0

Templo Cervejeiro da Backer

Renata Campos | 31.5.16 |
cervejaria Backer


É público e notório que os mineiros, em especial os belorizontinos, gostam beeeem de uma cerveja! A quantidade bares por metro quadrado por aqui é tão grande, que Belo Horizonte foi eleita a capital MUNDIAL dos bares! É... nós levamos a sério a máxima "se não tem mar, vamos pro bar"! rs

Não por acaso, a procura por cervejas artesanais por aqui tem aumentado cada vez mais! E, consequentemente, a oferta também! Minas Gerais tem cerca de 30 cervejarias, sendo que a maioria está situada na região metropolitana de BH! Uma das pioneiras na cidade foi a Cervejaria Backer que, desde 1999, vem produzindo cervejas especiais e ganhando prêmios atrás de prêmios. É possível encontrar as cervejas da facilmente em vários bares de Belo Horizonte, e de Minas, em geral! Além de outros Estados brasileiros também! Mas não há nada melhor do que provar a água, digo, a cerveja direto da fonte.

Foi por essas e outras que, no final de 2014, a Backer resolveu abrir o Pátio Cervejeiro! Um espaço amplo, com bar, restaurante (o Templo Cervejeiro) e lojinha, construído junto à sua fábrica (a Maternidade Cervejeira), no bairro Olhos d'água, em Belo Horizonte. Lá é possível tomar os chopps e cervejas que foram recém produzidos e não sofreram nenhum tipo de interferência. Como bem disse a sommeliere da Backer, Priscilla Colares, uma cerveja que sai de BH e vai pro Nordeste, por exemplo, chacoalhando dentro de um caminhão quente, não terá a mesma qualidade de uma outra consumida in loco.

O Templo Cervejeiro da Backer é lindo! E, pra mim, uma das coisas mais bacanas do lugar é justamente a integração do restaurante/bar com a fábrica! Os tanques de cerveja ficam à mostra e até fazem parte da decoração! Os 2 primeiros, logo na entrada foram pintados pelo ótimo artista mineiro Rogério Fernandes e ficaram lindos!

Templo Cervejeiro Backer
Entrada do Templo Cervejeiro da Cervejaria Backer
Templo Cervejeiro Backer
As pinturas do artista Rogério Fernandes nos tanques da cervejaria Backer.

Quem é de BH e ainda não conhece, tá dando bobeira. Vai logo, gente! Quem é de fora, anote aí na agenda pra quando vier pras bandas de cá. Vai por mim, vocês vão adorar! O lugar é fantástico, o ambiente é super agradável e de muito bom gosto! Eu já fui à Backer 3 vezes (por enquanto), sempre com pessoas diferentes e todas adoraram o lugar! Não teria como ser diferente... dá gosto de ver!  É cada detalhe mais lindo que outro! E apesar do foco principal ser a cerveja, a dica vale pra todo mundo, mesmo pra quem não bebe!  

O Pátio Cervejeiro tem vários ambientes, todos eles muito bem decorados! A parte interna é também chamada de Templo Cervejeiro e conta com 2 ambientes diferentes, um mais no estilo de restaurante e o outro já tem mais um jeitão de bar, com mesas mais altas e um balcão de bebidas. Como bem foi descrito no site da cervejaria, o ambiente é "uma mistura de pubs londrinos com tabernas medievais e bares americanos".

Templo Cervejeiro Backer
Entrada do restaurante
Templo Cervejeiro Backer
Restaurante
Templo Cervejeiro Backer
Bar
Templo cervejeiro BAcker
Mais detalhes do bar

Já na parte externa são 3 ambientes. Uma varanda, que é ligada à parte do bar e uma outra área entre o restaurante e os tanques de cerveja. E como eu já mostrei assim, até os tanques são decorados! Esses 2 ambientes ficam na área externa, mas são cobertos. Já fui lá com chuva e fiquei na varanda tranquilamente! 

Há ainda, uma parte totalmente aberta, mais para o fundo (bem em frente à maternidade cervejeira) que é meio no estilo dos biergartens alemães, com mesas de madeira que contam com sombrinhas individuais, caso seja preciso. Ali próximo fica também um playground. Não por acaso, essa área é um ambiente mais familiar, com várias crianças de todas as idades.

Templo Cervejeiro Backer
Templo Cervejeiro Backer
Templo Cervejeiro Backer
Os três ambientes da área externa do Pátio Cervejeiro. 

Mas se deixe enganar por essas fotos com os lugares vazios. É que eu tirei essas primeiras fotos ainda antes do restaurante abrir, no dia que fiz a visita à maternidade cervejeira. Geralmente, lá fica bem cheio. Tanto que é bom chegar cedo pra conseguir mesa ou então fazer uma reserva. A casa tem capacidade para mais ou menos 240 pessoas e vive lotada.

Templo Cervejeiro Backer
Agora sim, o Templo Cervejeiro todo cheio! 
Templo Cervejeiro Backer
A parte externa, o Pátio Cervejeiro também lotado de gente!

As cervejas são deliciosas e as comidas também! O preço não é dos mais baratos, mas também não é nada exorbitante. Vale o investimento! Os pratos são todos harmonizados com cerveja, claro! O cardápio tem tira-gostos diversos, sanduíches e além de massas, saladas, carnes, peixes e até frutos do mar.

Na minha última visita à cervejaria, eu comi esse sanduíche delicioso! Mas, como vocês podem ver no fundo da foto, meus amigos comeram um pouco mais saudáveis, digamos! rs #vaigordinha

Templo Cervejeiro Backer
Delícia de sanduíche!

Atualmente a Backer conta com 15 rótulos de cerveja, sendo que várias delas também possuem a opção de chopp (no site tem a ficha técnica de todas as cervejas). Uma boa opção pra quem quer provar várias de uma só vez, é pedir a "régua" que vem com 5 cervejas. E aí depois é só pedir um copo maior da que mais gostou, ou de outra diferente também. Afinal são várias, né? Se você já tem a sua preferida, que tal pedir uma conecona dessas de 600 ml de uma vez, então? rs

Templo Cervejeiro Backer
Régua com 5 cervejas da casa
Templo Cervejeiro Backer
Se já tem seu chopp predileto porque não fazer como eu e pedir um canecão desses de uma vez? 

Outra opção bacana pra provar as cervejas da casa e conhecer um pouco mais do seu processo de fabricação, é fazer uma visita à maternidade cervejeira, onde são fabricadas as cervejas da marca. A visita acontece sempre aos sábados pela manhã. Eu fiz, adorei, recomendo e contei todos os detalhes nesse post: Maternidade Cervejeira da Backer.

Aproveite para conhecer também a lojinha da Backer e garantir algumas cervejas da marca e/ou uns souvenirs. Lá é possível comprar um growler (uma garrafa de vidro com capacidade de 2 litros) e enchê-lo com sua cerveja predileta, ou as garrafas "normais" de cerveja e ainda alguns kits. Eu adoro dar de presente (e receber também, tá? #ficaadica rs) esse kit da foto abaixo. Ele vem com 4 cervejas (Brown, Pilsen, Trigo e Pale Ale). Também dá pra comprá-los em várias lugares da cidade, até mesmo supermercados.

Pátio Cervejeiro Backer
Loja da Backer no Pátio Cervejeiro
Pátio Cervejeiro Backer
Kits com 4 cervejas Backer, ótima opção de presente


Templo Cervejeiro Backer





Horários de Funcionamento
Segunda: fechado
Terça: 11:30 à 15h
Quarta e Quinta: 11:30 à 15h e 18h a 01h
Sexta e Sábado: 11:30 à 01h
Domingo: 11:30 à 16h
Endereço: Rua Santa Rita, n° 221. Bairro Olhos d'água. Belo Horizonte/MG
Reservas: (31) 3288-3068






Para mais informações, acesse: www.cervejariabacker.com.br



--
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!




➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem brasil 728x90

➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!




✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui