0

RêVivendo Fotografias: Castelo de Peles, Romênia.

Renata Campos | 19.8.19 |
Embora o Castelo do Drácula seja o mais famoso da Romênia, ele está longe de ser o mais bonito do país. Esse título é do Castelo de Peles e ninguém tira!

O Castelo de Peles fica próximo à cidade de Sinaia, na região da Transilvânia. Ele começou a ser construído em 1873, foi inaugurado 10 anos depois, mas as obras continuaram até 1914! Foi nesse mesmo ano que o Rei Francisco I se mudou para o castelo com sua esposa e viveram lá por 13 anos. Em 1947, o regime comunista nacionalizou todas as propriedades da família real. E em 1953, o Castelo passou a ser um museu. Mas em 1975, o ditador Ceausescu fechou o Castelo e todos os prédios do entorno. E eles só foram reabertos ao público em 1990, após a queda do ditador.

                 Faça agora mesmo uma cotação do Seguro Viagem e garanta o melhor preço. 

Embora seja conhecido como castelo, na verdade, devido à sua função, o lugar é um palácio. Por isso, muitos o chamam de Castelo-Palácio de Peles.Confesso que eu não sabia qual a diferença real de um castelo e um palácio. Aí fui lá no dicionário pesquisar:
  • Palácio: "Residência dos chefes de Estado, de um rei, ou de uma pessoa nobre.
    [Por Extensão] Residência grande e suntuosa."
  • Castelo: "Na Idade Média, residência do senhor feudal, fortificada. Depois do Renascimento, palácio real ou senhorial."
Resolvida as questões de nomenclatura, vamos ao que interessa, à visita do Castelo, ou Palácio, como queiram. Infelizmente, eu não consegui visitar o Castelo-Palácio por dentro! 😥 

O motivo? Falta de planejamento! Não conferi qual era o horário de funcionamento do lugar e me dei mal! E olha que eu falo pra tooodo mundo checar sempre os horários e dias de funcionamento. Mas eu mesma não fiz isso dessa vez! Em minha defesa, quando é que eu iria imaginar que em pleno verão, quando o sol se põe às 9h da noite, o Castelo ficaria aberto só até as 4 da tarde? Não faz sentido nenhum! Maaaas é assim que a coisa funciona! Fazer o que? Só lamentar, né? 

Se eu tivesse me programado eu teria ido Peles antes de visitar o Monastério de Sinaia, que fica lá pertinho e/ou teria deixado pra passear na cidade depois da visita. Como eu estava de carro, eu tinha total flexibilidade de horários. Enfim, que meu erro de planejamento sirva de lição pra vocês hehe.


O Castelo de Peles funciona de quinta a domingo de 9:15 às 16:15. Sendo que a bilheteria fecha 16:10 (mas eu cheguei lá 16:08 e já estava fechada, 2 alemães até foram lá discutir e tentar entrar, mas eu deixei lá). Quarta-feira ele só abre às 11h da manhã e fecha no mesmo horário. E, apenas durante o "verão" (7 de maio a 29 de setembro) ele abre também às terças-feiras, mas as visitas são restritas apenas ao 1º andar. 

Ahh e ele também fecha durante o mês de novembro para manutenção. Parece que as datas mudam de ano pra ano, mas é sempre em novembro. Esse ano (2019), o Castelo de Peles estará fechado do dia 04 ao dia 26 de novembro!


Existem 2 tipos de tickets para a vista do castelo. O 1º se limita apenas ao andar térreo e custa 30 lei por pessoa (uns 28 reais). Já o 2º engloba o andar térreo e também o superior e é feito com guia apenas. Esse custa 60 lei (uns 56 reais) e o último tour sai às 15:30. Ahh e se quiser tirar fotos e filmar é preciso pagar uma taxa extra de 30 lei pra fotografia e 60 pra filmagem. Puxado, né? E também existem preços diferenciados para estudantes, idosos, etc. Confira todos os detalhes no site oficial

Como eu cheguei tarde e não consegui entrar no castelo, fiquei só caminhando pela parte de fora mesmo. Visitei os jardins, as estátuas, tirei várias fotos e fui embora. Bem ao lado do Castelo de Peles, no mesmo terreno, fica o Castelo de Pelisor, que é bem menor e menos suntuoso, mas já me falaram que é interessante por dentro. Também não visitei porque o horário de funcionamento é basicamente o mesmo.

Há ainda restaurante, lojinha e estacionamento na área. Se estiver de carro, como eu, não pare no 1º estacionamento. Eu caí nessa besteira e paguei 10 lei à toa. Siga descendo a rua, mesmo que algum funcionário do estacionamento te "force" a parar, fazendo sinais e tudo mais. Lá embaixo, você vai encontrar vários lugares pra parar de graça, próximo ao restaurante. Economiza dinheiro e caminhada! #FicaaDica



RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS 
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia. 
Foto de hojeCastelo de Peles. Romênia
Castelo de Peles Transilvania Romenia
Parte do Castelo de Peles, em Sinaia


➤ Clique aqui pra ver outras fotos do Castelo de Peles no Instagram do blog.

➤ Saiba mais sobre a Romênia aqui: www.revivendoviagens/romenia

--
Tá indo viajar? 



➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!



➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem europa 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui