6

As Pirâmides do Egito

Renata Campos | 5.4.13 |
Pirâmides do Egito

Ah, as pirâmides... quem nunca sonhou em ver de perto as famosas pirâmides do Egito?

Há mais de 4.500 anos, as pirâmides de Gizé identificam emblematicamente o Egito. E são a única das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda resta. Desejo de 9 entre 10 viajantes, as Pirâmides de Gizé são o principal atrativo turístico do pais. A visita às pirâmides é algo meio surreal!! Estar ali, no meio de tanta história, tantos mistérios é sensacional, quase inacreditável!

História das pirâmides

O trio de pirâmides de Gizé (ou Giza) foi erguido a mando dos faraós Khufu, Khafré e Menkauré (Quéops, Quéfren e Miquerinos), pai, filho e neto, respectivamente. As três pirâmides estão dispostas por ordem de tamanho e idade.

Esquema do Complexo de Gizé

A maior, mais antiga e também mais famosa de todas é a Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide. Originalmente com 146 m (9 a mais do que atualmente, já que falta parte do topo e o revestimento) e 230 m de base, é formada por mais de 2 milhões de blocos de pedra pesando cerca de 2,5 toneladas cada e alguns chegam a pesar até mais que o dobro disso (!!!!).  A construção da pirâmide é cercada de mistérios e impressiona. Veja alguns detalhes curiosos na figura abaixo.

piramide de gizé
A Grande Pirâmide de Quéops
Fonte: Viagem e Turismo. Edição de Colecionador - Egito. 

Em seguida, encontra-se a Pirâmide de Quéfren, filho de Quéops. A pirâmide possui 143 m de altura e 210 de base e, apesar de ser um pouco menor que a primeira, aparenta ser maior já que encontra-se num local 10 m mais alto. É a única que manteve, na parte superior, o revestimento de calcário com o qual as pirâmides eram cobertas e que foi extraído, na Idade Média, para a construção da cidade medieval do Cairo. Uma grande pena isso! Imagina como elas deviam ser lindas cobertas de calcário branco reluzindo ao sol?

Piramides de Gizé
A pirâmide de Quéfren

Essa é a minha pirâmide favorita! Super simpatizei com ela, gente! rsrs 
Ela é tão grande quanto a pirâmide de Quéops, mas não tão famosa quanto, portanto, o assédio é menor! Ah e sem falar que ela tem, como guardiã, ninguém mais ninguém menos do que a Grande Esfinge, que com o corpo em forma de leão e cabeça humana, é a imagem do próprio faraó Quéfren. Apesar de muitos se decepcionaram com o tamanho da Esfinge ela é, sim, enorme! Possui 20 m de altura e 57 de comprimento. Logicamente se compararmos com o tamanho das pirâmides e até mesmo de outras estátuas como as de Abu Simbel ou as dos Templos de Luxor, a esfinge é mesmo pequenininha. Mas nada que tire seu brilho ou diminua sua beleza.

Esfinge e as pirâmides
A grande Esfinge, guardiã da pirâmide de Quéfren.

A pirâmide de Miquerinos – filho de Quéfren e neto de Quéops – é a menor das três, possui “apenas” 66 m de altura e 108 de base. Ao lado da pirâmide de Miquerinos, encontram-se 3 pirâmides menores que pertencem às 3 esposas do Faraó. O mesmo pode ser visto nas outras pirâmides também, mas aqui elas estão mais bem preservadas e mais visíveis.

Pirâmide de Gizé
A Pirâmide de Miquerinos e as pirâmides das 3 esposas.

Localização das pirâmides do Egito

Acho que a maioria das pessoas imagina que as pirâmides estejam “perdidas” no meio do deserto e que seja difícil chegar até elas, né? Nada disso! Elas estão praticamente no meio da cidade. Ficam em Giza (ou Gizé), na região metropolitana do Cairo. Infelizmente, é possível ver a cidade de quase qualquer ponto do complexo de Gizé, o que estraga um pouco a magia do lugar... mas é só virar de costas e pronto, você não verá nada além de areia e pirâmides!

Localização das pirâmides, cercadas pela cidade de Gizé.
Foto: Google Earth
As 3 pirâmides lindas e majestosas.... e a cidade ali ao fundo! 

A visita às piramides

Para visitar as pirâmides, você terá que desembolsar, pelo menos, 60 libras egípcias (± 20 reais), que é o valor de entrada ao Complexo de Gizé. As entradas para o interior da pirâmide de Quéops (100 libras = ± 30 reais) e para o Museu das barcas solares (50 libras= ± 15 reais), ao lado da mesma pirâmide são pagos à parte.

É possível visitar as pirâmides à pé ou a camelo ou cavalo. Nós optamos pelo camelo já que tínhamos muita vontade de andar a camelo e quer lugar melhor do que nas pirâmides pra realizar esse sonho? Essa brincadeira nos custou mais 200 libras (± 58 reais).


Antes de viajar, eu tinha lido muitos relatos a respeito de quanto os caras que oferecem camelos podem ser chatos, insistentes, inconvenientes e trapaceiros. Muita gente se irritou muito com eles, com eu já havia comentado aqui.. Disseram que tentavam fazer o passeio a pé, mas eles ficavam o tempo todo infernizando oferecendo camelos. E os que optaram pelos camelos contaram que donos de camelos os conduziam a um local um pouco mais afastado e exigiam mais dinheiro para voltar ou ainda, e só permitiam que as pessoas descessem do camelo quando dessem mais dinheiro ao final do passeio. Sem opção ou cansados de discutir, as pessoas acabavam cedendo. Por essas e outras, muitos dizem que o s donos de camelo são todos mafiosos.

Mas não tivemos qualquer tipo de problema com relação a isso. Nosso guia nos levou a um local que fica atrás das pirâmides, onde alugamos os camelos. Negociamos tudo lá, sob a supervisão do guia que, inclusive, nos orientou, em alto e bom som, a não dar dinheiro a ninguém durante o percurso. Ao final do passeio, e somente se ficássemos satisfeitos com o serviço, é que daríamos gorjeta aos condutores dos camelos, quando retornássemos ao ponto onde o guia estaria nos esperando com o carro. E assim o fizemos. Sem maiores problemas.



O problema mesmo foi me adaptar ao camelo!! Achei que tiraria de letra, mas não! A Vivi, minha amiga, estava morrendo de medo de andar de camelo, falou tanto que eles arrumaram um menino para ir guiando ela apenas, enquanto eu e Ricardinho fomos amarrados um ao outro. Nós ficamos rindo dela, mas toda minha graça acabou assim que subi no camelo. A sem jeito aqui subiu de qualquer jeito e o apressadinho do camelo nem esperou eu me ajeitar em cima dele e já levantou! Eu sentei muito na frente da cela e não conseguia arredar pra trás por que não tinha onde me apoiar, aquele negocinho de botar o pé (como chama gente?) estava lá atrás e eu não alcançava, estava totalmente sem equilíbrio! E eu tentando explicar que queria descer pra me ajeitar, que eu tinha sentado errado, mas o carinha dos camelos falava apenas o básico do básico do inglês e se limitava a rir do meu desespero. Fiquei com os braços e a palma das mãos doloridos de tanta força que fiz pra me equilibrar lá em cima. Se ainda o Mickey Mouse fosse um camelo calminho, mas não. A cada movimento estranho que ele fazia (e eram muitos), eu soltava um grito... E assim fomos, eu gritando, a Vivi tendo crises de riso de nervoso e o Ricardinho tirando foto de tudo!

Sentada totalmente errada e completamente solta em cima do camelo, eu ficava agarrada à cela pra não cair. Já o Ricardinho, como estava sentado lo lugar certo, bem no meio do camelo, conseguia tirar fotos e tudo mais.. tsc tsc

Começamos a visita por trás das pirâmides, entramos por um portãozinho e passamos por detrás de um campo de futebol, onde já dava pra ver as pirâmides lá no fundo. O lugar era bem feio e sujo, mas à medida que caminhávamos, fomos deixamos tudo aquilo pra trás e a vista era só areia e mais nada. Depois de um tempo, as pirâmides foram aparecendo aos pouquinhos e crescendo, se agigantando. Eu fiquei hipnotizada! Só saía do transe quando Mickey Mouse resolvia fazer alguma “manobra radical”. Aí eu dava meu gritinho básico de desequilíbrio, me agarrava com mais força à cela, mas logo voltava pro transe. Até me esqueci de tirar fotos no começo, só ficava olhando fixamente pras pirâmides (até porque era complicado me equilibrar e tirar fotos ao mesmo tempo).

A primeira parada foi num mirante de onde pudemos ter uma visão completa de todo o complexo de Gizé e ver as 3 pirâmides de frente! Pra mim, essa foi a melhor vista de todas!! E que rendeu vááááárias fotos! Juro que poderia ficar ali horas e horas só contemplando...

Pirâmides do Egito
Começando a visita por detrás da pirâmides
Pirâmides do Egito
Pirâmides do Egito
Eu e Mickey Mouse fazendo pose pra foto! :-)
Piramides do Egito
Fala que não é uma vista de tirar o fôlego???

Lá também eu pude, finalmente, me ajeitar em cima do camelo. Ufaaaaa... Sentar no lugar certo faz toooooooooooda diferença!! Ai sim, eu pude aproveitar de verdade o passeio sem medo de me estabacar no chão... e ainda tinha as mãos livres pra tirar fotos e tudo mais!
Depois dessa paradinha mais que providencial no mirante, fomos descendo e nos aproximando das pirâmides. Primeiro passamos pela pirâmide de Miquerinos, a menor das três, mas mesmo assim ela me pareceu enorme! Seguimos, então, para a pirâmide de Quéfren, onde descemos do camelo e exploramos os arredores a pé. Andamos pra lá e pra cá, tiramos fotos, e depois ficamos parados ali, em silêncio, contemplando tudo aquilo!

Pirâmides de Gizé
Pirâmides de Gizé
Pirâmides de Gizé
Pirâmides do Egito
Piramides do Egito
E ela é gigante... não dá nem pra ver o final! 
Piramides do Egito
Essa foto dá pra ter uma boa ideia do grandeza dos blocos. Olha só o tamaninho da Vivi tentado subir na pirâmide (tudo bem que ela não é lá muito grande.. hehe, mas mesmo assim).
Piramides do Egito
Ownnn... Fala que eles não são fofos? 

Acabamos vendo a grande pirâmide de Quéops só de longe. Quando estávamos indo pra lá, chegaram 3 ônibus lotados de turistas. Então, subimos novamente no camelo e fomos visitar, primeiro, a Esfinge, que também estava bem cheia! Mas com uma boa dose de paciência, conseguimos tirar fotos dela e com ela, inclusive várias fotos jacu como essa... mas foi tudo ideia do guia, viu gente?! rs

Piramides do Egito
Piramide do Egito
Foto jacu.. tudo culpa do guia!! rs
Piramides do Egito
A Esfinge e as pirâmides de Gizé

Saímos de lá e a grande pirâmide estava ainda mais cheia, outros ônibus tinha estacionado ali em frente. Toda aquela confusão contrastava absurdamente com a paz e a tranquilidade com que visitamos as outras duas pirâmides, praticamente sozinhos! O alvoroço em torno da pirâmide de Quéops, grupos e mais grupos de pessoas passando pra lá e pra cá, vendedores eufóricos com tantas vítimas, digo, turistas... Aiii, deu uma preguiça enorme de ir até lá. Sério! Já tínhamos aproveitado muitíssimo bem as outras duas pirâmides, não precisávamos passar pelo stress de visitar uma pirâmide que era praticamente igual às outras (ok, só um pouquinho maior), mas lotada de gente.

E outra, a gente não tinha a intenção de visitar o interior da pirâmide pois já tínhamos feito isso em Saqqara, no mesmo dia, pela manhã, como contei aqui RêVivendo o Cairo. Por mais que a pirâmide de Quéops seja mais conhecida, importante e maior que as demais, interior de pirâmide é tudo a mesma coisa: uma escadaria, um corredorzinho apertado e uma sala pequena com nada dentro.


Piramides e esfinge
A maioria dsa pessoas chega por aqui e essa é a primeira visão das pirâmides que tem! Pra gente, esse  já foi o caminho de saída! (Reparem na rampa à direita que leva à pirâmide de Quéops).

Parece que a maioria das pessoas começa a visitar as pirâmides por ali, por onde terminamos nosso passeio. Talvez por isso, a grande pirâmide e a esfinge fiquem tão mais lotadas do que o restante do complexo de Gizé. E muito provavelmente, alguns se contentem em visitar apenas esses dois monumentos. Pode parecer que não, mas as três pirâmides ficam longe uma das outras. Lógico que dá pra ir caminhando, mas não é todo mundo que tem essa disposição, sem falar no calor que geralmente faz por lá. Isso explica o fato de as outras duas pirâmides estarem agradavelmente vazias. Sorte nossa! 

Pirâmides do Egito
Aqui dá pra ter uma ideia um pouco melhor da distância entre as 3 pirâmides. 

Enfim, eu adorei visitar as pirâmides de camelo! Vi muita gente dizendo que não compensa e tal, mas eu curti demais a experiência. Acho que a maioria das pessoas que fala mal começou o passeio ali mesmo e depois de muita insistência dos inúmeros vendedores chatos que ficam por ali. Como eu disse, iniciamos o passeio por detrás das pirâmides e fomos, aos poucos, entrando no clima do lugar, vendo as pirâmides aos pouquinhos pra só depois chegar na agitação da grande pirâmide e da esfinge.
Mas de uma forma ou de outra, o que vale mesmo é conhecer as pirâmides, né? Seja lá como for, afinal de contas, estamos falando das Pirâmides de Gizé, né gente? As únicas sobreviventes das 7 maravilhas do mundo antigo.




Para saber mais sobre o Egito, leia também:

Roteiro de viagem ao Egito
Viajar ou não sozinhA pro Egito? Eis a questão...
Dicas básicas para aproveitar o Egito sem stress

Cairo
RêVivendo o Cairo
Review de hotel no Cairo: King Hotel


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem geral 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

6 comentários :

  1. Ei Natalie!
    Que ótimo!! :-)
    Obrigada, mais uma vez!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi re amei todos os posts sobre o Egito , voce fala de uma forma bem realista sobre o local , sem deixar de falar das coisas boas amei Bjxxx

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11.8.15

    Oi Re...acho que vou chorar por horas e horas qdo estiver lá kkkk imagine só... Chegando por trás das pirâmides, sem aglomero de pessoas, uau!!! Sua viagem foi um trailer da viagem que eu e minha filha vamos fazer de 15 anos dela...mudaremos muito pouco o roteiro ou não mudaremos nada kkkk...essa agência já me conquistou! Só por essa entrada triunfal pelos fundos da pirâmide! Perfeito! Sabem das coisas!! Obrigada ao universo por conhecer sua experiência.
    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, que legal!
      Você vai adorar mesmo! O Egito é um país espetacular e as pirâmides então.. surreal!
      Depois me conta o que achou, tá?
      Boa viagem e aproveitem muito!

      Excluir
  4. oi oi oi, sou o vando, , descendente de cabo verdianos, nascido em protugal, a viver em londres e vou ao egipto daqui a um mês, vou realizar um sonho, mas tenho umas duvidas que espero que me esclareca, chegando ao aeroproto qual a melhor forma de chegar ao hotel? taxi? metro? tenho medo de chegar le ficar atoa, até porque vou chegar de noite. como posso ter um guia? vou spzinho, é facil arranjar um lá no hotel? todo o hotel têm contactos de guias?? obrigada..
    ps: o teu texto fezz.me ainda com mais vontade de ir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vando, tudo bem?
      Obrigada! :-)
      Eu contratei um motorista com guia através da Hoalegypt (falo sobre eles em outros posts aqui) e eles nos buscaram no aeroporto e fizeram todos os passeios conosco. Eu fechei tudo antes de viajar, então não me preocupei com nada disso lá! Não sei te dizer se os hotéis tem contato de guias, mas ACHO que a maioria não deve ter não, viu?
      Durante o dia nós tínhamos motorista e guia, mas à noite saíamos de táxi, tinha um ponto de táxi em frente ao nosso hotel! Não cheguei a andar de metrô lá, então não sei te dizer como é, mas ele não vai té o aeroporto não! Pra sair de lá só de táxi mesmo! Mas cuidado com os preços altos que eles possam de cobrar! Sem falar que o trânsito é totalmente caótico!!
      Boa sorte e boa viagem! O Egito é um país incrível! :-)

      Excluir

Comente aqui