0

Pôr do sol na Praia do Jacaré - João Pessoa

Renata Campos | 21.9.16 |
por do sol na praia do jacaré

Antes de visitar João Pessoa eu não sabia muita coisa sobre cidade além do seu famoso pôr do sol ao som de Bolero de Ravel. Tudo obra do músico Jurandy do Sax que toca a música diariamente há 16 anos, dentro de um barquinho enquanto o sol se põe no Rio Paraíba.

Só depois que comecei a pesquisar sobre Jampa (pros íntimos) é que descobri 2 coisas importantes: a 1ª é que a Praia Fluvial do Jacaré, onde esse espetáculo acontece diariamente, não fica em João Pessoa, mas sim na cidade vizinha de Cabedelo, a pouco mais de 10 km da capital. Outra coisa interessante é que não existem muitos lugares pra se assistir ao pôr do sol em João Pessoa, já que ele se põe, digamos, nas costas da cidade. Ou seja, pôr do sol na praia? Pode esquecer!

Já a praia fluvial do Jacaré, como o próprio nome já diz, é uma praia de rio, situada na foz do Rio Paraíba, no sentido oposto das praias, como vocês podem ver no mapa abaixo.

       


Pra garantir que eu não ficaria sem ver esse espetáculo, já fomos logo no 1° dia de viagem. Cheguei cedo (pouco depois das 16hs, já que o sol se põe super cedo por lá), como todos recomendaram, pra pegar um lugar estratégico para apreciar o pôr do sol num dos bares à beira do rio. E qual não foi minha surpresa ao descobrir que todos os bares foram demolidos!!! Parece que eles estavam instalados irregularmente e não tinham licença ambiental pra funcionar ali. Assim, no meio do ano passado (2015), uma decisão judicial determinou que os bares encerrassem suas atividades e fossem demolidos.

No lugar dos bares, existe hoje um deque com uns (poucos) banquinhos para as pessoas assistirem ao pôr do sol de lá. Mas todo mundo acaba ficando em pé mesmo. Não sei se é sempre assim, mas eu fui bem no dia do feriado de 7 de setembro, e já estava tudo bem cheio quando chegamos - e ficou ainda mais lotado depois.

por do sol na praia do jacare
O que sobrou de um dos bares que ficavam na beira do rio Paraíba
por do sol na praia do jacare
Galera assistindo ao pôr do sol no local onde ficavam os bares

Assim que chegamos, fomos abordadas por um cara tentando nos vender um passeio de barco. Segundo ele, do barco nós teríamos a melhor vista tanto do pôr do sol, como da apresentação do Jurandy do Sax. Na hora ficamos meio sem saber o que fazer, se era só conversa de vendedor ou não. Mas cada vez mais pessoas estavam chegando e o deque ia ficando cada vez mais cheio. Resolvemos, então, arriscar o passeio de barco. O preço, que a princípio era de 35 reais por pessoa, acabou saindo por apenas 23, depois de uma choradinha básica.

Pegamos o barco das 16:30. Depois de alguns minutos navegando pelo rio, enquanto ouvíamos um pouco da história do lugar, o Jurandy do Sax entrou no nosso barco para fazer uma apresentação exclusiva! Foi muito bacana! Ele tocou apenas 2 músicas e voltou pro seu barquinho pra tocar o tradicionalíssimo Bolero de Ravel, enquanto o sol se punha no rio.  Muito lindo!

Pôr do sol na praia do Jacaré
O andar superior do barco que fizemos o passeio


O barquinho dele navega pela rio e circunda cada um dos barcos que está parado ali. Então, a vista que temos dele é bem rápida. Tô falando daqueeeela vista boa, bem de pertinho mesmo. Depois disso, só o vemos mais ao longe navegando pelo rio. A princípio eu fiquei meio decepcionada, achei que não tinha valido a pena fazer o passeio! Mas depois é que fui parar pra pensar e reparar que quem estava assistindo do deque só tinha visão mais afastada mesmo! Então, na verdade, vê-lo de pertinho, mesmo que por pouco tempo, foi sim uma grande vantagem! Sem falar do show exclusivo no barco, das paisagens que vimos ao navegar e do pôr do sol em si, sem nenhum barco na frente pra atrapalhar!

por do sol na praia do jacare
Jurandy do Sax tocando Bolero de Ravel enquanto o sol se põe. 
por do sol na praia do jacare
Pôr do sol no Rio Paraíba


Depois que o sol se pôs rolou uma apresentação de dança bem bacana da "Maria Bonita" e do "Lampião" no barco. E no final ainda rolou um forro coletivo puxado pelos 2. Foi divertido. Posso dizer que o passeio de barco valeu a pena sim! Eu até tinha planos de voltar lá e assistir ao pôr do sol, e ao Jurandy, do deque pra ver qual a diferença e tal, mas acabou não rolando.

Por do sol na praia do jacare
"Maria Bonita" e "Lampião" dando show e depois animando a galera no barco


No final do passeio fomos passear pela orla do rio que é cheia de lojinhas, bares e restaurantes. Eu achei as lojinhas bem bonitinhas, com ótimas opções de compras e de souvenirs! Tem até uma feirinha de artesanato mas pro final também. Vale a pena ficar mais um tempinho por ali pra conhecer!

por do sol na praia do jacare
por do sol na praia do jacare
Reserve um tempinho para passear também pelas lojinhas, restaurantes e pela feirinha de artesanato da praia do Jacaré

E é ali na orla, num palco improvisado, que o Jurandy do Sax ainda faz uma última apresentação às 18hs, tocando Ave Maria também no saxofone, claro. Muito bacana! 

Por do sol na praia do Jacaré
Mais uma apresentação do Jurandy do Sax pra fechar o dia!


Saiba mais sobre João Pessoa, leia também: 
Guia de Praias de João Pessoa


--
  Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui