26

Encontro de Blogueiros de Viagem e Viajantes em Belo Horizonte #EncontroBH

Renata Campos | 3.5.13 |

No último final de semana aconteceu um encontro de blogueiros de viagem e de viajantes aqui em Belo Horizonte/MG, que ficou conhecido nas redes sociais como #EncontroBH.


Pra ser bem sincera, eu não sei exatamente como surgiu o evento. Mas parece que o pessoal queria aproveitar a vinda ao Brasil da Patrícia, do Turomaquia, que, no fim das contas, acabou não vindo ao encontro! Mas aí o “estrago” já estava feito. Pra galera que gosta de viajar, qualquer motivo é desculpa pra viajar (às vezes nem precisa de motivo, né? rs). Assim, o evento foi ganhando mais e mais adeptos.

E o mais engraçado era que não existia uma programação, nem nada. De certo mesmo, só havia a data (26 a 28/04/2013). Os programas foram surgindo no decorrer do encontro, os arranjos e combinações eram feitas ali na hora mesmo, e também através das redes sociais, claro. E apesar de alguns desencontros, o #EncontroBH foi sensacional!!

Na sexta-feira, abrimos os serviços num bar. Onde mais poderia ser? A gente tá em BH, né?! hehe
Aos poucos, o pessoal foi chegando, muitos vieram direto do aeroporto. A mesa era enorme e a rotatividade foi grande, uns estavam lá bem cedo e outros só chegaram mais tarde, quando os primeiros já tinha partido. Não deu pra conversar com tudo mundo, mas já foi um ótimo começo!!!

Turma reunida no 1º dia do #EncontroBH
Foto: José Henrique Amormino


No dia seguinte, fomos visitar o Instituto Inhotim. Alguns alugaram um carro e outros uma van! Como fomos cada um por conta própria, os grupos acabaram não se encontrando lá. Lógico, o lugar é enorme!!! Mas marcamos de almoçar todos juntos.. santo wifi que permitiu que nos comunicássemos lá!! rs

Inhotim
Restaurante Oiticica no Inhotim
Inhotim
Parte da galera do #EncontroBH reunida pro almoço

Esse foi o único momento em que todos os que foram ao Inhotim se encontraram. Depois de muita conversa e muita comida boa, cada grupo continuou a visita por conta própria.
Quem conhece o Inhotim sabe que toda sua fama se justifica, ele não é conhecido internacionalmente à toa! Além de toda beleza natural, as obras de arte, esculturas e galerias são incríveis!!

#EncontroBH
#EncontroBH
#EncontroBH
O Instituto Inhotim tem de tudo um pouco!
#EncontroBH
Visitando o Inhotim com a delegação BSB.. e adjacências!! rs
Fotos: Marcelo Lemos

Nossa visita foi ótima, não só pelo lugar, mas pelas companhias. Duvido que tenha havia alguma turma mais animada (e besta) que a nossa, a "Delegação de Brasília... e adjacências"!! rs. Acho que dá pra perceber pelas fotos, né? rs
Povo besta que adoooora uma foto... besta! haha

#EncontroBH
#EncontroBH
A gente é bobo assim mesmo... e felizzzz!! :-)
Fotos: Marcelo Lemos e Diego Paiva

Não, eu não publiquei as fotos acima no post errado. Sei que todas elas deveriam estar no post Blogagem Coletiva | Foto Jacu: quem nunca? maaaaasss... hehe
Nos divertimos muuuito! Tanto que só fomos uns dos últimos a ir embora, quando já estava anoitecendo!

#EncontroBH
Deleções de SP e Brasília e a mineira aqui fechando o Instiuto Inhotim
Foto: Gledson Raymundo

Chegando em casa, reuni o restinho das minhas forças e ainda encarei um boteco com o pessoal. Tava todo mundo morto do dia super intenso que tivemos no Inhotim, mas a companhia era tão bacana que o esforço valia super a pena!!

Mas como éramos muitos e com gostos diferentes, nessa noite, o grupo acabou se dividindo. Enquanto fazíamos a festa num barzinho, provando praticamente todo o cardápio de comida de boteco e bebida também, outra parte do grupo se esbaldava nas delícias de um dos mais tradicionais restaurantes de comida mineira da capital, o Dona Lucinha.

Galera se esbaldando no Almaque Bar
Fotos dos Instagramers @gardens_ @nerdsviajantes @renatafcampos

A outra parte do pessoal que se reuniu no restaurante Dona Lucinha
Foto: Virgínia Silva

No domingo, mesmo depois do sábado super intenso e produtivo, todo mundo estava de pé cedo para a visita ao Mercado Municipal de BH, programa obrigatório para turistas e que faz parte do dia-a-dia dos locais. O dia começou muitíssimo bem com um reforçado café da manhã regado a muito pão de queijo, biscoito de queijo, broa de queijo.. queijo, queijo, queijo ingrediente fundamental num prato de um bom mineiro.. hehe

#EncontroBH
Todo mundo ainda com cara de sono, mas começando bem o dia com um café da manhã no Mercado Central
#EncontroBH
#EncontroBH
Fotos do Mercado Central de BH by @gardens_ @carolmayr @diegospaiva @camsk @renatafcampos

Depois de umas voltinhas e umas comprinhas pelo Mercado, fomos passear na praça da Liberdade. Lá, encontramos com outra parte do grupo e fomos juntos ao Palácio da Liberdade, onde fizemos a visita guiada, que acontece todos os domingos de manhã e é gratuita. O lugar é lindo, pena que não é permitido tirar fotos lá dentro!!

#EncontroBH
#EncontroBH
Manhã de domingo na Praça da Liberdade
Foto: José Henrique Armormino
#EncontroBH
#EncontroBH
Palácio da Liberdade
Foto: José Henrique Armormino e Helder Ribeiro

Hora da pausa pro almoço! E lá fomos nós pro restaurante Maria das Tranças, restaurante especializado em frango, que tem como carro-chefe o tradicional e mineiríssimo frango ao molho pardo, prato que muitos não conheciam!! :-0

Eu, como mineira já cansada de frango ao molho pardo, posso muito bem trocá-lo por um bom frango com gorgonzola, né? Já disse que sou apaixonada por queijos, né? Por gorgonzola então..
E pra fechar, com chave de ouro, tortinha de Ferrero Rocher de sobremesa! Delícia de almoço! 

Com a barriga cheia, fomos à praça do Papa e, depois, ao mirante do Mangabeiras, onde finalizamos o dia apreciando o belo horizonte da capital mineira!!

Praça do Papa
Galera se despedindo do #EncontroBH na Praça do Papa
Foto: Helder Ribeiro (esse da foto abaixo.. hehe)
O fotógrafo oficial do #EncontroBH

#EncontroBH
Vista de Belo Horizonte do Mirante do Mangabeiras
No Mirante do Mangabeiras
Foto: Marcelo Lemos
E foi com um sorriso no rosto que a gente se despediu do #EncontroBH!
Felizes da vida e com a certeza de que foi um final de semana pra lá de especial!!  :-)

E, assim, terminou o #EncontroBH! :-(

Pena que foi tudo muito rápido! Mas foi intenso também! A sintonia entre os participantes foi perfeita! E olha que muitos nem se conheciam pessoalmente, só através das redes sociais ou nem isso. Mas foi tudo ótimo!! E vai deixar saudades!!

O #EncontroBH foi uma prova de que de que não é preciso ir longe pra ser feliz. Uma viagem dentro da sua própria cidade pode ser tão incrível como qualquer outra. Tudo depende da companhia. E nesse quesito, estávamos todos muitíssimo bem! Afinal de contas, estávamos companhados dos nossos mais novos velhos amigos de infância!! Foi sensacional!!

Como sou suspeita pra falar, vou deixar a palavra com os outros participantes que, pelo twitter e facebook, endossam tudo o eu disse aqui.










  • Mais do que agradeço o carinho e a hospitalidade tipica mineira de vcs e de tantos outros amigos que por aqui encontrei durante todo o fds. Uai!! Vcs sao muitos queridos, So...;o)!
  • Um resumo de como foi meu último fim de semana!

    Agradeço ao pessoal de Belo Horizonte pela excelente recepção e aos demais viajantes pela ótima companhia! \o/

    Onde e quando será o próximo mesmo? Quero mais!!! =D
  • Esse fds foi um dos mais divertidos da minha vida. Tive o imenso prazer de conhecer pessoas maravilhosas!! Bom, "conhecer" pq a maioria delas eu já conheço, convivemos diariamente, sabem muito sobre mim, algumas conheço há anos, embora nunca tenha ouvido a voz ou visto pessoalmente.

    Éramos um grupo de mais ou menos 30 pessoas que compartilham uma paixão: viajar. Mas essa viagem, para Belo Horizonte, foi muito mais do que viajar para visitar uma cidade. Essa foi uma viagem para conhecer pessoas.

    E que pessoas!!! A afinidade é tão grande que não houve um único momento de silêncio, desconforto, de se sentir um peixe fora d'água. Pelo contrário, parecíamos amigos de infância, grupo de formandos de 2º grau (ou seria primeiro?), pessoas se divertindo e sendo felizes.

    Fica aqui então o meu imenso agradecimento à delegação de Minas por ter nos recebido com tanto calor e afeto e disposição, à delegação de Brasília pelo companheirismo de sempre e às outras delegação pelo prazer da companhia nesses 3 dias em Belo Horizonte!

    Vocês estão para sempre no meu coração!!

Lindo, não? 

