54

Guia Prático da Colômbia

Renata Campos | 1.6.12 |

A Colômbia é um país lindo e surpreendente!! O país ainda não é um destino dos mais populares, mas o turismo vem crescendo, e muito, nos últimos anos. E tem pra todos os gostos: cidades grandes, modernas e bem estruturas, história, cultura, ecoturismo, praias paradisíacas no mar do Caribe, dentre outros. Não é a toa que o slogan, amplamente divulgado por lá, diz que "o único risco é o você querer ficar". 

Com certeza, a Colômbia é um lugar que vale muito a pena conhecer! 
Então, se você pretende viajar pra lá, dê uma olhada nas informações abaixo e nos posts dos lugares que eu passei.

INFORMAÇÕES BÁSICAS


Localização: A Colômbia está situada na América do Sul e faz fronteira com o Brasil, Peru, Equador, Panamá e Venezuela. É banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico e pelo mar do Caribe.

Área: 1.140 000 km²

Localização da Colômbia
Áreas oceânicas da Colômbia
População: 46.300.196 habitantes

Língua: Espanhol. Mas nas ilhas caribenhas, além do espanhol, também é falado o Criolo, uma mistura de inglês, espanhol e francês com um toque de minerês (pois eles “comem” o final das palavras). 

Capital da Colômbia: Bogotá 

Principais cidades de interesse turístico: Bogotá, Cali, Medellín, Manizalles, Pereira, Barranquilla, Santa Marta, Cartagena e o Arquipélago de San Andrés e Providencia.

Fuso horário: 2 horas a menos que no Brasil.

Moeda: Peso Colombiano.
1 real vale aproximadamente 1.000 pesos colombianos (janeiro 2012). Não é necessário levar dólar ou qualquer outra moeda para fazer o câmbio. O real é bem aceito nas casas de câmbio de lá, especialmente em Bogotá. Em outras cidades, algumas casas de câmbio podem trabalhar apenas com moedas mais fortes, como dólar e euro, mas também é possível achar real. Acredito que, com a recente invasão brasileira na Colômbia essa questão de câmbio seja cada vez mais fácil! Sempre é possível trocar dinheiro nas casas de câmbio dos aeroportos também mas, assim como em praticamente todos os lugares do mundo, a cotação nos aeroportos é sempre desfavorável. De toda forma, sempre existe a possibilidade de sacar dinheiro (na moeda local) em qualquer caixa eletrônico. Pra isso, basta habilitar o uso internacional do seu cartão de débito. Mas vale a pena ficar atento às taxas, que variam entre bancos e geralmente são cobradas por transação. Além do iof de 6,38% que incide sobre qualquer transação realizada com cartões, seja de débito ou crédito. Assim, é melhor sacar uma quantia maior de dinheiro de uma só vez.

Documentos necessários para a viagem: Assim como ocorre em todos os países da América do Sul, não é preciso passaporte para entrar na Colômbia, apenas RG recente (menos de 10 anos).

Mas atenção, se for à Colômbia pela Copa será necessário levar passaporte já que todos os voos da Copa fazem conexão no Panamá (que já é América Central). E mesmo você não saindo do aeroporto, não poderá nem embarcar sem o passaporte. Minha amiga perdeu o voo por isso, como eu contei nesse post.

Clima: a Colômbia apresenta temperaturas estáveis durante todo o ano, devido à  proximidade do equador. Mas o clima varia conforme as regiões do país. Na costa caribenha e na região amazônica, o clima é tropical úmido com temperaturas variando entre 25° e 30° C. Já em Bogotá, o clima é bem mais frio devido à sua altitude elevada. Assim, a temperatura máxima na capital geralmente não ultrapassa os 20° C. O período de chuva vai de abril a maio e de outubro e novembro.



TODOS OS POSTS SOBRE A COLÔMBIA



BOGOTÁ


SANTA MARTA


CARTAGENA


SAN ANDRÉS


PROVIDENCIA



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

54 comentários :

  1. Bem legal! Estou ensaiando uma visita à Colômbia já faz um tempo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, a Colômbia é linda!! Vá mesmo, vc vai amar!!!

      Excluir
  2. Thiago Cabrera5.6.12

    Parabéns Rê, ficou muito bom seu post!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens muito legal seus relatos...
    gostaria de saber quanto que vc gastou na sua viagem inteira...
    markinoronha@hotmail.com
    obrigadoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Markin, obrigada!!
      Realmente não sei quanto gastei nessa viagem!!
      Eu não costumo fazer essa conta.. acho que tenho medo de saber o valor total!! hehe
      Nesse caso, como eu reservei tudo com bastante antecedência, paguei muita coisa antes da viagem (todas as passagens e parte da hospedagem).
      Mas também acho que isso é bastante relativo, vai de pessoa pra pessoa! O tipo de hospedagem, os restaurantes, os gastos com compras, os passeios, baladas, etc e tal.
      Tenho umas amigas que foram depois de mim e devem ter gasto só em hospedagem o mesmo que gastei na viagem toda!! rsrs

      Mas se serve de ajuda, os preços lá são bem semelhantes aos daqui. Nem mais caro, nem mais barato. Então, faça as contas de passagem e hospedagem e o restante imagine que está viajando pelo Brasil mesmo!
      A Colômbia vale MUITO a pena!

      Excluir
  4. Oi Renata parabéns pelo Blog!!! Eu ainda to traçando meu roteiro, mas as dicas aqui estão me ajudando mto.
    Minha duvida são:
    1)eu só consigo chegar a providencia indo a partir de San Andres?
    2) Não achei aqui pelo decolar cias aéreas que fazem o trajeto san andres x isla de providencia? Vc sabe onde vejo isso? Além disso vc sabe o preço do Catamarã?
    Pensei em fazer o seguinte roteiro (abaixo) com meu namorado...temos uns 16/17 dias na Colômbia. O que vc acha?
    3 noites- Bogota
    4 noites - Cartagena
    5 noites- San Andrés
    3 noites- Providencia

    Bjoss Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Juliana, obrigada!
      Seu roteiro tá ótimo e tá bem parecido com o que fiz, com a diferença que também fui a Santa Marta.

      Pra chegar em Providencia é só por San Andrés mesmo e você pode fazer isso de catamarã ou de avião. Nesse post eu falo sobre as duas opções e preços http://www.revivendoviagens.com/2012/04/voando-ilha-de-providencia.html
      Mas já adianto que a única empresa que faz o vôo é a Satena e o site dela é bem chatinho de mexer porque dá erro toda hora. Mas não desista e vá tentando até conseguir, mesmo que pra isso tenha que gastar vários dias... rs.

      Ahhh só mais uma coisinha. Pelo amooor de Deus, não use o site da Decolar! Desculpa, mas eu tomei trauma depois de ter (quase) perdido uma viagem à Costa Rica por culpa deles. Eu disse quase porque acabei comprando outra passagem de última hora! Processei a Decolar e ganhei, mas nada paga o stress pelo qual passei. Contei aqui todo meu martírio...
      http://www.revivendoviagens.com/2012/08/decolar-comigo-nao-decolou.html

      Portanto, quando for pesquisar passagens escolha qualquer outro site, mas Decolar não, por favor! rs
      Eu, particularmente, gosto muito do www.skyscanner.com.br e do www.Kayak.com E já comprei também no www.submarinoviagens.com.br 2 vezes, sem problema algum!

      Bom, é isso! Qualquer dúvida que tiver, é só falar!
      bjos

      Excluir
    2. Apoio o comentário da Renata Campos sobre evitar usar o Decolar.com.

      Tive sérios problemas com eles, também, há pouco tempo, quase perdi 3 dias em uma viagem de dez dias aos Estados Unidos com hotel já pago.

