16

Roteiro de Viagem à Colômbia

Renata Campos | 2.2.12 |


Vou começar a publicar minhas viagens aqui, de trás pra frente! rs
E para estrear o blog, de verdade, começarei pela minha última viagem: Colômbia!!!
- Mas Colômbia????
Essa era a pergunta que eu mais ouvia quando dizia que ia pra lá! E que vinha sempre seguida de outra:
- E o que tem na Colômbia?
A Colômbia ainda não é um destino dos mais populares, mas que vem se tornando, cada vez mais, alvo dos brasileiros, principalmente nos últimos anos.
Pois bem, a Colômbia é um país muito interessante e surpreendente. Apesar dos problemas que teve com  violência no passado, o país (mesmo que ainda não totalmente) vem conseguindo se livrar desse rótulo e dissociar sua imagem das FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - que tocaram o terror por lá. Por todos os lugares onde passamos, havia muitos policiais, o que dava um sensação de segurança. E os colombianos são, em geral, alegres, simpáticos e prestativos.



Placa na chegada do aeroporto. Ótimas boas-vindas!!
Fui com 3 amigas, companheiras fiéis de quase todas as minhas viagens. Em 19 dias de viagem, passamos por 5 destinos diferentes:
  • A capital Bogotá que do alto dos seus 2.600 metros de altitude, apesar de ser uma cidade, literalmente, sempre fria, é também super hospitaleira. É organizada, limpa, agradável e segura, sim, segura! Tem policiais, e aos montes, em todos os lugares. Andamos de madrugada, sozinhas, pelas ruas da Zona Rosa, sem problema algum. Bogotá consegue ser, ao mesmo tempo, moderna e conservar, muito bem, diga-se de passagem, um rico e belo patrimônio histórico e cultural. 
  • Santa Marta, considerada por muitos, a cidade mais antiga da América do Sul, e ponto de partida para um dos principais destinos ecoturísticos do país, o Parque Nacional Tayrona, com trilhas e praias caribenhas; 
  • Cartagena de Índias, dona de um centro histórico super charmoso, colorido, com uma rica arquitetura colonial e cercada por uma muralha de pedras. A chamada Ciudad Amurallada foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO. 
  • A ilha de San Andrés, com seu belíssimo e encantador "mar de siete colores" e seu comércio sem impostos. Está, assim como sua vizinha Providencia, geograficamente mais próxima da Nicarágua do que da própria Colômbia. 
  • E por fim, a pequena ilha de Providencia, um verdadeiro - e praticamente intocado - paraíso caribenho! Providencia, preserva paisagens lindíssimas, um mar de águas cristalinas e um azuuuuul de "doer" os olhos, a 3ª maior barreira de corais do mundo, delírio para qualquer mergulhador profissional ou amador, tudo isso e muito mais, em apenas 22 km quadrados.

Mapa do roteiro de viagem à Colômbia

O roteiro que fizemos, e que falarei mais detalhadamente nos próximos posts, foi o seguinte:

26/12/2011         BH ==> Bogotá ==> Santa Marta
27/12/2011         Santa Marta
28/12/2011         Santa Marta
29/12/2011         Santa Marta ==> Cartagena
30/12/2011         Cartagena
31/12/2011         Cartagena
01/01/2012         Cartagena
02/01/2012         Cartagena ==> San Andres
03/01/2012         San Andres
04/01/2012         San Andres
05/01/2012         San Andres
06/01/2012         San Andres
07/01/2012         San Andres ==> Providência
08/01/2012         Providencia
09/01/2012         Providencia
10/01/2012         Providencia ==> San Andres ==> Bogotá
11/01/2012         Bogotá
12/01/2012         Bogotá
13/01/2012         Bogotá ==> BH

Com exceção de Santa Marta à Cartagena, fizemos todos os trajetos acima de avião.

Enfim, a Colômbia é um país que vale muitíssimo a pena conhecer!!!
E é como diz o slogan, amplamente utilizado por lá: "o único risco é você querer ficar". Fato!


Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

16 comentários :

  1. Delícia!

    Meus planos são Bogotá, San Andres e Providencia. Terei poucos dias (10 no maximo) mas adoraria conhecer Santa Marta e Cartagena tbm.

    :)

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, Santa Marta e Cartagena são ótimas! Mas San Andrés e Providencia são TOP!!!
      Vc vai amar!!

      Excluir
  2. Parabéns Re... Agora podemos curtir ainda mais suas viagens... E que viagens!!!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Marina Mascarenhas3.2.12

    Parabéns Renata, adorei seu blog, agora acompanharemos suas aventuras de pertinho! bjus e sucesso nessa empreitada!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional o seu blog! Estou indo para Colômbia agora em Novembro e estava meio perdidão até encontrar este blog! Já estou ansioso pra fazer tudo isso! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!! Você vai adorar a Colômbia!! :-)

      Excluir
  5. Anônimo6.11.13

    É,se por um acaso,for para Providencia sozinho,e quiser ficar por lá,para viver,há algum risco de extradição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... tem problema sim! Não rola ficar por lá não! Não lembro exatamente qual é o tempo máximo que vc pode ficar lá, mas como o lugar é minúsculo, não tem muito como passar batido!
      Soube até do caso de uma mulher que tava morando lá com um nativo e que teve que ir embora depois de sei lá qtos meses.. Eles tem regras bem definidas para isso..

      Excluir
  6. Oi Re, amei seu blog e sua descrição e impressões sobre a Colômbia, especificamente Bogotá para onde estou indo com o marido no dia 24/12. Uma coisa que me aflige muito em viagens é que roupa levar (mulheres, hehe), não a quantidade nem o estilo, mas se para frio, calor, meio termo, ou um pouco de cada... Enfim, como vc tbm esteve lá no mesmo período te pergunto: que tipo de roupa invisto mais na mala. Muito obrigada e um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lika, obrigada!
      Bogotá é uma cidade que tem grande altitude. Consequentemente, lá faz frio durante todo o ano. Se você for só pra Bogotá mesmo, invista em roupas de frio. Durante o dia o clima é até mais tranquilo, dá pra andar sem blusa no sol. Mas à noite é sempre frio.
      Boa viagem! Bjos

      Excluir
  7. Olá Renata!

    Adorei seus relatos sobre a Colômbia. Estou com planos de visitar o país em 2015. Um dos destinos da viagem é San Andrés, também tenho plsnos de conhecer Providência. Por isso tenho uma dúvida: preciso reservar a visita à ilha com muita antecedência? É possível fazer isso estando em San Andrés ou corro risco de nao consegui?

    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alzemir, obrigada! :-)
      Quando você diz "reservar a visita à ilha" você está falando de fazer um passeio de bate e volta? Se for, sei que existe, mas não sei exatamente como funciona.
      Mas se você fora passar uns dias por lá, o ideal é comprar as passagens de avião (ou catamarã) com antecedência, pois corre-se o risco de acabar sim! O mesmo vale para a hospdagem, são poucas as opções, então quanto antes melhor!

      Excluir
  8. Michelle28.12.15

    Olá Renata,

    Poderia tirar uma dúvida, por gentileza?
    Vc comprou as passagens entre Cartagena e San Andres junto com a ida e volta ao Brasil?

    Estou querendo ir para esses dois destinos, chegar por cartagena e voltar por San Andres....

    A propósito parabéns pelo blog... adorei!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, tudo bem?
      Obrigada!
      Eu comprei todas as passagens separadamente. Comprei ida e volta pra Bogotá e depois os trechos Bogotá-Santa Marta, Cartagena-San Andres e San Andrés-Bogotá onde fiquei uns dias no final da viagem!
      Se for comprar ida por um lugar e volta por outro, simule em "múltiplos trechos" ou algo assim e compare com o valor das passagens em separado! Veja todas as possibilidades em relação a custo x benefício antes de comprar!
      Boa viagem!

      Excluir

Comente aqui