Aproveito para agradecer a todos que tornaram esse encontro mais do que especial pra mim:

Pra começar, agradeço aos meus queridos conterrâneos, os mineiros: Lillian Brandão e Helder Ribeiro, os Nerds Viajantes; Camila Navarro do Viaggiando, José Henrique Amormino (e Naiara) do Aventuras e Expedições; Alexandre Costa (e Graziela) do O que se faz e a Tássia Corina e o Antônio (Kiko) do Com os pés no mundo.

À delegação de Brasília e adjacências que tanto me divertiu: Anna Bárbara e Diego Paiva do Nós no mundo, Marcelo Lemos do Across the universe, Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, Carol May do Dicas e roteiros de viagens e a "desblogada" Mariana Laudeauser...rs.

À animada delegação de São Paulo, Gardenia Rogatto do Peripécias de uma flor e os viajantes Daniela Nogueira, Débora Giusto e Gledson Raymundo (me incluam nas próximas viagens, hein? hehe).

À simpática delegação nova iorquina representada pela Marcie Pelicano do Abrindo o bico e família.

E também aos que acabei não tendo tanto contato, nem tempo de conversar muito, mas que também contribuíram pra que tudo fosse ótimo: A Paula Brum do Mochilinha Gaúcha, Paula Bicudo do Big Trip, Luciana Malheiros do Dividindo a Bagagem, Carmem Almeida do De uns tempos pra cá, Ana Oliveira do Psiulândia, Virgínia Silva do Impressões, Alexandre Margineli do Aldeia comum. Além da Meilin (que é guia), Sylvia Lemos, Maria Helena (Lena) Máximo, Cláudia Matoso e quem mais eu, por ventura, tenha esquecido. É que é muita gente!! :-S

Com tanta gente bacana num só lugar, não tinha como não ser legal!!
Eu adorei tudo, do início ao fim!


Ah... só mais uma coisa a dizer (leiam em minerês, por favor, rs):

Nuuuuuuuuuu.. foi bom demais da conta, sô!!! ;-)

Que venham os próximos!! E logo!!

--
PS1 Tem muita foto legal do encontro no Instagram, procure pela hastag #EncontroBH e aprecie!

PS2 Não falei que as fotos estão bacanas? A série Instagram da semana do blog Aventura Mango tem 3 fotos do #EncontroBH entre as 10 dessa semana! 

PS3 A Anna Bárbara do blog Nós no Mundo e a Paula Brum do Mochilinha Gaúcha também fizeram  posts sobre o #EncontroBH que vocês podem ver aqui: Encontro de blogueiros de viagem em BH! e aqui: #EncontroBH: o primeiro do Mochilinha!

26 comentários :

  1. Apesar de estar viajando, e isto é sempre mto bom, senti muito não ir a este encontro. É muito bom rever os amigos e conhecer pessoalmente outros. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil conseguir reunir blogueiros de viagem que estão sempre viajando, né Flora? hehe
      Quem sabe no próximo você consegue vir? :-)

      Excluir
  2. Nossa, papei mosca hein! Deve ter sido muito bacana, mas eu não vi (ou não reparei a tempo) sobre a divulgação do EncontroBH! To louco pra voltar BH e seria uma ótima oportunidade para rever e conhcer mais amigos mineiros!! :-( fica pra próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Fábio, que pena!!
      Na verdade, o encontro não foi nada muito organizado não. Uns aproveitaram que outros estavam vindo e a coisa foi crescendo meio desorganizada mesmo.
      Eu mesma só fiquei sabendo quando a data estava marcada e tudo mais! A programação foi sendo feita durante o Encontro!!
      Mas foi tão legal que a gente tá até pensando em fazer outro! Aí, pode deixar que eu te aviso!
      Ah.. e qdo vier aqui é só avisar que a gente organiza a blogosfera mineira aqui!! :-)

      Excluir
  3. Fiquei muito contente por ter participado do encontro e por ter servido árvore de natal de câmeras como nessa foto aí. :) Uma honra ser o fotógrafo oficial dessa turma.

    Foi um fim de semana muito divertido e com grandes passeios. Espero participar de vários outros encontros como esse.

    Abraços, e até a próxima!
    Helder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe.. suas fotos e seu serviço de fotógrafo serão sempre muito bem vindos!! rs

      Eu acho que a gente deveria se organizar pra fazer outro #EncontroBH ainda esse ano, hein? Que tal? ;-)

      Excluir
  4. Foi tudo meio desorganizado e de última hora mesmo, mas no final foi tudo perfeito! Com tanta gente legal reunida, só podia sair coisa boa! Na próxima vez só temos que divulgar mais, pois muita gente disse que não veio porque nem ficou sabendo. Porque é claro que teremos outros encontros, né? E em BH e em qualquer canto desse mundo. ;) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Camila!! Essa foi uma desorganização que deu super certo! :-)
      Eu acho sim que a gente deveria pensar em fazer um outro encontro e chamar todo mundo que não pode vir (e os que vieram de novo, claaaro).
      Bora se organizar! bjos

      Excluir
  5. Que pena que durou tão pouco. Eu gostaria de ter passado mais tempo e conhecido melhor vocês.

    As fotos estão bárbaras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo muito rápido não foi, Marcie?
      Mas oportunidades não faltarão!! :-)

      Excluir
  6. Delícia! Todo mundo feliz e empolgado.
    Quero muito participar de um próximo encontro na minha terrinha :)
    Até meu blog faz uma homenagem à MG no nome: London, sô! hahahahaha
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. o minerês não larga a gente nunca, né não Luiza? rs
      Quando estiver por aqui, dá um toque pra gente combinar um encontro, nem que seja numa versão menor.. :-)

      Excluir
  7. Gledson Raymundo3.5.13

    Fantástica a forma como você descreveu o evento!! Bora repetir em BH como também em outros lugares desse Brasilzão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gledson!!! :-)
      Encontros como esse devem mesmo ser sempre repetidos! Seja lá onde for!
      E voltem sempre! Vcs serão sempre muito bem vindos!!

      Excluir
  8. Adorei!!!!
    Bão demais esse encontro!!!
    Temos que marcar logo o próximo! Já to com saudadde da galera!! :)
    Bjs, Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos marcar sim!!
      Sempre que vier pra cá nos avise que a gente combina algo! :-)
      bjos

      Excluir
  9. O encontro foi realmente ótimo. Turminha super animada! Fazia tempo que eu não passava um final de semana tão animado na própria cidade! :) Amei!
    Beijos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Lillian! Foi ótimo turistar na própria cidade e melhor ainda na companhia de tanta gente bacana!!
      E que venham os próximos, néééé?
      bjos

      Excluir
  10. Ah... foi tão, tão, tão legal!!! Quero de novo!!! Os mineiros foram ótimos receptivos, como já disse no twitter e os demais, foram ótima companhia. A-D-O-R-E-I!
    E a Rê retratou muito bem nosso final de semana divertido! Valeu, pessoal!
    Beijos a todos,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo ótimo, não foi Dani?
      E vamos fazer de novo!!
      bjos

      Excluir
  11. Me identifiquei taaanto com o título de bobo e feliz! :D

    Essa foi uma das viagens que eu classifico como perfeita. Um destino que amo tanto e não canso de visitar (sim, sou mineiro de coração), com pessoas sensacionais e ao qual me identifico tanto (elas também sabem de cor o número dos seus cartões de milhagens!) e em um momento onde eu precisava muito me divertir e esquecer dos problemas da vida!

    Foi lindo meu povo! Valeu Renata pela companhia na delegação de Brasília e por perpetuar esse momento único nesse excelente post. Que venham os próximos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. hahaha, caiu como uma luva, né? rs

      É muito bacana quando uma viagem assim, despretensiosa, acaba se transformando numa coisa tão bacana, né?

      Volte sempre pra terrinha, será um prazer recebê-lo novamente!!
      Bjos e até o próximo!! :-)

      Excluir
  12. Nossa que delicia de encontro.. Eu participei da ConVnVenção em NY em 2011 e foi um barato...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses encontros são ótimos mesmo, não são?
      Acho até que li um post seu sobre isso.. um que você fez um passeio de barco em torno de Manhattan com a Marcie. Fiz o mesmo passeio depois de ler os posts de vocês dois!! :-)
      bjos

      Excluir
  13. Este é um Ato Aleatório de Gentileza

    Em comemoração ao meu aniversário de 26 anos, farei 26 Atos Aleatórios de Gentileza durante o dia!

    Estou escrevendo nos meus blogs favoritos e gostaria de agradecer por todo o trabalho que você faz para ajudar seus leitores.

    Rê, foi maravilhoso te conhecer em BH, já era super fã, principalmente por causa da Colômbia. Alias, vc me fez apaixonar por aquele lugar e sou muito grata por isso. Seu blog, e vários outros, me ajudam a abrir ainda mais minha cabeça a explorar novos lugares. Obrigada por tudo!!

    Aproveite bem o que recebeu e, se puder, passe adiante.
    Faça uma boa ação sem esperar nada em troca.
    É um sentimento que não tem preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Mari, que bacana! :-)

      Também adorei te conhecer, especialmente nesse final de semana que foi tão especial, né?

      Adorei essa sua ideia para comemorar o aniversário. Super legal mesmo!! Estou acompanhando seus 26 atos de gentileza pelas redes sociais e adorando!!

      Suuuuper parabéns pelo aniversário e pela inciativa!!!
      bjão

      Excluir

Comente aqui