13

Onde ficar na Ilha de Boipeba: Velha Boipeba ou Moreré?

Renata Campos | 19.4.14 |
Ilha de Boipeba Bahia


Boipeba é uma pequena ilha baiana que fica relativamente próxima a Salvador (veja como ir de Salvador a Boipeba aqui). Existem 2 povoados principais na ilha onde a maioria dos turistas se hospedam: Velha Boipeba e Moreré.

Velha Boipeba é o principal povoado e o maior deles. É o local com mais estrutura e mais opções de hospedagem e de restaurantes. É por lá que todo mundo chega. Mesmo se você ficar hospedado em Moreré, terá que desembarcar em Velha Boipeba e seguir viagem até lá de trator! A passagem do trator custa 10 reais (janeiro 2014) e pode ser comprada, na hora, assim que chegar em Boipeba. Mas o ideal é já comprar o combo lancha-trator, em Valença, pra garantir o seu lugar! Dá pra ir caminhando pela praia também (cerca de 1:30), mas acho que carregando uma mala, não é uma boa opção, né? Mas se estiver com uma mochila leve, vá fundo!

Mas em qual dos 2 povoados é melhor ficar?


Mapa de Boipeba mostrando a localização de Velha Boipeba e Moreré e das principais praias.

VELHA BOIPEBA


Bom, eu optei por ficar em Velha Boipeba
Por quê? O primeiro motivo foi que encontrei, na internet, bem mais opções de hospedagem em Velha Boipeba. O Booking, por onde quase sempre faço todas as reservas das minhas viagens, tem várias opções.

Você chegará em Boipeba pelo cais e ali mesmo já encontra algumas alternativas de hospedagem. A Pousada Nativa é uma opção simples e econômica e sua vizinha, a Pousada Almaviva embora também simples já é mais bonitinha. Próximo a elas, o Estúdio Flor da Lua e a Morada do Porto são boas opções de casas de aluguel.

Caminhando um pouquinho, irá chegar na praça principal da cidade, a Praça Santo Antônio. No seu entorno  se encontrar as pousadas Aquarius Santo Antônio, Sete Praias, Cavalo MarinhoPedra Coral e Pousada Aldeia. Todas elas são simples, mas simpáticas, muito bem localizadas e bem avaliadas. Ainda próximo à Praça, outras boas opções são a Pousada Ilha de Boipeba, o Recando Solar da Paz, a Pousada Casa da Edinha e a Casa Namoa, que é pousada e restaurante (que tem um crepe delicioso, por sinal).

Nessa mesma área, fica o Abaquar Hostel, que também faz as vezes de pousada, e foi onde eu me hospedei (vou falar dele com mais detalhes adiante). Outra opções de hostel na vila são a Family Guest House o Boipeba Surf, que também possuem áreas de camping. Se preferir alugar casas, a Casa do Japa, a Casa de André, a Casa da Paz e a Casa da Cris são algumas das opções no centrinho.

Próximo à Igreja de Velha Boipeba fica a Pousada Manga Rosa que é uma graça de lugar. Próximo a ela, mas já pegando o caminho pra praia de Boca da Barra, fica a Pousada Casa Verdade que é mais uma do time simples, mas arrumadinha. Quase vizinha a ela, fica o Camping Flor do Cerrado, uma boa opção pra galera que gosta de acampar. E no final da rua, já chegando na praia, o Vila da Barra, que é tipo um condomínio com apartamentos de 1 e 2 quartos. Agora já bem de frente pra Praia de Boca da Barra, fica a Pérola do Atlântico e, um pouco mais adiante, a Pousada Nascente do Sol. Já as pousadas Canoa Nativa e Horizonte Azul ficam numa areia verde super gracinha e bem pertinho dessas 2 últimas pousadas que citei, na Praia de Boca da Barra. Um pouco mais adiante, as pousadas TassimirimPouso da Maré e os Bangalôs de Boipeba ficam à beira mar, mas mais afastadas da vila. bom pra quem quer privacidade.

Agora, se quiser privacidade mesmo, opte por uma das pousadas que ficam "isoladas" no meio da mata, como a Eco-Pousada Casa Bobô, o Céu de BoipebaPousada Magabeiras que têm vistas lindíssimas!!

Abaquar Hostel

Como eu já comentei, fiquei hospedada no Abaquar Hostel, um lugar bacaninha, bem localizado, numa área com muito verde ao redor e uma estrutura legal! Os donos, a Fernanda e o Peter, um belga já super "abaianado", são ótimos! Super simpáticos e atenciosos, eles cuidam de tudo com muito carinho e estão sempre disponíveis pra tudo, desde tirar suas dúvidas, dar dicas do que fazer e, até mesmo, tomar uma cerveja e uma caipirinha jogando conversa fora!

Área externa do Abaquar Hostel

O café da manhã é servido individualmente e é diferente de um dia pro outro. É simples, mas gostoso e feito com capricho! A cozinha do hostel é de uso comum e está disponível pra todos! Então, se você quiser dar uma incrementada no café ou fazer seu próprio almoço ou jantar, terá tudo à sua disposição. 

Cozinha coletiva do hostel
Café da manhã 

Fiquei em um quarto privativo, com uma cama de casal e um beliche. O quarto era relativamente grande e o banheiro tinha um chuveirão maravilhoso!

A única coisa que não achei assim tão legal foram os colchões. Eu não ligo pra luxo nem nada e também não costumo gastar muito dinheiro com hospedagem, mas ter uma boa cama pra dormir é essencial! Pra mim, uma cama confortável é tão essencial quanto outros itens, como localização, limpeza, serviços e preço.

Tenho problema de coluna e sempre opto pelos colchões mais firmes. Mas achei o colchão da cama de casal muito mole, e minha amiga disse o mesmo sobre a cama de solteiro. Mas assim, isso tá mais pra gosto pessoal. Se você curte um colchão bem molinho, ou é daqueles que dorme em qualquer lugar, ótimo! Porque, de resto, o hostel é bem bacana! 

Quarto duplo do Hostel Abaquar 
Banheiro do Hostel Abaquar


MORERÉ


Fiquei em Velha Boipeba mas visitei Moreré. E a vila é bem do jeito que eu imaginava mesmo, pequeninha, com ruas de areia, uma gracinha! A principal forma de hospedagem são as casas de temporada, sendo que a maioria delas não tem site e nem aparece em sites de busca de hospedagem.

No Booking.com, existem 2 ótimas opções pra turmas grandes, a La Maison de Moreré, uma casa de 4 quartos que acomoda mais de 10 pessoas e a linda Boipeba Beach House, que é um pouco menor, possui 3 quartos e acomoda bem entre 7 e 9 pessoas. Já a Casa Rancho Alegre acomoda até 6 pessoas e faz parte da Pousada Rancho Alegre. E ainda tem a Brisa e Mar, que possui algumas opções de casas apenas para casais.

Outras opções de pousadas, seriam a Bio Mergulhador e a A Mangueira, que é uma graça e tem uma nota maravilhosa (9,9) de avaliação. Já a Pousada dos Ventos Moreré não fica exatamente na vila, mas numa praia vizinha, no caminho pra Boipeba e parece ser uma opção bacana, principalmente pra quem quer mais tranquilidade

Obviamente, você também pode ir sem nada reservado e tentar achar um lugar pra ficar lá na hora, claro! Mas como eu estava indo em alta temporada, achei melhor não arriscar. Só que encontrei Moreré surpreendentemente vazia!

Quando chegamos lá, até ficamos em dúvida se estávamos no lugar certo, pois não havia ninguém na praia, nem nos bares! Gosto de lugares tranquilos, mas sem ninguém também não não! rs  Achamos super estranho e, confesso, até rolou uma certa decepção. É que sempre ouvimos falar que a praia de Moreré era linda, só que não achamos ela assim grandes coisas não. Não que fosse feia, longe disso, mas esperávamos (bem) mais. Sem falar que a praia estava lotada de algas e, pior, também encontramos muitos águas-vivas na areia. 

Então, resolvemos seguir caminhando até a próxima praia, Bainema, que também estava cheia de algas e águas vivas! Passamos a tarde na única barraca de praia ali próxima e, no fim do dia, voltamos a Moreré para pegar o trator pra Velha Boipeba.

As algas da praia que não sei o nome, antes da Praia de Moreré
Praia de Bainema, após a Praia de Moreré
Uma das várias águas vivas que encontramos em Moreré. 

Ao voltar para Moreré, encontramos um conhecido de BH e ele nos disse que a vila estava realmente muito vazia e bem diferente do réveillon, quando estava lotada! Sentamos num barzinho na praia pra esperar o horário do trator e ele foi nos contando mais ou menos como era o esquema de Moreré. Parece que quase todo mundo passa o dia fora, nas praias vizinhas, e retorna pra vila no fim do dia. Quando o sol já estava se pondo, realmente, aos poucos, as pessoas foram aparecendo e o lugar foi se transformando. O pessoal começou a combinar de fazer um samba num dos bares na praia (parece que sempre fazem isso no verão) e nós fomos embora morrendo de vontade de ficar até mais tarde ou até mesmo passar a noite lá. Mas não fomos preparadas, não tínhamos roupa e nem dinheiro pra isso.

Enfim, acho que pra curtir mesmo Moreré tem que se hospedar lá. Sei que tem gente que ama Moreré e não curte Velha Boipeba e vice versa! Eu gostei dos 2 lugares, mas cada um a seu modo. Gostei de ter ficado em Velha Boipeba, acho que foi a melhor opção nessa viagem. Mas, na próxima vez, pretendo ficar em Moreré. Gostei do clima de lá! É bem verdade que a praia  de Moreré não é nada paradisíaca como eu pensava. Só depois de um tempo entendi que o "paradisíaca" que todos falavam não é referente à beleza da praia em si, mas sim a todo o conjunto da obra: a vila, o clima, a descontração do lugar e às praias vizinhas também, por que não? 

Acho que é mais ou menos o acontece em outra vilazinha baiana que eu AMO: Caraíva. A praia de Caraíva é bonita, ok, mas não é nada de extraordinário. Agora, todas as outras características do lugar, incluindo sim a praia (e o rio também, claro) fazem Caraíva ser paradisíaca, pelo menos pra mim. Não é a toa que já fui 6 vezes pra lá! Assim como ainda pretendo voltar em Boipeba, e em Moreré também. 

Justiça seja feita, a praia central de Velha Boipeba, a Boca da Barra, também não é das mais bonitas. Mas, ao contrário da praia de Moreré que é (ou estava) vazia, Boca da Barra costuma ficar lotada, principalmente na parte do rio! Dois extremos diferentes que não me agradam! rs. Mas apesar das praias centrais das duas vilas não serem as melhores, as praias vizinhas são belíssimas. Então, é só caminhar um pouco que você terá acesso a praias verdadeiramente paradisíacas. Como a praia da Cueira (pra mim, uma das mais bonitas do Brasil!!), que fica ali, mais ou menos, no meio do caminho entre Velha Boipeba e Moreré. Ou seja, independente de onde você se hospedar, terá acesso fácil a essa e a outras praias maravilhosas!

Para conhecer outras praias da ilha, veja o post RêVivendo a Ilha de Boipeba.

Praia da Cueira, essa sim, um verdadeiro paraíso! 


Bom, é isso! Essas foram as MINHAS impressões sobre as 2 vilas. Impressões essas totalmente baseadas na minha estadia na ilha, em janeiro de 2014. Pode ser que, numa próxima viagem, eu mude minhas opiniões, ou não. E pode ser que você tenha uma experiência e, consequentemente, uma opinião completamente diferente da minha! E essa é a graça das viagens, não é? Cada um as vivencia de um jeito totalmente particular!

E você, já foi pra Boipeba? Onde hospedou? O que achou? Conta aí!
Se gostou das dicas e de alguma das pousadas aqui mencionadas, não deixe de fazer a reserva por qualquer um dos links diretos aqui do blog. Você não vai pagar absolutamente nada a mais por isso, mas sua reserva gera uma comissão que ajuda o blog a se manter! 😊


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Onde ficar em Boipeba? Bahia!



Para saber mais sobre Boipeba, leia também:
Como chegar em Boipeba?
RêVivendo a Ilha de Boipeba


--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

13 comentários :

  1. Ola Renata! Achei muito legal a descricao que voce fez da ilha e do Hostel tambem! Obrigada! So achei curiosa a observacao em relacao aos colchoes, uma vez que Ninguem nunca reclamou da qualidade dos colchoes aqui, principalmente porque sao novissimos e de boa qualidade, mas gosto nao se discute nao e mesmo?! Boas viagens! Um abraco, Fernanda (Abaquar Hostel Boipeba)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Eu realmente gostei muito do hostel e especialmente da receptividade de vocês! :-)
      Com relação ao colchão, achei muito mole. Tenho um pouco de escoliose e acordei com as costas doloridas todos os dias.Especialmente porque tinha vindo de Morro de São Paulo onde o colchão era bem firme! Então, senti bastante a diferença! Minha amiga também comentou o mesmo sobre o colchão dela!
      Maaaas, você tem razão, é questão de gosto! O colchão da cama da minha irmã é até mais mole que esse, acho! Eu não consigo dormir na cama dela, mas ela adora!
      Vou até aproveitar pra arrumar meu comentário do no post! ;-)
      De toda forma, agradeço pela excelente estadia e espero continuem fazendo um bom trabalho! Sucesso pra vocês!

      Excluir
  2. Anônimo15.8.17

    Renata, pela quantidade de Algas na foto não traduz o seu comentário kkkk , pois imaginei estar realmente infestado da espécie, na foto praticamente vi "Algas Zero"kkkkk. De qlq forma muito boa sua descrição com muita imparcialidade, me ajudou no direcionamento á visita para Boipeba. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii... tudo bem?
      Jura que você achou "algas zero" na praia?????? heheh
      Eu falei de algas em uma praia específica e só postei uma única foto dela. Tem uma faixa preta de algas na areia e várias manchas pretas dentro da água. Tudo alga. Sem falar nas algas soltas que estavam no meio da água e não se destacam tanto na foto. Pode acreditar. Tinha muita alga!!!!! Podia até não ser a água toda infestada, mas era complicado entrar ali sem sair com vaaaaaaarias algas penduradas em você. O próprio pessoal de lá falou que a praia estava ruim pra banho por causa da quantidade de algas.
      Agora, isso era só nessa praia específica, as outras estavam com "algas zero" mesmo, ou quase isso.

      Seja como for, aproveite muito Boipeba... com ou em algas! rs

      Excluir
  3. Parabens pela materia.
    A forma de se deslocar entre as praias é de trator?
    Eles passam a todo momento ou tem que esperar?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, obrigada! :)
      Não, você faz tudo a pé mesmo! O trator é só pra ir pra Moreré, mas você também pode ir a pé! Eu fui a pé e voltei de trator. Não lembro se tem trator toda hora não. Se não me engano o certo mesmo é ter um no começo do dia e outro no final do dia pra levar o pessoal local mesmo. Mas na alta temporada sei que costuma ter mais vezes. Mas isso é bom você se informar lá na hora mesmo. O pessoal de lá vai saber te informar melhor!
      Boa viagem e curta muito Boipeba!

      Excluir
  4. Rê, tenho uma semana pra viajar com meu marido no início de dezembro. Estamos muito em dúvida entre Boipeba, Maraú e Caraíva. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Maíra! Mil desculpas! Passei batida pelo seu comentário! Nossa, Foi mal mesmo!
      Já viajou? Ainda dá tempo?
      Bom, minha primeira opção é Caraíva, com certeza. Gostei muito de Boipeba também. Já Marau não achei assim tanta graça. Maaaas vai de gosto, né?
      Depois em conta o que vc escolheu o que achou. Boa viagem!

      Excluir
  5. Muito bacana o seu relato Renata!

    Estou na dúvida se me hospedo em Boipeda ou Moreré.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!:)
      Realmente, bem difícil escolher! rs
      Eu gostei de ter ficado em Velha Boipeba. Mas acho que tb deve ser legal ficar em Moreré hehe

      Excluir
  6. Ola,quero muito conhecer... Sabe informar se tem acessibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nane, tudo bem?
      Boipeba é bem rústico e não tem muita acessibilidade não, viu? Na praia de Boca da Barra até tem uma passarela de madeira até metade dela. Mas depois é só areia. Pras outras praias o caminho é pior ainda! :(

      Excluir
  7. Ooii... o que Caraiva tem de melhor na sua opinião?

    ResponderExcluir

Comente aqui