0

RêVivendo Fotografias: Praia de Jeribucaçu Itacaré

Renata Campos | 28.1.19 |
A cidade baiana de Itacaré é conhecida por suas belas praias. Uma característica que me chama bastante atenção por lá é que muitas das praias de Itacaré não tem quase nenhuma estrutura. Bem do jeito que eu gosto, com pouca interferência! Esse é um dos motivos de eu já ter viajado 3 vezes para lá. 

Lógico que Itacaré também tem praias mais urbanizadas, com barracas grandes, mesas, cadeiras, guarda-sóis e toda parafernália! Mas também é possível encontrar praias praticamente desertas. Ou seja, Itacaré tem praia pra agradar a todos

Uma das minhas praias prediletas é (ou era) Jeribucaçu! Me apaixonei por essa praia na minha 1ª viagem, em 2006. Voltei em 2009 e a praia continuou sendo uma das minhas preferidas. Mas, agora em 2019, tudo mudou! Me decepcionei com a praia de Jeribucaçu, como falei nessa foto do Instagram que postei no dia que estive lá. 

Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas de Itacaré por lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoItacaré

O motivo? Bom, como comentei ali em cima, eu prefiro as praias com pouca interferência humana. Conheci Jeribucaçu desse jeito e foi isso, além de toda a beleza da praia, que é inegável e continua intacta, que me fez gostar tanto de lá. Mas, nessa última viagem minha experiência foi bem diferente.

Ver aquela praia linda que eu tanto gosto completamente tomada por mesas e cadeiras de plástico e guarda-sóis roubando a beleza natural do lugar foi um tanto quanto frustrante. Não sei se dei azar por ser altíssima temporada, já que eu viajei no réveillon, ou se a praia realmente está sempre assim, lotada!

O fato é: a praia de Jeribucaçu continua lindíssima! O encontro do Rio Jeribucaçu com o mar, com vários coqueiros rodeando é muito bonito! Sem falar na piscininha que se forma no rio! Uma delícia (pelo menos quando você não se depara com mesas e cadeiras de plástico DENTRO da água 😞).


Mas apesar de ter rolado essa decepção inicial, não há como negar que a praia em si continua muito bonita. Mesmo com o número grande de turistas é possível sim achar cantinhos mais tranquilos e curtir o local numa boa! Continua valendo muito a pena ir a Jeribucaçu. Só não vá esperando uma praia vazia, como eu fui, para não se decepcionar! rs

Outra coisa, saiba também que a infraestrutura da praia é bem precária. Apenas algumas barraquinhas simples de madeira que servem refeições e alguns petiscos. As refeições, pelo menos na alta temporada, precisam ser agendadas (já que eles tem um limite máximo de pratos que conseguem prepara) e saem com hora marcada (o que não quer dizer que eles vão cumprir o horário, a nossa atrasou mais de uma hora! haha). 

Então, se for o caso, chegue, agende sua refeição e vá caminhar e explorar a praia. A parte principal, onde o rio deságua no mar, é curtinha. Mas caminhando mais pra esquerda, você encontrará outra parte da praia maior e bem mais vazia! Aproveite! Caminhando um pouco mais ainda, por um caminho lindo de coqueiros, você chegará na Praia do Arruda onde, na maré baixa, formam-se piscinas naturais com vários corais e peixinhos


COMO CHEGAR EM JERIBUCAÇU

Chegar em Jeribucaçu não é tarefa das mais fáceis. É preciso fazer uma trilha de mais ou menos 30 minutos. Bom, a ida até é mais tranquilo, já que a trilha é toda morro abaixo. Agora, cansativa mesmo é a volta que é só subida! Por isso, muita gente acaba desistindo de conhecê-la. Assim como fazem com a Prainha, outra praia linda de Itacaré, só acessível por trilha, da qual eu falei nesse post

Bom, mas além de caminhar meia hora, você também precisará de um carro para chegar em Jeribucaçu. É que a praia fica afastada do centrinho da cidade. São quase 10km pela estrada que dá acesso a Ilhéus e depois mais quase 2km em estrada de terra até o estacionamento. Se você não estiver de carro pode contratar uma agência de turismo ou mesmo um taxista (combine também dele te buscar na volta).


COMBO PRAIA DE JERIBUCAÇU + CACHOEIRA DA USINA

Várias agências vendem o combo Praia de Jeribucaçu + Cachoeira da Usina. Fui na 1ª vez, pois diziam que a cachoeira era lindíssima e, na época (2006), havia pouquíssima informação na internet e smartphone nem existia.Não achei a mínima graça no lugar! Gente, eu sou de Minas Gerais e se tem uma coisa que eu conheço bem é cachoeira. Não é qualquer quedinha d'água que vai me impressionar não! rs. 

Então, assim, no geral, quando me perguntam se vale a pena fazer esse combo aí, eu digo que NÃO! Mas, claro, isso vai de cada um! Se você não conhece muitas cachoeiras e/ou tá afim de fazer algo diferente, conhecer algo novo e tem tempo, então vá! 

Agora, eu, como boa mineira conhecedora de cachoeiras e carente de praias, não troco meu tempo no mar por uma cachoeirinha meia boa (porque convenhamos que perto das cachoeiras que temos aqui em Minas, as de Itacaré não fazem nem cosquinha). Sabe-se lá quando eu verei água salgada de novo! Tenho que aproveitar meu tempo todinho o mar! 💓 hehe


RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS 
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia. 
Foto de hojePrainha. Itacaré. Bahia.



Praia de Jeribucaçu. Itacaré. Bahia.
O encontro do Rio Jeribucaçu (à direita) com o mar (à esquerda) em um dos raros momentos vazios da praia. 




--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui