0

Litoral Sul de Alagoas

Renata Campos | 23.11.14 |

As praias do litoral sul de Alagoas estão entre as mais visitadas do estado. Por litoral sul entenda: Praia do Francês, das praias de Barra de São Miguel e da Praia do Gunga. Existem outras também, claro, mas essas são as mais conhecidas e foram as que visitei também.

Dessas 3 praias, a mais próxima da capital alagoana (± 20 km) é a Praia do Francês, tanto que muita gente pensa que ela faz parte de Maceió mas, na verdade ela pertence à Marechal Deodoro. 10 km adiante, fica a Barra de São Miguel, cidadezinha da região metropolitana de Maceió com belas praias. Mais 10km à frente, está a Praia do Gunga, pertencente à cidade de Roteiro.



Como chegar ao litoral sul de Alagoas


A melhor maneira pra conhecer as praias de sul é de carro (próprio ou alugado). Assim você tem mais liberdade pra fazer o passeio como bem entender. Mas dá pra ir por agência de turismo também! Elas fazem as 3 praias naquele esquema corrido de sempre! Nossos amigos olharam uma agência que cobrava R$ 25,00 por pessoa (preço de outubro de 2014) e ficava de 20 minutos na Praia do Francês, 20 em Barra de São Miguel e 3 ou 4 horas na Praia do Gunga.

Não sei se todas são assim, mas não deve ser muito diferente não. Também é possível chegar à Praia do Francês e à Barra de São Miguel de ônibus ou van. Pra Praia do Gunga não há transporte público, mas é possível ir de lancha à partir da Barra de São Miguel. E, apesar de mais caro, dá pra chegar a todas elas de táxi também! 

Litoral Sul de Alagoas
Mapa das principais praias do litoral sul de Alagoas

Como eu contei no post sobre o nosso roteiro de viagem, nosso primeiro destino em Alagoas foi a Foz do Rio São Francisco, no extremo sul do estado. No fim do dia fomos para a Praia do Francês, onde passamos a noite. Nos hospedamos lá pois não fazia muito sentido dirigir mais, pelo menos, 20 km até Maceió e voltar no dia seguinte para conhecer as praias ali da região. Ok, 20 km é quase nada, só que o problema nem era a distância, mas o trânsito.

Quando fomos embora da praia do Francês pra Maceió, no dia seguinte, enfrentamos um trânsito daqueeeeles. Até chegar à praia da Pajuçara, onde nossos amigos estavam hospedados, pegamos um trânsito chato, só chato. Mas, depois disso, levamos praticamente uma hora pra percorrer míseros 7 km que separam Pajuçara da Lagoa da Anta, onde nos hospedamos. Terrível! Como dormimos na praia do Francês, evitamos pegar esse trânsito 2 dias seguidos. Sem falar que acordamos e, em 2 minutos, já estávamos na praia!

PRAIA DO FRANCÊS


A Praia do Francês é, não apenas o nome da praia, mas também da vilazinha que foi formada ali ao redor da praia que, como eu disse acima, faz parte da cidade de Marechal Deodoro, e não de Maceió. Confesso que esperava uma vila mais bonitinha!

Não chega a ser um lugar feio, mas não é charmoso e não tem nada demais. A bem da verdade, as vilas e cidades pelas quais passei em Alagoas, são bem sem gracinha. Maragogi, por exemplo, tem aquelas praias liiiiiiiiiiiiiindas, mas a cidade em si é bem mais ou menos! Bom, mas ninguém tá lá pra conhecer as cidades (não nesses lugares), né? Mas sim as praias e, essas sim, são maravilhosas! E é isso o que importa!

Litoral Sul de Alagoas
Mapa da Praia do Francês e sua vila

A Praia do Francês é uma das mais badaladas de Alagoas. Por badalada você pode entender lotada de gente também, se preferir! Quando eu fui ela nem estava assim tão cheia, mas era segunda-feira e estava chovendo. Quer dizer, a chuva apareceu de repente e foi embora de repente também, mas o que quero dizer é que uma segunda-feira chuvosa não é exatamente convidativa pra maioria das pessoas. Mas imagina só um domingão ensolarado?

Bom, não é exatamente o tipo de praia que eu curto! O lado esquerdo da praia possui infra-estrutura com vários bares e restaurantes. E, como essa parte é protegida pelos recifes, formam-se piscinas naturais e o mar é calminho. Mas aquele monte de mesas e cadeiras de plástico e aqueles guarda-sóis sem nenhum padrão ou escala de cor (tenho TOC com cores, gente! rs), deixa a praia pouco apresentável... feia mesmo, eu diria!! Sem falar na quantidade de barraquinhas e vendedores ambulantes por lá. Já o lado direito é mais, digamos, "selvagem", não possui bares e as ondas são fortes, tanto que é cheia de surfistas. Não preciso nem dizer que é a parte mais bonita também, né?

Litoral Sul de Alagoas
O lado esquerdo, e não muito bonito, da Praia do Francês. 
Litoral Sul de Alagoas
O lado direito, e bem mais bonito, da Praia do Francês
Litoral Sul de Alagoas
O lado direito da Praia do Francês tem ondas fortes e aviso de perigo para banhistas desavisados. 

Quando chegamos lá o tempo estava fechado e ameaçando chover (mas e daí, mineiro vai à praia faça chuva ou faça sol! hehe). E a chuva não só ameaçou, como caiu mesmo! Mas, pouco mais de meia hora depois, as nuvens foram embora e o sol já brilhava no céu novamente! Incrível!

Litoral Sul de Alagoas
Chegamos na praia e o tempo estava assim... 
Litoral Sul de Alagoas
E, quando fomos embora (depois da chuva), o tempo já estava assim

Onde se hospedar na Praia do Francês? 

vila da Praia do Francês pode não ser liiiinda, mas é bem funcional, tem tudo o que você precisa: bares, restaurantes, lojinhas e várias opções de hospedagem.

Escolhemos a Pousada Blue Viking, um ótimo custo x benefício por lá. Os quartos tem varanda, rede e até uma cadeira de balanço de madeira, e são separados um do outro por um murinho de tijolos. Ficamos num quarto duplo com camas confortáveis, tv, frigobar, cofre, armário e ar condicionado. Banheiro pequeno, mas ok. O único problema era que o wifi era bem instável dentro do quarto, mas na varanda e nas dependências do hotel, pegava bem. A pousada também tem piscina, bar e estacionamento. O café da manhã é meio fraquinho, mas tem tapioca feita na hora, então já me ganhou! rs.


Praia do Francês
Varanda do quarto da Pousada Blue Viking
Praia do Francês
Quarto duplo da Pousada Blue Viking
Praia do Francês
Bar e piscina da Pousada Blue Viking


PRAIA DO GUNGA


A idéia era conhecermos as praias de Barra de São Miguel, em seguida. Mas, depois que o sol abriu, mudamos de idéia e fomos para a praia do Gunga, ou melhor, para o Mirante do Gunga. Tínhamos passado lá no dia anterior, voltando da Foz do São Francisco, e achamos o lugar lindo, mas estava quase escurecendo e o tempo estava nublado. E aí, como o céu estava azul decidimos ir para o mirante primeiro.

Há quem diga que o Mirante do Gunga é ainda melhor do que a Praia do Gunga em si! Apesar da vista ser maravilhosa e eu adorar ver os lugares do alto, o mirante é só pra olhar mesmo! Programa imperdível, é fato! Mas, pra mim, que sou louca por praia, nada substitui o pé na areia e, principalmente, o mergulho no mar!

Vista do Mirante do Gunga com o mar, a Lagoa do Roteiro e a Barra de São Miguel

A Praia do Gunga fica a cerca de 20 km ao sul da Praia do Francês e bem ao lado da Barra de São Miguel, da qual é separada apenas pela Lagoa do Roteiro. Só que pra chegar lá de carro são pelo menos 10 km pela estrada, mas dá pra ir de lancha de uma praia à outra também! Dizem que o trajeto é bem bonito e ainda conta com 2 paradas (numa barreira de corais e num banco de areia) no caminho. 

Litoral Sul de Alagoas
Para chegar à Praia do Gunga dá pra ir de barco à partir da Barra de São Miguel ou então de carro pela estrada

Antes de chegar à praia em si, no caminho, você vai dar de cara com o Mirante do Gunga, que fica num restaurante e tem uma placa enorme na entrada. Não tenha dúvida, entre! Imagino que nos finais de semana e/ou alta temporada, o lugar fique lotado e seja complicado estacionar o carro. Mas como fui numa segunda-feira foi super tranquilo, o restaurante estava praticamente vazio e, de lá mesmo, já dava pra ter uma vista bacana da praia. Mas a vista top mesmo é lá do topo do mirante. Pra subir é preciso pagar 2 reais. Não seja pão duro, pague e suba! A vista lá de cima é realmente sensacional!

Litoral Sul de Alagoas
O Mirante do Gunga
Litoral Sul de Alagoas
No mirante do Gunga
Litoral Sul de Alagoas
Vista do Mirante do Gunga

Depois de tirar várias fotos no mirante, é só pegar a estradinha ali ao lado e descer até à praia. Pelo tamanho do estacionamento (que não estava nem um pouco cheio) e pela quantidade de bares (a maioria deles fechados) imagino que o lugar deva ficar lo-ta-do. Mas, graças a Deus, não estava! rs

Litoral Sul de Alagoas
A linda estradinha para a Praia do Gunga

Achei a Praia do Gunga uma delícia! É mais bonita e mais apresentável do que a do Francês. De novo, vale a pena deixar a preguiça de lado e caminhar pela praia para conhecê-la melhor. Nesse caso, vale andar tanto pro lado direito, onde não há nenhuma infraestrutura ou pro esquerdo, onde a lagoa do roteiro deságua no mar. E dá pra ver a Barra de São Miguel ali do outro lado da margem. Também é possível fazer um passeio de buggy para as falésias que ficam no canto extremo direito.

Litoral Sul de Alagoas
Praia do Gunga
Litoral Sul de Alagoas
Praia do Gunga

Gostamos tanto da praia do Gunga que fomos ficando, ficando e quando nos demos conta já estava tarde pra conhecer a Barra de São Miguel. A gente ainda não tinha se acostumado com o fato de que o sol se põe super cedo por lá. Vai ficar pra próxima...

👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Litoral sul de alagoas


Conheça mais sobre Alagoas

Roteiro de viagem pelo litoral de Alagoas e Pernambuco
Conhecendo a Foz do Rio São Francisco
As praias de Maceió
De carro na praia do Carro Quebrado
Litoral Norte de Alagoas: São Miguel dos Milagres
Litoral Norte de Alagoas: Japaratinga
Litoral Norte de Alagoas: Maragogi

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui