4

Como viajar muito sem ser rico

Renata Campos | 9.9.18 |
dicas para viajar muito

Sim, é possível viajar muito sem ser milionário, nem ter pai rico, nem ter ganhado na loteira ou ter que vender um órgão pra conseguir dinheiro. Qual o "segredo" então? Simples! Basta se organizar, economizar e focar nas prioridades!

Eu voltei recentemente de uma viagem de 100 dias pela Europa e o que eu mais ouvi desde então foi: "Nossa, tá rica, hein?" Não, gente! Infelizmente não! Tô beeem longe disso, inclusive!!

Seu eu já recebia várias perguntas antes de como eu arrumava dinheiro pra viajar tanto, depois dessa viagem então... 😅 Mas só pra matar a curiosidade de geral, especificamente nessa última viagem pra Europa, eu estava de férias prêmio. Ou seja, continuei recebendo meu salário o tempo todo e era com ele que eu me virava por lá.

Mas além do salário que eu recebi nesses 3 meses, eu ainda precisei de um pouco mais de dinheiro nos meses anteriores à viagem pra comprar as passagens internas, já que a ida eu emite com milhas e a volta em dividi em 10x sem juros, então nem pesou tanto. E também pra comprar alguns euros iniciais. E pra conseguir esse dinheiro, eu tive que abrir mão de certas comodidades do meu dia a dia. Na verdade, como sempre estou com uma viagem marcada, eu acabo vivendo sempre nesse modo de economia pras próximas viagens.

save money
Economize dinheiro pra viajar
Foto: 401kcalculator.org creative commons

ELEJA SUAS PRIORIDADES 


Muita gente fala que não consegue guardar dinheiro pra viajar. E eu sempre falo que é uma questão de prioridade de vida! Tenho colegas que ganham o mesmo que eu ou até mais (pois trabalham também em outros lugares) e, muitas vezes, passam as férias todas em casa porque não têm dinheiro pra viajar. Mas têm carro e celular do ano, tv de última geração, home theather, roupas de marca, jóias. Ou seja, são prioridades...

Eu não tenho absolutamente nada contra ter tudo isso. Pelo contrário, eu até gostaria de poder comprar todas essas coisas também. Mas eu não dinheiro. Então ou eu compro coisas materiais ou eu viajo. E eu escolho viajar!

As viagens são uma das minhas prioridades de vida! Eu não tenho um celular top! O meu é mediano, mas me atende muitíssimo bem! Meu carro é popular e não é novo, mas me leva pra todo lugar e é econômico. E é isso que importa pra mim! Não ligo a mínima pra "carrões" e, pra falar a verdade, eu nem sei a diferença deles direito. Simplesmente porque não é algo que me interessa.


Pra vocês terem uma ideia, a tv da minha casa ainda é de tubo. Ela tá velhinha, mas funciona! Não vejo razão pra gastar, sei lá, pelo menos 2 mil reais numa tv se eu tenho uma que me atende perfeitamente (na verdade, verdade, eu nem assisto tv direito). Eu sempre penso assim: com esse dinheiro eu compro quantas passagens e/ou pago quantas diárias? rs

Eu economizo em quase tudo na minha vida pra poder viajar. Além de não ter essas "coisas" caras, eu ainda corto os supérflos do dia a dia. Só pra citar alguns exemplos simples: aprendi a fazer minha própria unha (e quando estou com preguiça, nem faço). Ainda vou ao salão principalmente pra fazer o pé de vez em quando, mas há anos eu cortei essa coisa de fazer unha toda semana.

Parei de comer fora todos os dias, deixei a preguiça de lado e comecei a cozinhar. Eu sabia fazer só o basicão, mas tomei gosto e agora eu já me atrevo a fazer pratos mais elaborados. E com isso, eu não apenas como muito melhor, como também economizo horrores.

Sim, dá trabalho e leva tempo cozinhar todos os dias, mas vale a pena. Já parou pra pensar quanto você gasta por mês, ou pior, por ano comprando refrigerante ou suco ou sei o que todos os dias no almoço e/ou lanche? E aquele chocolatezinho "inocente"? Põe na ponta do lápis tudo isso aí pra você ver!

ANOTE SEUS GASTOS


Vamos supor que você gaste 5 reais por dia com supérfluos. No fim do mês serão 150 reais. Ao final do ano, 1800 reais! Com essa grana eu faço uma semana aqui no Brasil! E se ao invés de 5 foram 10 reais? No final do ano você terá gastado 3600 reais sem nem perceber. Gente, com esse valor você compra uma passagem pra quase qualquer lugar do mundo! Tô falando sério! Eu nunca paguei mais do que 3 mil reais em uma passagem de avião! Seja pra Europa, Ásia, Américas, África, lugar nenhum!

Que tal começar a pensar em cortar esses gastos? A balança e o bolso irão agradecer! Eu uso o aplicativo wisecash pra anotar TODAS minhas despesas do dia a dia. Ele também é ótimo pra ser usado durante as viagens. Nessa última EuroTrip eu comecei usando ele (mas parei depois que saí da zona do euro, fiquei com preguiça de converter) e foi uma ótima forma de controlar meus gastos.

Tem que ter disciplina pra colocar tudo lá. Mas o resultado é ótimo! Com ele, você consegue enxergar exatamente pra onde o seu dinheiro está indo. Você pode separar suas despesas por categorias e ele cria um gráfico que te dá uma visão detalhada dos seus gastos.

guardar dinheiro pra viajar
Gráfico gerado pelo Wisecash mostrando com o que eu estava gastando meu dinheiro na viagem

Outra vantagem dele é que você consegue marcar se suas compras foram feitas com dinheiro em espécie, cartão de débito ou crédito. Assim você consegue usar e abusar do seu cartão de crédito sem perder o controle, achando que tem dinheiro e não conseguir pagar a fatura no mês seguinte, por exemplo. Cartão de crédito é uma excelente maneira de acumular milhas e voar " de graça". Mas pra isso é preciso ter o controle certinho pra não se embananar todo e se encher de dívidas e esse app ajuda muito nesse sentido!

FAÇA UMA RENDA EXTRA


Conseguiu enxergar que você gasta muito mais do que deveria? Ótimo! Mas caso você já economize ao máximo e, ainda assim, não sobre quase nada no fim do mês, que tal pensar em alguma fonte extra de renda? Seja algo temporário, só mesmo pra uma viagem específica ou algo realmente duradouro, pra você conseguir fechar o mês sem tanto sufoco.

Mas o que fazer? Bom, aí é com você! Sabe (e gosta de) cozinhar? Que tal fazer salgados ou sanduíches naturais ou doces e vender no trabalho, na faculdade ou mesmo na rua? Não acha possível? Veja a história desse cara que, em 3 meses vendendo brigadeiros, conseguiu juntar 9 mil reais pra pagar uma viagem. Acha que já tem gente demais fazendo isso? Seja criativo e faça algo diferente! Descubra um "ponto fraco" pra pegar as pessoas pelo estômago.

Cozinha não é o seu forte? Que tal artesanato? Mas não fique preso só a bijuterias, amplie os horizontes. Tem muita coisa legal por aí. Não sabe fazer nada? Você pode tentar vender Natura, Avon e afins? Ou lingerie? Ou bolsas? Sei lá! Faz o estilo nerd e ou é muito bom em alguma coisa? Por que não dar aulas particulares e/ou de reforço?

Além disso, você ainda pode vender tudo aquilo que está encalhado e sem uso na sua casa. Dá pra vender roupas pra brechó, livros pro sebo e tudo mais pela internet Existem vários sites pra isso e mesmo comunidades no Facebook exclusivamente pra venda e troca. Dois dos melhores sites pra praticar o desapego são o Enjoiei e a OLX.

via GIPHY

Aproveitando a deixa pra fazer o jabá sobre minhas fontes extras de renda que são, exatamente através desse blog. Qualquer compra que você fizer por aqui eu irei ganhar uma comissão que ajuda a pagar os gastos com o blog e alguns custos de viagens.

Por exemplo, pra fazer reservas de hotéis, pousadas, hostels e apartamentos é só clicar nesse link do Booking ou em qualquer outro link do blog. Nesse post aqui, eu explico direitinho como fazer e como o site funciona. O mesmo vale para seguros viagem. Use esse link ou qualquer outro para fazer sua cotação de seguros e encontrar o melhor preço. E se você tem dúvidas de como funciona ou ainda não entendeu a importância de um seguro viagem, sugiro que leia esse post aqui.

E ainda tem atrações turísticas, aluguel de carro e chip de celular pra viagem internacional. Tem banner de todos esses afiliados que eu citei, na barra da lateral direita também. É só clicar e ser feliz (e me fazer feliz também 😄)


CONTROLE O CONSUMISMO


Graças a Deus, não sou (muito) consumista. Caso esse não seja o seu caso, antes de comprar algo, pense 2 ou 3 vezes antes. Você realmente precisa daquilo? Vai usar mesmo? É útil? Combina com o que você já tem? Se está na dúvida, não compre! Vá embora e se aquele bendito item ficar martelando na sua cabeça, volte outro dia e compre! Garanto que você irá esquecer da grande maioria deles. Ou seja, não era realmente essencial!

Tem gente que tem tanta roupa, tanto sapato, que nem consegue usar! Ou pior, nem lembra que aquelas peçam existem. Eu, graças a Deus, não tenho essa loucura por sapatos e/ou bolsas que minhas mulheres têm. Não ligo a mínima pra roupas de marca. Jóias? Nunca nem vi! haha. Lembro que uma colega de trabalho vendia jóias e chegou com um par de brincos que ela achava eram "a minha cara".

Com o dinheiro daquele brinco, eu poderia pagar toda a viagem que eu tinha acabado de fazer pro Egito (que aliás é um país muuuito barato) e ainda sobrava dinheiro pra pagar a viagem que eu estava programando fazer pra Bahia no verão. Comentei isso e ela disse: "É, tem gente que prefere aproveitar a vida". É exatamente esse o ponto! Cada um escolhe viver a vida de um jeito. E não há certo ou errado. Cada um no seu quadrado, sendo feliz à sua maneira.

viagem ao egito
Aquela foto bem clichê e bem turistona com a Esfinge, nas pirâmides do Egito 😂

Uma vez eu li em algum lugar (não consigo me lembrar onde) que "viajar não é caro, caro é o combo de whisky na balada". Pode ser vodka também, ou mesmo cerveja! Achei perfeito! Já contabilizaram quão caro pode ser uma balada das boas?

Ou mesmo um "cineminha inocente"? Gente do céu, como cinema tá caro!!! E o combo de pipoca então? Deus me livre! Eu costumava ir ao cinema quase toda semana, mas hoje em dia vou raramente! Dá super pra assistir vários lançamentos em casa, com baldes de pipoca que você mesmo fez, sem gastar praticamente nada! Lógico que é diferente, lógico que a experiência de um cinema é única. 

Não tô falando que é pra ninguém ficar em casa "vegetando", até porque eu também adoro uma farra e gosto muito de sair e tomar minhas cervejas de vez em quando. Mas pra quem vive na balada e/ou em restaurantes caros, usando roupas, sapatos e bolsas de grife, troca de carro e celular constantemente, vai no salão toda semana, realmente vai ser difícil sobrar dinheiro pra viajar muito.




Maaasss são prioridades, né mores? Não dá pra fazer tudo! Tem que abrir mão de algumas coisas mesmo! EU pelo menos tenho! E dá economizar de várias maneiras diferentes. É só querer! O negócio é que muita gente não quer! Só não me venha falar que não tem dinheiro pra viajar! Porque sim, você tem! Só não quer deixar de comprar ou de fazer coisas (como eu deixo) pra poder viajar! E também não me venha falar que eu sou rica porque eu viajo muito! Eu não compro nem metade das coisas que você compra. E é com esse dinheiro que eu viajo!


VIAJAR NÃO PRECISA SER CARO


Sabe aquela coisa de "todo mundo vê as fotos que eu posto, não ninguém vê as marmitas que eu como"? É bem por aí! Tá todo mundo vendo os lugares lindos por onde eu passo, mas o esforço que eu fiz pra estar lá e tudo que eu tive que abrir mão, ninguém vê!

Muito menos os perrengues que eu passo, os sanduíches e as marmitas que eu como, as coisas que eu deixo de comer e de comprar e tudo mais que eu faço pra não gastar muito dinheiro desnecessariamente durante a viagem, isso ninguém vê! Contei um pouquinho do que faço pra economizar durante as viagens nesse post aqui: Como viajar de forma econômica.

Por isso, resolvi escrever esse post contando o meu "segredo" (se é que dá pra chamar isso de segredo, né? rs) de conseguir viajar tanto sem, definitivamente, ser rica... ainda, porque vai que um dia eu ganho na loteria, né? Aí sim vocês vão ver o que é viajar muito! hahah


Apesar de eu sempre falar tudo isso com todo mundo, ainda assim, muita gente não consegue entender como eu viajo tanto ou por tanto tempo, como foi o caso dessa viagem de 100 dias pra Europa. E por que não entendem? Porque toma suas viagens como base. Eu viajo de forma econômica, gente! Minhas viagens não custam tão caro como muitos imaginam.

Por exemplo, Fernando de Noronha é um destino que geral sabe que é caro! Mas a sua viagem não precisa ser cara! A minha saiu por menos de 3 mil reais, contando passagem, hospedagem, alimentação e passeios (falei sobre o roteiro que eu fiz e todos os gastos nesse post). Mas eu conheço muita gente que gastou o mesmo que eu só de passagem ou só de hospedagem! Uma amiga minha mesmo gastou 12 mil quando foi pra lá!

Noronha não é caro
Acredite! É perfeitamente possível conhecer Fernando de Noronha sem ter que vender um rim pra isso. 

Ou seja, essa minha amiga e muuuuuitas outras pessoas imaginam que eu gastei os mesmos 12 mil que ela gastou ou os 7 mil que outro alguém gastou ou qualquer outro valor bem acima do que eu realmente gastei nessa viagem. Já que é Noronha é um destino caro, o povo já imagina que eu gastei horrores. Mas não!

E é por isso que as pessoas não entendem como eu posso ter viajado pra Noronha e, alguns meses depois, pra África do Sul (além de ser um país bem barato, eu ainda não gastei com passagem, já que fui de milhas). Nessas 2 viagens eu não cheguei nem perto do que minha amiga gastou em apenas uma! Dava ainda pra eu ter feito, pelo menos, mais uma viagem com esses 12 mil que ela gastou.

Outro destino assumidamente caro é Nova York. Meus colegas de trabalho me "encheram o saco" porque passei a semana de outubro (sou professora e tenho uma semana inteira de folga no feriado do dia 12 de outubro) em Nova York. Mas eu gastei muito menos do que todos eles. Comprei passagem na promoção por 1200 e poucos reais (dividida em 5x) e gastei apenas 800 reais em 8 dias lá!

Nova York NYC
Assistir ao pôr do sol apreciando o lindo skyline de Manhattan.
Programa totalmente gratuito e imperdível em Nova York.

Eu tenho uma amiga que mora em NY, então não gasto com hospedagem e também acabo economizando muito com alimentação. E como já fui pra lá algumas vezes, também não preciso ficar visitando os pontos turísticos mais clichês (leia-se caros) toda vez. Sem falar que Nova York tem muita coisa bacana pra ser feita de graça. 

Portanto, gastei apenas 2 mil reais nessa viagem, muito menos do que eles que foram pro Nordeste e ficaram num resort all inclusive. Mas o povo só enxerga que eu fui pra Nova York, então sou rica! Ricos são eles que gastaram bem mais de 5 mil reais em uma única semana de viagem rs

Viajar não precisa ser caro! Mas pra viajar barato você precisa, antes de mais nada, planejar tudo direitinho e pesquisar bastante. Dá muito trabalho sim e consome muito tempo também, não vou mentir! Mas eu adoro! Só que não é todo mundo que está disposto a fazer isso. Muita gente tem preguiça de montar o próprio roteiro, ou tem medo de algo dar errado, ou simplesmente não sabe mesmo nem por onde começar.

Escrevi um outro post com várias dicas de como fazer uma viagem econômica. Aproveitem pra ler também!


👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉

dicas para economizar nas viagens



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90


✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

4 comentários :

  1. Amei a sua conversão para viagens.....penso igual. Já vendi um carro para fazer um intercâmbio e não me arrependo. Me dá dicas para Europa....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que ótimo! Obrigada!
      É isso aí, a gente tem que fazer o que acha que realmente importa!
      Estou escrevendo várias dicas sobre a Europa... saiu ontem um post com dicas pra economizar por lá! Dá uma olhada: Como viajar de forma econômica

      Excluir
  2. Que legal... também adoro viajar e gastando pouco é melhor ainda!!! Estou planejando duas viagens para o ano que vem Machu Picchu e Portugal... se você puder me dar dicas desses lugares eu agradeço muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal!
      Bom, eu fui pro Peru há muito tempo. Sei que de lá pra cá muita coisa mudou, especialmente no que se refere à entrada pra Machu Picchu. Então, acho que acabo não podendo te ajudar muito...
      Já Portugal, eu fiz apenas um stop over de 2 dias em Lisboa. Peguei 43 graus lá! Infernal! Então acabei não conhecendo tanta coisa, só o basicão mesmo!
      Desculpa não poder te ajudar com esses 2 destinos. Mas qualquer outra dúvida, me fale!

      Excluir

Comente aqui