a ver com o estilo de vocês! Se querem mais festa, mais badalação, mais restaurantes, mais tranquilidade... são 3 lugares com perfis muito diferentes!
      Quantos dias vocês têm? Será que não valeria a pena dividir a estadia?
      Bom... EU não curto muito Porto Seguro, mas conheço muito gente que ama! Prefiro Arraial ou mesmo Trancoso! Mas, como eu disse, é questão de gosto e de interesse...

      Excluir
  54. Olá. ..tudo bem?? Adorei suas dicas. Estou em dúvidas se fico em Porto seguro ou Arraial. O que você me indica,levando em consideração as praias e a economia de grana (eheh)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder. Mas estive viajando no último mês!
      Então, isso vai muito de gosto! EU, particularmente, não gosto muito de Porto Seguro não (mas tem gente que ama)! Só que levando em consideração a grana, você encontra hospedagem bem mais em conta em Porto Seguro do que em Arraial...

      Excluir
  55. Oi REnata...obrigada por responder. Acho que ficarei em Arraial mesmo. Sobre transporte entre as praias , é fácil ?? tem vans que te levam até as mais distantes? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Luciane!
      Tem vans que passam toda hora sim. O pessoal das pousadas sempre sabem te indicar os melhores lugares pra pegar e os horários! É super tranquilo!
      Boa viagem e bom proveito! :)

      Excluir
  56. Bom Dia Renata,

    To querendo passar 8 dias entre Porto Seguro, Arrsaial, Caraiva e Trancoso!! Quantos dias pernoitar nos locais?? Adorei seu post, mas to meio perdida em que local ficar efetivamente hospedada, e quanto tempo.., Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Raissa, tudo bem?
      Bom, isso é bem relativo pq depende muito do gosto da pessoa, sabe?
      EU particularmente não curto muito Porto Seguro. Só fiquei uma vez lá, depois disso voltei várias vezes e sempre passei "batido" por lá. Maaas é questão de gosto. Tem gente que adora!
      Sou apaixonada por Caraíva. Mas muita gente não gosta. Acha muito quieta e sem tanta coisa pra fazer. Mas tudo depende da época do ano que vc vai tb. Em alta temporada, Caraíva é um lugar. Na baixa temporada já muda completamente!
      Enfim, com 8 dias, EU ficaria uns 5 em Arraial e 3 em Caraíva. Mas como eu disse, é relativo! Eu não gosto de Porto Seguro, por isso não cogito ficar lá! E Trancoso dá pra fazer bate e volta, de boa! Se você tivesse mais tempo, talvez desse pra passar uns 2 ou 3 dias em Trancoso tb.
      Agora, se fizer questão de Porto Seguro, tire uns 2 dias de Arraial e fiquei lá!
      Boa viagem! bjs

      Excluir
  57. Olá, Renata! Adorei seu post. Vou para Porto daqui duas semanas, Vou ficar em média 5 dias em porto e 5 em arraial. Acho que gosto dos 2 pelo que comentam. Minha dúvida é em arraial, estou vendo um hostel que gostei muito "hostel novos baianos" bem localizado mas tem uma ruazinha de mato silenciosa pelo que vi até chegar na rua no Mucugê. é perigoso andar por ali a noite? Vi outro hostel na boca do caixa, mox hostel. Ele tá com uma localização perfeita mas achei meio sem sal pelo que eu vi. Se souber sobre hostels pra me dizer... Em porto não achei hostel perto dá passarela. Tem indicação de algum ou uma pousadinha em conta? Estou indo sozinha, procuro hostels para ajudar a fazer amizades. Haha ah, e tem festas a noite em arraial? Alguma em especial que tenha sempre? Obrigada!! Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Obrigada!
      Bom, eu já fiquei 2 vezes no Arraial d'Ajuda Hostel e adorei! Dá uma lida no post desse link pra vc ter uma ideia!
      Não sei nada de festas não. Até porque isso varia muito em relação à época, né? No verão é que costuma bombar mais. Agora vc vai pegar tudo bem mais calmo, mas chegando lá vc descobre o agito!
      Boa viagem e bom proveito!

      Excluir
  58. Oi Camila! Tem dois anos que fui para Arraial sozinho, nessa mesma época do ano. Fiquei 15 dias e faltaram foram dias para aproveitar mais. Rsrs
    Não parei um dia. Fiquei em Arraial mesmo. Você não vai se arrepender. Tem vários lugares para você ir lá. Barzinhos, tem uma festa toda sexta na ilha do aquário que é tooooop demais.. Alguns luais também nas praias de lá. Bacana demais.
    Fiz meu roteiro completo pelas dicas daqui do blog e do trip advisor. Fui uns 4 dias pra festa em Porto a noite, mas tem que ter cuidado um pouco com relação a balsa para voltar. Ficar ligada nos horários. Pq um dia mesmo perdi a hora e tive que esperar um tempão a balsa retornar. E é um pouco perigoso lá na balsa, principalmente para mulher. Aproveita! bjs

    ResponderExcluir
  59. Olá Renata, seu post realmente é diferenciado e muito detalhado. Adorei! Vou em fevereiro de 2018 com esposa e filha de 8 anos. Vou ficar em Arraial, mas quero conhecer Porto Seguro, Trancoso e Caraíva. Vou na primeira semana de fev, imagino que a coisa deva ferver nesse período, mas durante a semana deve ser mais calmo né?
    Como vou ficar 4 dias inteiros, estou fazendo um roteiro e queria sua opinião para saber quais praias vale a pena conhecer. Pretendo sair da pousada todos os dias por volta das 10hs e almoçar na rua ou comer um petisco gostoso em alguma barraca de praia.

    Desde já muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha, tudo bem?
      Muito obrigada! :)
      Bom, 1a semana de fevereiro já não é alta temporada mais. Vai estar num período de transição entre as férias de janeiro e o carnaval, né? Mas também não chega a ser baixa temporada...
      Você pretende passar apenas um dia em cada praia, é isso?
      Acho meio corrido e cansativo, maaas é super possível! Vc vai alugar carro ou não?
      Em Arraial, as praias centrais tem mais estrutura pra criança, mas as outras também tem tem barracas de praia, aí depende do seu estilo de praia.
      Em Trancoso, existem 2 praias centrais: a Coqueiros e a Nativos que são as de mais fácil acesso. Pra um dia apenas recomendo uma delas ou mesmo as duas.
      Caraíva já é mais distante e se não estiver de carro já complica basante por causa dos horários do ônibus e do tempo que se perde indo e voltando. Sem falar que eu acho meio que um desperdício passar só um dia lá! hehe
      De toda forma, a vila só tem uma praia central que se encontra com o rio, então não tem como se perder! hehe
      Já em Porto Seguro tem muitos anos que não vou pra lá. Só passo mesmo pela cidade porque não faz exatamente o meu estio de praia. Mas sei que tem barracas enormes e ótima estrutura pra criança. Se estiver de carro, vá passando por elas e escolha a que mais de interessar e pare por lá!
      Boa viagem e aproveite muito! Tenho certeza que irá gostar e querer voltar depois com mais tempo pra curtir melhor a região que tem muitas opções :)

      Excluir

Comente aqui