6

As praias de Maceió

Renata Campos | 28.11.14 |
Maceió

Maceió é uma cidade linda, daquelas que são "abençoadas por Deus e bonitas por natureza". Sempre esteve na minha lista de desejos, mas só fui conhecê-la agora em outubro! Eu me apaixonei, não apenas pela cidade, mas pelo estado de Alagoas inteirinho!

As principais atrações de Maceió são, com certeza, suas belas praias. E a bem da verdade, eu não conheci muita coisa além da orla também não. Mas com tanta praia linda, não sobra tempo (e nem vontade, confesso) de conhecer nada além delas. Ainda mais se tratando de uma mineira apaixonada por praias, né? rs


O melhor de tudo é que existem praias pra todos os gostos, das mais agitadas às mais calminhas. A melhor maneira de conhecer todas elas é, sem dúvida alguma, de carro (aproveita pra dar uma olhada no roteiro de carro que eu fiz por todo o litoral de Alagoas, nesse post). Mas dá pra fazer tudo de ônibus, táxi ou comprar tours oferecidos pelas agências, especialmente pras praias mais afastadas.



Vou falar um pouco aqui sobre as praias que eu conheci em Maceió.

As praias centrais de Maceió


As 2 principais praias centrais de Maceió são: Pajuçara e Ponta Verde. As duas têm fácil acesso, boa infraestrutura e ficam uma ao lado da outra. Além de estarem rodeadas de boas opções de hospedagem, restaurantes e bares.

Maceió
Localização das principais praias centrais de Maceió: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas

Pajuçara
Não cheguei a conhecer bem a praia de Pajuçara, só passei por ela (mas nem cheguei a fotografá-la). O que sei, e o que puder ver, é que ela é cheia de jangadas que fazem passeios às piscinas naturais pouco mais à frente. Parece que as piscinas já não são mais grandes coisas não, mas talvez valha pelo passeio de jangada (assim como em Porto de Galinhas), não sei.

Quando fomos, tinha chovido durante uma semana inteira e o mar não estava dos mais bonitos. Sem falar que havia muito lixo na praia, mas espero que tenha sido só por causa da chuva e da maré. Talvez no verão ela seja mais interessante. O fato é que eu gostei bem mais da sua vizinha Ponta Verde.

Ahh.. e todas as noites, acontece a famosa Feira de Artesanato da Pajuçara, que é um bom lugar para comprar artesanato local e souvenirs.

Ponta Verde 
Não sou muito fã de praia urbana, mas gostei muito da praia de Ponta Verde. Ela é bem agitada e fica lotada nos finais de semana e durante toda a alta temporada, culpa dos famosos bares de praia. O mais famoso de todos é o Lopana, onde passamos um ótimo fim de tarde. Comida boa, bebida boa, música boa e atendimento bom. Perfeito, não?  

O mar é tranquilo, a água é cristalina e não tem muitas ondas. Assim, é também um ótimo lugar para praticar Windsurf, SUP (Stand Up Paddle) e caiaque. Essa é, inclusive uma das melhores áreas (junto com Pajuçara pra você se hospedar.

No início da viagem ficamos hospedadas no Hotel Coqueiros Express, que fica a um quarteirão da praia e bem pertinho da Barraca Lopana. Vou te falar que deu até vontade de morar em Maceió só pra frequentar o calçadão todos os dias no fim da tarde! Juro que seu morasse ali eu ia (tentar) correr no calçadão todos os dias!! hehe


Maceió
Praia de Ponta Verde
Maceió
Fim de tarde na Praia de Ponta Verde... nada mal! 
Maceió
Barraca Lopana na Praia de Ponta Verde

Jatiúca
É a praia em sequência à Ponta Verde, embora sem o charme da vizinha. Suas areias são mais escuras e grossas e, quando fomos, tinha muitas algas no mar. Não achei assim muito interessante, mas é bonita e tem boa infraestrutura. 

Cruz das Almas
Essa foi outra praia que não me chamou muita atenção. Areia grossa, tomada parcialmente pela grama, a água não é das mais cristalinas (pelo menos, não estava quando fui) e o mar tem ondas fortes (mas dessa parte eu até gosto bem...rs).

A única foto que tirei na qual a praia aparece, e bem mais ou menos, foi da sacada do Hotel Ritz, onde nos hospedamos na segunda parte da viagem, que por sinal é excelente! Foi uma daquelas super pechinchas que encontrei no Booking. Consegui uma promoção que dava 75% de desconto na hospedagem! 😍

Praias de Maceió
Eu sei, a piscina chama mais atenção, mas dá pra ver a Praia de Cruz das Almas
lá no fundo da foto, não dá?

As praias do litoral norte de Maceió


O litoral norte de Maceió tem, na minha opinião, a praia mais bonita da cidade: Ipioca! Além de outras praias também bacanas.
As que conheci foram essas:

Maceió
Mapa de localização das praias do litoral norte de Maceió


Praia de Guaxuma
É a primeira praia saindo da zona urbana de Maceió, tanto que é até possível ver os prédios das cidade no horizonte, ao longe. A praia é tomada por casas de veraneio e tem algumas poucas barracas de praia. Quando eu fui, numa terça-feira pela manhã, a praia estava tranquila, mas dizem que é bem badalada nos finais de semana. O mar é agitado, do jeito que eu gosto, e tem águas bem azulzinhas.

Maceió
Praia de Guaxuma

Logo após Guaxuma, ficam as praias de Garça Torta e Riacho Doce. Nós até vimos as plaquinhas na estrada, mas não chegamos a visitá-las. Mas, pelo que li, elas têm mar mais calmo que a vizinha Guaxuma, chegando até a formar piscinas naturais na maré baixa.  

Praia da Sereia e/ou Praia Mirante da Sereia
Não entendi muito bem qual o nome dessa praia.... não sei se são 2 praias: Praia da Sereia e Praia Mirante da Sereia (vi placas com esses 2 nomes) ou se é tudo a mesma praia e cada um chama como prefere. Alguém aí sabe me dizer? 

O fato é: existe uma praia (ou duas) e um mirante! rs.
A praia vista do mirante é bem bonita, principalmente o lado esquerdo dela. Já a parte onde ficam os bares, de frente pra sereia, eu já achei bem estranha. Tanto que demos meia volta e seguimos viagem rumo ao norte. 

Maceió
A praia da Sereia, vista assim do mirante, é linda... 
Maceió
... mas de perto, a história é outra! Achei o lugar estranha e caindo aos pedaços!
Maceió
E a Sereia também é bacana, vai! 

Praia de Ipioca
Não vou negar, essa foi minha praia predileta em Maceió.
Assim que vimos uma placa com o nome Ipioca, já paramos o carro ali mesmo. Chegamos nesse trecho da praia que já é bem bonito. Mas a idéia era ficar na Barraca Hibiscus e sabíamos que ela ficava no final da praia, ou seja, pelo menos uns 7 km adiante. 

Praia de Ipioca

Ipioca é linda, mas o trecho de praia da Barraca Hibiscus é sensacional!! O azuuuul do mar de lá não fica devendo absolutamente nada pro mar do Caribe. Paradisíaco!

Eu tinha ouvido maravilhas a respeito da Hibiscus e estava super curiosa pra conhecê-la. Mas na primeira vez que tentamos ir, chegamos lá depois das 10hs da manhã e já estava lotado. E olha que era uma mera terça-feira de outubro. Acabamos indo pra Praia de Paripueira, um pouco mais pro norte, que nem estava muito nos nossos planos, mas foi uma grata surpresa.

Mas não desistimos, no dia seguinte, voltamos pra Hibiscus. Dessa vez chegamos mais cedo e entramos numa boa. É necessário pagar R$15,00 de entrada. Mas vale super a pena! Tem muito lugar por aí que você paga praticamente o mesmo pelo aluguel de uma uma simples cadeira e um guarda sol.

A estrutura da Hibiscus é ótima. Tem várias espreguiçadeiras, mesas, futtons, redes, sofás, além de uma boa infra pra crianças também, com parquinho e piscina. Atendimento bom e cardápio idem. Os preços podem ser um pouquinho mais caros que a média, mas nada assustador! A caipivodka de morango é simplesmente maravilhosa! 

A Hibiscus também oferece passeio de barco (pago à parte, claro) até as piscinas naturais de Ipioca, mas não chegamos a fazer. Ficamos só admirando a bela paisagem e desfrutando daquela praia liiiinda! Vale muitíssimo a pena passar um dia inteirinho nesse paraíso! Super recomendo! Mas chegue cedo porque, como eu bem senti na pele, o lugar lota rápido! Lá funciona de 8hs às 17hs.

Maceió
Fala que Ipioca não é um paraíso? 
Maceió
A bela praia de Ipioca em frente à Barra Hibiscus 
Maceió
Barraca Hibiscus
Maceió
Sombra, água fresca e uma vista linda, precisa mais? 
Maceió
Uma deliciosa capi morago e um bom livro ajudam a deixar o ambiente ainda melhor! 
Maceió
Parte da ótima estrutura da Barraca Hibiscus
Maceió
Piscina e playgroud para as crianças
Maceió
Entrada da Barraca Hibiscus


Praia de Paripueira
Bem, essa praia não faz parte de Maceió, mas sim da cidade de Paripueira, vizinha à capital. Mas ela fica tão pertinho que dá pra incluía no "pacote" também... hehe. 

Ficamos na Barraca Mar & Cia que, por coincidência (ou não), é do mesmo grupo da barra Hibiscus. A estrutura da Mar & Cia também é boa. Mas ela é bem maior e mais voltada a grupos de excursão, tem até show de dança típica na parte do restaurante. Mas existem também quiosques de palha na areia, onde ficamos. Achei bacana, mas prefiro a vibe da Hibiscus. 

A praia em si é bonita. Estávamos lá na maré baixa, onde várias piscinas naturais e bancos de areia se formaram. Uma delícia nadar nelas. Caminhe pela praia e explore o lugar. Vale a pena!

Maceió
Essa água de coco "envenenada" aí é uma delíciaaaaa! Vale a pena provar! 
Maceió
Maceió
Praia de Paripueira

Bom, essas foram as praias de Maceió que eu conheci. 
Gostaram? Deu pra ter uma idéia e escolher qual(is) a(s) sua(s) praia(s)? 
Ficou faltando alguma imperdível na lista? Deixem a dica aí que já incluo na próxima viagem! Sim, porque Alagoas merece mais de uma viagem!! 


Conheça mais sobre Alagoas

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

6 comentários :

  1. Rê, tem alguma dica de hotel bacana, beeeem pertinho de uma dessas praias lindas, para quem vai viajar sozinha no Carnaval?
    Bjo
    Cyntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cyntia,
      Então, eu fiquei hospedada no Coqueiros Express, em Ponta Verde, no início da viagem. O hotel é simples, mas super arrumadinho e tem um café da manhã muito bom! E a localização é ótima! No meio da viagem, fiquei no Ritz Suites, que fica mais pro norte da cidade. O hotel é muito bom, mas caro (pro meu bolso). Só fiquei lá porque consegui um desconto de 75% no booking. A localização é boa pra conhecer as praias mais pro norte da cidade, mas isso se estiver de carro porque ele fica numa área que não tem muita coisa interessante não. Se quiser mais informação, o link dos 2 está no post.
      Bom, de toda forma, acho que o melhor é ficar hospedada em Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca. Uma amiga que encontrei na viagem estava no Mercure de Pajuçara e gostei bastante de lá! De repente é uma!
      Bjos

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se voce fez esse trajeto até Paripueira e retornou para Ponta Verde, ou se você foi seguindo viagem sem retornar? gostaria de saber se dá pra fazer esse trajeto em um dia e retornar, ou se é longe e não compensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meggy, tudo bem?
      Eu fiquei hospedada em Ponta Verde só no início da viagem, depois desci pra Foz do São Francisco e pras praias do litoral sul do Estado. Quando voltei à Maceio fiquei hospedada em Cruz das Almas pra conhecer as praias mais do norte como Paripueira. Então fui e voltei de Cruz das Almas que já não é uma praia central (e depois segui viagem pro litoral norte do Estado).
      Bom, mas mesmo se vc estiver hospedada em Ponta Verde, dá tempo de fazer um bate e volta sim, não é muito longe não!

      Excluir
  3. Claudia22.5.17

    Oi Renata, estou planejando meu roteiro desde Maceio até Recife. Achei muito boas todas as dicas de praias, hotéis e barracas. Tem muita coisa para conhecer por lá!! Obrigada por compartilhar tuas experiencias, já estou contando os dias para estar na praia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, que bom que gostou!
      Espero que aproveite todas elas por lá!
      Eu amei esse roteiro que fiz. E sempre indico pra todo mundo fazer algo semelhante. As praias desse trajeto de Maceió a Recife são maravilhosas!
      Boa viagem e aproveite muito!

      Excluir

Comente aqui