0

Litoral Norte de Alagoas: Maragogi

Renata Campos | 19.3.15 |
Litoral norte de alagoas


Maragogi é a última cidade de Alagoas, faz divisa com Japaratinga ao sul e com o estado Pernambuco ao norte. 

Assim como eu comentei nos posts sobre São Miguel dos Milagres e Japaratinga, a cidade de Maragogi também não tem graça nenhuma. Tem até mais infraestrutura que as 2 anteriores, isso é verdade, mas pára por aí. Maragogi não é uma cidade bonita e muito menos tem uma vida noturna agitada. Até tem um calçadão com restaurantes e umas lojinhas mas, assim, nada demais. Juro que pensava que Maragogi tinha um centrinho bonitinho, tipo a quase vizinha Porto de Galinhas, em Pernambuco, ou sei lá, as baianas Praia do ForteArraial d'Ajuda, Morro de São Paulo, entre tantas outras cidades praianas.

Mas a gente vai pra Maragogi em busca de que? De praia, não é? E nesse quesito, a cidade não deixa absolutamente nada a desejar, pelo contrário! Suas praias são maravilhosas, isso é incontestável! E, pra mim, são as mais bonitas do estado!

A cidade é famosa por suas piscinas naturais, as mais conhecidas são as chamadas Galés de Maragogi. São elas que atraem a grande maioria do visitantes à cidade, inclusive excursões que fazem um bate e volta de Maceió ou de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Mas não faça isso!!

Além de ser cansativo, você provavelmente não chegará lá a tempo de pegar o melhor horário da maré. É, porque não dá pra fazer o passeio na hora que você bem entender não, tem que ser na maré baixa. E isso geralmente acontece bem cedo. Outra coisa, apesar das piscinas serem lotadas, existe um número máximo de visitantes por dia.

Por tudo isso, é bom reservar o passeio com um dia de antecedência, pelo menos. Assim, você garante sua vaga, e já fica sabendo qual o melhor horário da maré e, consequentemente o horário (e também o local) que o barco sairá. Ahhh e se você faz questão de conhecer as galés, então melhor se certificar de que seu passeio será mesmo pra lá, já que muitas agências fazem passeios também pra Taocas e Barra Grande outras piscinas naturais da cidade que, dizem, são tão bonitas quanto.  

Maragogi tem muito mais a oferecer além de suas piscinas naturais. Embora a praia da cidade seja bem sem gracinha, as praias do norte são maravilhosas. Elas têm águas azul bebê dignas do mar do Caribe. Algumas delas são praticamente desertas!! Um verdadeiro paraíso!

Maragogi
A praia central de Maragogi deixa a desejar (mas fica tranquilo que as outras compensam, tá?)

praia de Burgalhau, por exemplo, é uma delícia! Tem um bar de praia simplesinho, mas gostoso. Dá pra ficar só curtindo a praia, na sombra e água fresca. Mas se preferir, pode também fazer uma caminhada na areia ou um passeio de buggy, ou mini buggy, pra explorar melhor as belezas da região.

Litoral norte de Alagoas
Praia de Burgalhau, em Maragogi
Litoral norte de Alagoas
Olha a cor dessa água, gente!
Maragogi
Só na sombra e água fresca
Maragogi
Quem preferir, também pode fazer uma caminhada ou um passeio de buggy pra aproveitar melhor a praia

Mas eu me encantei mesmo foi com a praia de Barra Grande. Foi minha predileta! Gostei tanto que tive a capacidade de perder a chave do carro no mar. Como? Pois é, não sei! hahaha Na verdade, eu "guardei" a chave dentro da capinha da máquina e ela deve ter caído em algum momento e em algum lugar que eu não faço ideia, mas acho que foi na beira do mar. E aí Iemanjá "engoliu" a chave pra não me deixar ir embora, já que eu tinha gostado tanto de lá.. faz sentido, não faz? rs

O fato é que ficamos umas 5 horas esperando a chave reserva chegar de Maceió. Não posso dizer que foi de tudo ruim, afinal de contas, eu estava num lugar paradisíaco! Maaaas, a praia bem que poderia ter um barzinho qualquer só pra gente beber e comer algo. Aí sim seria perfeito!

Litoral norte de Alagoas
A bela praia de Barra Grande, litoral norte de Maragogi
Litoral norte de Alagoas
Praia de Barra Grande

Infelizmente, não tivemos tempo de conhecer outras praias da cidade já que "perdemos" a tarde toda em Barra Grande e já saímos de lá à noite. Mas, tendo oportunidade, aproveite pra conhecer também Antunes, Ponta de Mangue, Dourado e Peroba.

Pensa que acabou? Nãoooo! Como Maragogi faz divisa com Pernambuco, vale muitíssimo a pena cruzar a fronteira pra conhecer, ao menos, a lindíssima praia de Carneiros, em Tamandaré, cidade que fica a 40 e poucos quilômetros de Maragogi. Dá uma olhada nas fotos abaixo e fala que não vale a pena? Os mais animadinhos podem ir até Porto de Galinhas também (86 km), mas aí eu acho que já é um bate e volta meio puxado (e desnecessário).

Tamandaré, Pernambuco
A linda praia de Carneiros, em Pernambuco


COMO CHEGAR EM MARAGOGI


Maragogi fica equidistante aos aeroportos de Recife e Maceió. Então, tanto faz por onde você chegará, isso vai depender do restante do seu roteiro. No meu caso, chegamos por Maceió e fomos embora por Recife, fizemos todo esse trajeto de carro, como já contei no Roteiro de viagem pelo litoral de Alagoas e Pernambuco.

Mapa de localização de Maragogi. Tá vendo que ela tá no meio do caminho entre Maceió e Recife? 

Pra mim, a melhor forma de chegar em Maragogi e também de conhecer bem a cidade e a região, é de carro. Se não estiver de carro, o ideal é alugar um. Também é possível chegar em Maragogi de transporte público, há ônibus que saem tanto de Maceió, quanto de Recife. O problema é que, sem carro fica meio complicado se locomover por lá, já que não há transporte público entre as praias e nem entre as cidades da região. Depender de táxi pode ficar um tanto quanto caro.

ONDE FICAR EM MARAGOGI


Maragogi tem opções de hospedagem pra todos os bolsos, desde hostels, pousadashotéis e resorts. Aquelas localizadas mais próximas ao centro da cidade são mais simples e baratas. Já as localizadas à beira mar são mais caras, exclusivas e têm mais estrutura. Muitas dessas, como estão mais afastadas do centro, possuem restaurante próprio e, muitas vezes, trabalham em regime de meia-pensão (oferecendo café e jantar) ou pensão completa (todas as refeições).

Assim, os hóspedes acabam nem indo ao centro e, sinceramente, não estão perdendo nada! Digamos que o centrinho da cidade, assim como a praia central não são imperdíveis. E olha que, geralmente, eu sou a favor de explorar a cidade e tal. Mas dessa vez não. Maragogi realmente não tem lá muita graça. Foque nas praias! Elas sim são incríveis!


Bom, mas eu não fiquei hospedada em Maragogi, mas a 10km de lá, na cidade vizinha de Japaratinga Me hospedei no Albacora Praia Hotel e contei nesse post porque escolhi Japaratinga como base, mas já adianto que foi uma ótima opção, principalmente em termos de custo x benefício!

👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

Maragogi. Alagoas.


Conheça mais sobre Alagoas

--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do norte 728x90
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui