25

Viajando de avião entre La Paz e Uyuni

Renata Campos | 17.1.14 |

Para ir à Uyuni, de onde saem os tours para o deserto de sal, existem várias opções: ônibus turístico, ônibus de linha fazendo baldeação, ônibus + trem ou avião. Já contei nesse post Viajando de ônibus entre Uyuni e La Paz como foi nossa viagem de volta. Vou contar agora, então, como chegamos ao Salar de Uyuni.
Como eu disse acima, opções para chegar em Uyuni não faltam. O problema é que nenhuma delas nos parecia muito boa. Descartamos a opção do ônibus pois ouvimos várias histórias ruins sobre o trajeto. Na volta, pude comprovar que todas elas eram realmente verdadeiras. Foram mais de 10 horas sacolejando numa estrada em péssimas condições. Eu já não consigo dormir direito em uma viagem comum, numa viagem dessas então, eu tinha certeza que seria impossível. Até porque não dá pra tomar dramin na Bolívia, pois ele diminui a frequência respiratória, aumentando ainda mais a falta de ar que já é comum em lugares de alta altitude. Achei que seria meio pesado passar a noite toda em claro chacoalhando dentro de um ônibus, chegar em Uyuni e já encarar 3 dias de tour no Salar.

Seguro viagem america do sul 468x60

Outra opção seria ir de Ônibus de La Paz até Oruro e lá pegar um trem para Uyuni. O problema era que, como não é mais possível comprar os tickets de trem pela internet, corríamos o risco de não conseguir passagem na hora, algo que já tinha acontecido com muita gente. Nesse caso, a única opção seria pegar um ônibus convencional de Oruro até La Paz. O que seria ainda muito pior do que ir direto num ônibus turístico, pelo menos ele é mais confortável, tem banheiro e não faz nenhuma parada. Sem falar que, indo de ônibus+trem ou ônibus+ônibus perderíamos um dia inteiro de viagem. 

Optamos então por ir de avião que, apesar de ser a opção mais cara, nos pareceu a melhor comparando com as outras. Mas não foi beeem assim não. Essa foi, de longe, a pior viagem da minha vida! O avião era um daqueles minúsculos, que só cabem 18 pessoas. Até aí tudo bem, eu já tinha viajado outras vezes com aviões semelhantes (até contei uma das vezes nesse post aqui Voando à ilha de Providencia) e foi super tranquilo. Mas dessa vez foi diferente!

Olha o tamanico do avião da Amaszonas comparado com o da Lan ao lado. 
Esquema do avião que voamos, um fairchild SA-227

Pra começar, chovia muito e, por isso, o voo atrasou mais ou menos uma hora pra sair. Mas, ainda assim, saímos debaixo de chuva! Resultado? O avião chacoalhou durante toda a viagem! Imagina uma hora e meia de turbulência ininterrupta?! Algumas mais fortes, outras mais fracas, mas não houve um minuto sequer de paz. O avião tremia, balançava, chacoalhava, pulava, às vezes até fazia mais de uma dessas coisas ao mesmo tempo, mas ficar quietinho, paradinho que é bom, nada! Tinha hora que parecia meeesmo que o avião iria cair. Enquanto a metade das pessoas rezava pra isso não acontecer, a outra metade chorava, gritava ou vomitava! É, porque com tanto balanço, não há estômago que resista! Foi tenso! Bem tenso! Muito tenso! 

Detalhes do avião externamente (fotos acima) e internamente (fotos abaixo)
Logo no início da viagem (quando eu ainda conseguia tirar fotos), reparem que
os homens estão tentando dar forças às suas mulheres que já estavam em desespero!

Eu nem acreditei quando o avião finalmente pousou. Chegamos em Uyuni e não tinha nem sinal de chuva mais, mas como não dava pra ver absolutamente nada da janela e as turbulências continuavam, nem percebi que não chovia mais. Também, eu estava muito concentrada em não passar mal. Apesar de aliviada, eu verde e ainda muito enjoada, todos os meus órgãos estavam fora do lugar.

Frase mais esperada durante a longa hora e meia de viagem: bem vindos a Uyuni

Chegamos, pegamos um táxi e fomos direto ao hostal que já havíamos previamente reservado, o La Magia de Uyuni. Ainda fiquei deitada um bom tempo passando mal na cama até meus órgãos voltarem a seus devidos locais. Mas nada que uma boa noite de sono não resolva! No dia seguinte já estava ótima e feliz da vida rumo ao Salar de Uyuni.

Enfim, eu achei a viagem péssima e não recomendo a ninguém! Apesar de que, acho que meu voo tenha sido pior que o normal devido à chuva! Mas sei lá, eu não arriscaria outra vez. Uma coisa é chacoalhar dentro de um ônibus, como aconteceu na viagem de volta de Uyuni à La Paz. Outra bem diferente é chacoalhar dentro de um avião, né? O risco, o medo e, inclusive, o enjoo são infinitamente maiores!

Maaaas pra quem ainda assim quiser encarar o voo, existem duas companhias aéreas que voam até Uyuni, a TAM (não a nossa TAM, a boliviana) e a Amaszonas, com a qual voei.

Eu comprei a passagem, antecipadamente, pelo próprio site da empresa. Nosso voo estava marcado pra sair às 13:50 mas, na noite anterior, recebi um e-mail modificando o voo para 16:30. Num primeiro momento, até achei que esse atraso seria vantajoso, pois assim ganharíamos mais um tempinho para conhecer La Paz. Mas pensando bem, acho que isso não foi um bom negócio não. Afinal de contas, o tempo esteve bom durante todo o dia, com céu aberto e sol. A chuva começou a cair só depois que chegamos ao aeroporto, tanto que o voo ainda atrasou mais uma hora por causa disso. Ou seja, muito provavelmente, não teríamos enfrentado uma turbulência tão horrorosa se o voo tivesse saído no horário previsto.

Enfim, que o voo foi péssimo não há como negar! Mas todo o pânico e mal estar que passei foram rapidamente esquecidos logo que vi a primeira bela paisagem do Salar de Uyuni. Agora, tudo não passa apenas de mais uma "boa" história pra contar, mais uma viagem a ser revivida! :-)

👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Salar de uyuni de avião

Leia também:
Roteiro de viagem à Bolívia
Viajando de ônibus entre Uyuni e La Paz
RêVivendo La Paz
Hospedagem em La Paz 


---
Tá indo viajar?

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!






➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

25 comentários :

  1. Nossa, que bom ler seu relato. Você foi agora no início do ano? Eu estou com as passagens compradas para março e ainda estou na busca do roteiro perfeito. Estava quase certa que iria para Uyuni de avião, mas primeiro que a passagem é bem cara e agora, lendo seu relato então...
    Obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fadiane,
      Eu fui em outubro! Bom, a ideia nem era desencorajar as pessoas de voar não! Apenas prevenir! Porque, juro, se eu tivesse lido algo parecido teria pensado 2x e ido preparada! hehe
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Nossa Renata que situação...complicado mesmo. Mas lendo seu relato já ajuda muito na hora de tomar uma decisão. Sou louca para ir lá, agora é pensar 3 x em como ir rs rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. foi tenso, Vanessa!
      Não acho que todos os voos sejam tão terríveis assim, maaaas é um caso a sem pensar, né?
      De toda forma, vá ao Salar! É incrível!

      Excluir
  3. Oi Renata curti bastante seu blog e vou fazer um roteiro Peru, Bolívia e Chile agora em Junho...estava pesquisando sobre vôos para Uyuni...assim como você estou pensando em economizar tempo...onde você comprou as passagens de avião para Uyun?? Agência ou no próprio aeroporto?? Estava vendo um site que vende passagens, mas fiquei com receio em pagar mais caro se comprar aqui no Brasil....
    Obrigada e Parabéns pelo blog...tem ótimas dicas!!

    Ana Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Comprei a passagem pelo site da própria cia aérea, aqui do Brasil mesmo. Viajei com a Amaszonas, o link tá ali em cima no post.
      Não sei se é uma boa ideia deixar pra comprar a passagem no aeroporto pois, como o avião é muito pequeno, só cabem 18 pessoas. Aí pode acontecer de não tem lugar mais se você deixar pra comprar em cima da hora!
      Boa viagem!

      Excluir
  4. Oi Renata, tudo bem?
    Você saberia me informar o limite de peso de bagagem da empresa Amaszonas? No site não achei nada sobre isso e sei que as empresas low cost costumam ser rígidas com excesso de bagagem.
    Obrigado,
    Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius, tudo bem?
      A Amaszonas não é exatametne um low cost, no sentido literal da palavra. Mas, apesar do avião ser pequeno, o limite de bagagem não é pequeno, se não me engano são 20 quilos. Pelo menos, eu viajei com minha mochila que não estava das mais levinhas não! rs

      Excluir
  5. Caramba, Re! Que história!!! Sempre que viajo e tenho dúvidas de ônibus ou avião, acabo optando por pagar um pouco mais e ganhar tempo indo de avião. Mas nunca tive uma experiência traumática assim não. Rs Vou ler suas outras dicas sobre a Bolívia pq estou "namorando" este roteiro. Beijos, Nat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nat,
      Na dúvida, eu também acabo optando pelo avião!! Mas tô começando a pensar 2x depois dessa!
      Ainda preciso terminar de postar sobre a Bolívia, mas a viagens vão se atropelando.. sabe como é, né? rs. Mas a Bolívia é incrível, vale mesmo a pena visitá-la!! bjos

      Excluir
  6. Renata
    Estou adorando ler seu blog, cheguei aqui porque queria informações de como ir de ônibus do Uyuni a La Paz, avião nem passava pela minha cabeça porque estou bem no início das pesquisas e também por achar que seria opção mais cara e coincidentemente vi esse seu relato de avião, eu que sou medrosa, não vou arriscar mesmo rsrsrs Obrigada por dedicar seu tempo em escrever! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem?
      Obrigada!!!
      Realmente, o voo foi péssimo! Melhor optar pelo ônibus mesmo! Melhor opção!!

      Excluir
  7. Nossa, Renata, eu geralmente viajo mais tranquila em aviao do que nessas estradas horriveis, mas agora ja nao sei mais o que eh pior rsss. Estou planejando uma viagem a Bolivia e essa questao de transporte por la eh realmente complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Geralmente eu também, até por isso optei por fazer um trecho pelo menos de avião, mas a experiência foi péssima!
      Realmente, o transporte é complicadíssimo mesmo! Maaas, quanto mais difícil melhor! rs. O Salar de Uyuni vale todo e qualquer esforço! Acredite! ;-)

      Excluir
  8. Mariana31.8.15

    Ei Renata, tudo bem? QTs dias vc ficou no total? To planejando uma viagem para Bolívia e Peru. Gostari de saber qts dias vc gastou na Bolivia, pois não quero viajar na "pressa". :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?
      Eu fiquei 8 dias na Bolívia (sem contar os dias de chegada e saída) Escrevi sobre o roteiro que fiz por lá.
      Dá uma olhada aqui: http://www.revivendoviagens.com/2013/12/roteiro-de-viagem-bolivia.html

      Excluir
  9. Menina do céu, muito obrigada por este post!
    Embarco pra Bolívia daqui 2 semanas e ia levar vários dramins!!!
    Tenho um remédio pra enjoo chamado Vonau que não dá sono (o pessoal costuma tomar em viagens de navio), já tomou?
    Ainda não sei como farei o percurso la paz - uyuni - la paz e nem se pegarei uma diaria em uyuni pra descansar antes de partir para o salar. você acha que vale a pena?
    da pra encarar a volta de ônibus "tranquila" sem pegar uma diaria pra descansar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Évelin, que bom que gostou!
      Não conheço esse Vonau não, mas vou procurar saber! Valeu!
      Eu voltei de ônibus direto depois do tour e, apesar dos pesares, achei de boa! Cheguei em La Paz e ainda encarei mais 5 horas de ônibus pra Copacabana! rs
      Não acho que precisa dormir em Uyuni pra descansar não. Até porque só terá ônibus no outro dia à noite e na cidade não tem absolutamente nada pra você fazer!
      Vai direto mesmo, bom que você estará cansada e vai conseguir dormir no ônibus!
      Boa viagem!

      Excluir
  10. Luisa14.5.16

    Oi Renata!!! eu comprei passagens de onibus mas andei lendo que a viagem é um pouco tensa, ai pensei no aviao, mas depois que li o que voce escreveu penso que o ideal é continuar com a de onibus ne? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, pois é!
      A minha viagem de avião foi HORRíVEL, mas já teve gente que comentou que o voo foi tranquilo! EU não arriscaria de novo! rs
      Voltei de ônibus e a viagem realmente não é boa não. Mas foi infinitamente melhor do que a de avião!! hehe
      Tenho um post aqui sobre a viagem de ônibus, não sei se vc chegou a ler, mas dá uma olhada aqui: http://www.revivendoviagens.com/2014/01/onibus-entre-uyuni-e-la-paz.html

      Excluir
  11. boa noite renata tudo bem? estou indo para o salar em dezembro e pretendo sair de la paz de aviao de manha cedinho chegando em uyuni as 8 ...vi q os tours começam as 10:30 e pretendo fazer o tour de um dia...o aeroporto fica longe de onde saem os tours? é possivel eu chegar a tempo para o tour chegando nesse voo?? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellas, tudo bem?
      O aeroporto é um pouco afastado sim, mas nada demais. Até porque a cidade é pequena. O problema que eu vejo é que é bem comum atrasarem os voos, ou mesmo cancelarem. O meu atrasou mais de uma hora.
      Mas caso não ocorra nenhum atraso, você consegue chegar a tempo de pegar o tour sim. Não sei exatamente se o tour de um dia sai no mesmo horário do de 3 dias, melhor vc se informar antes. Mas vc acha que vale a pena esse trampo todo pra fazer só o de 1 dia? Eu achei as paisagens dos 2° e 3° dias muitos mais bonitas do que no as do 1°. Se puder, faça o tour completo que vc não irá se arrepender!

      Excluir
  12. Nossaaaaa, Rê, que medo hein? Jesus! Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi teeeenso, Rafa!
      Mas, agora que passou, virou história pra contar, né? rs
      bjosss

      Excluir

Comente aqui