      Caso tenha problemas, a Decolar.com só devolve o valor em 120 dias.
      É a pior empresa com que já lidei!

      Por sorte consegui resolver diretamente com a empresa aérea.

      FUJAM DA DECOLAR.COM.

      Excluir
    3. Pois é, Frederico!
      No meu caso, só vi o dinheiro de volta depois de entrar com um processo na justiça!! Dor de cabeça que não quero repetir nunca mais!!!

      Excluir
  5. gustavo19.8.13

    Oi juliana, vamos a Colombia (Bogota e Cartagena) em outubro, sabe se lá tem serviço de van para deslocamentos, pois vamos em 3 casais, estive lendo suas instrucoes, na questao de dinheiro penso em levar real o que acha, em termos de hospedagem qto a seguranca o que pode me dizer, centro e zona rosa em bogata e Cartagena qual a melhor opção? agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, tudo bem?
      Você deve ter se confundido, meu nome é Renata! ;-)
      Realmente não sei se há serviço de van, mas é bem provável que sim. De toda forma, táxi e ônibus são bem baratos.
      Quanto ao dinheiro, como eu disse, na Candelaria tem várias casas de câmbio que aceitam real. E com o preço absurdo que o dólar está, realmente é melhor levar real!
      Achei o país, de uma forma geral, muito seguro. Quando estava planejando a viagem li que algumas pessoas acharam a Candelaria meio perigosa à noite, mas outras disseram que não! De toda forma optei por ficar na Zona Rosa por estar localizada próxima à vida noturna. A gente saía e voltava de madrugada a pé e éramos só mulheres!
      Em Cartagena, o melhor é ficar hospedado dentro das muralhas, porque aí dá pra fazer tudo a pé mesmo!
      Fiz um post sobre os lugares que fiquei hospedada nessa viagem, espero que ajude http://www.revivendoviagens.com/2012/02/colombia-donde-hospedarse.html

      Excluir
  6. Re! E vacina para Febre Amarela para ir a San Andrés, é necessário? To indo semana que vem e suas dicas estão sendo muito valiosas!!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carla,
      Até há um tempo atrás, era necessário vacina de febre amarela para a Colômbia, mas agora não é preciso mesmo. O país não aparece mais na lista da Anvisa e também não me pediram nada em nenhuma das cidades que fui!
      Você vai adorar San Andrés! :-)
      Boa viagem e aproveite muito! bjs

      Excluir
    2. Anônimo16.9.13

      Olá Renata e Carla!
      Irei para Medellin no próximo mês, mas não quero tomar a vacina, pois houvi vários relatos de reações à mesma. Então, posso confiar e ir tranquilo para meu passeio?
      Obrigado pelas dicas!!
      Clovis

      Excluir
    3. Oi Clóvis,
      Como eu disse, parece que não é mais necessário, tanto que não me pediram.
      Mas com relação à reação da vacina, pode acontecer como eu qualquer outra vacina. Não acho que isso seja motivo para não tomá-la. Eu já tomei a vacina umas 3x, inclusive quando criança e nunca tive nada! É o que velho ditado diz, né? "Mais vale prevenir do que remediar" rsrs
      Boa sorte e boa viagem!!

      Excluir
  7. Viviane9.9.13

    Oi Renata!!!
    Espero que esteja bem!
    Venho em meu nome e de minhas 3 amigas, para te agradecer pelas várias dicas sobre a Colômbia!!!
    Estivemos 5 dias em Cartagena de Índias e 5 dias em San Andres... e suas dicas foram muito importantes para termos uma viagem incrível!!!!
    Muito Obrigada mesmo!!!!
    Desejo que vc viaje muito para nos trazer muitas dicas!!! :)

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Viviane! Fico realmente muito feliz em ter ajudado!!!
      Ter esse retorno é um grande incentivo pra continuar escrevendo! :-)
      Bjos

      Excluir
    2. Anônimo29.6.14

      OI RENATA. EDTOU INDO PARA CARTAGENA E SAN ANDRESS.
      GOSTARIA SUA AJUDA .ONDE FICAR E QUAIS AS PRAIAS PARA FAZER PASSEIOS
      EDPERO SUAS DICAS. OBRIGADA
      ESTOU QUERENDO IR EM OUT OU NOV. SERA QUE TEM FURACAO
      E QUENTE ESSA EPOCA
      ROSELIVINICIUS@TERRA.COM.BR

      Excluir
    3. Oi Roseli, tudo bem?
      Bom, teoricamente essa é a época de furacões sim, mas isso não quer dizer que eles realmente irião acontecer! Uma amiga foi pra lá em outubro e achou tudo ótimo!
      Em relação à hospedagem, em Cartagena o melhor lugar pra ficar é no centro histórico, dentro da cidade amuralhada. Eu sempre faço minhas reservas pelo booking, dê uma olhada nesse link que tem muita coisa bacana http://www.booking.com/city/co/cartagena.html?aid=370631
      E em San Andrés, o melhro seria ficar próximo ao centro pra não depender de carro. De novo, dê uma olhada no booking http://www.booking.com/city/co/san-andres-co.html?aid=370631
      Quando as dicas do que fazer, dê uma olhada nos links dos posts relacionados no final desse post que tem muita informação a respeito das 2 cidade! E se tiver alguma dúvida específica, é só falar! ;-)
      Boa pesquisa e boa viagem!

      Excluir
    4. Oi Renata estou querendo ir a Cali, la terei hospedagem e alimentação , passeios, você foi a Cali-Colombia? La pode fazer cambio do real para peso?
      Meu namorado mora la, ele esteve aqui e agora eu que irei!! Em abril

      Excluir
  8. Oi Renata! Adorei seu blog e as dicas. Estou indo pra Colômbia e ler seus textos fizeram a diferença pra mim. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xará! Que ótimo! Precisando de algo é só falar.. ;-)
      Você vai adorar a Colômbia! Certeza!
      Boa viagem!

      Excluir
  9. Anônimo6.10.13

    Olá Renata, parabéns pelo blog, y também pelas "informaciones" me voy a Colômbia dia 21/10 Bogotá e depois Pasto-Nariño ver a minha Ponte Preta jogar, daleeeee!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe.. boa viagem e.. boa sorte!! rs

      Excluir
  10. Anônimo10.10.13

    Oi Renata! Me chamo Hennan e gostaria de tirar duas dúvidas..
    1° - Comprei uma passagem da Copa Airlines para o trecho Medellín-Bogotá (vôo direto), mesmo assim você acha necessário ter passaporte?
    2°- Quando foi a Colômbia, não sei se reparou, mas existem agências e caixas eletrônicos do Banco Santander?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Hennan,
      Não precisa de passaporte lá dentro não. O problema é quando vc sai do Brasil pra Colômbia e faz escala no Panamá, que é o hub da Copa, aí pra lá (como não é América do Sul) precisa.
      Qto ao banco, se sua idéia é sacar dinheiro lá não precisa ser no Santander não. Vc consegue sacar em qualquer caixa eletrônico. Fora do Brasil o que vale é se o cartão é plus ou cirrus (isso fica atrás do cartão). Bem mais prático, né? rs

      Excluir
  11. Anônimo28.10.13

    Oi renata! Boa tarde. Mto obrigada pelas dicas!!
    Qro mto conhecer a Colômbia!! Adorei o que vc compartilhou.
    Qndo eu digo q qro ir para a Colômbia o povo faz cara feia, são mal informados, acham que lá só tem farc, o que não tem nada a ver.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!
      O preconceito e a falta de informação impedem que muita gente conheça lugares incríveis nesse mundão afora! Muita gente me perguntava o que eu ia fazer lá e alguns acabavam dando o braço a torcer depois de ver as fotos.
      E foi exatamente o que postei sobre a Bolívia ontem lá na página do blog (https://www.facebook.com/ReVivendoViagens). E o mesmo se aplica à Colômbia!
      bjos

      Excluir
  12. Ingrid10.1.14

    Oi, Renata! Acabei conhecendo seu blog por indicação do VnV!
    Surgiu a oportunidade de um folguinha em março de, no máximo, 10 dias e, influenciada pelo meu querido Gabo e pelos posts que encontrei (os seus foram incríveis), estou quase fechando Colômbia!
    O problema é que vai ser minha primeira viagem internacional totalmente por conta, sem contratar seguro, nem transfers e voos internos.
    Preciso muito de uns toques pra me ajudar a correr contra o tempo. Tô perdida nas questões mais práticas e burocráticas mesmo.

    A ideia é passar umas 2 noites em Bogotá, 3 em Cartagena e 3 em Providencia. O que você acha? Devo conseguir mais 1 dia para San Andres, já que vou ter de ir pra lá de qualquer jeito?
    E quais cidades, em termos de logística, você indicaria começar e terminar a viagem?

    Orcei pelo skyscanner Bogotá-Cartagena e ida-e-volta ficou mais barato do que só ida! :(

    Como começo a comprar os voos e onde em compro as passagens para San Andres e catamarã para Providencia? Sei que são muitas dúvidas, mas se puder me ajudar, eu agradeço muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ingrid, tudo bem?
      Então, acho que sua programação tá bacana. Só tente conseguir msm ficar pelo menos um dia em San Andres, nem que seja só pra fazer a volta à ilha, vale a pena!
      Quanto às passagens, realmente é sempre mais barato comprar ida e volta do que só um trecho. Simule várias opções de trajeto e dias diferentes e opte pelo que tiver melhores preços, a ordem das cidades não faz diferença. Eu comprei tudo direto pelo site das cias aéreas msm, inclusive o voo de Providencia tb. Não sei se vale muito a pena ir se Catamarã não, viu? Dá uma olhada no meu post "Voando à Ilha de Providencia" lá tem todas as informações e links do voo e do catamarã tb. Desculpe não te mandar o link, mas estou viajando e escrevendo pelo celular agora.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ingrid14.1.14

      Oi, Renata! Obrigada pelo retorno! Encontrei o post e vi a diferença de preços! Verdade, vale mais a pena pegar um voo mesmo. Estou simulando loucamente todos os voos possíveis haha Mas acho que vai ficar muito pesado para mim. Vou ter de reduzir o trajeto, infelizmente :/ Bom, a vantagem é aproveitar mais cada cidade, né? Pensar no lado positivo hehe
      Obrigadão pela ajuda e boa viagem!! :)

      Excluir
  13. Adorei o post! Ajudou-nos bastante.
    Pretendemos meu esposo e eu viajarmos na próxima semana para Bogotá e Cartagena, toda e qualquer informação sobre àquele país nos interessa. Abraços e parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcy!
      Vocês vão amar a Colômbia!!
      Boa viagem!

      Excluir
  14. Olá Renata,
    Irei a Cali em Junho para um curso, tenho dois dias livres qual sua sugestão de roteiro?!
    obrigada
    Leslie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Leslie, tudo bem?
      Infelizmente, não posso te ajudar pois não cheguei a conhecer Cali!
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  15. Regina Daflon23.5.14

    Olá Renata, seus comentários a respeito da Colômbia foram providenciais para mim, pois estarei indo para lá em agosto e com toda certeza tudo o que foi dito irá me ajudar muitíssimo......A narrativa do passeio pela ilha em carrinho de golfe foi perfeito para tomada de decisão. Espero gostar ê aproveitar bastante esta viagem e da melhor maneira, o que farei com certeza aproveitando suas otimas dicas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, que bom! :-)
      Você irá adorar o passeio de carrinho de golfe! Aproveite muito, a Colômbia é incrível!
      Boa viagem

      Excluir
  16. Oi Renata, eu e duas amigas vamos para Colômbia no próximo dia 24/06 e ficamos até 09/07 ,e ainda não definimos um roteiro, Estamos com dificuldade diante tantas opções. Pensamos em Bogotá,Cali, Medelim e Cartagena. Gostaríamos de sua ajuda com dicas de onde hospedar nestes lugares. Se você aconselha a substituição ou acrescentaria algum lugar. Qualquer dica será muito bem vinda , li seu blog e gostei muito. Agradeço sua ajuda que com certeza fará nossa viagem muito melhor,
    Rosinete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosinte, tudo bem?
      Desculpe pela demora em responder, mas é que estou viajando e ficando pouquíssimo tempo online!
      Bom, mas dessas cidades que você falou, só conheci Bogotá e Cartagena, falei sobre os lugares onde me hospedei aqui nesse post. http://www.revivendoviagens.com/2012/02/colombia-donde-hospedarse.html
      Dá uma olhadinha lá depois!
      Boa viagem

      Excluir
  17. Oi Renatta! Vou para a Colômbia neste mês de julho, porém ainda não comprei os bilhetes aéreos. Quaisd companhias aéreas você me indica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, tudo bem?
      Bom, eu geralmente vou na mais barata!! rs
      Mas a Avianca, que é colombiana, é uma cia excelente! Uma das melhores que já voei!!
      Boa sorte!

      Excluir
  18. Olá Renata!

    Tudo bem?

    Qual o melhor meio de chegar a san andres saindo de cartagena?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tudo bem?
      Acho que a única forma de chegar a San Andrés, saindo de Cartagena, é de avião. Se não me engano, são 800km de distância!

      Excluir
  19. Grata pelas dicas, mês que vem irei a Bogotá, Cartagena e San Andrés...gostei especialmente dos mapas dos locais, muito úteis!

    ResponderExcluir
  20. Oi Renata!
    Vou em Março para a Colômbia e passarei 15 dias, mas estou super em dúvida de quais cidades incluir no meu roteiro. Você tem alguma sugestão? As opções são: Bogotá, Medellin, Cali, Cartagena, San Andrés, Barranquila, Santa Marta, Taganga/Parque Tayrona. Help, please! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, tudo bem?
      Bom, dessas da sua lista eu conheço Bogotá, Cartagena, San Andres, Santa Marta e o Parque Tayrona (que faz parte de Santa Marta, Taganga é um distrito) e gostei de todas elas. Ouvi falar muito bem de Medelin também que inclusive estava originalmente no meio roteiro, mas acabei trocando por Providencia. Tenho posts de todas essas cidades aqui no bog, se ainda não viu, dá uma olhadinha depois!
      Barranquila pelo que pesquisei e pelo que ouvi de pessoas que foram lá, não tem nada de interessante. A fama é só pq a Shakira nasceu lá e pelo carnaval. Já Cali não cheguei a ler muita coisa a respeito não, então não sei te dizer muita coisa!!
      Boa sorte aí na programação!

      Excluir
  21. Oi Renata,
    Muito bom seu blog. Vou com um grupo para Cartagena, Bogotá e San Andres no final do ano. Estamos todos em duvida de quanto levar de dinheiro, pois ninguém conhece a Colômbia. Você tem ideia de quanto se gasta em média por dia para comer em restaurantes legais, transportes e passeios? O resto já está tudo pago daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Bom... esse lance de dinheiro é bem relativo! Pois tudo depende muito do estilo da sua viagem! Mas eu achei os preços de lá bem semelhantes aos daqui do Brasil, pelo menos em relação aos restaurantes. Mas assim, dependendo do tipo de restaurante que você costuma frequentar, você pode gastar 15 reais num prato ou 100 reais pra mais!! Por isso que eu digo é tudo muito relativo!
      Em Cartagena você faz tudo a pé, se estiver hospedada dentro da cidade antiga. E lá os bares e restaurantes são um pouco mais arrumadinhos, mas você também consegue encontrar coisas bem em conta, se for o caso.
      Bogotá é uma cidade grande e as opções são enormes e bem variadas! Quanto ao transporte, apesar de os microonibus serem complicados, a trasmilênio funciona super bem! Táxi também não é caro!
      Em San Andrés também existe desde os restaurantes chiques, até os mais simples. Se estiver hospedada no centrinho só precisará de transporte para conhecer algumas praias mais distantes. Dá pra fazer de ônibus ou táxi. E vale a pena alugar um carrinho de golfe também, pelo menos por um dia para conhecer toda a ilha!
      Boa viagem pra vocês!

      Excluir
  22. Bom dia Renata, tudo bem??
    Estou indo pra Colômbia no mês que vem. Eu não sou de programar muito minhas viagens, gosto de ficar ou sair do lugar quando tenho vontade. Você acha que isso será um problema por lá??? Se eu decidir ir di lugar A para o lugar B, vc acha que terei algum transtorno em relação a encontrar transporte ou estadia??
    Grata querida
    PS: adorei sei blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tuodo bem?
      Obrigada!
      Bom, se você não gosta de se programar, já deve estar acostumada com incertezas e com as vantagens e desvantagens disso, não é mesmo? Acho que isso é igual em todo lugar do mundo, portanto você não tem motivos extras pra se preocupar com isso.
      O transtorno que vc pode ter é financeiro, ou não conseguir ficar em algum hotel que queira porque não tem vaga. Mas ficar sem hotel você não fica. Até porque é baixa temporada!
      EU, particularmente, gosto de programar tudo antes pra conseguir tarifas melhores de transporte e hospedagem, já que com antecedência os preços são quase sempre muito melhores. Mas, eu acabo perdendo essa flexibilidade que você comentou, de ficar quanto tempo quiser em cada lugar! Bom... mas tudo tem suas vantagens e desvantagens, né? Faz parte!
      Boa viagem!

      Excluir
  23. Cristiane22.6.16

    Bom dia! Adorei seu blog, a maneira como descreve os lugares... Sensacional!
    Estou planejando uma viagem à Colômbia, e tenho apenas 14 dias para aproveitar. Diante do curto tempo estou em dúvida sobre quais lugares conhecer e quantos dias ficar em cada um. Pela pesquisa prévia que fiz observei que as indicações das pessoas são para ficar de 3 a 4 dias em cada uma das cidades: Bogotá, Cartagena, San Andres e Providencia. Mas a minha dúvida agora é: em quais devo ficar 3 dias e em quais ficar 4 dias? Viajaremos eu e meu marido, e gostamos muito de conhecer a cultura local, ir a museus, lugares históricos, tudo sem correria, e amamos praia, principalmente praias tranquilas, sem muita gente! O que você indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, tudo bem?
      Muito obrigada! :-)
      Nossa, difícil! Você tem que lembrar de considerar também o tempo que irá perder de deslocamento entre uma cidade e outra. Olhe os voos direitinho antes de planejar tudo. Mas assim, Providencia você conhece conhecer tudo em 2 dias. Eu fiquei 3 pra ficar de boa curtindo praia e indico, mas se vc não tem esse tempo, pode tirar um dia. Bogotá vc consegue ver o basicão em 2 dias tb. É corrido, mas dá! Melhor seriam 3 mesmo, ou até 4. Cartagena é uma graça de cidade. Ela é super pequena e dá pra conhecer tudo rapidinho, mas seria um desperdício! Então, não fique menos de 3 dias lá. E nem em San Andrés! São várias as praias pra conhecer e ainda tem os passeios pra outras ilhas. Eu fiquei 5 dias e ficaria até mais!
      Bom, não sei se ajudei muito, mas é isso que recomendo num tempo mais curto!
      Boa viagem!

      Excluir

Comente aqui